Política de Privacidade

sábado, 22 de julho de 2017

FILME(ATIVIDADES): VERÔNICA - SINOPSE - INTERPRETAÇÃO COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): VERÔNICA


        Andreia Beltrão faz o papel de Verônica, uma professora de escola pública que, igual a muitas de sua profissão, ganha pouco, sonha em acertar na loteria, enfrenta uma sala de aula lotada de crianças barulhentas e, apesar disso tudo, procura fazer o melhor que pode em seu trabalho. Mora sozinha num quartinho apertado, tem uma mãe doente e enfrenta um processo de separação. Uma vida nada fácil, porém bem previsível, até que um dia um simples favor que ela presta a uma colega de trabalho irá mudar sua rotina para sempre. Ela não imaginava que deixar um de seus alunos na casa dele iria causar tanto rebuliço. A partir desse dia, ela precisaria se esconder dos traficantes para salvar o garotinho que ficará repentinamente órfão e não tinha para onde ir.
        O filme traz cenas de bastante tensão como quando Verônica corre com o garoto para tentar se esconder dos bandidos. Traz também momentos de muita ternura, como quando ela decide adotar o menino. O envolvimento dos policiais com o tráfico é a realidade retratada no filme, que também se preocupou em mostrar que ainda existem policiais isentos de corrupção. O filme, no todo, é agradável de se vê não só pela correria de Verônica sob estampidos de tiros, como pelo perfil de mulher estampado, corajosa, guerreira, cheia de caráter e pela tocante mudança nos corações dos personagens (Verônica e seu aluno), que constroem uma sólida relação de afeto em meio ao drama que vivenciam.

Exemplo de atividades sobre o filme Verônica.
I – Organização do roteiro.
     01 – Relacione às cenas à devida organização dos fatos:
(1)  Situação inicial de ausências de conflito.
(2)  Cria-se uma expectativa para os personagens.
(3)  Quebra da expectativa.
(4)  Explode o conflito.
(5)  Busca a solução do conflito.
(6)  Clímax (auge da tensão).
(7)  Solução do conflito.

VERÔNICA:
( 4 ) Foge dos traficantes.
( 1 ) Dá aulas e reclama da vida.
( 6 ) Enfrenta seus adversários face a face.
( 5 ) Procura a ajuda de pessoas como o ex-marido, Celma, uma amiga de escola.
( 7 ) Consegue fugir para fora da cidade com a criança com a ajuda do ex-marido.
( 3 ) Ao tentar deixar o garoto em casa, descobre que os pais dele foram assassinados.
( 2 ) Leandro ganha um pen drive, seus pais são mortos e ninguém aparece para busca-lo na escola.

II – Compreensão do filme:
     02 – Como Verônica é caracterizada?
             Uma professora de escola pública, ganha pouco e sonha em acertar na loteria.

     03 – Que objetivo funciona como o fio condutor da história?
             Pen-drive.

     04 – O filme é composto de vários picos de tensão. Cite três momentos desses.
             1° - Quando Verônica vai levar o menino em casa e descobre que os pais foram assassinados.
             2° - Quando os policiais vão na escola e Verônica diz que não sabe de Leandro, e ele estava no banheiro.
             3° - No final, quando o policial amigo do ex-marido vai atirar nela, e o ex-marido atira primeiro nele, a salvando.

     05 – O encadeamento de ações acarreta transformações nos personagens. Que mudança ocorreu nos planos de vida da Verônica?
             De uma vida pacata de professora, para uma fugitiva da polícia corrupta e dos traficantes.

III – Interpretação dos dados do filme:

     06 – O pai de Leandro previa ser morto? Quais as causas da morte no tráfico de drogas? E como combater o tráfico?
          As causas são dívidas com traficantes, confronto pelo controle de pontos de drogas, por desacerto entre criminosos, e em alguns casos quando descobre um X-9 (informante) entre eles, que foi o caso do pai de Leandro.
          Apesar de vigorosas tentativas realizadas pela polícia e justiça das mais diversas nações, o mal continua a alastrar-se. Enquanto parte da sociedade estiver voltada ao consumo de entorpecentes, os cartéis encontrarão uma forma de levar a droga até eles – custe o que custar. Só podemos banir a droga se o consumidor, o próprio indivíduo se desinteressar por ela.

      07 – O filme denuncia muitas questões sociais. Cite algumas dessas questões.
          Denuncia – violência nas favelas próxima a escola; corrupção de policiais; tráfico de drogas; entre outros.

      08 – A escolha do local nunca é por acaso. Por que a história se passa no Rio de Janeiro?
          Por ser um local com o maior número de favela e conflito entre polícia e traficantes.

IV – Intertextualidade:
      09 – O que chama a atenção no filme é seu poder de verossimilhança (de parecer possível a história acontecer). Nesse aspecto, diferencia-se do romantismo, no qual tudo é idealizado. No entanto, Verônica tem algo em comum com as heroínas românticas? O que?
          Sim, pois tem perfil feminino, como as mulheres fantásticas do romantismo que, ao mesmo tempo são delicadas e fortes, submissas e sedutoras. São mulheres que, mesmo sob um olhar romântico, em uma época onde não se cogitava que a mulher tivesse o poder de decisão, apresentam outra postura, não são submissas ao sistema da sociedade vigente.

V – Produção textual:
      10 – Escolha uma cena do filme e descreva-a de forma envolvente.
          Resposta pessoal.

     

2 comentários: