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terça-feira, 27 de junho de 2017

SIMULADO - VOZES VERBAIS- ATIVA/PASSIVA/REFLEXIVA- OBJETO DIRETO/INDIRETO- QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

VOZES VERBAIS-  ATIVA/PASSIVA/REFLEXIVA- OBJETO DIRETO/INDIRETO- QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

1 – (MACKENZIE) – Transpondo-se para a voz passiva analítica a oração. O menino ia assinalando as respostas numa folha, obtém-se a forma verbal:
a)     Foram assinaladas.
b)    Tinham sido assinaladas.
c)     Iam sendo assinaladas.
d)    Eram assinaladas.
e)     Seriam assinaladas.

2 – (FUVEST) – A ferida foi reconhecida grave.
                                                                       Machado de Assis. A causa secreta.
A transposição de frase acima para voz ativa está corretamente indicada em:
a)     Reconheceu-se a ferida como grave.
b)    Reconheceu-se uma grave ferida.
c)     Reconheceram a gravidade da ferida.
d)    Reconheceu-se que era uma ferida grave.
e)     Reconheceram como grave a ferida.

3 – (FUVEST) – Se passarmos para a voz ativa a frase: O francês da Willians foi derrotado pela chuva, mantendo tempo e modo verbais, o verbo da frase resultante deverá assumir a forma:
a)     Havia derrotado.
b)    Derrotara.
c)     Derrotou.
d)    Derrotaria.
e)     Derrotava.

4 – (FEI) – Dê a função do se em:
a)     Paralisara-se a outra mão...
O se é pronome apassivador.
b)    Se Maria topasse com um desconhecido...
Conjunção subordinativa condicional.
c)     Depreende-se ter havido uma conversa... -
Pronome apassivador.

5 – (SANTA CASA) – Transpondo para a voz ativa a frase: O processo deve ser revisto pelos dois funcionários, obtém-se a forma verbal.
a)     Deve-se rever.
b)    Será revisto.
c)     Devem rever.
d)    Reverão.
e)     Rever-se-à.

6 – (SANTA CASA) – Transpondo para a voz passiva a oração: O faro dos cães guiava os caçadores, obtém-se a forma verbal.
a)     Guiava-se.
b)    Ia guiando.
c)     Guiavam.
d)    Eram guiados.
e)     Foram guiados.

7 – (OSEC) – Em... uns diziam isto; outros aquilo... colocando-se o verbo na voz passiva, temos:
a)     Tinham dito.
b)    Foi dito.
c)     Era dito.
d)    Seria dito.
e)     Haviam dito.

8 – (MAUÁ) – Passe para a voz:
a)     Ativa: ... de onde não pudessem ser vistos por ele.
De onde ele não os pudesse ver.
b)    Passiva: ... Quando eu já estava barbeando o bandido...
Quando o bandido já estava sendo barbeado por mim.

9 – (MED-TAUBATÉ) – Assinale o item em que há erro na conversão da frase da voz ativa para a voz passiva (com verbos transitivos diretos e indiretos).
a)     São ótimos os livros com que o professor te presenteou.
São ótimos os livros que te foram presenteados pelo professor.
b)    Esta manhã uma jovem deu à luz três gêmeas.
Esta manhã três gêmeas foram dados à luz por uma jovem.
c)     Comunicaram-nos que ele chegaria hoje.
Foi-nos comunicado que ele chegaria hoje.
d)    Cientificamo-lo de que chegaríamos hoje.
Ele foi cientificado por nós de que chegaríamos hoje.
e)     Avisaram-no dos perigos (ou avisaram-lhe os perigos).
Ele foi avisado dos perigos (ou foram-lhe avisados os perigos).

10 – (ENG. ITAJUBÁ) – Transforme segundo o modelo:
--- Foi socorrido por amigos.
--- Amigos socorreram-no.
a)     Foste ajudado por muitos.
Muitos te ajudaram.
b)    Fomos aconselhados pelos mestres.
Os mestres nos aconselharam.

11 – (MED. POUSO ALEGRE) – Todos os verbos abaixo estão na voz passiva, exceto:
a)     Os portões foram fechados pelo faxineiro.
b)    Não se encontram mais artigos bons.
c)     Os livros foram comprados pelo aluno.
d)    Até domingo ela já terá chegado.
e)     Os documentos foram encontrados.

12 – (VIÇOSA) – A passiva sintética está correta em todos os itens, exceto.
a)     Fala-se, aqui, uma bela língua.
b)    Assistiu-se o enfermo com desvelo.
c)     Procedeu-se à verificação de aprendizagem.
d)    Ouviu-se um barulho estranho.
e)     Abriu-se uma clareira naquela mata.

13 – (FEI) – Transformar a voz passiva analítica em passiva sintética, conservando o modo e o tempo.
Modelo: Foi vendida a casa. Vendeu-se a casa.
Hoje não são mais feitos carros como antigamente.
Hoje não se fazem mais carros como antigamente...

14 – (MACKENZIE) – Assinale a única alternativa em que há agente da passiva.
a)     Nós seremos julgados pelos nossos atos.
b)    Olha essa terra toda que se habita dessa gente sem lei, quase infinita.
c)     Agradeço-lhe pelo livro.
d)    Ouvi a notícia pelo rádio.
e)     Por mim, você pode ficar.

15 – (MED. CATANDUVA) – Assinale a alternativa errada:
a)     Creio que hão de existir razões.
b)    Ouviram-se lindas melodias.
c)     Amanhã vai fazer dois anos que eles vieram ao Brasil.
d)    Assistiu-se a dois bons espetáculos.
e)     Nenhumas das anteriores.

16 – Na frase de Machado de Assis: Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros e acabou recitando-me versos, os pronomes destacados exercem função sintática, respectivamente, de:
a)     Objeto indireto e objeto indireto
b)    Objeto indireto e objeto direto.
c)     Objeto direto e objeto direto.
d)    Objeto direto e objeto indireto.
e)     Objeto direto e sujeito de infinitivo.

17 – Nas frases de Machado de Assis: Um dia apareceu por ali vendendo-se por médico e José Dias deixou-se estar calado, suspirou e acabou confessando que não era médico, a palavra se exerce função sintática, respectivamente, de:
a)     Objeto indireto e objeto direto.
b)    Objeto direto e objeto direto.
c)     Objeto direto e sujeito de infinitivo.
d)    Adjunto adnominal e objeto direto.
e)     Adjunto adnominal e objeto indireto.

18 – Leia o trecho de Machado de Assis: Quando meu pai morreu, a dor que o pungiu foi enorme, disseram-me, não me lembra. Minha mãe ficou-lhe muita grata e não consentiu que ele deixasse o quarto da chácara; ao sétimo dia, depois da missa, ele foi despedir-se dela.
O pronome me exerce função sintática, respectivamente, de:
a)     Objeto indireto e objeto indireto.
b)    Objeto direto e objeto indireto.
c)     Objeto indireto e objeto direto.
d)    Objeto direto e objeto direto.
e)     Objeto direto e adjunto adnominal.

19 – Os pronomes lhe e se são, respectivamente:
a)     Adjunto adnominal e objeto direto.
b)    Complemento nominal e objeto direto.
c)     Complemento nominal e partícula de realce.
d)    Objeto indireto e parte integrante do verbo.
e)     Complemento nominal e parte integrante do verbo.

20 – (MED. ITAJUBÁ) – Todas as frases estão na voz passiva, exceto:
a)     Fazia-se a relação dos livros novos.
b)    Estuda-se novo processo de irrigação.
c)     Trata-se sempre do mesmo problema.
d)    Projetava-se um grande frigorífico.
e)     Arrisca-se a vida por tão pouca coisa.

21 – Associe pelo código:
1 – Voz ativa.
2 – Voz passiva.
3 – Voz reflexiva.
a)     ( 2 ) Os maus serão sempre temidos ou odiados.
b)    ( 1 ) Os tropeiros carregaram as mulas.
c)     ( 2 ) A cidade foi sitiada pelo inimigo.
d)    ( 2 ) A cidade esteve sitiada pelo inimigo.
e)     ( 2 ) A cidade ficou sitiada pelo inimigo.
f)      ( 1 ) Sitiaram a cidade.
g)     ( 2 ) A cidade seria sitiada.
h)    ( 1 ) O diretor se impacientava sem razão.
i)       ( 1 ) Nós nos afastaremos imediatamente.
j)       ( 3 ) Dulce traiu-se.
k)     ( 2 ) Dulce foi traída pelos gestos.
l)       ( 1 ) Contar-te-ei, agora, os fatos.
m)  ( 2 ) Talvez as provas sejam corrigidas ainda hoje.
n)    ( 1 ) O sol se erguia no horizonte.

22 – (MED. TAUBATÉ) – Na frase: Encontraram-se os livros indicados nas livrarias, assinalar o sujeito:
a)     Nas livrarias.
b)    Os livros indicados.
c)     Sujeito indeterminado.
d)    Não existe sujeito.
e)     Sujeito oculto.

23 – (BRÁS CUBAS) – Assinale a alternativa em que ocorre uma voz passiva pronominal.
a)     Vive-se muito bem no Brasil.
b)    Encerram-se hoje as inscrições.
c)     O menino feriu-se por acaso.
d)    Nenhuma das anteriores.

24 – Assinale a alternativa correta de acordo com o código abaixo, das frases a seguir.
a)     Pronome reflexivo – objeto direto.
b)    Pronome reflexivo – objeto indireto.
c)     Pronome recíproco – objeto direto.
d)    Pronome recíproco – objeto indireto.
e)     Nenhuma das alternativas.
( a ) A verdade é que o marinheiro não se matou.
( b ) Ele arroga-se o direito de intervir.
( b ) O aluno dá-se muita importância.
( c ) Os dois amam-se como irmãos.
( c ) Entreolharam-se com desprezo.
( d ) Eles se deram bofetadas.
( c ) Os chefes cumprimentaram-se friamente.
( b ) Ele se outorga títulos.
( d ) Os professores deram-se provas de amizade.
( d ) Avó e neta queriam-se muito.
( e ) Contavam-se dele coisas muito bonitas.
( e ) Há coisas que melhor se dizem calando.
( a ) A serpente enrola-se na própria cauda.
( e ) Aqui, trabalha-se com prazer.
( a ) O lagarto esconde-se na toca.
( e ) Pedro foi-se embora.
( e ) Verei se posso ir.

25 – Em: Ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, ... a expressão destacada funciona como:
a)     Complemento nominal.
b)    Predicativo do sujeito.
c)     Objeto direto.
d)    Sujeito composto.
e)     Objeto indireto.

Texto para as questões abaixo.
Creio que nem sempre fui egoísta e brutal. A profissão é que me deu qualidades tão ruins.
E a desconfiança terrível que me aponta inimigos em toda a parte!
A desconfiança é também consequência da profissão.
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
Se Madalena me via assim, com certeza me achava extraordinariamente feio.
Fecho os olhos, agito a cabeça para repelir a visão que me exibe essas deformidades monstruosas.
A vela está quase a extinguir-se.
Julgo que delirei e sonhei com atoleiros, rios cheios e uma figura de lobisomem.
Lá fora há uma treva dos diabos, um grande silêncio. Entretanto o luar entra por uma janela fechada e o nordeste furioso espalha folhas secas no chão.
É horrível! Se aparecesse alguém... Estão todos dormindo. Se ao menos a criança chorasse... Nem sequer tenho amizade a meu filho. Que miséria!
Casimiro Lopes está dormindo. Marciano está dormindo. Patifes!

                                                                                                     Graciliano Ramos.

26 – No primeiro parágrafo, o pronome oblíquo me exerce função sintática de:
a)     Objeto indireto.
b)    Objeto direto.
c)     Complemento nominal.
d)    Adjunto adnominal.
e)     Sujeito do infinitivo.

27 – Em: Foi este modo de vida que me inutilizou, o pronome obliquo me exerce função sintática de:
a)     Sujeito de infinitivo.
b)    Complemento nominal.
c)     Adjunto adnominal.
d)    Objeto direto.
e)     Objeto indireto.

28 – Em: Se Madalena me via assim, com certeza me achava extraordinariamente feio, a palavra se é:
a)     Pronome reflexivo.
b)    Parte integrante do verbo.
c)     Conjunção subordinativa condicional.
d)    Partícula de realce.
e)     Objeto indireto.

29 – A oração Se Madalena me via assim ... com verbo na voz passiva, fica:
a)     Se eu era visto assim por Madalena...
b)    Se eu fosse visto assim por Madalena...
c)     Se me vissem assim por Madalena...
d)    Se tivesse sido visto por mim e Madalena...
e)     Se Madalena me tivesse visto assim...

