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segunda-feira, 15 de outubro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): BOM CONSELHO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Bom Conselho

                                     Chico Buarque
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança

Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar

Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade

                                                 Composição: Chico Buarque

Entendendo a canção:
01 – Na canção, o autor modifica o sentido de vários provérbios. Identifique três dessas referências.
·        Referência 01 – Inútil dormir que a dor não passa.
·        Referência 02 – Faça como eu digo / Faça como eu faço.
·        Referência 03 – Devagar é que não se vai longe.

02 – Por que essa canção é um exemplo de tipo de texto prescritivo ou injuntivo?
      Porque tem como objetivo de aconselhar o leitor ou o ouvinte a não confiar naquilo que é estabelecido como verdade.

03 – Quais são os recursos linguísticos apresentados no texto que confirmam essa ideia?
      O emprego do verbo no imperativo, que é o modo do mando, do pedido da ordem, além da escolha do título da canção “Bom Conselho”.

04 – Sobre ela, assinale a alternativa que contém uma afirmativa CORRETA. 
a)   Existem nela problemas de coesão textual.
b)   Há nela passagens em que se percebe incoerência textual.
c)   Trata-se de um gênero textual do tipo informativo. 
d)   Nela, é evidente a existência de intertextualidade.
e)   Chico Buarque inverte os provérbios, mantendo o sentido original.

05 – Considerando o verso 6, "Está provado, quem espera nunca alcança", pode-se afirmar que:
a)   O autor comete um equívoco no emprego do provérbio "quem espera sempre alcança".
b) O autor reescreve o provérbio para valorizar o texto poético.
     c) O autor diz que, na verdade, o provérbio "quem espera sempre alcança" não se fundamenta cientificamente.
     d) O emprego não tem relação alguma com o provérbio "quem espera sempre alcança".
     e) O autor refuta a ideia de passividade e conformismo expresso no provérbio "quem espera sempre alcança."

06 – O verso que pode ilustrar que o eu poético se dirige a alguém que tem intimidade é:
     a) “Venha, meu amigo”
     b) “Corro atrás do tempo”
     c) “Vim de não sei onde”
     d) “Eu semeio o vento”.

07 – Qual das frases a seguir não se opõe a conceitos tradicionais de provérbios:
a) Espere sentado / Ou você se cansa
b) Faça como eu digo / Faça como eu faço
c) Aja duas vezes antes de pensar
d) Ouça um bom conselho
e) Devagar é que não se vai longe

08 – Assinale o que for incorreto:
a) O texto acima está organizado em estrofes, característica dos textos em verso.
b) As formas verbais Venha, Deixe, Brinque, Faça e Aja foram utilizadas no imperativo, recurso típico de quem procura influenciar o comportamento do receptor.
c) Em “Venha meu amigo” deveria ocorrer uma vírgula, uma vez que temos um Vocativo.
d) Em “Aja duas vezes antes de pensar” o autor cometeu uma impropriedade gramatical ao excluir a letra H do verbo haver.
e) Em “passa”, “faça”, “cidade” e “conselho” fica evidente que, na língua portuguesa, um mesmo fonema pode ter várias representações gráficas. 

09 – Ao compor o texto, o autor se preocupou em:

a)   Contradizer sistematicamente os conselhos populares em situações absurdas.

b)   Enfatizar a sabedoria que se exprime através de provérbios.

c)   Utilizar-se de provérbios para expressar sua concordância ou discordância diante de fatos da vida.

d)   Inadvertidamente o compositor apresenta situações nas quais os ditos populares vão de encontro à realidade.

e)   Através de um jogo de palavras, o autor procura confundir o leitor.

 

 



5 comentários:

  1. Por que os provérbios foram alterados na canção? Qual a intenção do eu lírico?

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  2. Por que o auto considera uma boa opção, um bom conselho inverter os ditados populares?

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  3. Quais os ditados populares você identifica que tiveram os sen-
    tidos alterados/invertidos na canção?

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  4. A partir de que verso o eu poético começa a falar dele,de sua forma pessoal de agir?

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