Texto: LONGA HISTÓRIA CURTA
Numa estrada
estreita e escura, havia uma casa de porta larga e clara. Ali morava uma velha
magra e pálida, com sua filha bonita e corada.
Um dia, a velha
magra e pálida e a filha bonita e corada atrelaram seu burro preto e velho numa
carroça branca e nova, fecharam a porta larga e clara, pegaram a estrada
estreita e escura e foram para uma cidade grande e sossegada, onde havia uma
feira pequena, mas movimentada.
Ali chegando, a
velha magra e pálida e sua filha bonita e corada desceram da carroça branca e
nova e amarraram o burro preto num poste fino e comprido com uma corda grossa e
curta. Depois, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada foram comprar
frutas belas e cheirosas de um feirante feio e fedido. Pegaram sua sacola
grande e cheia, porém a carteira, pequena, estava vazia. Então a velha magra e
pálida e sua filha bonita e corada puseram às costas o saco com as frutas belas
e cheirosas e fugiram do feirante feio e fedido.
Mas, quando a
velha magra e pálida e sua filha bonita e corada chegaram a carroça branca e
nova, viram que o burro preto e velho, mal amarrado ao poste fino e comprido
com a corda grossa e curta, havia escapulido.
Então correram
todos: o fedido e feio feirante atrás das cheirosa e belas frutas, atrás da
pálida e magra velha e da corada e bonita filha, atrás da nova e branca
carroça, atrás do velho e preto burro até chegarem à larga e clara porta da
casa da escura e estreita estrada para acabar esta longa história curta.
PAMPLONA, Rosane. Contos de
enrolar. São Paulo: Elementar, 2010.
Entendendo o texto:
a) Por que,
provavelmente, o texto recebeu o título “Longa história curta”?
Provavelmente, porque a história
poderia ser curta, mas a repetição de tantos substantivos e adjetivos acabou
transformando-a em uma história longa.
b) Vários substantivos e
adjetivos foram repetidos ao longo do texto.
1 – Você acha que essas
repetições foram propositais ou não? Por quê?
Professor, espera-se que o aluno perceba
que foram propositais, pois contribuem para a construção do texto. Além disso,
elas podem ser explicadas pelo título.
2 – Releia o primeiro e o
segundo parágrafos e transcreva os substantivos que se repetem ao longo do
texto.
Estrada, casa, velha, filha, burro,
carroça, porta, estrada, cidade, feira.
3 – Agora, releia o último
parágrafo e transcreva os adjetivos que acompanham os substantivos usados nessa
parte do texto.
Fedido, feio, cheirosas, belas, pálida,
magra, corada, bonita, nova, branca, velho, preto, larga, clara, escura,
estreita, longa e curta.
Quais as classes gramaticais das palavras que aparecem repetidas no texto
ResponderExcluirQue estão repetidas
ExcluirEstá repetindo uma em estrada
ResponderExcluirIsso mesmo
ResponderExcluirquais são os personagens da história?
ResponderExcluirO uso de adjetivos indicando contradições provoca um efeito de quê
ResponderExcluirLeia o texto abaixo e diga se o emprego das letras maiúsculas nas palavras sublinhadas está correto e justifique sua resposta.
ResponderExcluirMe ajuda aí pessoal!
Oiiiiii
ResponderExcluirOi
ExcluirMuito obrigado😊
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirFgttr
ResponderExcluir