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quinta-feira, 7 de junho de 2018

FILME: VIDAS SECAS - (BASEADO NA OBRA DE GRACILIANO RAMOS) - NELSON P. DOS SANTOS - COM GABARITO

Filme: VIDAS SECAS

Data de lançamento 4 de maio de 1964 (1h 43min)
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES
        Uma família miserável tenta escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens. Adaptação da obra de Graciliano Ramos.

Entendendo o filme:

01 – Quais são os personagens principais de Vidas Secas?
a)   Fabiano, Sinhá Vitória Irmão mais velho, Irmão mais novo, Baleia e o papagaio.
b)   Leonardo Pataca, Leonardinho, Comadre, Compadre, Major Vidigal, Maria das Hortaliças, Dona Maria, Luisinha, Vidinha e José Manuel.
c)   João Ramão, Miranda, Bertoleza, Jerônimo, Rita Baiana, Leónie, Pombinha, Estela, Zulmira, Piedade e Capoeirista Firmo.

02 – Ao se fazer uma análise do filme, podemos concluir que:
a)   O autor faz um uso de um vocabulário rebuscado para retratar a vida da família com maior precisão.
b)   O filme não apresenta discurso indireto livre, pois a mescla da fala dos personagens com o discurso do narrador confundiria os leitores, deixando o romance difícil de ser compreendido
c)   O filme apresenta uma linearidade clara, já que apresenta começo, meio e fim.
d)   O autor não utiliza muitos adjetivos porque deseja exprimir a aridez do sertão.

03 – Vidas Secas faz parte de qual fase literária?
a)   Pré-modernismo.
b)   Primeira fase do modernismo.
c)   Segunda fase do modernismo.
d)   Terceira fase do modernismo.

04 – Entre as principais características de Vidas Secas, podemos citar:
a)   Falta de linearidade do tempo.
b)   Foco no nordestino, mostrando os problemas como a seca, a migração e a miséria do trabalhador rural.
c)   Presença de figuras de linguagem como metáfora, prosopopeia e zoomortização.
d)   Foco narrativo em terceira pessoa.
e)   Todas as anteriores.

05 – Sobre Fabiano, NÃO podemos afirmar que:
a)   Fabiano sonha com uma vida melhor.
b)   Fabiano consegue dominar o ambiente rural.
c)   Fabiano consegue se expressar com facilidade.

06 – Sobre o enredo de Vidas Secas, NÃO podemos afirmar que:
a)   Fabiano mata a cadela Baleia.
b)   O menino mais novo queria ser vaqueiro como o pai.
c)   Na cena Inverno inicia-se o período das chuvas.
d)   Fabiano é preso pelo Soldado Amarelo.

07 – UFMG 2003 – Com base no filme, é CORRETO afirmar que:
a)   No início, as personagens passam fome e, no final, sofrem com o frio.
b)   No início, predomina a desgraça da seca e, no final, e desgraça da estação chuvosa.
c)   No início, a família está em fuga e, no final, a mesma situação se repete.
d)   No início, a família se encontra íntegra e, no final, se mostra desfeita.

08 – Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda a questão a seguir.
        “Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. (Graciliano Ramos).”
        O texto, no seu conjunto, enfatiza:
a)   A pobreza física do personagem.
b)   A falta de escolaridade do personagem.
c)   A miséria moral do personagem.
d)   A identificação do personagem com o mundo animal.
e)   N.D.A.

09 – “A vida na fazenda se tornara difícil. Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezas desesperadas. Encolhido no banco do copiar, Fabiano espiava a catinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul, as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.”
        De acordo com o fragmento acima, é incorreto o que se afirma em:
a)   Tanto Sinhá Vitória quanto Fabiano tinham fé na providência divina.
b)   O enfoque é narrativo.
c)   O que se relata ao longo do parágrafo tem o objetivo de confirmar a afirmação da primeira frase.
d)   Há evidências de que Sinhá Vitória e Fabiano estão fragilizados, pois ela “benzia-se tremendo” e ele estava “encolhido no banco do copiar”.
e)   O tema predominante é a indagnação metafísica sobre a existência (inexistência) de Deus.

10 – EU – Maringá:
        “A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto...”
        O excerto acima apresenta uma cena da obra:
a)   Angústia.
b)   Vidas Secas.
c)   Doidinho.
d)   Dom Casmurro.
e)   Menino do Engenho.





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