EDITORIAL:
O INDIZÍVEL-A LUTA PELA EXPRESSÃO Antônio Soares Amora
Quando dizemos que conteúdo e forma são
concomitantes e indissolúveis em nosso espírito, não estamos a pensar em certos
mistérios da vida afetiva. Um exame de consciência, uma auto-observação
cuidadosa, revela-nos, na vida sentimental, por exemplo, fatos desta natureza:
experimentamos emoções, sentimos profundamente certos estados anímicos - e não
encontramos meios para os definir. Não é porventura frequente o caso de
simpatias e antipatias involuntárias? Quantas vezes não simpatizamos com uma
pessoa, sem nenhuma razão, sem nenhum motivo, sem que nada tenha feito essa
pessoa para receber nossa simpatia. Em casos como este temos consciência de
nosso estado de simpatia - mas não sabemos explicá-lo, nem defini-lo. É um
estado bem vivo em nós - e no entanto indefinível, ou indizível.
Muito mais que o homem comum, o
artista, vivendo mais intensamente a vida afetiva, sente esse indizível dentro
de si. E sua maior angústia espiritual é encontrar a expressão para essa
realidade visceralmente sentida, mas incompreendida. O drama do artista é
sempre a "luta pela expressão". E quando o artista consegue vencer a
impotência expressiva, e alguma cousa dizer das infinitas e misteriosas
ressonâncias de seu mundo interior - essa alguma cousa é sempre muito pouco em
face do que ficou incompreendido. Uma obra literária, em face do indizível que
ficou na alma do artista é, como diz Bergson, "franja residual" do
oceano infinito e inquieto das emoções. O progresso da linguagem e da
experiência humana é ininterrupto, suas conquistas são permanentes; mas o
mistério da vida é infinito, e a arte há de sempre lutar com o indizível.
Interpretação do texto:
1) "Quando
dizemos que conteúdo e forma são concomitantes e indissolúveis em nosso
espírito (...)". São concomitantes e indissolúveis porque:
a) a palavra e a forma é que
dão vida ao pensamento.
b) a essência precede a
palavra e juntos formam o pensamento.
c) o assunto e a
palavra nascem ao mesmo tempo e não há como separar um do outro.
d) a forma, posterior ao
pensamento, serve de veículo para que ele chegue até nós.
e) o pensamento, depois de formulado, liga-se à palavra e juntos formam a mensagem.
2) "(...) sentimos profundamente certos estados anímicos (...)"
Estados anímicos são estados de:
e) o pensamento, depois de formulado, liga-se à palavra e juntos formam a mensagem.
2) "(...) sentimos profundamente certos estados anímicos (...)"
Estados anímicos são estados de:
a) vontade.
b) expressão.
c) pensamento.
d) comportamento.
e) alma.
3) Dentre os trechos
abaixo, o único que NÃO apresenta o mesmo tema do texto de Antônio Soares Amora
é:
a) "Longe do estéril
turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No
aconchego
Do claustro, na paciência e
no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e
sofre, e sua!"
b) "O pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:
A Forma, espessa e fria, é
um sepulcro de neve...
E a Palavra pesada abafa a
Ideia leve
Que, perfume e clarão,
refulgia e voava."
c) "Quem o molde achará para a expressão de tudo?
Ai! quem há de dizer as
ânsias infinitas
Do sonho? e o céu que foge à
mão que se levanta?
E a ira muda? e o asco mudo?
e o desespero mudo?
E as palavras de fé que
nunca foram ditas?
E as confissões de amor que
morrem na garganta?!"
d) " - Como são lindos os teus grandes versos!
Que colorido
humano! que profundo
Sentido e que
harmonia generosa
Encerra, nos seus
símbolos diversos! ... "
e) "Prende a ideia fugaz; doma a rima bravia;
Trabalha ... E a obra, por
fim, resplandece acabada:
"Mundo, que as minhas
mãos arrancaram do nada!"
"Filha do meu trabalho!
ergue-te à luz do dia!"
"Posso agora morrer, porque
vives!" E o poeta
Pensa que vai cair, exausto,
ao pé de um mundo,
E cai - vaidade humana! - ao
pé de um grão de areia..."
4) "(...) realidade visceralmente sentida (...)"
A palavra
"visceralmente" quer dizer de modo
a) profundo.
b) moderado.
c) perfeito.
d) completo.
e) apaixonado.
5) Quanto ao gênero, podemos dizer que o texto estudado é:
a) um artigo
b) uma crônica
c) um editorial
d) um conto
e) um anúncio publicitário
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