Política de Privacidade

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE - MILTON NASCIMENTO - COM GABARITO

Música(Atividades): Bola de Meia, Bola de Gude

                                                 Milton Nascimento
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão

E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito

Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero

Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.

Entendendo a canção:


01 - Qual é o gênero do texto?                                  
     a) Uma narração
          b) Um poema
          c) Um anúncio
          d) Uma propaganda

      02 – Quantas estrofes aparecem no texto? Quantos versos o texto possui ao todo?
      São seis estrofes. E vinte e nove versos.

 03 – Quais estrofes possuem mais versos? Quantos versos as compõem?
      A primeira, a segunda, a quarta, a quinta e a sexta estrofe. São cinco versos.

 04 – Qual estrofe possui menos versos? Quantos versos a compõe?
      A terceira. Possui quatro versos.

 05 – Releia a primeira estrofe. O que o autor quis dizer?
          a) Que as crianças gostam muito dele, por isso o ajudam.
           b) Que em sua casa tem uma criança que está sempre o ajudando.
           c) Que em seu coração mora uma criança que o ajuda nas dificuldades.

 06 – O que o autor quis dizer com os versos abaixo? Marque a alternativa correta.    
a)   Que há uma bruxa fazendo bruxarias para ele.
          b) Que nas dificuldades o menino que vive em seu coração o ajuda.
           c) Que há um menino morando com a bruxa.

  07 – Releia a terceira estrofe e responda: Quais as coisas que o compositor acha que sempre devem existir?
       Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor.

  08 – Releia a quarta estrofe. O que o autor não consegue aceitar?
      Qualquer sacanagem ser coisa normal.

  09 – Todas as frases a seguir correspondem a momentos em que, segundo o texto, o autor pode contar com o apoio do menino que existe dentro dele, EXCETO:
      a) Quando o adulto balança.
      b) Quando o adulto fica triste.
      c) Quando o adulto fraqueja.
      d) Quando o adulto joga bola de gude.
  
   10 – Parafraseando a letra da música Bola de meia, bola de gude, em que    Milton Nascimento nos recorda que há um menino / há um moleque / morando sempre [em nosso] coração / toda vez que o adulto balança / ele vem para [nos] dar a mão, é fundamental refletir sobre o respeito por este menino moleque e suas formas de produzir cultura, a entender como é, e como são vistas as crianças e suas produções artísticas.

Sobre o trabalho com Artes no contexto escolar, avalie as asserções abaixo:
     I – Uma estratégia de ensino da arte precisa provocar os alunos sem impor limites estéticos, sem limitar o uso de cores, formas, traçados ou qualquer padronização.
    II – Uma estratégia de ensino da arte deve partir do pressuposto de que há como educar sem considerar o aluno por inteiro, sua cultura, necessidades, experiências, gosto e desejos.
    III – Uma estratégia de ensino da arte deve contemplar meramente os mais renomados artistas, pois o contexto cultural da criança poder ser pouco interessante.
   IV – Uma estratégia de ensino da arte necessita propor atividades de memorização, coordenação motora e repetição para que os alunos avancem.

É correto apenas o que se afirma em:
a)   I e IV.
b)   III e IV.
c)   I, II e III.
d)   I e II.
e)   I, II, III e IV.

   11 – O “eu poético” é um adulto que diz ter uma criança habitando seu coração. Em que momento da vida do adulto a criança se faz presente?
      Toda vez que o adulto balança, ou seja, diante de problemas, desafios e da tristeza.

   12 – Que referências do texto dizem respeito ao mundo da criança?
      “Bruxa”, “Bola de meia e bola de gude.”

   13 – Releia estes versos: “Há um passado no meu presente / Um sol bem quente lá no meu quintal.”
a)   Como você explica a expressão destacada?
Que o menino que ele foi um dia, ainda está presente nele adulto.

b)   Com base nesse raciocínio, qual o significado do segundo verso da dessa questão?
   O sol quente simboliza o calor, o aconchego, a proteção e também a luz. A referência a esse ambiente remete a ideia de segurança e proteção.

  14 – O “eu poético” diz “Pois não posso, não devo, não quero / Viver como toda essa gente insiste em viver.”
a)   Quem é “essa gente” a quem ele se refere?
Ele diz que não vai deixar de ser alegre, deixar o menino que vive nele morrer.

b)   Ao dizer “não posso, não devo, não quero”, o “eu poético” assume uma atitude diante das coisas que lhe considera erradas. Como ele quer viver?
      Ele quer viver acreditando nas coisas bonitas como: amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor.

   15 – O que o menino representa para o adulto nessa canção?
      O menino representa nós mesmos na forma mais pura r livre de toda a bagagem negativa que nós adquirimos ao longo dessa vida de ilusões eu somos ensinados a viver.

  16 – Pode-se dizer que o menino também representa para o adulto um amigo, aquele em quem ela busca apoio em sua caminhada pela vida? Explique.
      Sim. Pois na canção percebe que quando o adulto passa por dificuldades chama o menino para ampará-lo, dando-lhe força e coragem.



3 comentários:

  1. Penso que a questão 13 B, pode ter mais uma outra resposta... a 14 B também... penso que houve falha na diagramação das respostas pois a resposta da 14B é na veradade, a resposta da 13 B:
    "O sol quente simboliza o calor, o aconchego, a proteção e também a luz. A referência a esse ambiente remete a ideia de segurança e proteção."

    ResponderExcluir