Política de Privacidade

quarta-feira, 14 de março de 2018

POEMA PARA SÉRIES INICIAIS: PORQUINHO-DA-ÍNDIA - MANUEL BANDEIRA -(SÉRIES INICIAIS) COM GABARITO

POEMA: PORQUINHO-DA-ÍNDIA
                 MANUEL BANDEIRA


Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar embaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos.
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
O meu porquinho-da-índia foi a
Minha primeira namorada.
                                                                 BANDEIRA, Manuel.
Relendo o texto:


01 – Na frase: “Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas”, o menino quer dizer que o porquinho:
(A)  Não gostava dele.
(B)  Não ligava para as suas delicadezas.
(C)  Só queria ficar na sala.
(D)  Gostava de lugares bonitos e limpinhos.

02 – Qual era a idade do menino, quando ganhou o Porquinho-da-índia?
      Ele tinha seis anos.

03 – Qual é o título do texto?
      Porquinho-da-índia.

04 – Qual o local que o bichinho gostava de ficar?
      Ele gostava de ficar debaixo do fogão.  

05 – O que o menino falou com relação ao Porquinho-da-índia?
      O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

06 – Qual o nome do autor do conto?

       Manuel Bandeira.

07 – O menino ficou feliz quando ganhou o porquinho de presente? Por quê?
       SIM. Porque ele queria um companheiro, por isso tentava conquista-lo com seu carinho.

08 – Explique por que o porquinho-da-índia vivia fugindo de seu dono.
       Ele tinha seus lugares preferidos; como era um porquinho não gostava de locais limpos e bonitos, e sentia-se mais seguro debaixo do fogão.

09 – Com o passar dos anos, como o poeta se sentia em relação ao porquinho?
       Sentia-se frustado, pois o porquinho não se transformou no companheiro que esperava.


ORTOGRAFIA

1 – Complete as palavras com: GUEGEGUI ou GI.
Guindaste.                                         – Ginástica.
Guerreiro.                                          – General.
- Mágico.                                              – Preguiça.
Guincho.                                           – Agenda.
- Sangue.                                             – Gincana.

2 – Escreva outras palavras, trocando o F pelo V.
- Falsa – feia – fila – fale – fez – faqueiro.
VALSA – VEIA – VILA – VALE – VEZ - VAQUEIRO


3 – Complete as palavras com V ou F.
Vento.                                    – Farra.                       – Furação.
Força.                                     – Povo.                      – Trovão.
- Alvoroço.                               – Conversa.                – Varal.
- Chuvarada.                            – Festa.                       – Velho.

4 – Complete as palavras com: S, SS, C, Ç ou SC.
- Crescer.                                  – Berço.                    – Pessoa.
- Feiticeiro.                               – Nascimento.          – Cansar.
- Crescimento.                         – Palácio.                  – Seiscentos.
- Principal.                                – Estação.

Um comentário:

  1. Parabéns. As questões estão bem elaboradas e diversificadas. Importante esse processo de reflexão, pois instiga o pensamento do aluno. Fiz essa atividade em sala com turmas de 6ºs anos e eles interagiram, comentaram sobre a relação do eu lirico e sobre amizades.

    ResponderExcluir