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segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

QUESTÕES GRAMATICAIS - SUJEITO/ADJUNTO ADVERBIAL/CRASE/CONCORDÂNCIA/ORAÇÃO COORDENADA E SUBORDINADA - COM GABARITO

Questões de  Gramática


01 – (FF-Recife) Nas orações a seguir:
I – No trabalho, use equipamento de proteção;
II – Júlio, no clube, falaram mal de você;
III – Vendeu-se a pá.
O sujeito é, respectivamente:
     a)  Simples, simples, simples.
      b)  Oculto, simples, simples.
      c)  Indeterminado, indeterminado, simples.
     d)  Oculto, indeterminado, simples.
     e)   Oculto, indeterminado, indeterminado.

02 - (GV) Assinale a alternativa que tem oração sem sujeito:
a)   Existe um povo que a andeira empresta.
b)   Embora com atraso, haviam chegado.
c)   Existem flores que devoram insetos.
d)   Alguns de nós ainda tinham esperança de encontra-lo.
e)   Há de haver recurso desta sentença.

03 – Assinale a alternativa correta. Em “Retira-te, criatura ávida de vingança”, o sujeito é:
a)   Te.                                 d) Criatura.
b)   Inexistente.                    e) N.D.A.
c)   Oculto determinado.

04 – (CFET-PR) Assinale a alternativa em que há oração sem sujeito:
a)   Esperanças haverá sempre.
b)   Ninguém trovejou de tanta raiva quanto eu.
c)   Haveria desejado ele tudo isso?
d)   Alguém havia aberto a porta.
e)   Choveu papel picado nas ruas de Curitiba.

05 – Ocorre erro no emprego do verbo impessoal em:
a)   Não mais deve haver empecilhos à nossa vitória.
b)   Ainda existem alguns obstáculos a superar.
c)   Deveriam existir mais oportunidades de sucesso.
d)   Sempre houveram homens corruptos no governo.
e)   Ocorreram entre mim e ela alguns desentendimentos.

06 – Assinale a alternativa em que NADA funciona como sujeito:
a)   Nada vi.                            d) Nada quer.
b)   Nada somos.                    e) N.D.A.
c)   Nada me perturba.

07 – Assinale a alternativa em que ocorre sujeito composto:
a)   Deus, Deus, que farei?
b)   Os livros contemplei, os quadros e as outras obras.
c)   Nós, os homens do futuro, venceremos.
d)   Foram João e Maria.
e)   Ontem foi João e José, hoje.

08 – (UFPI) Na frase: “De repente, de dentro do quarto sal um homem careca, sério”:
a)   O predicado é verbo-nominal.
b)   Há um aposto.
c)   Há um único adjunto adverbial.
d)   O verbo é transitivo direto.
e)   “Um homem careca” é o sujeito.

09 – (MACK) “Não fazem motocicletas como antigamente. O item destacado funciona como:
a)   Objeto direto.                           d) Vocativo.
b)   Objeto indireto.                        e) Sujeito.
c)   Adjunto adnominal.

10 – (MACK) Em “Abandona-me, elemento indesejável”, o sujeito:
a)   Oculto.                            d) Inexistente.
b)   Me.                                 e) Elemento indesejável.
c)   Indeterminado.

11 – (OSEC) Das seguintes orações: “Pede-se silêncio”; “A caverna anoitecia aos poucos” e “Fazia um calor tremendo naquela tarde”. O sujeito classifica-se, respectivamente, em:
a)   Indeterminado, inexistente, simples.
b)   Oculto, simples, inexistente.
c)   Inexistente, inexistente, inexistente.
d)   Oculto, inexistente, simples.
e)   Simples, simples, inexistente.

12 – Escreva nos parênteses os números correspondentes à seguinte classificação:
(1) Oração sem sujeito.
(2) Oração com sujeito indeterminado.
(3) Oração com sujeito determinado.

(2) Júlio, no clube falaram mal de você.
(1) Embaixo da caixa havia dinheiro espalhado.
(2) Ninguém se apresentou.
(1) Não faz muito tempo, houve ali um motim.
(2) Agora já não se fazem destes aparelhos.
(2) Trabalha-se de dia, descansa-se à noite.

13 – (FUVEST) Assinale a oração que começa com um adjunto adverbial de tempo:
a)   Com certeza havia um erro no papel do banco.
b)   No dia seguinte Fabiano voltou à cidade.
c)   Na porta (...) enganchou as rosetas das esporas.
d)   Não deviam trata-lo assim.
e)   O que havia era safadeza.

14 – (FEI-SP) Resolva as questões a seguir conforme o código que segue:
a)   Adjunto adverbial de lugar;
b)   Adjunto adverbial de tempo;
c)   Adjunto adverbial de modo;
d)   Adjunto adverbial de causa.
I - Segunda-feira haverá um jogo importante (b).
II – Com o mau tempo não podemos trabalhar ao relento (d).
III – O livro foi acolhido com entusiasmo pelos leitores (c).
IV – O automóvel parou bem perto do rio (a).

15 – (FUVEST) Leia com atenção o texto que segue:
        “E todos principalmente muito calmos falando de papai. A imagem dele foi diminuindo e virou uma estrelinha brilhante no céu. Agora todos comiam o peru com sensualidade, porque papai fora muito bom sempre se sacrificara tanto por nós, fora um santo”.
                                                                             Mário de Andrade.
Indique que tipo de circunstância exprime os adjuntos adverbiais destacados no texto acima:
a)   Muito: adjunto adverbial de intensidade.
b)   Agora: adjunto adverbial de tempo.
c)   Com sensualidade: adjunto adverbial de modo.
d)   Sempre: adjunto adverbial de tempo.
e)   Por nós: adjunto adverbial de causa.

16 – (Cásper Líbero – SP) “As flores que adornam nosso jardim são lindas”. Nesse texto, qual a função do pronome relativo que:
      Exerce a função de sujeito.

17 – (UEL-PR) “... O espírito do ex-professor, vexado daquele pensamento, arrepiou caminho, buscou outro assunto, uma canoa que ia passando; o coração, porém, deixou-se estar a bater de alegria. Que lhe importa a canoa nem o canoeiro, que os olhos do Rubião acompanham, arregalados?”.
Quais as respectivas funções sintáticas do que em:
a)   “Uma canoa que ia passando ...”
Sujeito.
b)   “... nem o canoeiro, que os olhos...”
Objeto direto.

18 – (CESCEA-SP) Aponte a alternativa em que ocorre adjunto adverbial de causa:
a)   Compro livros com o dinheiro.
b)   O poço secou com o calor.
c)   Estou sem amigos.
d)   Vou ao Rio.
e)   Pedro é efetivamente bom.

19 – Classifique os períodos compostos abaixo escrevendo nos parênteses o número correspondente ao sistema sintático:
(1)  Coordenação.
(2) Subordinação.
(3) Coordenação e subordinação (misto)
(2) O cão que fica acorrentado, salta de alegria, quando é posto em liberdade.
(3) O jornal é torrente que desliza e passa, o livro é lago que recolhe e guarda.
(1) Vão-se os anéis, mas fiquem os dedos.

20 – (FUVEST) Seguem três orações independentes. Organize-as num só período, criando entre elas apenas relações de coordenação.
·        As suspeitas recaíam sobre um loiro alto, com um forte sotaque germânico.
·        O rapaz apreendido sequer conhecia o bê-a-bá do alemão.
·        Não demonstrava a menor preocupação.
     As suspeitas recaíam sobre um loiro alto, com um forte sotaque germânico, mas o rapaz apreendido sequer conhecia o bê-a-bá do alemão, portanto não demonstrava a menor preocupação.

21 – (UFGO) Transforme o período abaixo em um período composto por coordenação, sendo a primeira oração assindética e a segunda sindética adversativa.
      “Embora achasse graça na birutice de Pio (Zanine), acabou saturado.”
      Zanine achou graça na birutice de Pio, mas acabou saturado.

