Chico
Buarque
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas; cadenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos
Poder e força de Atenas
Quando eles embarcam soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam, sedentos
Querem arrancar, violentos
Carícias plenas, obscenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos
Bravos guerreiros de Atenas
Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Geram pros seus maridos
Os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas
Não tem sonhos, só tem presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas, morenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas, serenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
Compreendendo a canção:
1 – Qual é o tema da letra da
música?
Submissão e a subserviência feminina em relação ao seu marido em Atenas, ou
seja, a história do papel da mulher na sociedade grega.
2 – De
acordo com a letra de “Mulheres de Atenas”, como é a vida destas mulheres?
A principal ocupação dos atenienses de todas as classes sociais eram viver para
seus maridos e usar lã para fazer tecidos, cuidar das crianças, além de
cultivar feijão, cebola, condimentos e verduras silvestres.
3 –
Justifique a resposta anterior com exemplos extraídos da própria letra.
“Vivem pros seus maridos”.
“Elas tecem longos bordados.”
“Não fazem cenas.”
“Geram pros seus maridos – Os novos filhos de Atenas”.
4 – Para
quem os autores da letra dirigem a frase: “Mirem-se no exemplo daquelas
mulheres de Atenas”? Por quê?
Chico pede para nós mulheres olharmos para nós mesmas, para refletirmos e
enfrentarmos nossa estrutura de valores e nos questionarmos se somos mulheres
de Atenas.
Porque a música é pautada na ironia. Ele quer dizer justamente o contrário:
cuidado mulheres, para não caírem no modelo das mulheres de Atenas. Mirem-se no
exemplo e façam o contrário.
5 – Qual
o trecho da letra da música chamou mais a sua atenção? Por quê?
Resposta
pessoal do aluno.
6 – Ao
expressar a condição feminina da mulher ateniense, como: defeito... qualidade;
vivem... secam (morrem); despedem-se... vestem-se; amadas... abandonadas. Que figura
de linguagem é muito presente na música?
Antítese.
7 – A
música “Mulheres de Atenas” estabelece intertextualidade com quais textos?
Com o poema Odisseia, com a história e a mitologia da Grécia Clássica. O poema
faz referências camufladas à obra mitológica grega de Homero, mais notadamente
a história de Penépole, à despersonalização das mulheres de Atenas e a passagem
pela ilha das sereias, vivida por Ulisses.
8 – A
canção é inteiramente metaforizada. Algumas metáforas mais expressivas podem
ser destacadas facilmente na canção.
Dê o sentido semântico das seguintes metáforas:
a) Se
banham com leite.
Não veem o
sol nem a cara da rua.
b) Tecem
longos bordados.
Preservam-se.
c) Mil
quarentenas.
Anos a fio
a esperam de seus maridos.
d) Vestem-se
de negros.
Viúvas.
e) Temem
por seus maridos.
Inseguras.
9 – Nos
versos:
“Elas não tem gosto ou vontade / Nem defeito nem qualidade /
(elas) têm medo apenas” / (elas) Não têm sonhos só tem presságios / O seu homem
(tem) mares, naufrágios / Lindas sirenas / morenas”, encontra-se que figura de
linguagem?
Zeugma.
10 – ENEM:
“Mirem-se........ cadenas”.
Tomando como ponto de partida a letra da música, podemos assinalar, sobre o
papel desempenhado pela mulher na antiguidade grega, que:
a) Seu
papel era meramente reprodutivo, pois a legislação não lhe assegurava direitos
que lhe permitissem qualquer forma de liberdade ou de participação na vida
social.
b) Possuía
direitos sociais equivalentes aos dos homens em decorrência de preceitos
religiosos, um dos quais afirmava que os homens e mulheres são filhos de Deus.
c) As
mulheres casadas viviam grande parte de seu tempo confinadas no lar, submetidas
a um regime de quase reclusão e privadas de participação nas decisões políticas.
d) A
sociedade guerreira espartana privava as mulheres de qualquer forma de
liberdade, restringindo suas funções a educação dos filhos até os 7 anos de
idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário