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terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

TEXTO: ALÉM DO PREÇO E DA MARCA - COM GABARITO

Texto: ALÉM DO PREÇO E DA MARCA
      Consumo responsável, Qualidade de Vida, Consumo e Trabalho.
               Na hora de pegar este ou aquele produto na gôndola do supermercado, o que pesa em sua decisão? Preço mais baixo, melhor qualidade, tradição da marca, preferência familiar? Em geral, são esses os fatores que costumam ser levados em conta no instante da compra. Mas há um fenômeno novo que desafia esse padrão: são os consumidores preocupados com o comportamento da empresa que produziu determinado produto.
        Já não são poucos os que fazem suas escolhas se perguntando se aquela companhia respeitou direitos humanos e trabalhistas; se sua cadeia de produção segue normas de preservação ambiental e boas práticas empresariais. Se é ética quando faz publicidade. Ou até se está comprometida com a geração de empregos.
        Essa mudança nos padrões de consumo, que ganhou força na segunda metade do século 20, quando os consumidores passaram a se organizar em grupos independentes para defender seus direitos, já gerou efeitos nas empresas. Não são poucas as que adotaram um ideal conhecido como “responsabilidade social”, que fundamenta práticas cujo fim não é apenas o lucro.

Como exercer o consumo responsável

* Refletir sobre seus hábitos de consumo, reduzir quando possível, não desperdiçar e dar destinação correta ao resíduo ou ao produto pós-consumo;
* Escolher marcas de empresas reconhecidas por suas práticas responsáveis e éticas;
* Obter informações, por meio da mídia e das associações sociais, sobre os impactos sociais e ambientais da produção, do consumo e do pós-consumo de produtos e serviços;
* Entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas por telefone ou por escrito, para questionar sobre os impactos e pressionar pela adoção de práticas sustentáveis de produção e pós-consumo;
* Procurar saber se a empresa tem um balanço social e solicitar informações a respeito;
* Boicotar marcas de empresas envolvidas em casos de desrespeito à legislação trabalhista, ambiental e de consumo. Por exemplo, consulte a lista de reclamações fundamentadas do Procon, a fim de saber como determinada empresa se comporta em relação ao consumidor;
* Participar de apoio associações de consumidores;
* Denunciar práticas contra o meio ambiente, contra as relações de consumo e de exploração do trabalho infantil às autoridades competentes. 
Empresas conscientes
        “O consumidor mais atento e informado já percebe as relações de seu nível de consumo e os efeitos disso no plano social, econômico e ambiental. Isso torna as empresas mais conscientes e preocupadas com os valores que ela propaga com seus produtos e marketing”, afirma Marilena Lazzarini, coordenadora institucional do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com 17 anos de trabalho e militância na área.
        Foi pensando em estimular esse “consumo engajado” que o Idec acaba de lançar o Guia de Responsabilidade Social para o Consumidor, um livreto de 22 páginas com um painel sobre o movimento mundial de consumidores e sua articulação do Brasil.
        Atividade: Consumo consciente e meio ambiente.
        Objetivos: Estabelecer relações entre consumo consciente e atitudes de respeito ao meio ambiente.
        Introdução: “Responsabilidade social”, “consumidor responsável” e “empresa responsável” são expressões do momento, bastante utilizadas nas propagandas de indústrias, bancos, empresas em geral. Muitas vezes, não paramos para pensar sobre o que elas podem significar para a vida em sociedade e o meio ambiente, não é? Pois bem, o texto “além do preço e da marca” nos leva a pensar em algo mais, quando vamos escolher um determinado produto para o nosso consumo diário. As lutas e os debates sobre os direitos humanos e trabalhistas, o meio ambiente, a diversidade levaram o Idec a elaborar o “Guia de Responsabilidade Social para o Consumidor”. Neste “Guia” a preservação do meio ambiente é um dos pontos a serem observados pelo consumidor.

                Extraído do site Repórter Brasil: www.reporterbrasil.org.br

Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto? E o que significa este título?
      Além do preço e da marca. Consumo responsável, qualidade dos produtos, etc.

02 – Quando pega-se um produto na gôndola do supermercado, o que devemos verificar?
      Olharmos a qualidade, o preço, a marca, a validade e a preferência familiar.

03 – Hoje, há consumidores preocupados com as indústrias, quanto a produzir determinado produto. Quais são essas preocupações?
      Respeitar ao direitos humanos e trabalhista, as normas de preservação ambiental, boas práticas empresariais, se é ética quando faz publicidade e se está comprometida com a geração de empregos.

04 – Os consumidores passaram a se organizar, e a defenderem a partir de quando? E qual o nome que se as empresas que não visam apenas lucros?
      Passaram a ganhar força a partir da segunda metade do século XX. Chama-se “Responsabilidade Social”.

05 – Quais as obrigações de um consumo responsável?
      Refletir sobre os hábitos de consumo, reduzir os desperdícios, dar destino correto ao resíduo e ao produto pós-consumo.

06 – Para se obter informações sobre os impactos sociais e ambientais da produção. Quais os meios?
      Através dos meios de comunicação da mídia e das associações sociais.

07 – Qual o órgão que podemos recorrer para questionar os procedimentos das empresas?
      SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

08 – Caso uma empresa, tenha reclamações fundamentadas no PROCON, quanto ao relacionamento com o consumidor. O que devemos fazer?
      Em caso de desrespeito à legislação trabalhista, ambiental e de consumo, podemos boicotar a empresa.

09- No texto: “O consumidor mais atento e informado já percebe as relações de seu nível de consumo e os efeitos disso no plano social, econômico e ambiental. Isso torna as empresas mais conscientes e preocupadas com os valores que ela propaga com seus produtos e marketing”. Quem faz essa afirmação?
      Marilena Lazzarini, coordenadora institucional do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com 17 anos de trabalho e militância na área.

10 – O Idec lançou um livreto, com um painel sobre o movimento mundial de consumidores e sua articulação no Brasil. Qual o nome deste livreto e quantas páginas possuem?
      É o Guia de Responsabilidade Social para o Consumidor, com 22 páginas.

11 – Qual é a atividade do livreto lançado pelo Idec?
      O consumo consciente e o meio ambiente.

12 – Você tem o hábito de ler os rótulos dos produtos que compra?
      Resposta pessoal do aluno.

13 – De acordo com o livreto, qual é o objetivo?
      Estabelecer relações entre consumo consciente e atividades de respeito ao meio ambiente com “Responsabilidade Social”.

14 – Na sua opinião, como você acha que o consumidor deve agir para ser considerado responsável?
      Resposta pessoal do aluno.

15 – Você sabe quais práticas contra o meio ambiente, são condenáveis e devem ser denunciadas?
      Resposta pessoal do aluno.


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