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quinta-feira, 23 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES):ABSURDO - VANESSA DA MATA - COM GABARITO

Música(Atividades): Absurdo

                                                           Vanessa da Mata
Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo

Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está

Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz

Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui

Auto destrutivos,
Falsas vítimas nocivas?

Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados


Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava

Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão

Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro

Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi

Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar.

Interpretação da canção:

01 – Os fatos apresentado na canção podem ocorrer na nossa realidade atual? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Enumere os fatos narrados.
·        Mudança da natureza, na sua forma, o estado e o lugar;
·        Tapetes fartos de folhas e flores no chão;
·        Imagem infértil do desenho;
·        Desiquilíbrio que alimenta as pragas, alterando grão, alterando pão;
·        Sujamos rios, dependemos das águas.

03 – Por que desmatam tudo e depois reclamam do tempo?
      Porque com o desmatamento e agravado os processos erosivos, pois as árvores servem de anteparo para as gotas das chuvas, que escorrem pelos seu troncos, infiltrando-se no subsolo, ajudando a diminuir o escoamento artificial, evitando assim o impacto direto da chuva com o solo, evitando a desagregação.

04 – Qual o tempo verbal predominante na letra da música?
      Pretérito imperfeito – expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas não foi completamente terminado.

05 – Leia a letra da música e marque a alternativa CORRETA.
a)   A música exalta o progresso que foi possibilitado pela exploração dos recursos naturais, fato que trouxe inúmeros benefícios aos seres humanos.
b)   Há alguns anos, havia inúmeras belezas naturais no Brasil, hoje, entretanto, todas foram destruídas em virtude da ação do homem.
c)   Na letra da canção, encontram-se indícios de que o impacto da ação humana sobre a natureza provoca efeitos negativos que atingem o próprio ser humano.
d)   Apesar de lamentar o atual da natureza, a letra da música é finalizada com a exposição de expectativa de que a situação tende a melhor nos próximos anos.
e)   A busca pelo progresso das sociedades modernas justifica os impactos ambientais, por isso, a música aponta que o homem é o ser mais indicado para administrar os recursos naturais.

06 – Comente o tema tratado na composição musical.
      O tema é o descaso humano para com a natureza, e em nome do progresso passou a explorar o valor da vida.

07 – O eu lírico apresenta a natureza em dois momentos: o antes e o depois. Comprove esses momentos com palavras ou versos pertencentes à letra da canção.
      “Naqueles rios a gente banhava”.
      “Sujamos rios...”

08 – Comente os versos: “Desequilíbrio que alimenta as pragas / Alterado o grão, alterado o pão.”
      Com a transformação do meio ambiente são inevitáveis os usos de agrotóxicos para melhor controle da praga e para que haja aumento da produção as sementes tem alteração no DNA de sua composição, principalmente os grãos.

09 – Na música, o eu lírico afirma que a “mãe” sofre com a ingratidão do ser humano. De que “mãe” ele está se referindo?
      Refere-se a mãe natureza.

10 – Tomando por base o verso “Essa ideia do natural ser sujo”, produza um poema, atentando para o tema: “O lixo no ambiente escolar.”

Resposta pessoal do aluno.

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