22 – (UFPR) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, estabelecendo o tipo de relação existente entre as orações de cada período e assinale a sequência obtida.
1 – Relação de causa.
2 – Relação de conclusão.
3 – Relação de consequência.
(1) Não pudemos sair porque chovia torrencialmente.
(2) Chovia torrencialmente; portanto, não pudemos sair.
(3) Chovia tanto, que não pudemos sair.
a)   1 – 2 – 3.                                  d) 2 – 3 – 1.
b)   1 – 3 – 2.                                  e) 3 – 2 – 1.
c)   2 – 1 – 3.

23 – (Santa Casa - SP) Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando-se os períodos seguintes:
I – “Não caía um galho, não balançava uma folha.”
II – “O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou.”
III – “O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabaram o exame.” Nota-se que existe coordenação assindética em:
a)   I apenas.                            d) I, II, III.
b)   II apenas.                           e) N.D.A.
c)   III apenas.

24 – (CESGRANRIO) A oração “Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo” tem valor:
a)   Conclusivo.                        d) Explicativo.
b)   Adversativo.                       e) Alternativo.
c)   Concessivo.

25 – (FEI-SP) Fez isso ........ Não conseguiu o resultado.
Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna, indicando que B é um fato anterior a A?
a)   Entretanto.                         d) Enquanto.
b)   Pois.                                   e) E.
c)   Porém.

26 – (PUC-SP) Todas s orações são coordenadas, exceto:
1 – Colhemos frutos, jogamos bola.
2 – Bem depressa, no entanto produz pouco.
4 – Não chores, que a vida é luta.
8 – Chore, que lágrimas lavam a dor.
16 – Eu me sentia mais livre do que todos.
32 – Choveu durante a noite, pois as ruas estão molhadas.

27 – (MACK)
I – “Também te aconselho a que o faças.” (Camilo C. Branco).
II – “A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a terra.” (Nélson C. Oliveira).
III – “Tenho a horrível sensação de que me furam os tímpanos com pontas de ferro.” (G. Ramos).
Sobre as orações grifadas nos períodos acima, é correto dizer que:
a)   I e II são substantivos completivas nominais.
b)   II e III são substantivas objetivas indiretas.
c)   Somente II é substantiva objetiva indireta.
d)   Somente III é substantiva completiva nominal.
e)   Somente I é substantiva completiva nominal.

28 – (Univ. Metodista) Qual dos períodos compostos abaixo possui uma oração subordinada subjetiva?
a)   Desde os primórdios, sabemos que o homem é mortal.
b)   Desde os primórdios, o homem sabe que é mortal.
c)   Desde os primórdios, percebe o homem que é mortal.
d)   Desde os primórdios, dizem que o homem é mortal.
e)   Desde os primórdios consta que o homem é mortal.

29 – Substitua a oração subordinada adjetiva por um adjetivo simples:
Ex.: Ele tinha uma letra que não se conseguia ler. = Ilegível.
a)   Aconteceu um caso que não se pode descrever. Indescritível.
b)   Este é um fato que não se consegue explicar. Inexplicável.
c)   Esta é uma notícia que não se pode publicar. Impublicável.
d)   Formou-se uma marca que se podia perceber a distância. Imperceptível.
e)   Eis a história que jamais será esquecida. Inesquecível.

30 – (FUVEST) Segue uma lista de conjunções subordinativas. Preencha os espaços vazios com a conjunção que lhe parecer adequada a cada situação. Indique o tipo de relação que a conjunção estabeleceu.
Modelo: Os irmãos resolveram vender o circo porque o patriarca da família havia morrido.
1- Porque                 2 – Se                          3 – Embora.
Resposta: 1 – relação de causa.

a)   Embora seja simples, o programa TV Mulher não se arrasta em superficialidades.
a – Porque                  b – Embora            c – Quando.

b)   A casa é tão bem situada que dali se avista o bairro inteiro.
a – Que                      b – segundo            c – para que.

c)   Quanto mais leio este livro, mais quero que ele não acabe.
a – Ainda que            b – que                    c – quanto mais.

31 – (UFPR) Na frase: “Se eu te amasse, morreria.” Classifique as orações, pela ordem em que se encontram.
1ª oração                                                 2ª oração
a)   Subord. adv. concessiva.               Principal.
b)   Subord. adv. condicional.               Principal.
c)   Subord. adjetiva.                            Coord. adversativa.
d)   Subord. subst. subjetiva.                Coord. assindética.
e)   Principal.                                         Coord. sindética.

32 – (UFPR) Em qual alternativa o vocábulo a deve receber acento grave?
a)   Pintou o quadro a óleo.
b)   Fomos a uma aldeia.
c)   Dirigiram-se a Vossa Excelência.
d)   Voltou a casa paterna.
e)   Começou a chover.

33 – (UFPR) Em qual das frases o a não deve receber acento grave?
a)   Todos se referiam à casa de João.
b)   Todos aspiravam à posição de João.
c)   Todos visavam à exaltação de João.
d)   Todos se dirigiram à casa de João.
e)   Todos pretendiam à amizade de João.

34 – (UFPR) Assinale a alternativa cujas formas preencham corretamente as lacunas:
a)   Veio a Curitiba.
b)   Referia-se a revistas publicadas.
c)   Relatei o fato a certas pessoas.
d)   Não irei àquela festa.
e)   Fez alusão à viagem.
a)   À, a, a, aquela, à.                  d) a, a, a, aquela, a.
b)   A, a, a, àquela, à.                  e) à, à, à, àquela, à.
c)   A, à, à, aquela, a.

35 – Assinale a opção que preencha corretamente os pontilhados:
a)   Vamos à cidade pagar os impostos.
b)   Fui às lojas fazer compras.
c)   Iremos às festas de aniversário.
d)   Iriam a Curitiba no final do ano.
a)   À, à, às, à.                             d) à, às, às, a.                          
b)   A, a, as, a.                             e) à, à, as, à.
c)   A, à, às, a.

36 – (MACK-SP) Assinale a alternativa que não apresenta erro quanto ao emprego da crase.
a)   Dirigindo-se as mesmas jovens e obedecendo às ordens disciplinares com tranquilidade.
b)   Embora dissesse a verdade e deixaste às claras suas intenções a todas as pessoas presentes, ninguém acreditava em suas palavras.
c)   Escreveu a carta a lápis, apesar de ter recebido determinação para redigi-la à máquina.
d)   As observações eram dirigidas à Vera, porém as referências eram feitas àquela jovem que estava a seu lado.
e)   Falava à moça que dele se aproximava naquele momento e não a que via à distância.

37 – (STA CASA-SP) Em meio à neblina, esboçou-se, a poucos metros de nós, o vulto do potrinho à busca do qual saíramos.
a)   A – a – a.                              d) à – à – à.
b)   A – à – à.                              e) à – à – a.
c)   À – a – à.

38 – (FCC – Carlos Chagas – RJ) Aconselhei-o a que, daí a pouco, assistisse à novela.
a)   A – à – a.                              d) à – a – a.
b)   A – a – à.                              e) à – a – a.
c)   À – à – a.

39 – (ITA-SP) Analisando as sentenças:
1)   Ele foi assassinado a canivete.
2)   Sua explicação é igual a que escutei ontem.
3)   Nunca fui a festa alguma.
Constatamos que o acento indicador da crase do “a” deve ocorrer:
a)   Apenas na sentença n° 1.
b)   Apenas na sentença n° 2.
c)   Apenas na sentença n° 3.
d)   Em todas as sentenças.
e)   N.D.A.

40 – (OBJ-SP) Assinale a frase em que se admite o acento indicativo de crase.
a)   Chegaram a margem do rio. 
b)   ... pôs-se a chorar.
c)   A seca parecia-lhe como um fato necessário.
d)   Pelo espírito atribulado do sertanejo passou a ideia.
e)   O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás.

41 – (UFBA) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
1)   Chegava a minha casa quase sempre à tardinha.
2)   É grande a distância de Curitiba a Brasília.
3)   Abrimos a loja às cinco horas.
4)   Comprar à prazo, jamais!
a)   Á, á, a, a, às, à.                       d) a, à, a, a, às, a.
b)   A, à, à, a, às, a.                       e) a, a, à, à, as, à.
c)   À, a, à, a, as, à.

42 – (UFRS) À igreja cabe propugnar pelos princípios éticos e morais que devem reger a vida das comunidades, enquanto a política deve visar ao bem comum.
a)   A – à – à.                                 d) À – à – á.
b)   À – a – a.                                 e) A – a – a.
c)   À – à – a.

43 – (PUC-RS) A notícia de que a Associação dos Cientistas do Meio Ambiente denunciou as transgressões às normas de proteção à natureza não surpreendeu a ninguém.
a)   Às – à – a.                               d) às – a – a.
b)   Às – à – à.                               e) as – à – a.
c)   As – a – a.

44 – Faça a concordância usando as palavras que se encontram entre parênteses:
a)   Possuía linda boca e nariz. (Lindo).
b)   Chamavam a atenção seu rosto e corpo perfeitos. (Perfeito).
c)   Tinha roupa e sapato surrados. (Surrado).
d)   Mulher e marido briguentos devem ter calma. (Briguento).
e)   Aromáticas violetas e cravos enfeitavam a sala. (Aromático).
f)    Seu preparo e competência rara/raros ajudaram-no. (Raro).
g)   Querida titia e primos. (Querido).
h)   Gerente e secretária competente. (Competente).
i)     A água e o gás envenenados. (Envenenado).
j)     As maravilhosas Célia e Lia atraem os moços. (Maravilhoso).
k)   Clara sempre recebia bilhete e cartinha amáveis. (Amável).
l)     Há pessoas que fazem bastantes questões. (Bastante).
m) A justiça declarou criminoso o empresário e seus secretários. (Criminoso).
n)   Mantenha limpas as mãos e ouvidos. (Limpo).
o)   Elas estavam bastante felizes. (Bastante).
p)   Deixe bem fechada a janela e a porta. (Fechado).
q)   As alunas e os alunos permaneceram atentos. (Atento).
r)    Com a ausência do orador, a turma ficou meio triste. (Meio).
s)   Os empresários mesmos negaram tudo. (Mesmo).
t)     Envio-lhe anexa a cara. (Anexo).
u)   Os vales vão anexos. (Anexo)
v)   É necessário confiança. (Necessário).
w)  A pintura em anexo deve ser juntada à carta. (Anexo).
x)   É necessária a cautela. (Necessário).

45 – (CEFET-PR) Escolha a forma correta dentre as dos parênteses e complete a lacuna:
É necessária muita coragem e prudência. (Necessário/necessária).

46 – (FUVEST) “Disse com cuidado e sabedoria de ancião, como se precisasse tomar esse ar para falar como velho (...)” Clarice Lispector.

a)   Se, em vez de locução adjetiva de ancião, usássemos o adjetivo venerando, que formas o adjetivo poderia assumir, segundo a concordância nominal?
Veneranda / venerandos.

b)   E se colocássemos o mesmo adjetivo antes dos substantivos: cuidado e sabedoria?
Venerando.

47 – (FUVEST) Qual a sequência correta obtida a partir do seguinte código:
A)  Só a I está correta.
B)  I e II estão corretas.
(  ) I) “Era-me necessária a carreira política” (...) (M. Assis)
II) Era-me necessário a carreira política.
(  ) I) “Aos espiões nunca foi necessária essa liberdade.”
II) “Aos espiões nunca foi necessário essa liberdade.”
(  ) I) Para melhor compreender a existência é necessário um pouco de ignorância (...) (M. Fernandes)
II) Para melhor compreender a existência é necessária ignorância.
Resposta: A – B – A.

48 – (UNESP) Complete com a forma adequada:
As moças, estando sós tiveram, elas mesmas de tomar as providências que a situação exigia. (Só – mesmo).

49 – (PUC-RIO) Preencha as lacunas com a forma adequada das palavras entre parênteses, fazendo a flexão quando necessário:
a)   Por piores que sejam as consequências, esta é a única tentativa possível. (Pior)
b)   Seus propósitos são bastante claros. (Bastante)
c)   As informações prometidas seguem anexas a esta carta. (Anexo).

50 – (FUVEST) Complete os espaços vazios das frases que seguem com a palavra :
      Elas estão sós.
      Os gatos estão sós.
      A árvore está .
51 – (UFGO) Complete os espaços com as palavras obrigado, certo, sensato, respectivamente, flexionando-as, se necessário:
      “Muito obrigada, disse ela. Vocês procederam certo, considerando meu ponto de vista e minha argumentação sensata / sensatos.

52 – (CEFET-PR) Reescreva o período, substituindo o termo grifado pelo do parênteses, estabelecendo a concordância devida: Não há meio termo (palavras).
      Não há meias palavras.

53 – (UFSC) Reescreva o período abaixo. Corrija-o, se necessário, quanto à concordância. Justifique a sua resposta
      É proibido a entrada de pessoas estranhas no recinto.
      Correção: proibida.
      Justificativa: proibida concorda com o substantivo entrada.

54 – (UEPG-PR) Vão ........ as faturas e os documentos ..............
a)   Anexo – requisitados.
b)   Anexas – requisitados.
c)   Anexos – requisitadas.
d)   Em anexo – requisitadas.
e)   Em anexo – requisitados.

55 – (UFPB) Há concordância inadequada em:
a)   Campo e restingas devastadas.
b)   Campo e restinga devastados.
c)   Restingas e campo devastadas.
d)   Restingas e campo devastado.
e)   Restingas e campo devastados.

56 – (UFPR) Assinale a alternativa que contém adjetivos corretamente empregados, quanto à concordância nominal, em:
1)   Comprei um terno e um sapato escuros.
2)   Comprei capas e sapatos escuros.
3)   Comprei uma capa e um sapato escuro.
a)   1           b) 2           c) 3          d) 1 e 2.       e) 1, 2 e 3.

57 – (PUC-PR) Completando o período com o elemento que falta:
1)   Ofereceram prêmios para os primeiro e segundo ..............
2)   Ofereceram prêmios para o primeiro e segundo ................
3)   Hastearam ................. brasileira e inglesa.
4)   Hastearam ................. brasileira e a inglesa.
A sequência correta deve ser:
a)   Colocado, colocados, a bandeira, as bandeiras.
b)   Colocados, colocados, as bandeiras, a bandeira.
c)   Colocados, colocado, as bandeiras, a bandeira.
d)   Colocado, colocado, a bandeira, a bandeira.
e)   Colocado, colocados, a bandeira, a bandeira.

58 – (MARK-SP) Aponte a alternativa em que há erro:
a)   Ante o perigo, os guardas se mantinham alertas.
b)   Sua família tinha muito menos riquezas que a nossa.
c)   Há bastantes meses, falou-me de seu grande amor.
d)   Seus quadros eram os mais clássicos possíveis.
e)   N.D.A.

59 – (FMU-SP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
      Vão ............ aos processos várias fotografias.
      Paisagens as mais belas ............
      Ela estava ................ narcotizada.
a)   Anexas, possíveis, meio.
b)   Anexas, possível, meio.
c)   Anexo, possíveis, meia.
d)   Anexo, possível, meio.
e)   Anexo, possível, meia.

60 – (PUC-MG) Elas ...............providenciaram os atestados, que ..............enviaram às procurações, como instrumentos ..................... para os fins colimados.
a)   Mesmas, anexos, bastante.
b)   Mesmo, anexos, bastantes.
c)   Mesmas, anexo, bastante.
d)   Mesmo, anexo, bastante.
e)   Mesmas, anexos, bastantes.

61 – (FEI-SP) Assinale a alternativa em que a concordância nominal está errada:
a)   Os braços e as mãos trêmulas erguiam-se para o céu.
b)   Chegada a sua hora e a sua vez, intimidou-se.
c)   Tinha belos olhos e boca.
d)   Todos se moviam cautelosamente alertas ao perigo.
e)   A terceira e a quarta série tiveram bom índice de aprovação.

62 – (PUC-PR) Assinale a opção que preenche corretamente os pontilhados:
1)   Segue, em ....................a procuração.
2)   Pedro está ....................com o serviço militar.
3)   Os vigias estão sempre ..........................
4)   Maria estava ....................encabulada.
a)   Anexo, quites, alerta, meio.
b)   Anexos, quites, alertas, meia.
c)   Anexo, quite, alerta, meio.
d)   Anexo, quites, alertas, meio.
e)   Anexa, quite, alertas, meia.

63 – (CESGRANRIO) Há concordância inadequada em:
a)   Clima e terras desconhecidas.
b)   Clima e terra desconhecidos.
c)   Terras e clima desconhecidas.
d)   Terras e clima desconhecido.
e)   Terras e clima desconhecidos.

64 – (UFPE) Assinale a alternativa em que ocorra algum erro de concordância nominal:
a)   Seguem em anexo as faturas.
b)   Estou quite com meus credores.
c)   Cometeu um crime de lesa-majestade.
d)   Incluso estão os processos.
e)   Maria saiu meio decepcionada.

65 – (UEPG-PR) Marque a frase absolutamente inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal.
a)   É necessária paciência.
b)   Não é bonito ofendermos aos outros.
c)   É bom bebermos cerveja.
d)   Não é permitido presença de estranhos.
e)   Água de melissa é ótimo para os nervos.

66 – (CEFET-PR) Escolha a forma correta e complete as lacunas:
a)   Neste teatro, assiste-se, anualmente, a grandiosos espetáculos. (Assistem-se – assiste-se)
b)   Após o desastre, houve cenas de tristeza e desespero. (Houve – houveram)

67 – (CEFET-PR) Complete com a forma correta:
      Seus métodos são eficientes hajam vista os resultados alcançados. (hajam vista – haja vista)

68 – (FUVEST) Preencha os espaços com a forma verbal adequada:
a)   “As bichas excomungadas eram a causa da seca.” (Era – eram) (G. Ramos)
b)   “Toda língua são rastros de velho mistério.” (É – são) (G. Rosa).
c)   As crianças são a paixão de Lady Diana. (É – são)
d)   Ele acabou confessando um dia: fui eu mesmo. (Foi – fui) (F. Sabino)

69 – (CASPER LÍBERO) Qual das orações é correta: “As estrelas parece brilharem” ou “As estrelas parecem brilhar?”
      Ambas estão corretas.

70 – (CESCEM) Já ..........anos, ......... neste local árvores e flores. Hoje, só .......... ervas daninhas.
a)   Fazem – havia – existe.
b)   Fazem – havia – existe.
c)   Fazem – haviam – existem.
d)   Faz – havia – existem.
e)   Faz – havia – existe.

71 – (UFPR) Qual a alternativa em que a concordância está errada?
a)   Precisa-se de empregados.
b)   Precisam-se de empregados.
c)   Vendem-se refrigerantes.
d)   Consertam-se pianos de cauda.
e)   Compram-se jornais velhos.

72 – (UFBA) Observe:
1)   Sou eu que pago.
2)   A maioria dos acidentes de trânsito ocorrem em dia de chuva.
3)   A maioria dos trabalhadores recebeu ontem a notificação.
4)   Devem-se escolher bons livros.
5)   Davam nove horas, na matriz, quando chegamos à praça.
Nas frases acima a concordância está:
a)   Correta em todas.
b)   Incorreta em todas.
c)   Incorreta na 4.
d)   Incorreta na 1 e 2.
e)   Incorreta na 2 e 4.

73 – (UFMT) Reescreva os períodos, substituindo a forma verbal pela do Futuro Presente do Indicativo, mantendo a mesma pessoa, número e fazendo acertos, se necessários.
      Modelo: Dividi-o com cuidado.
                    Dividi-lo-ei com cuidado.
a)   Trago-lhe o trigo da Argentina.
Trá-lo-ei o trigo da Argentina.
b)   Põem-no sobre a mesa.
Pô-lo-ão sobre a mesa.
c)   Faço-o com muito prazer.
Fá-lo-ei com muito prazer.

74 – (ITA-SP) Dadas as sentenças:
1)   Seria-nos muito conveniente perceber tal orientação.
2)   Em hipótese alguma enganaria-te.
3)   Você e a pessoa que delatou-me.
Constatamos que está(ão) correta(s):
a)   Apenas a sentença 1.
b)   Apenas a sentença 2.
c)   Apenas a sentença 3.
d)   Todas as sentenças.
e)   N.D.A.

75 – Assinale o período em que a colocação do pronome pode ser alterada:
a)   Passe-me o livro, por favor!
b)   Foi este o artigo que vocês leram e me recomendaram?
c)   A criancinha veio, mal se equilibrando nos pexinhos.
d)   Ter-se-ão retirado, quando você chegar.
e)   Não lhe quero falar sobre o caso.

76 – (PUC-MG) Indique a opção que contém erro de colocação pronominal:
a)   Resolveram fazê-la tomar um calmante.
b)   Quando conheci-a era uma jovem de apenas 16 anos.
c)   Pelo amor de Deus, salve-me!
d)   Veio de novo o rapaz que era médico, mas a velha o rejeitou com um gesto.
e)   Assim que o viu, D. Dalva agarrou-lhe a mão.

77 – (UEL) Tanto .........que não ...........para o novo projeto, que ......... a apresenta-lo durante a reunião.
a)   Dissemos-lhe – convocasse-nos – se recusou.
b)   Dissemos-lhe – nos convocasse – se recusou.
c)   Dissemos-lhe – convocasse-nos – recusou-se.
d)   Lhe dissemos – nos convocasse – se recusou.
e)   Lhe dissemos – nos convocasse – recusou-se.

78 – (MACK) Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal:
a)   Nunca se ouviu falar nele.
b)   Apelidar-te-ei de “formoso”.
c)   Me impuseram severo castigo.
d)   Largaste-me só e desamparado.
e)   Apressa-te porque já é dia.

79 – (UFBA) “Um Delfim à venda”
      Um Delfim está à venda em Curitiba, não trata-se propriamente do Ministro, mas, sim, de um de seus smokings, presenteado a um curitibano que o colocou à venda.
      Na notícia acima, o pronome destacado em “não trata-se” está empregado:
a)   Erroneamente, porque o advérbio de negação é palavra atrativa e, neste caso, a próclise é empregada.
b)   Corretamente, porque nunca o pronome deve ser usado procliticamente, quando depois do verbo houver um advérbio de modo.
c)   Corretamente, porque o verbo tratar é transitivo indireto e, neste caso, a ênclise é obrigatória.
d)   Erroneamente porque o verbo tratar é transitivo direto e, neste caso, deve ocorrer a próclise.
e)   A colocação do pronome é facultativa (próclise ou ênclise) uma vez que antes e depois do verbo há um advérbio.

80 – (UEM-PR) O oblíquo o coloca-se procliticamente nos períodos abaixo, exceto em:
a)   Deus ........livre ..........de um tropeço na prova!
b)   Como ...........achou .............ontem?
c)   Não quis o rapaz aqui, ............mandei ..........embora.
d)   Sei onde ............colocaram ..............
e)   Quando ................viu ................., perturbou-se.

81 – (UFPR) Em qual das alternativas a regência verbal está errada?
a)   Prefiro sofrer injustiças do que praticá-las.
b)   Assisti a um jogo de futebol.
c)   Amar a Deus sobre todas as coisas.
d)   Aonde você irá domingo?
e)   Sempre se esforçou por fugir à mediocridade.

82 – (UEL-PR) Concedi ............prontamente ...........licença solicitada, permitindo- ..........ausentar-se por 15 dias.
a)   O – com a – o.
b)   O – com a – lhe.
c)   Lhe – da – o.
d)   Lhe – a – lhe.
e)   O – a – lhe.

83 – (UFPR) Quais as frases incorretas?
a)   Ouça com atenção o que lhe vamos dizer.
b)   Espere um pouco; preciso lhe falar.
c)   Se quiseres, nós te avisaremos logo que chegarem.
d)   Queremos cumprimentar-lhe pela nomeação.
e)   Quando fores, iremos contigo.



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