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terça-feira, 15 de maio de 2018

FÁBULA: A MORTE DA TARTARUGA - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

Fábula: A MORTE DA TARTARUGA
              MILLÔR FERNANDES

        O menininho foi ao quintal e voltou chorando: a tartaruga tinha morrido. A mãe foi ao quintal com ele, mexeu na tartaruga com um pau (tinha nojo daquele bicho) e constatou que a tartaruga tinha morrido mesmo. Diante da confirmação da mãe, o garoto pôs-se a chorar ainda com mais força. A mãe a princípio ficou penalizada, mas logo começou a ficar aborrecida com o choro do menino. “Cuidado, senão você acorda seu pai”. Mas o menino não se conformava. Pegou a tartaruga no colo e pôs-se a acariciar lhe o casco duro.
         A mãe disse que comprava outra, mas ele respondeu que não queria, queria aquela, viva! A mãe lhe prometeu um carrinho, um velocípede, lhe prometeu uma surra, mas o pobre menino parecia estar mesmo profundamente abalado com a morte do seu animalzinho de estimação. Afinal, com tanto choro, o pai acordou lá dentro, e veio, estremunhado, ver de que se tratava.
        O menino mostrou-lhe a tartaruga morta. A mãe disse: — “Está aí assim há meia hora, chorando que nem maluco. Não sei mais o que fazer. Já lhe prometi tudo mas ele continua berrando desse jeito”. O pai examinou a situação e propôs: — “Olha, Henriquinho. Se a tartaruga está morta não adianta mesmo você chorar. Deixa ela aí e vem cá com o pai.”.
        O garoto depôs cuidadosamente a tartaruga junto do tanque e seguiu o pai, pela mão. O pai sentou-se na poltrona, botou o garoto no colo e disse: — “Eu sei que você sente muito a morte da tartaruguinha. Eu também gostava muito dela. Mas nós vamos fazer pra ela um grande funeral”. (Empregou de propósito uma palavra difícil). O menininho parou imediatamente de chorar. “Que é funeral?” O pai lhe explicou que era um enterro. “Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário.
        Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o “Happy-Birth-DayTo-You” pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu. Isso é que é funeral! Vamos fazer isso?” O garotinho estava com outra cara. “Vamos, papai, vamos! A tartaruguinha vai ficar contente lá no céu, não vai? Olha, eu vou apanhar ela”. Saiu correndo.
        Enquanto o pai se vestia, ouviu um grito no quintal. “Papai, papai, vem cá, ela está viva!”
        O pai correu pro quintal e constatou que era verdade. A tartaruguinha estava andando de novo, normalmente. “Que bom, hein?” — disse — “Ela está viva! Não vamos ter que fazer o funeral!” “Vamos sim, papai” — disse o menino ansioso, pegando uma pedra bem grande — “Eu mato ela”.

        MORAL: O importante não é a morte, é o que ela nos tira.

                                         Fernandes, Millôr. Fábulas fabulosas. 
São Paulo: Círculo do Livro, 1973.
Entendendo a fábula:

01 – O narrador emprega vários diminutivos: menininho, animalzinho, tartaruguinha, garotinho, Henriquinho.
a)    Os diminutivos indicam o tamanho físico dos seres ou a afetividade com que são vistos na história?
Indicam o tamanho físico dos seres.

b)    Como os seres citados são vistos?
São visto como seres pequeninos.

02 – Há um trecho em que se lê “A mãe lhe prometeu um carrinho, um velocípede, lhe prometeu uma surra, mas o pobre menino parecia estar mesmo profundamente abalado com a morte do seu animalzinho de estimação.” A mãe promete ao menino brinquedos e, em seguida... uma surra. Essa sequência indica que sentimento da mãe em relação ao menino?
      Ela não sabia mais o que fazer para o menino parar de chorar.

03 – Ao conversar com o filho, o pai usa a palavra “funeral”, e o narrador avisa que ele empregou de propósito uma palavra difícil.
a)   Que palavra fácil ele poderia ter usado e que é sinônimo de “funeral”?
Enterro.

b)   Qual a intenção do pai ao usar uma palavra difícil?
Tentar alegrar o filho.

c)   Ao explicar ao filho como seria o funeral da tartaruga, o pai usa linguagem coloquial, com marcas de oralidade. Quais delas você reconhece?
Botamos e rodeamos.

04 – O funeral que o pai pretendia organizar era parecido com que tipo de evento? Por que o pai decidiu assim?
      Uma festa de aniversário. Para acabar com a tristeza do filho.

