Política de Privacidade

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- COM GABARITO

Questão 1 - Leia o texto abaixo.

O crescimento do cabelo

 Quem não curte um corte de cabelo estiloso para dar uma turbinada no visual?
  Nosso cabelo, assim como as unhas, nunca param de crescer. Por isso podemos cortá-lo de várias formas sem correr o risco de ficar com a cabeça pelada.
        O cabelo é um fio produzido por uma glândula que fica abaixo da pele. O pelo brota no folículo, que é uma espécie de tubo no qual as células produzem proteínas e queratina. Essas substâncias se acumulam em seu interior e são empurradas pra cima, endurecem e assumem a forma de um fio.
        Existem cabelos de todos os tipos: lisos, crespos, amarelos, vermelhos etc. A cor e a textura são determinadas por fatores genéticos.

Jornal Estado de Minas, p. 8, 12 jan. 2008. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

 No trecho “Essas substâncias se acumulam em seu interior e são empurradas pra cima...”, a expressão destacada substitui:
A) a proteína e a queratina.
B) as glândulas e a pele.
C) o cabelo e a unha.
D) os amarelos e os vermelhos.

Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Questão 2 - Leia o texto abaixo.


CURIOSIDADES PELO MUNDO

  Sabia que no Egito é uma tremenda falta de educação mostrar a sola dos pés, enquanto que encher uma xícara de chá até transbordar é um gesto superelegante. Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados, significa boa sorte (com certeza a mesa não teve sorte).
   No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada. Ah! Essa é superimportante, para o caso de você algum dia ir para Bulgária. É que lá, ao contrário daqui, balançar a cabeça para os lados significa “Sim”, e balançar para cima e para baixo significa “Não”. Bom, para terminar, se algum dia você estiver na Itália, saiba que levar uma garrafa de vinho em um jantar que você foi convidado é um grande insulto. E esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é uma falta de consideração com o alimento.
        Com essas dicas, aposto que se algum dia você viajar para alguns desses países não irá pagar tanto mico, se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos, e fazer a viagem valer a pena.

NEVES, Ana Paula. Disponível em: <http://www.pequenoartista.com.br/pa/bocao/jornal1.aspx> *Adaptado: Reforma Ortográfica. 

 A frase que expressa uma opinião é:
A) “Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados significa boa sorte...”.
B) “...esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é falta de consideração com o alimento.”.
C) “...se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos,..”.
D) “No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada.”.

Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Questão 3 - Leia o texto abaixo.

 A palavra “AHÁÁ!!”, no último quadrinho, está escrita com letras maiores
A) porque a palavra é sem sentido.
B) porque a palavra é pequena.
C) para enfatizar a reação de satisfação da mulher.
D) para enfatizar a reação de desespero do homem.

Descritor 14 – Identificar o efeito de sentido decorrente o uso da pontuação e de outras notações.

Questão 4 - Leia o texto abaixo.


Menina e Menino

   Nem sempre os colegas entendem a amizade entre meninos e meninas. Mas o melhor é não ligar para as piadinhas sobre namoro, assim a turma esquece o assunto. Se você encontrou uma pessoa legal, não interessa se é menino ou menina. Contar com um melhor amigo de outro sexo tem até vantagens.
 Afinal, assim você vai poder entender mais como as meninas ou os meninos pensam.

Revista Recreio, v. 6, n. 273, p. 12, jun. 2005. 

 O assunto desse texto é
A) a amizade entre menino e menina.
B) a forma de pensar das meninas.
C) o encontro com uma pessoa legal.
D) o respeito a pessoas diferentes.

Descritor 6 – Identificar o tema de um texto.

Questão 5- Leia o texto abaixo.


Clementina, a gata

  Clementina era uma gata de telhado, dessas gatas listradas. Vivia namorando, miando e tendo gatinhos. Mas era mais pra namoradeira do que pra mamadeira, quer dizer: não cuidava muito bem dos filhotes. Vivia esquecendo de dar de mamar.
     Ainda que Boby cuidava! Boby também era bassê, da mesma raça de Sua Avó. Se você não leu a história de Sua Avó, bem feito, vai pensar que estou falando de pessoa de sua família, Deus que me livre! É que Sua Avó era o nome de um cachorro que tive, quando era menina, da mesma raça de Boby, que tive quando meus filhos eram meninos.
        Boby cuidava dos gatinhos de Clementina. Só não dava de mamar, por motivo de Boby ser macho. Mas mãe como Boby nunca vi igual!
        Boby chamava Clementina de três em três horas, para a desalmada vir alimentar os gatinhos. Clementina, muito namoradeira, não queria vir, ficava requebrando em frente do portão, esquecida de que era uma senhora gata com obrigações familiares.

ORTHOF, Sylvia. Os bichos que tive. Salamandra, 2006, pág. 61. Fragmento.

 Na frase “Mas mãe como Boby nunca vi igual!”, o ponto de exclamação indica:
A) admiração.
B) dúvida.
C) indiferença.
D) negação.

Descritor 14- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Questão 6 - Leia o texto abaixo.


Disponível em: <http://universomutum.blogspot.com/html>.
Acesso em 12/06/09. 

 O humor desse texto está no fato de o menino
A) escolher uma lojinha com poucas opções.
B) levar a menina na loja em que tudo era barato.
C) mandar a menina escolher o presente que ela quisesse.
D) querer gastar dinheiro para impressionar a menina.

Descritor 13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Questão 7 - Leia o texto abaixo.


SAUDADES

Tenho saudades de muitas coisas
Do meu tempo de menininha:
Sentar no colo do meu pai,
Ninar boneca sem receios.
Chorar de medo da morte da mãe,
Sonhar com festa e bolo de aniversário,
Cantar com os anjos na igreja,
Ouvir as mágicas histórias de vovó,
Brincar de pique, de corda e peteca,
Acreditar em cegonhas, fadas e bruxas
E sobretudo no Papai Noel.
Será que quando for velhinha,
E já estiver caducando,
Vou viver tudo de novo?

JOSÉ, Elias. Cantigas de Adolescer. São Paulo:Atual, 2003. p.15.

 Nesse texto, quem fala que sente saudades é uma
A) boneca.
B) jovem.
C) menininha.
D) velhinha.

Descritor 10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


18 comentários:

  1. parabéns pela seleção dos textos e questões.

    ResponderExcluir
  2. Amo, respeito este saite. Aprendo muito! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. MANO O RUIM QUE JA VEM COM A RESPOSTA

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, alguém por favor indique
    Um site que tenha os descritores do 6° e 8° Anos. Obrigado. língua portuguesa

    ResponderExcluir
  5. Excelentes exercícios para preparar o meu neto para um processo seletivo. Parabéns, professora!

    ResponderExcluir
  6. Estão de parabéns os que fazem parte do extraordinário site para lá de educativo!

    ResponderExcluir
  7. Que atividade perfeita. Parabéns e obrigada

    ResponderExcluir