ATIVIDADES DE ADJETIVOS E TONICIDADE DAS SÍLABAS
01 – Identifique os adjetivos
das frases abaixo:
A) Acho que estou em um lugar abandonado.
B) A garota usou todos os
sentidos para descobrir que estava angustiada porque estava em um quarto mofado.
C) Sentiu que estava dormindo sobre algo áspero
e enrugado.
D) Ficou abandonado em algum lugar, numa superfície plana.
02 – Escreva as frases no masculino plural:
a) A aluna é aplicada.
a) A aluna é aplicada.
Os alunos são aplicados.
B) Aquela cantora é excelente.
Aqueles cantores são excelentes.
B) Aquela cantora é excelente.
Aqueles cantores são excelentes.
C) A abelha é branca.
Os zangões são brancos.
Os zangões são brancos.
D) A imperatriz é boa.
Os imperadores são bons.
03 – Forme adjetivos
a partir dos substantivos abaixo:
Contágio: contagioso.
Luxo: luxuoso.
Honra: honroso. Fama: famoso.
Charme: charmoso. Amor: amoroso.
Chuva: chuvoso. Poder: poderoso.
Medo: medroso. Valor: valoroso.
Perigo: perigoso. Dúvida: duvidoso.
04 – Complete as frases com adjetivos pátrios:
A) Quem nasce em Portugal é português.
B) Quem nasce no Brasil é brasileiro.
C) Quem nasce em São Paulo(Estado) é paulista.
D) Quem nasce no Canadá é canadense.
E) Quem nasce no Japão é japonês.
05 –
Defina:
a) Monossílaba: São as palavras que têm uma só
sílaba.
b) Dissílaba: São as palavras que têm duas
sílabas.
c) Trissílaba: São as palavras que têm três
sílabas.
d) Polissílaba:
São as palavras que têm quatro ou mais sílabas.
06 – Separe as palavras seguintes em
sílabas e classifique-as em: dissílaba, trissílaba ou
polissílaba.
a) pernambucano:
Per-nam-bu-co
– polissílaba.
b) japonesa:
Já-po-ne-sa
– polissílaba.
c) colégio:
Co-lé-gio
– trissílaba.
d) café:
Ca-fé – dissílaba.
e) passagem:
Pas-as-gem – trissílaba.
07 –
Transcreva cada palavra na coluna adequada.
UVA – LUA – MAR – PAI – UMA – COR – ELA – CÉU – DOIS
– DUAS.
Monossílabas:
Mar.
Cor.
Céu.
Dois.
Duas.
Pai.
Ela.
Dissílabas:
U-va –
uva.
Lu-a – lua.
U-ma – uma.
Muito agradecida ☺️
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