Ganhando
Resistência
Domingo, 26 de junho de 2011 por André Luiz e Chico Xavier
Reconhece você que a
sua resistência precisa aumentar; por isso mesmo não despreze o esforço no bem
algum tanto a mais além do nível.
Se o trabalho parece estafante, suporte mais um pouco as dificuldades em
que se lhe envolvem os encargos.
Onde lhe pareça já haver exercitado o máximo de humildade, apague-se um
tanto mais em favor de outrem para que o seu grupo alcance a segurança ideal.
Demonstre um pouco mais de paciência nos momentos de inquietação e
evitará desgostos incalculáveis.
Abstenha-se algo mais de reclamações mesmo justas, no que se reporta aos
seus interesses pessoais, e observará quanta simpatia virá depois ao seu
encontro.
Mostre um pouco mais de serenidade nos instantes de crise e você se
transformará no apoio providencial de muita gente.
Confie algo mais na proteção da Bondade Divina e conseguirá superar
obstáculos que se lhe figuravam intransponíveis.
Nos dias de enfermidade aguente um tanto mais as dificuldades do
tratamento e você apressará as suas próprias melhoras de maneira imprevisível.
Tolere um tanto mais as intrigas que, porventura, lhe assediem o campo
de ação, sem lhes oferecer qualquer importância e defenderá a sua própria
felicidade, com inesperado brilhantismo.
Você vive no mundo em meio de provas e lutas, desafios e necessidades,
ao modo de aluno entre as lições de que precisa na escola, em favor do próprio
aproveitamento; aprenda a suportar os convites ao bem dos outros e você ganhará
os melhores valores da resistência.
ATRIBUTOS
DA DIVINDADE - LIVRO DOS ESPÍRITOS
PERGUNTAS E RESPOSTAS
10 – Pode o homem
compreender a natureza íntima de Deus?
Não. Falta-lhe um sentido para isso.
11 – Será permitido ao
homem, algum dia, compreender o mistério da Divindade?
Quando o espírito
do homem não estiver mais obscurecido pela matéria e, por sua perfeição, se
houver aproximado do mistério da Divindade, ele então O verá e compreenderá.
A inferioridade das faculdades do homem
não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Nos primórdios da
humanidade, o homem O confunde frequentemente com a criatura, cujas
imperfeições ele lhe atribui. Porém, à medida que o seu senso moral se
desenvolve e que o seu pensamento penetra na essência das coisas, o homem passa
a ter uma ideia mais justa e de acordo com a sã consciência, embora sempre
incompleta.
12 – Se não podemos
compreender a natureza íntima de Deus, podemos ter uma ideia de algumas de suas
perfeições?
Sim, de algumas.
O homem as compreende melhor à medida que se eleva em relação à matéria; ele as
entrevê pelo pensamento.
13 – Quando dizemos que Deus
é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente
justo e bom, temos uma ideia completa de seus atributos?
De acordo com
vosso ponto de vista, sim, porque acreditais tudo abranger; mas sabei que há
coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais a vossa
linguagem, limitada às vossas ideias e sensações, não tem como expressar. A
razão vos diz, de fato, que Deus deve ter essas perfeições no grau mais
supremo, pois, se lhe faltasse uma, ou se não fosse em grau infinito, Ele não
seria superior a tudo, e, consequentemente, não seria Deus. Para estar acima de
todas as coisas, Deus não deve estar sujeito a qualquer vicissitude e nem ter
qualquer das imperfeições concebíveis pela imaginação.
Deus é eterno. Se
tivesse tido um início, teria saído do nada, ou então teria sido criado por um
ser anterior. É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à
eternidade.
Deus
é imutável. Se fosse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo
não teriam nenhuma estabilidade.
Deus
é imaterial. Isso quer dizer que sua natureza difere de tudo que
chamamos de matéria. Caso contrário, Ele não seria imutável, pois estaria
sujeito às transformações da matéria.
Deus
é único. Se existissem diversos deuses, não haveria nem unidade de
propósitos, nem unidade de poder na ordem do Universo.
Deus é todo-poderoso, porque é único. Se Ele não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa
mais poderosa ou tão poderosa quanto Ele; não teria feito todas as coisas, e as
que não tivessem sido feitas por Ele seriam obra de um outro deus.
Deus
é soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas
se revela tanto nas menores coisas como nas maiores, e essa sabedoria não nos
permite duvidar nem de sua justiça nem de sua bondade.
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