30 – No período Entretanto o luar entra por uma janela fechada e o nordeste furioso espalha folhas secas no chão. A forma verbal espalha na voz passiva passa a ser:
a)     Eram espalhadas.
b)    Foi espalhada.
c)     Foram espalhadas.
d)    Espalhou-se.
e)     São espalhadas.

31 – Em. Por mais que tivessem colocado obstáculos a minha entrada no clube, não o conseguiram, pois minhas credenciais estavam em ordem, colocando-se os verbos na voz passiva, obtêm-se as formas.
a)     Fossem colocados – seria conseguido.
b)    Fosse colocado – será conseguido.
c)     Tivessem sido colocados – será conseguido.
d)    Tivessem sido colocados – seriam conseguidos.
e)     Seriam colocados – seria conseguido.



VERBOS/FORMAS VERBAIS/CONJUGAÇÃO/INFINITIVO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

VERBOS/FORMAS VERBAIS/CONJUGAÇÃO/INFINITIVO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO


1 – (UNICAMP) – As gramáticas costumam definir os tempos verbais de forma simplificada. C. Cunha e L. Cintra, por exemplo, em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo dizem que o futuro designa um fato ocorrido após o momento em que se fala. Observe como Bastos Tigre joga com essa noção de futuro para dar uma interpretação engraçada do sétimo mandamento:
Não furtarás – prega o Decálogo e cada homem deixa para amanhã a observância do sétimo mandamento.

                 (Citado por Mendes Fradique em sua Gramática Portugueza pelo
                                                                                         Methodo Confuso, 1928.

a)     Qual a interpretação usual (feita, por exemplo, por um rabino, um pastor ou um padre) desse mandamento?
O homem não deve furtar em tempo algum. O futuro tem valor de imperativo.

b)    Qual a interpretação feita por Bastos Tigre?
A interpretação é literal. O homem furta a todo momento deixando a aplicação do mandamento para os dias porvindouros.

2 – (UNICAMP) – O caderno FUVEST do jornal Folha de São Paulo de 28/11/91 fez a seguinte recomendação aos vestibulandos, para que fossem bem-sucedidos na prova de redação do vestibular Unicamp/92.

COMO ESCREVER

Olho vivo para não maltratar o português. Preste atenção ao enunciado. Se fugir do tema, copiar o texto apresentado ou fazer uma narração (relato de uma história) onde é pedida uma dissertação (defesa de uma ideia), a redação será anulada.
Apesar de recomendar cuidado no uso do português, o jornal comete um erro gramatical no texto citado.
a)     Transcreva a passagem em que há um erro gramatical.
... ou fazer uma narração (relato de uma história) ...

b)    Há uma explicação para ocorrências desse tipo. Qual é?
Os verbos regulares apresentam formas idênticas para o futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal. Com os irregulares isso não acontece. No enunciado proposto, deve ser empregado o futuro do subjuntivo de fazer que é fizer. O redator empregou o infinitivo confundindo as duas formas verbais citadas.

3 – (PUC) – A construção do verbo – talvez lhe dê apoio – revela uma dúvida. Para tanto, o escritor fez uso de um advérbio e de um modo verbal específico.
a)     Transcreva o advérbio e indique o referido modo verbal.
O advérbio de dúvida é talvez. O modo verbal é o subjuntivo, representado pela forma de presente dê, na 1ª pessoa do singular.

b)    Reconstrua o verso em questão, de tal forma que o mesmo passe a denotar uma certeza.
Dou-lhe apoio. Para denotar certeza, emprega-se o verbo no modo indicativo. Mantém-se na resposta a primeira pessoa do singular, que é a do verso transcrito.

4 – (UNICAMP) – Nas suas aulas de gramática, você deve ter estudado a conjunção dos verbos irregulares. Esse conhecimento é necessário na escrita padrão. Nos trechos abaixo, encontram-se formas verbais inadequadas.
I – [Os astecas] não só conheciam o banho de vapor, tão prezado na Europa, como mantiam o hábito de banhar-se diariamente.
                                                                          (Superinteressante, outubro/92).

