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quinta-feira, 17 de maio de 2018

POEMA: QUADRILHA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO


POEMA: QUADRILHA
      
                      Carlos Drummond de Andrade

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

Entendendo o poema:

01 – Qual a visão do poeta em relação ao relacionamento amoroso: crítica, irônica ou trágica?
      Irônica.

02 – De acordo com o texto, como que é o relacionamento amoroso?
      É um relacionamento desencontrado.

03 – Essa forma de interpretar o relacionamento amoroso pode ser considerada moderna? Por quê?
      NÃO. Porque é um sentimento que sempre existiu.

04 – Analisando o poema, o título “Quadrilha”, foi bem escolhido? Por quê?
      SIM. Porque troca de pares.

05 – O poema “Quadrilha” é leve e bem humorado. Apesar disso, ele é reflexivo? Justifique sua resposta.
      SIM. Porque a vida é movida por experiências e conhecimentos.

06 – Esse poema pertence ao livro Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1930. Use a sua criatividade e reescreva o poema utilizando termos ou expressões relacionadas aos dias atuais.
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Livres da necessidade de combater o academicismo parnasiano, os poetas da geração de 30 incorporaram em suas produções as conquistas formais por que tinham se empenhado os primeiros modernistas e sentiam-se à vontade para retornar algumas posturas antes rejeitadas.
        Dos procedimentos formais da poesia de 22 relacionados a seguir, quais deles também podem ser observados em “Quadrilha”?
·        Verso livre.
·        Falta de pontuação.
·        Simultaneidade de imagens; flashes da realidade; fragmentação.
·        Ilogismo.
·        Linguagem simples, coloquial, prosaica.
·        Humor.

08 – O poema “Quadrilha” aborda um tema caro à tradição poética: o amor e o relacionamento amoroso. A originalidade do poema está na forma como o tema é tratado.
a)   Com que tipo de visão o poeta aborda esse tema no poema: com uma visão crítica, irônica ou trágica?
Uma visão irônica.

b)   Resuma a ideia central do poema: De acordo com o texto, o que é o amor ou o relacionamento amoroso?
É um eterno desencontro; sempre se ama a pessoa errada.

c)   Essa visão de amor pode ser considerada uma visão moderna? Por quê?
Sim, pois é uma visão que não idealiza o amor.

09 – O título do poema é “Quadrilha”.
a)   Considerando o modo como se dança a quadrilha nas festas juninas, principalmente a disposição e o movimento dos pares, estabeleça relações entre o poema e a quadrilha das festas juninas.
Na quadrilha das festas juninas, o par se separa e cada um dos parceiros dança com pessoas diferentes, até voltar ao parceiro inicial. No amor não seria muito diferente, pois na busca do amor e do parceiro ideal há uma troca constante de parceiros, e fatos inusitados podem acontecer: alguns desistem da “dança”, outros arrumam outros parceiros não previstos inicialmente.

b)   Observe os dois enunciados a seguir: o primeiro constituído pelas duas primeiras orações do primeiro período do poema, e o segundo equivalente a uma situação em que existisse correspondência amorosa entre os amantes. Depois compare a função sintática dos termos que compõem os enunciados.

João amava Teresa que (Teresa) amava Raimundo”.
“João amava Teresa que (Teresa) amava João”.

Por que a observação de quem é sujeito e quem é objeto em “João amava Teresa que amava Raimundo” confirma sua resposta anterior?
Porque o objeto do amor (por exemplo, Teresa), quando se torna sujeito, sempre busca alguém diferente para ser o objeto de seu amor, em vez de buscar o primeiro sujeito, aquele que o/a ama.

10 – Com base na leitura do poema, que mudanças você identifica na poesia de 30, em relação à poesia de 22?

      É uma poesia que apresenta certos procedimentos da primeira geração modernista, como o verso livre e a linguagem coloquial, porém faz uma abordagem mais reflexiva em torno da existência humana.



2 comentários:

  1. As questões de compreensão e interpretação apresentadas contemplam descritores de avaliação externa, como inferência e estrutura da poesia modernista, especial mente

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  2. Não está de acordo com as idéias do poema:

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