05 – O narrador conta que a mãe mexeu na tartaruga e verificou que ela estava morta. No entanto, essa informação é falsa, pois o animal não havia morrido. Como você explica esse fato?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Como você entendeu a moral da história?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Podemos entender como assunto central tratado no texto:
A) A preocupação da mãe em não acordar o pai.
B) A necessidade de não fazer um funeral a uma tartaruga.
C) O equívoco provocado em relação à morte da tartaruga.
D) O choro incessante do garoto em relação à morte da tartaruga.

08 – Leia com atenção: - “Vamos sim, papai, disse o menino ansioso, pegando uma pedra bem grande. “Eu mato ela”. Estar ansioso significa:
A) Estar irritado.
B) Estar aflito.
C) Estar comedido.
D) Estar decidido.

09 – Leia com atenção o fragmento extraído do texto:
- “Papai, papai, vem cá, ela está viva!” O pai correu pro quintal e constatou que era verdade.
- “Ela está viva! Não vamos ter que fazer o funeral!”
- “Vamos sim, papai, disse o menino ansioso, pegando uma pedra bem grande. “Eu mato ela”.
Ao lermos o desfecho do texto, com destaque para o assinalado em negrito, podemos constatar:
A) A maturidade da criança.
B) A crueldade da criança.
C) A sagacidade da criança.
D) A ingenuidade da criança.

10 – Assinale a alternativa que demonstra porque o pai do menino transformou a morte da tartaruga em aniversário:
A) O pai pegou o garoto no colo e falou sobre fazer um tradicional funeral.
B) O pai deu a ideia de comprar uma caixa bonita, balas e bombons, velinhas e cantar parabéns.
C) O pai acordou, consolou o menino, pegou-o no colo, deu-lhe carinho e atenção.
D) O pai ao contrário da mãe, teve a ingenuidade de saber lidar com o filho.

11 – Assinale a alternativa que indica o número de advertências que a mãe fez ao menino, para não acordar o pai:
A) Uma.                           B) Três.
C) Duas.                          D) Quatro.

12 – Assinale a alternativa em que as palavras estão separadas corretamente:
A) A-ni-ma-lzi-nho.
B) Es-tre-mu-nha-do.
C) La-vra-sse.
D) Be-rran-do.

13 – Repare no fragmento do texto:
“Afinal, com tanto choro, o pai acordou lá dentro, e foi, estremunhado, ver de que se tratava. O menino mostrou-lhe a tartaruga morta.”
Assinale a alternativa com o correto significado da palavra estremunhado:
A) Estonteado, atarantado, desorientado.
B) Reclamando, chateado, irritado.
C) Amarrotado, bocejando, tropeçando.
D) Descansado, humorado, relaxado.

14 – Leia o fragmento:
“A mãe, a princípio, ficou penalizada, mas logo começou a ficar aborrecida com o choro do menino.”
O antônimo da palavra penalizada está descrito na alternativa:
A) Causar dor ou pena.
B) Magoar, afligir.
C) Não ter pena.
D) Atribuir pena legal.

15 – Leia o fragmento:
“A mãe lhe prometeu um carrinho, um velocípede, lhe prometeu uma surra, mas o pobre menino parecia estar mesmo profundamente abalado com a morte do seu animalzinho de estimação.”
A palavra destacada é classificada morfologicamente como:
A) Substantivo.
B) Preposição.
C) Adjetivo.
D) Pronome.

16 – Leia com atenção o seguinte fragmento extraído do texto:
“O menino foi ao quintal e voltou chorando: a tartaruguinha tinha morrido.”
A palavra destacada trata-se de um:
A) Substantivo.                                B) Adjetivo.
C) Verbo.                                         D) Pronome.




16 comentários:

  1. A mãe acompanhou o filho ao quintal para Que?

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    1. Para ver oque tinha acontecido pois o menino estaba chorando

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    2. Pois o menino tinha visto que a tartaruga estava morta

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    3. Para vê se a tartaruga tinha morrido

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    4. Para vê se a tartaruga estava viva

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    5. Para ver porque o menininho estava chorando

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  2. Quais foram os artifícios utilizados pela mãe e pelo pai para que o menino para se de chorar?

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  3. Quais foram os artifícios utilizados pela mãe e pelo pai para que o menino para se de chorar?

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  4. Quais foram os artifícios utilizados pela mãe e pelo pai para que o menino para se de chorar?

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    1. Os pais do menino inbentou de fazer um funeral bambu divertido !

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  5. O tempo histórico e de atualmente ou antigamente

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  6. Qual foi a ideia que o menino teve para manter o funeral justifique escrevendo a parte do texto que confirma sua resposta

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  7. A mãe acompanhou o filho ao quintal para que

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