Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade
Não serei
o poeta de um mundo caduco
Estou
preso à vida e olho meus companheiros
Estão
taciturnos, mas nutrem grandes esperanças
Entre
eles, considero a enorme realidade
O
presente é tão grande, não nos afastemos
Não nos
afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei
cantor de uma mulher, de uma história
Não darei
os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela
Não
distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida
Não
fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins
O tempo é
a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes a vida presente.
Entendendo
o poema:
01 –
Indique os versos em que o poeta expressa:
a)
Sua recusa em cantar um mundo que não existe;
1º e 2º versos.
b) A justificativa para essa recusa;
3º verso.
c) Seu desejo de solidariedade.
6º verso.
02 –
Quanto ao aspecto formal, que características modernistas o texto apresenta?
O uso do verso livre.
03 – Em
que sentido o poema anterior confirma uma das temáticas fundamentais da segunda
geração modernista?
A partir da tematização do tempo, o momento presente, bem como a preocupação
com a vida.
04 – Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial. Em face dessa realidade, o eu lírico:
a) Considera que em sua época o mais importante é a independência dos indivíduos.
b) Desvaloriza a importância dos planos pessoais na vida em sociedade.
c) Reconhece a tendência à autodestruição em uma sociedade oprimida.
d) Escolhe a realidade social e seu alcance individual como matéria poética.
e) Critica o individualismo comum aos românticos e aos excêntricos.
05 – Marque a melhor resposta, justificando sua escolha: O título do poema:
a) Se justifica pela solidariedade que o poeta presta aos demais homens.
b) Representa a união entre os poetas em prol de um melhor mundo futuro.
c) Está ligado à mensagem política, à união do povo contra a exploração do homem pelo homem.
d) Contém a mesma ideia do verso um, que se repete ao longo do poema.
e) Significa o desejo do poeta ver unidos todos os homens em torno de uma vida mais justa e humana.
Justificativa: O poeta defende o tempo presente e a união entre os homens.
06 – Marque a melhor resposta, justificando sua escolha: “Não serei o poeta de um mundo caduco...”. O significado mais apropriado para o termo sublinhado é:
a) Antigo.
b) Ultrapassado.
c) Louco.
d) Idealizado.
e) Injusto.
Justificativa: Um mundo caduco no sentido de um mundo que não acompanha a evolução.
07 – O único termo ou expressão que não repete a ideia de caduco é:
a) Entorpecentes.
b) Serafins.
c) Mulher.
d) Suspiros ao anoitecer.
e) Mundo futuro.
Justificativa: “Mundo futuro” sugere evolução, desenvolvimento.
08 – Dentro da poética defendida pelo autor, o poeta condena vários pontos. Assinale a exceção:
a) A volta ao passado.
b) A fantasia alienada.
c) Os temas individuais.
d) A falta de participação.
e) O uso de entorpecentes.
Justificativa: O poeta defende a união das pessoas, o caminhar “de mãos dadas”.
09 – A ideia contida no verso: “Estou preso a vida e olho meus companheiros.” Se repete em:
a) “O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.”
b) “Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.”
c) “Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela.”
d) “Não nos afastaremos muito, vamos de mãos dadas.”
e) “Também não contarei o mundo futuro.”
Justificativa: O poeta considera a vida no presente, os amigos que têm.
10 – Complete as orações, formando um período composto, obedecendo à classificação pedida:
a) “Não serei um poeta de um mundo caduco mas também não contarei o mundo futuro.” (2ª oração: coordenada sindética adversativa).
b) “O presente é tão grande portanto não nos afastemos.” (2ª oração: coordenada sindética conclusiva).
11 – Classifique as orações abaixo:
a) “Estou preso à vida e olho meus companheiros.”
- 1ª Oração: Estou preso à vida.
- Classificação: Oração coordenada assindética.
- 2ª Oração: E olho meus companheiros.
- Classificação: Oração coordenada sindética aditiva.
b) “Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por Serafins.”
- 1ª Oração: Não fugirei para as ilhas.
- Classificação: Oração coordenada assindética.
- 2ª Oração: Nem serei raptado por Serafins.
- Classificação: Oração coordenada sindética aditiva.
12 – Qual é o objetivo do eu
lírico, ou seja, a que ele se propõe e por quê?
O eu lírico quer
ater-se à realidade presente e sente-se comprometido com o seu tempo; por isso
ele deseja unir-se a seus companheiros, que se nutrem de esperanças. Não lhe
interessa o passado com seu romantismo, ou o futuro, tão distante.
13 – Identifique os
adjetivos do texto e as palavras que eles caracterizam.
Caduco (mundo),
futuro (mundo), preso (eu), taciturnos (eles), grandes (esperanças); enorme
(realidade), grande (presente), dadas (mãos); vista (paisagem), presente
(tempo), presentes (homens), presente (vida).
14 – Explique o sentido do
adjetivo no primeiro verso: “Não serei o poeta de um mundo caduco.”
O eu lírico
refere-se ao passado.
15 – Comente o emprego da
palavra em destaque, nos versos a seguir:
“O presente
é tão grande, não nos afastemos.”
“O tempo é minha matéria, o tempo presente...”
No primeiro
verso, a palavra presente é um substantivo, já que está regida de artigo. No
segundo verso, ela caracteriza ou determina o substantivo tempo,
funcionando como adjetivo.
16 – Classifique os
adjetivos da primeira estrofe.
Caduco, futuro e preso –
adjetivos simples, primitivos, masculinos, singular.
Taciturnos
– adjetivo simples, derivado, masculino, plural.
Grandes
– adjetivo simples, primitivo, uniforme, plural.
17 – Cite dois adjetivos
uniformes desse texto e flexione-os em frases criadas por você.
Adjetivos: enorme e presente. Sugestões: As botas enormes saíam-lhe dos pés. Os
convidados presentes dançaram até tarde.
18 – Em que verso ocorre uma
locução adjetiva? Copie-o.
“Não distribuirei entorpecentes ou cartas
de suicida” (suicidas).
É com alegria que faço os meus comentários aqui, desde já quero dizer que gosto muito de visitar está página. Estava pensando em trabalhar esse texto com tipos de predicado, mas confesso que gostei dele muito mais com oração coordenada. obrigada!
ResponderExcluirComo o eu lírico se posiciona à respeito desse tema?
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