Música(Atividades): Desconstruindo Amélia
Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme, ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar
O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e
servir
De costume, esquecia-se dela
Sempre a última a sair
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar (Uhu!)
E eis que de repente ela resolve
então mudar
Vira a mesa, assume o jogo
Faz questão de se cuidar (Uhu!)
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também
A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende porque
Tem talento de equilibrista
Ela é muita, se você quer saber
Hoje aos 30 é melhor que aos 18
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos
filhos
Ainda vai pra night ferver
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar (Uhu!)
E eis que de repente ela resolve
então mudar
Vira a mesa, assume o jogo
Faz questão de se cuidar (Uhu!)
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também
Uhu, uhu, uhu
Uhu, uhu, uhu
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar (Uhu!)
E eis que de repente ela resolve
então mudar
Vira a mesa, assume o jogo
Faz questão de se cuidar (Uhu!)
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também.
Entendendo a canção:
01 – O que você entendeu da
ideologia da letra da canção?
Na
minha opinião a letra da música Desconstruindo Amélia é como se fosse um hino
para as mulheres.
02 – Na
1ª e 2ª estrofe da canção, quais as tarefas da mulher?
A música é como se contasse a história de uma mulher. Essa parte retrata
algumas tarefas que “tem” que ser feitas pelo sexo feminino, como arrumar a
casa, colocar o filho pra dormir e arrumar as roupas, Além de trabalhar, tudo
isso visto como “normal”, pois desde cedo mulheres são ensinadas a servir,
devido ao fato de isso já ter vindo de seus ancestrais chegando a um ponto tão
extremo que a própria pessoa é esquecida para agradar os outros. Isso não é
normal e sim um abuso.
03 – Na
frase: “Disfarça e segue em frente / Todo dia até cansar / Uooh!”, que
significado expressa?
Além de ter que agradar a todos, se as mulheres reclamarem elas são vistas como
''folgadas'', esse trecho deixa bem claro.
04 – Dos
versos 11° até o 16° versos da canção, qual a mudança que a mulher resolve
fazer?
Como a música é como se fosse história, esse ponto representa o que as mulheres
deveriam fazer. Parar de cuidar só dos outros, pois elas não são ''servas nem
objetos'' e sim iguais.
05 – Na
5ª estofe, quais são as desigualdades retratadas?
Além
de fazer todas as tarefas e trabalho (diferente dos namorados que só trabalham)
as mulheres ganham menos que os homens, é retratado um pouco das desigualdades.
06 – Em
qual verso da 6ª estrofe, a mulher se mostra capaz de se divertir, mesmo depois
de um dia de serviço? Copie.
Na
parte final, é mostrado que as mulheres após fazerem as coisas, ainda encontram
um tempo para se divertir.
07 –
Depois de ler a letra da canção, qual o resumo que se pode fazer?
A música tenta fazer o mundo abrir os olhos e perceber que a mulher
também é um ser humano. Tentando o fim das desigualdades.
08 – Que
mudanças são apontadas pela música em relação a mulher?
“Faz
questão de se cuidar (Uhu!)” / “Nem serva, nem objeto” / “Já não quer ser o
outro” / “Hoje ela é um também”.
09 – Que
outras mudanças precisam ocorrer na sociedade para melhorar a vida das mulheres?
A desigualdade, A descriminação e o conhecimento do trabalho feminino.
10 – Dê
que forma homens e mulheres podem se ajudar para garantir uma vida mais digna e
feliz?
Dividindo e compartilhando as tarefas diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário