Política de Privacidade

domingo, 2 de julho de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): A ROSA DE HIROSHIMA(SECOS E MOLHADOS)- COM GABARITO

A ROSA DE HIROSHIMA
 (Secos e molhados)


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pesem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

Mas só não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
Da rosa, da rosa
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e invalida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rose sem nada.
                                                   (Vinícius de Moraes)

1. Qual é o tema deste poema?
     Refletir sobre as consequências do bombardeio nuclear nas cidades japonesas - 2ª guerra nuclear.     
 
2. Retire do poema palavras que nos remetem imediatamente ao seu tema.
     Hiroshima, radioativo, atômica.

3. O poema pode ser dividido em duas partes causa e consequências. Identifique-as.
     Primeira parte:
     Pensem nas crianças
     Mudas telepáticas
     Pensem nas meninas
     Cegas inexatas
     Pensam nas mulheres
     Rotas alteradas
     Pensem nas feridas
     Como rosas cálidas.
    
     Segunda parte:
     Mas, oh, não se esqueçam
     Da rosa da rosa
     Da rosa de Hiroshima
     A rosa hereditária
     A rosa radioativa
     Estúpida e inválida
     A rosa com cirrose
     A anti-rosa atômica
     Sem cor, sem perfume
     Sem rosa, sem nada.
    
4. Explique a metáfora expressa em “A rosa de Hiroshima”.
     Rosa devido a imagem da bomba quando toca o solo e explode, o autor descreveu como rosa que destrói.

5. Que sensações o poema provoca em você? Justifique.
     Resposta pessoal. Sugestão: sofrimento / dor / revolta.

6. Explique as expressões destacadas:
     “Sem cor, sem perfume
     Sem rosa, sem nada”
     Sem perfume agradável de uma rosa o autor descreve a bomba como destruidora, uma rosa destruidora.

7. Identifique a opção que completa corretamente o enunciado a seguir e justifique sua escolha.
Pode-se afirmar que o texto cumpre seu objetivo, pois...
     a) simplesmente passa informações;
     b) provoca emoções e reflexões;
     c) serve de diversão;
     d) modifica o comportamento

8. Observe as expressões destacadas em cada item a seguir e explique a quais conseqüências da utilização da bomba atômica elas se referem.
“Pesem nas crianças
Mudas telepáticas”
     As crianças não falavam ao presenciar a cena e em que pensavam no momento.
“Pensem nas meninas
Cegas inexatas”
     São as que morreram e as que continuaram vivendo com aquele medo.
“Pensem nas mulheres
Rotas alteradas.”
     Referem-se as que não mais poderiam ter filhos.
“A rosa hereditária
     Pelas sequelas que a radiação deixou em todos os que moravam lá.
A rosa radioativa
     A bomba aqui simbolizada por uma rosa: que se abre, uma rosa vermelha: a do fogo e o sangue.
Estúpida e inválida”
     A estupidez e crueldade de se lançar uma bomba sobre aquele povo.



4 comentários: