Música(Atividades):
Morro Velho
Milton Nascimento
No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao
chão se deu
Fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali
é seu
Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a
crescer
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada
Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrás
de passarinho
Pela plantação adentro, crescendo os dois meninos, sempre
pequeninos
Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha, dá pro fundo
ver
Orgulhoso camarada, conta histórias pra moçada
Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade
grande
Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na
estação distante
Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho
ao deus-dará
Quando volta já é outro, trouxe até sinhá mocinha pra
apresentar
Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como
lá
Já tem nome de doutor, e agora na fazenda é quem vai
mandar
E seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha.
Entendendo a canção:
01 – De que se trata esta canção?
Fala da amizade de dois meninos, um
branco e um negro, que vivem no campo; faz uma análise instintivamente das
desigualdades sociais e do preconceito racial.
02 – Na letra da canção há
uma frase que corresponde a diferença de classe social e subordinação do homem
no campo.
Indique a alternativa que
mostra corretamente a frase:
a)
E seu velho camarada, já não
brinca, mas trabalha.
b)
Parte, tem os olhos tristes, deixando o
companheiro na estação distante.
c)
Linda como a luz da lua que em lugar nenhum
rebrilha como lá.
d)
Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe
o trenzinho ao deus-dará.
03 – Os versos retratam a
estrutura de uma sociedade cindida pelas contradições entre as classes sociais.
Ao analisar a sociedade capitalista, Marx revela que o profundo antagonismo na
divisão social do trabalho repercute no fenômeno educativo e a educação passa a
ser compreendida como:
a)
Uma prática comercial com o objetivo de
promover a melhoria da formação técnica e da qualificação dos trabalhadores
para o mercado de trabalho.
b)
Instrumento de legitimação e reprodução da
ordem social estruturada na oposição entre as classes sociais, garantindo a
preservação da hierarquia social e o controle ideológico da classe dominante.
c)
Meio pelo qual a sociedade se renova e
preserva as condições de sua própria existência.
d)
Atividade neutra e portadora de um
caráter universal, cujo propósito é atuar como instrumento de transformação
política da estrutura social burguesa.
e)
Atividade capaz de emancipar por si mesma as
classes subalternas da sua condição de explorada.
04 – Na música Morro Velho,
o que aparece como diferença e o que podemos perceber como desigualdade?
A diferença é caracterizada pela
diversidade social e cultural, embora relacionar-se com o outro que é diferente
nos enriquece, pessoal e coletivamente na nossa humanidade, nas nossas
identidades. Já a desigualdade é a negação do outro, muitas vezes escravizados
e massacrado, mas que permanece resistindo e afirmando sua identidade. É o caso
dos negros e mulheres.
05 – Em que espaço a
história se passa?
Na fazenda.
06 – Quem são os personagens
apresentados e qual a relação entre eles?
O filho do branco e o filho do preto.
Quando crianças amigos, mas na fase de
adulto a relação é de patrão e empregado.
07 – O que separa os
personagens? O que acontece a partir daí?
O filho do branco
vai para a cidade grande estudar, e o filho do preto continua na fazenda.
O filho do branco volta doutor e agora
vai mandar na fazenda, ou seja, “e seu velho camarada, já não brinca, mas
trabalha.”
08 – Na segunda estrofe o
autor fala sobre as diferenças raciais e sociais, que quando criança, os
personagens, não se dão conta, de que existem diferenças, querem apenas serem livres
e brincar. Cite um verso que confirme a fala do autor.
“Filho do branco e do preto, correndo
pela estrada atrás de passarinho.”
09 – No verso: “Tudo
verdinho, lindo a crescer”, é uma visão do universo romântico. Que ideal a
letra ainda traz?
O
ideal de inocência e do mundo utópico, que é o interior do país.
10 – Onde podemos encontrar
os ecos abolicionistas de Olavo Bilac na canção?
Na relação arcaica mantida entre filho
branco, que é quem vai mandar, e o filho negro, que ao final já não brinca, mas
trabalha.
11 – Na terceira estrofe o
autor abrange a educação, diferenças sociais, onde o filho do mais favorecido
vai a cidade grande estudar, enquanto, o amigo, “filho do pobre”, fica no mesmo
lugar, sem nenhuma perspectiva de mudança. Cite um verso.
“Filho do senhor vai embora, tempo de
estudos na cidade grande.”
12 – O autor fala de um
mundo quase utópico (isto é, romântico), em que versos?
“... peixe no riacho e estradas para se
correr atrás de passarinhos.”
13 – Por que a música parece
ser a mimetização da mescla de tradição e transformação da vida social e
cultural brasileira?
Porque o autor
soube fotografar o costume, mas também apontar a insatisfação com esse costume,
cruzando toques do romantismo e modernismo, movimentos que supõem
contraditórios entre si.
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