Política de Privacidade

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

MÚSICA: ERA UMA VEZ - CHITÃOZINHO E XORORÓ (PART. KELL SMITH) - COM QUESTÕES GABARITADAS


Música: Era Uma Vez
                            Chitãozinho e Xororó (part. Kell Smith).
Era uma vez,
O dia em que todo dia era bom
Delicioso gosto e o bom gosto
Das nuvens serem feitas de algodão
Dava pra ser herói
No mesmo dia em que escolhia ser vilão
E acabava tudo em lanche, um banho quente
E talvez um arranhão

Dava pra ver
A ingenuidade e a inocência cantando no tom
Milhões de mundos e universos tão reais
Quanto à nossa imaginação
Bastava um colo, um carinho
E o remédio era beijo e proteção
Tudo voltava a ser novo no outro dia
Sem muita preocupação

É que a gente quer crescer
E quando cresce, quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido

É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo
Te pareça normal
Pra não perder a magia de acreditar
Na felicidade real
E entender que ela mora no caminho
E não no final

É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido

É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido

Era uma vez...
https://www.connectmix.com/chitaozinho-e-xororo-lancam-era-uma-vez-com-particip...

Entendendo a canção:
01 – A canção retrata dois momentos vividos pelo eu lírico, relate sobre ambos:    
      O primeiro momento retrata a fase da infância e o segundo momento retrata a vida adulta. 

02 – Qual momento da vida do eu lírico é retratado de forma positiva? Explique sobre essa fase da vida com elementos extraídos da canção.
      A infância é retratada como uma fase boa em que as escolhas não importava muito, pois no mesmo dia que era um herói poderia ser vilão, os cheiros, a imaginação, a inocência e a ingenuidade eram sentimentos frequentes e os arranhões não importavam, porque o remédio era o carinho e a proteção dos pais e, no outro dia tudo voltava a ser novo.

03 – Explique o sentido dos versos a seguir:
“Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo
Te pareça normal                        
Pra não perder a magia de acreditar na felicidade real
E entender que ela mora no caminho e não no final…”
      O eu lírico diz que mesmo depois que crescemos e descobrimos as maldades existentes no mundo é possível viver, basta não deixar que ações ruins pareça normal. Só assim não perderemos a magia de acreditar na felicidade e entenderemos que ela mora dentro de nós não precisamos sair em busca dela.

04 – Nos versos abaixo, explique o que o eu lírico sugere em relação a infância e a vida adulta?
“É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido…”.
      O eu lírico diz que quando somos crianças queremos crescer rapidamente. No entanto, quando crescemos e descobrimos que a vida adulta não é nada fácil, desejamos voltar a ser criança, porque um tombo, um joelho ralado dói menos do que sofrer por amor. O eu lírico sugere que a vida na infância é muito fácil e melhor de ser vivida.

05 – Transcreva 8 preposições, três conjunções e 8 verbos da canção.
·        Preposições: em; das; de; pra (para); no; sem; do; na.
·        Conjunções: que; e; porque.
·        Verbos: era; serem; dava; ser; escolhia; acabava; cantando; pareça.

06 – Produza um texto narrativo com o tema proposto na canção. Ele poderá ser redigido com foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa. Não esqueça do título. Bom trabalho!
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Justifique o título utilizado na canção, mencionando a sua importância para o contexto:
      “Era uma vez”. Narra a fase linda da infância e mostra que crescer dói mais que um joelho ralado da infância.

08 – O que seria, para você, "um dia bom"? O que é necessário para que ele assim o seja? 
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Relacione o quarto verso da música ao de uns de uma música antiga dos Engenheiros do Hawaí: "um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão / sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão": 
      O quarto verso refere-se a infância, a inocência, já os versos da outra canção diz “... que sem querer me deram as chaves que abrem essa prisão”, ou seja, deixou a inocência e se tornou adulto responsável pelos seus atos.

10 – Copie do texto um exemplo de antítese, explicando seu raciocínio: 
      “Dava pra ser herói 
       No mesmo dia em que escolhia ser vilão.”
      Ideias opostas que na imaginação do eu poético é possível porque é uma criança sonhadora.

11 – Segundo o texto, qual é a solução para não acentuarmos a maldade presente no mundo? 
      “É só não permitir que a maldade do mundo
       Te pareça normal.”

12 – Do que você mais sente falta da sua infância? Enumere algumas vantagens e desvantagens de crescer:
      Brincadeiras – Comidas – Escola.
      Vantagens de crescer: Trabalhar; Dirigir; Casar; Ter filhos.
     Desvantagens de crescer: Falta tempo para se divertir; Muito compromisso; muita responsabilidade.

13 – Que mensagem a canção lhe transmitiu e que sentimento ela mais despertou em você? 
      A mensagem é que não devemos permitir que a maldade do mundo nos pareça normal, e que não devemos perder a magia da criança que vive em nós. Despertou saudades da infância.




Nenhum comentário:

Postar um comentário