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sábado, 14 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS DE PORTUGUÊS COM DESCRITORES- ENEM- GABARITO

Leia o texto abaixo e responda à questão.

  
01) Com base nessa tirinha, pode:
A) achou que a notícia que ouvia em inglês era sobre invasão.
B) costumava assistir todos os dias às aulas de inglês pelo rádio.
C) entendeu de forma correta toda a aula o que ouviu em inglês.
D) fazia sempre tradução simultânea do inglês para o português.
E) tinha o hábito de ouvir músicas e notícias, em inglês, pelo rádio.

Descritor 4 - Inferir uma informação implícita no texto.

Leia o texto abaixo
       
Línguas são assunto de Estado   Diferentes nações escolhem diferentes soluções para o problema da penetração idioma estrangeiro, dependendo, entre outras coisas, da realidade social do país. Mas, em todas elas, a linguagem é tratada como questão de Estado. As nações procuram normatizar e regular os idiomas que utilizam, visando o processo de identidade nacional.
      A França, por exemplo, possui, além do francês, algumas outras línguas minoritárias faladas pela população como o bretão, o catalão e o basco.
      Há, na França, várias organizações dedicadas à língua francesa e à sua defesa contra os “estrangeirismos”. A legislação sobre o idioma francês é bastante detalhada. [...]
      Nos Estados Unidos, além do inglês, o espanhol é amplamente falado, em decorrência da forte presença de imigrantes hispano-americanos. [...]
      O tratamento do tema nos Estados Unidos é bem mais flexível que na França. A Constituição norte-americana, por exemplo, não estabelece o inglês como língua oficial [...]. Isso não impede que haja tentativas de se adotar leis restritivas – como a proposição 227 na Califórnia, que, se aprovada, obrigará todas as escolas daquele estado a ministrar as aulas em inglês.
      O espanhol é hoje a segunda língua mais falada nos Estados Unidos. [...] A mistura entre inglês e espanhol atingiu tal nível que já se cunhou um novo termo para descrevê-la: o spanglish.

 Acesso em 15/12/2006.

02) O tema desse texto é:
A) invasão de idiomas estrangeiros.
B) língua e identidade nacional.
C) normatização de idiomas oficiais.
D) presença marcante de imigrantes.
E) quantidade de línguas minoritárias.

Descritor 6 - Identificar o tema de um texto.


03) A finalidade desse texto é:
A) analisar idiomas.
B) apresentar informações.
C) criticar legislação.
D) defender estrangeirismos.
E) emitir opiniões.

Descritor 12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Leia o texto abaixo


Tramas que atravessam noites

      Diz a história que Scherazade, uma jovem bela e inteligente, convence seu pai, o vizir, a levá-la ao palácio do sultão para casar-se com ele, apesar de saber que, após a noite de núpcias, seu destino seria a morte por decapitação. Traído pela primeira esposa, o sultão já se vingara da infidelidade da mulher assassinando inúmeras moças do reino. Apesar dos protestos do pai, a jovem decide interromper a saga de crueldade. Mas, antes de sair de casa, diz à irmã caçula que entre no quarto, na primeira noite, onde estará com o marido e peça a ela, pouco antes do nascer do dia, que lhe conte o último de seus contos maravilhosos. A história que Scherazade conta à irmãzinha atrai a atenção do sultão, que decide poupar sua vida para continuar a acompanhar a narrativa na noite seguinte. E assim, fiando histórias, tecendo ciclos de contos, a jovem atravessa mil e uma noites e se mantém viva, ganhando por fim (embora algumas versões sejam controvertidas) o amor do marido.

Revista Mente Cérebro, Duetto editorial, Edição nº 197. p. 4.

04) O enredo desse texto se desenvolve a partir da:
A) decisão de Scherazade de interceptar a repetição mortífera da dor do sultão.
B) da infidelidade da mulher do sultão como causa de seu sofrimento.
C) história contada por Scherazade à irmã todas as noites após o casamento.
D) resistência do pai de Scherazade à realização do casamento com o sultão.
E) vitória de Scherazade ao conseguir conquistar o amor do marido.

Descritor 10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.


05) No trecho, “seu destino seria a morte por decapitação.”, a palavra destacada refere-se”:
A) ao sultão.
B) ao vizir.
C) a Scherazade.
D) à irmã caçula.
E) à primeira esposa.

Descritor 2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Leia os textos abaixo.


Você é a favor de clones humanos?
Texto 1
      Engana-se quem pensa que o clone seria uma cópia perfeita de um ser humano. Ele teria a aparência, mas não a mesma personalidade. Já pensou um clone do Bom Jovi que detestasse música e se tornasse matemático, passando horas e horas falando sobre hipotenusa, raiz quadrada e subtração? Ou o clone de Brad Pitt se tornando padre? Ou o do Tom Cavalcante se tornando um executivo sério e o do Maguila estudando balé? Estranho, não? Mas esses clones não seriam eles e, sim, a sua imagem em forma de outra pessoa. No mundo, ninguém é igual. Prova disso são os gêmeos idênticos, tão parecidos e com gostos tão diferentes. Os clones seriam como as fitas piratas: não teriam o mesmo valor do original. Se eu fosse um clone, me sentiria muito mal cada vez que alguém falasse: “Olha lá o clone da fulana”. No fundo, no fundo, eu não passaria de uma cópia.
                                                                      Alexandra F. Rosa, 16 anos, Francisco Morato. SP.



Texto 2
      O mundo tem de aprender a lidar com a realidade e com as inovações que acontecem. Ou seja, precisa se sofisticar e encontrar caminhos para os seus problemas. Assistimos à televisão, lemos jornais e vemos que existem muitas pessoas que, para sobreviver, precisam de doadores de órgãos. Presenciamos atualmente aqui no Brasil e também em outros países a tristeza que é a falta de doadores. A clonagem seria um meio de resolver esse problema! [...]
Fabiana C. E. Aguiar, 16 anos, São Paulo, SP.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Revista Atrevida, n. 34. 2002.

06) Sobre “Clones humanos”, o Texto 2, em comparação ao Texto 1, apresenta uma opinião:
A) científica.
B) complementar.
C) contrária.
D) preconceituosa.
E) semelhante.

Descritor 21- Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Leia o texto abaixo


Amor à primeira vista

        Papel, plástico, alumínio. Modernas embalagens industrializadas são essencialmente confeccionadas com essas três matérias-primas. Mas o resultado está longe de ser monótono.
        Desde que os especialistas em vendas descobriram que a embalagem é um dos primeiros fatores que influenciam a escolha do consumidor, ela passou a ser estudada com mais atenção. Atualmente, estampa cores fortes, letras garrafais e formatos curiosos na tentativa de chamar a atenção nas prateleiras dos supermercados. Produtos infantis, por exemplo, apelam para desenhos animados ou super-heróis da moda para derrubar a concorrência. Provavelmente é o caso do achocolatado que você toma de manhã, do queijinho suíço do meio da tarde e até mesmo da sopinha da noite.
        Essas embalagens despertam o interesse dos consumidores muitas vezes, eles levam o produto para casa mais porque gostaram de sua roupagem do que pelo fato de apreciarem o conteúdo. [...]

07) Um argumento que sustenta a tese de que “a embalagem agora é uma forma de conquistar o consumidor” é que:
A) a embalagem passou a ser mais bem cuidada.
B) a embalagem tem formatos muito curiosos.
C) a embalagem objetiva vestir bem os produtos.
D) os produtos infantis trazem os super-heróis.
E) os consumidores são atraídos pela embalagem.

Descritor 8 - Estabelecer a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.


Leia o texto abaixo e responda às questões 08, 09 e 10

A melhor amiga do homem
 Diogo Schelp

      Devemos muito à vaca. Mas há quem a veja como inimiga. A vaca, aqui referida como a parte pelo todo bovino, é acusada de contribuir para a degradação do ambiente e para o aquecimento global. Cientistas atribuem ao 1,4 bilhão de cabeças de gado existentes no mundo quase metade das emissões de metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Acusam-se as chifrudas de beber água demais e ocupar um espaço precioso para a agricultura.
      O truísmo inconveniente é que homem e vaca são unha e carne. [...] Imaginar o mundo sem vacas é como desejar um planeta livre dos homens – uma ideia, aliás, vista com simpatia por ambientalistas menos esperançosos quanto à nossa espécie. “Alterar radicalmente o papel dos bovinos no nosso cotidiano, subtraindo-lhes a importância econômica, pode levá-los à extinção e colocar em jogo um recurso que está na base da construção da humanidade e, por que não, de seu futuro”, diz o veterinário José Fernando Garcia, da Universidade Estadual Paulista em Araçatuba. [...]
      A vaca tem um papel econômico crucial até onde é considerada animal sagrado. Na Índia, metade da energia doméstica vem da queima de esterco. O líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), que, como todo hindu, não comia carne bovina, escreveu: “A mãe vaca, depois de morta, é tão útil quanto viva”. Nos Estados Unidos, as bases da superpotência foram estabelecidas quando a conquista do Oeste foi dada por encerrada, em 1890, fazendo surgir nas Grandes Planícies americanas o maior rebanho bovino do mundo de então. “Esse estoque permitiu que a carne se tornasse, no século seguinte, uma fonte de proteína para as massas, principalmente na forma de hambúrguer”, escreveu Florian Werner. [...] Comer um bom bife é uma aspiração natural e cultural. Ou seja, nem que a vaca tussa a humanidade deixará de ser onívora.

Revista Veja. p. 90-91, 17 jun. 2009. Fragmento.


08) De acordo com o autor desse texto,
A) a agricultura é mais preciosa do que a pecuária.
B) a dependência entre o homem e a vaca é real.
C) a importância econômica da vaca é unanimidade.
D) o ser humano gosta de comer um bom bife.
E) os EUA hoje possuem o maior rebanho bovino.

Descritor 14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.


09) O autor usa a parte pelo todo para se referir à vaca em:
A) “Acusam-se as chifrudas...”.
B) “...homem e vaca são unha e carne”.
C) “...o papel dos bovinos...”.
D) “...animal sagrado.”.
E) “...nem que a vaca tussa...”.

Descritor 18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.


10) No trecho, “Ou seja, nem que a vaca tussa a humanidade deixará de ser onívora.” a expressão destacada tem o sentido de um fato:
A) absurdo.
B) admissível.
C) estimado.
D) impossível.
E) possível.

Descritor 3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.


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