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segunda-feira, 4 de junho de 2018

POEMA: IDENTIDADE - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO


Poema: Identidade
          Carlos Queiroz Telles

Cabelos molhados,
sol encharcado,
pele salgada,
vento nos olhos,
areia nos pés.
O corpo sem peso
é nuvem à-toa.
O tempo inexiste.
a vida é uma boa!

Mergulho na água
azul deste céu.
Sou peixe de ar.
Sou ave de mar.
Mergulho em mim mesmo,
silêncio profundo.
Sou eu e sou Deus
de passagem no mundo,
nadando sem rumo
entre conchas e paz.

Em: Sonhos, grilos e paixões, Carlos Queiroz Telles,
São Paulo, Moderna: 1990, p. 38.
Entendendo o poema:
01 – Que sentimentos são expressos no poema? Justifique sua resposta.
·        Sentimentos de leveza, liberdade (O corpo sem peso, nuvem, mergulho no céu).
·        Despreocupação (O tempo inexiste, a vida é uma boa).
·        Meditação (Mergulho em mim mesmo).

02 – Quem está expressando esses sentimentos: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
      Os sentimentos são expressos por um homem: “Mergulho em mim mesmo”. A palavra “mesmo” enuncia o gênero masculino.

03 – O que podemos imaginar que se encontra o “eu lírico”? Que palavras do texto se referem a esse lugar?
      Podemos descrever o eu lírico como uma outra pessoa que age e fala dentro do poema, em primeira pessoa, intimista, subjetivo. É como se o escritor criasse uma personagem especial que assumisse os sentimentos do poema.
      O eu poético criou um lugar especial, um ambiente para manifestar suas emoções. É o mar, o céu, a areia, o vento e o próprio corpo.

04 – Que ideia o eu lírico nos transmite ao modificar o lugar das palavras “ar” e “mar” nas expressões “peixe de ar” e “ave de mar”?
      Transmite a sensação de estar integrado no todo, misturando emoções e sensações.

05 – Explique o sentido da última estrofe do poema.
      O eu lírico volta-se para si mesmo, em meditação, encontra o silêncio, a paz, algo místico, religioso.

06 – Por que você imagina que o poema recebeu o nome Identidade?
      A personagem procura passar a imagem (uma ideia) de si mesma e de seus estados de espírito.

07 – O eu lírico sente que “a vida é uma boa” ao estar em contato com o mar. E você, em que lugar especial costuma ter as mesmas sensações?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Como você se sente neste início de ano, em contato com novos e velhos colegas, conhecendo novos professores?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Como você se sente sendo adolescente? Concorda com aqueles que dizem ser a adolescência uma fase muito difícil na vida de uma pessoa? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Geralmente, as mudanças que ocorrem na adolescência, tanto nos aspectos físicos como psicológicos, alteram o comportamento dos jovens, diante de novas situações.

10 – Que sensação o eu lírico nos passa nesses versos?
      Há uma sensação de liberdade, quando o ser humano se identifica com a natureza, totalmente solto em meio aos elementos, como o sol, o vento, a areia e o mar. O “eu” se desprende e, leve, flutua em busca de sua essência; por isso, ele se sente cheio de paz e livre.

11 – Retire do texto dois adjetivos:
·        Simples e primitivos: boa, azul, profundo.
·        Simples e derivados: molhados, encharcado, salgada.

12 – Explique o emprego da expressão em destaque, nas seguintes frases:
        “É nuvem à-toa.”
        “Nadava à toa.”
      No primeiro exemplo, a expressão à-toa é uma locução adjetiva; caracteriza o substantivo nuvem e significa “sem importância”, “insignificante”.
      No segundo exemplo, trata-se de uma locução adverbial de modo, modifica o verbo e significa “a esmo”, “sem rumo”.

13 – Identifique as locuções adjetivas presentes no poema e substitua-as por um adjetivo equivalente, quando possível.
      (Corpo) sem peso; (peixe) de ar – aéreo; (ave) de mar – marítima.

14 – Derive adjetivos dos seguintes substantivos do texto:
·        Sol: solar, solarento, ensolarado.
·        Vento: ventoso.
·        Areia: arenoso.
·        Corpo: corpulento, corpóreo.
·        Tempo: temporário, temporão.
·        Vida: vital, vitalício.
·        Água: aquoso, aguacento, aguado.
·        Céu: celeste, celestial.
·        Peixe: piscoso.
·        Ave: avícola.
·        Mundo: mundial, mundano.
·        Paz: pacífico.

15 – No verso: “A vida é uma boa!”, explique o sentido da palavra em destaque, ao se tirar o artigo.  
      Com o artigo, a palavra se torna um adjetivo substantivado, danado maior expressividade à frase, que passa a significar: a vida é boa demais ou ótima. A ausência do artigo diminui essa noção de intensidade.



"Cada boa ação que você pratica é uma luz que você acende em torno dos seus próprios passos". Chico Xavier

9 comentários:

  1. com base no verso "mergulho em mim mesmo"quem e o eu lirico desse poema

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    Respostas
    1. Conforme a pergunta número 2 - Segue a resposta:
      Os sentimentos são expressos por um homem: “Mergulho em mim mesmo”. A palavra “mesmo” enuncia o gênero masculino.
      Veja a pergunta e resposta da questão 2.
      Profa. Jaqueline

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  2. Identifiquem as contrações existentes no poema:

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  3. Você já viu a linha do horizonte no mar, aquele ponto em que o céu se confunde com o mar?
    Então releia a 3ª estrofe e responda:
    Por que o eu lírico:
    a) fala em água azul do céu?
    b) diz ser “peixe de ar” e “ave de mar”?

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  4. Que verso demonstra que o mergulho nas águas do mar propicia ao eu lírico (sujeito) um mergulho em seu próprio interior?

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  5. Putz a atividade grande ta doido

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  6. Gente alguém sabe onde tá o eu lírico????????

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