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domingo, 6 de agosto de 2017

TEXTO - A LUTA DAS MULHERES - BARACK OBAMA - COM GABARITO


A LUTA DAS MULHERES

        Nos anos de 1960, enquanto os negros lutavam por direitos que a sociedade lhes negava, as mulheres também mostraram sua força. O movimento feminista vinha mobilizando milhões de mulheres no mundo todo desde o final do século XIX. No ano de 1960, no entanto, a liberação ao público da pílula anticoncepcional marcou o início de uma verdadeira revolução sexual. A pílula, que passou a ser vendida em qualquer farmácia, permitia à mulher decidir se queria ou não engravidar e possibilitava a ela uma vida sexual mais intensa. As mulheres passaram a debater e denunciar a crença vigente na época de que a mulher era incapaz para a vida intelectual e de que era naturalmente inferior ao homem.
       
Nos anos 60, escritoras como Betty Friedan e Simone de Beauvoir inspiraram o movimento feminista. Esta última, autora de vários livros muito lidos na época, dizia que a mulher não nasce obediente, passiva ou dependente; é a educação machista que a faz aceitar a dominação masculina. Daí a necessidade de se libertar da educação repressora e buscar a autorrealização. A moda dos anos 60 também ajudou na construção dessa nova mulher, menos tímida e mais confiante. Nas fotos a seguir, a calça estilo saint-tropez (à direita) e a minissaia (à esquerda) são invenções daquele tempo.
       
As mulheres dos anos de 1960 engajaram-se também na luta política. Em várias partes do mundo, surgiram organizações femininas que promoviam debates, cursos, publicações e levavam milhares de manifestantes às ruas para exigir salários e direitos iguais aos dos homens, a aprovação do divórcio e o direito a certo número de vagas no funcionalismo público e nas universidades. Nas últimas décadas, as mulheres têm conquistado espaço considerável nas mais diferentes áreas da vida social, sobretudo no mundo do trabalho, mas o machismo continua existindo e é facilmente perceptível, por exemplo, quando se observa o comportamento dos homens no trânsito.

1 – Observe a foto da próxima página.
a)     Há indícios de que a foto é da década de 1960? Quais?
SIM. Há alguns indícios, como, por exemplo, a minissaia, a armação dos óculos do rapaz, o conteúdo dos cartazes, etc.

b)    O que essa passeata de mulheres reivindica?
A passeata reivindica, entre outras coisas, igualdade de salários entre homens e mulheres, como se pode concluir pelos dizeres do cartaz que a moça de minissaia branca ostenta: “Equal pay for equal jobs”.

2 – Para a escritora feminista Simone de Beauvoir, a mulher não nasce obediente, passiva ou dependente: é a educação machista que a faz aceitar a dominação masculina. Vocês concordam com essa afirmação?
     Resposta pessoal em grupo. Ao desvelar o papel da educação machista e repressora na conformação da mulher subserviente, a chamada “rainha do lar”, a questão pode ajudar o alunado a superar a visão inserida no senso comum, segundo a qual a mulher é naturalmente passiva e dependente do homem. Desnaturalizar um fenômeno ou processo é uma das funções principais da História.

3 – É comum ouvirmos a expressão “Só podia ser mulher!!!” quando alguém faz uma barbeiragem no trânsito.
a)     O que essa afirmação indica?
É indício do machismo que continua presente na sociedade brasileira.

b)    O que pode ser feito para mudar esse tipo de comportamento?
Resposta pessoal dos alunos: Comentar que o machismo no Brasil é um fenômeno inscrito na longa duração, e que as mudanças no campo dos comportamentos e valores são mais lentas do que as políticas e econômicas.
     

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