Política de Privacidade

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A CARTA - ERASMO CARLOS - COM QUESTÕES GABARITADAS


Música(Atividades): A Carta

                              Erasmo Carlos
Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Meu amor!
Porque veio a saudade
Visitar meu coração
Espero que desculpes
Os meus errinhos por favor
Nas frases desta carta
Que é uma prova de afeição...

Talvez tu não a leias
Mas quem sabe até darás
Resposta imediata
Me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa
É confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida
Mais ninguém...

Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...

Ao me apaixonar
Por ti não reparei
Que tu tivestes
Só entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...

Ao me apaixonar
Por ti não reparei
Que tu tivestes
Só entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Porque veio saudade
Visitar meu coração...(2x)

Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Espero que desculpe
Os meu erros, por favor
Oh! Oh!
Meu amor, meu amor!
Oh! Oh! Oh! Oh!
                   Composição: Benil Santos / Raúl Sampaio

Entendendo a canção:
01 – Observe com atenção a letra da canção “A Carta”. Assinale a alternativa correta com respeito do texto.
a)   A letra da canção usa, tal como na estrutura comum do gênero carta, a 3ª pessoa.
b)   O texto enfatiza o caráter genérico do discurso amoroso e a subjetividade é logo abandonada ao longo da letra; o que importa, portanto, é a mensagem em si, objetiva e direta, caracterizando o uso da função referencial.
c)   A letra da canção é um longo pedido de desculpas pelas possíveis falhas no relacionamento do eu-lírico com seu(sua) interlocutor(a).
d)   Por abordar um gênero textual da prosa, a carta, a letra da canção acaba por abandonar a estrutura do gênero lírico.
e)   No texto, o protagonismo da mensagem é dado ao emissor, que expõe seus sentimentos e seu subjetivismo, como uma carta costuma ser apresentada; sendo assim, pode-se dizer que a função da linguagem que melhor cabe ao texto é a função emotiva.

02 – No que diz respeito ao gênero textual, assinale a proposição verdadeira sobre o texto acima.
a)   Se considerarmos que a carta é um gênero em que o autor do texto se dirige a um interlocutor específico com o qual pretende estabelecer comunicação, a música é uma carta.
b)   Por ser uma música, o texto A Carta não pode ser considerado do gênero carta.
c)   O que faz com que o texto A Carta pertença ao gênero música são as rimas.
d)   O texto não é uma carta porque não tem o local e a data onde se encontra o leitor.

03 – A finalidade discursiva do texto A Carta é:
a)   Falar do passado de alguém.
b)   Falar da vida que o locutor sonhava.
c)   Falar da falta de amor da pessoa amada.
d)   Falar do amor que o locutor sente da pessoa amada.

04 – Numa situação de ensino de escrita, dois professores de Língua Portuguesa prepõem, utilizando o texto A Carta, as seguintes atividades:
I – O professor distribui o texto entre os alunos e pede que escrevam uma carta, tendo como interlocutor alguém de quem eles gostam.
II – O professor distribui o texto entre os alunos e pede que identifiquem as características do gênero do texto.
A respeito dessas estratégias, é correto afirma que:
a)   Em um I, o professor concebe a escrita como processo.
b)   Em I e II, os professores utilizam o texto como pretexto.
c)   Em II, o professor trabalha a habilidade de planejamento.
d)   Em I e II, os professores utilizam o texto como atividade de reescrita.

05 – Conforme as necessidades expressivas de seus autores, podemos encontrar textos híbridos que aproximam traços de gêneros textuais e literários diversos. Tendo isso em vista, a letra da canção apresenta características dos gêneros
a)   Carta e poesia.
b)   Carta e memorando.
c)   Carta e diário pessoal.
d)   Poesia e diário pessoal.
e)   Poesia e artigo do opinião.

06 – O eu poético não revela o nome do destinatário da carta.

a)   Como ele se refere à pessoa a quem escreve a carta?

“Meu amor!”

b)   Que efeito de sentido tem, nesse verso, o uso do ponto de exclamação?

Expressar emoção.

07 – Do mesmo modo, o eu poético não se revela, não diz quem é.

a)   Como o remetente aparece na letra da canção?

“Do sempre, sempre teu...”.

b)   De que recurso o eu poético utilizou para ocultar o nome do remetente?

Pseudônimo.

08 – Transcreva os versos que contêm a causa inicial que o levou a escrever a carta.

      “Porque veio a saudade

       Visitar meu coração”.

09 – O eu poético revela uma dúvida e uma esperança sobre o momento após o destinatário receber a carta.

a)   Que palavra ele usa para expressar dúvida. Que dúvida é essa?

Talvez. “Talvez tu não a leias”.

b)   Que expressão é usada para revelar uma esperança? Que esperança é essa?

“Mas quem sabe até darás

 Resposta imediata”.

A esperança de chama-lo de “Meu bem”.

 

 

 

 www.armazemdetextos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário