Política de Privacidade

sexta-feira, 8 de junho de 2018

POEMA: QUADRILHA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

POEMA:QUADRILHA
             Carlos Drummond de Andrade


João amava Teresa que amava Raimundo

Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

Que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,



Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

Que não tinha entrado na história.

                                                                              Carlos Drummond de Andrade.


1 – Destaque frases que indicam ações no texto.

       João amava Teresa. Teresa amava Raimundo. Raimundo amava Maria. Maria amava Joaquim. João foi para os Estados Unidos. Teresa foi para o convento. Raimundo morreu de desastre. Joaquim suicidou-se. Lili casou-se com J. Pinto Fernandes.


2 – Compare os três primeiros versos com os versos seguintes: que diferenças você nota na relação entre os verbos e os sujeitos sintáticos envolvidos?

       Os três primeiros versos repetem o mesmo verbo para sujeitos diferentes. Os outros indicam ações diferentes para cada sujeito.


3 – Diga se o texto desenvolve uma sequência temporal. Justifique.

       Sim, porque passa de um estado para outro. Há mudanças nos acontecimentos que implicam mudança no texto.


4 – Normalmente evitamos tantas repetições de “que” quando produzimos um texto. Por que, neste caso, essa repetição não provoca erro, mas produz efeito estilístico?

       Porque reforça a ideia de repetição do desencontro dos sentimentos e das ações das personagens.


5 – Que explicação você poderia dar para o título do poema?

       Quadrilha é uma dança em que os parceiros trocam de lugares. De maneira figurada, também os parceiros nesse poema trocam “de lugar” nos sentimentos uns dos outros.


6 – Considerando suas respostas acima, que tipo textual é predominante no poema Quadrilha? Por quê?

       O tipo é narrativo porque o texto faz uso, predominantemente, de verbos de ação e desenvolve-se no tempo, além de apresentar articuladores de consequência, como “que” e “e.


Nenhum comentário:

Postar um comentário