II – Um grupo de defesa dos direitos civis ameaçou intervir se o juiz Mike McSpadden ir adiante com seu plano de aprovar o pedido de castração.
                                                                             (Folha de São Paulo, 13/02/92).

a)     Identifique as formas verbais inadequadas.
Mantiam e ir.

b)    Que formas deveriam ter sido empregadas?
Mantinham e for.

c)     Como se poderia explicar a ocorrência das formas inadequadas nos trechos acima?
Mantiam: analogia infundada com terminação dos verbos da 2ª conjugação (Ex.: vendiam, faziam, criam, etc.). Com manter não se aplica o mesmo processo de formação do imperfeito do indicativo. Trata-se do verbo derivado de ter. Tinham = mantinham. Ir. Confusão com o futuro do subjuntivo dos verbos regulares. No caso, a forma correta seria for.

5 – Eram, e naquela manhã parece que o diabo do homem adivinhara a nossa catástrofe. Jamais o engenho e a arte lhe foram tão propícios.
a)     Que relação de tempo há entre eram, de um lado, e adivinhara de outro lado?
Eram indica tempo passado com ideia de continuidade. A vírgula indica zeugma: omissão do predicativo do sujeito deliciosos.
Adivinhara indica tempo passado totalmente realizado.

b)    A forma verbal foram, da segunda frase, pode expressar dois tempos verbais. Reescreve duas vezes a frase, usando sujeito simples (arte), de modo a evidenciar esses dois tempos.
Foram pode expressar os tempos verbais pretérito perfeito e mais-que-perfeito do indicativo. Jamais a arte lhe foi (perfeito) tão propícia. Jamais a arte lhe fora tão propícia.

6 – (MACKENZIE) – Que alternativa possui as formas verbais adequadas para o preenchimento das lacunas abaixo, respectivamente?
I – Os comerciais de TV ____________ o direito de nos impingir suas ideologias? (Ter).
II – Sabemos que muitos _________ as mercadorias escassas. Reter)
III – A maior parte do petróleo _________ dos países árabes. (Provir)
IV – São pessimistas demais os que _________ a degradação total de costumes (Prever)
V – Os pais __________ os problemas de um modo, os filhos, de outro modo. (Ver)
VI – Todo este alarme _________ de sua falta de paciência. (Advir)
VII – É por isso que os filhos _________ superando com dificuldades suas crises. (Vir)

a)     Tem, retem, provem, vem, advêm, vêem.
b)    Têm, retém, provêm, preveem, vêem, advém, vêm.
c)     Tem, retêm, provem, preveem, vêm, advêem, vêem.
d)    Têm, retêm, provém, prevêem, vêem, advém, vêm.
e)     Têem, retêem, provêm, prevêm, vêm, advem, vêm.

7 – (FUVEST/GV) – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Não _____ cerimônia, ______ que a casa é ______, e ________ à vontade.
a)     Faças – entre – tua – fique.
b)    Faça – entre – sua – fique.
c)     Faças – entra – sua – fica.
d)    Faz – entra – tua – fique.
e)     Faça – entra – tua – fique.

8 – (MED CATANDUVA) – Sê pirata e sede trouxas, se colocados no negativo, teremos:
a)     Não sê pirata e não sede trouxas.
b)    Não seja pirata e não sejam trouxas.
c)     Não és pirata e não sois trouxas.
d)    Não és pirata e não sede trouxas.
e)     Não sejas pirata e não sejais trouxas.

9 – (CFET-PARANÁ) –

      Beijo pouco, falo menos ainda.
      Mas invento palavras
      Que traduzem a ternura mais funda
      E mais cotidiana.
      Inventei, por exemplo, o vento teadorar.
      Intransitivo:
      Teadoro, Teadora.

      Com relação ao texto, a única alternativa que não está correta é:
a)     A classe gramatical da palavra que é pronome relativo.
b)    De todas as formas verbais, a única que não admite flexão de pessoa é teadorar.
c)     Das formas verbais do texto, a única arrizotônica é traduzem.
d)    Separando os elementos que formam a estrutura do verbo teadorar, temos: radical = teador; vogal temática = a; desinência – r.
e)     O neologismo teadorar, criado a partir de uma expressão popular, é formado por um pronome e um verbo.

10 – (MACKENZIE) – Observe as afirmações abaixo quanto à conjunção verbal.
I – A 1ª pessoa de singular do presente do indicativo do verbo prover corresponde a provejo.
II – A 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo aderir corresponde a adiro.
III – A 1ª pessoa do plural do presente do indicativo do verbo vir corresponde a vimos.
Então é correto afirmar que:
a)     Somente I e II são corretas.
b)    Somente III é correta.
c)     Somente II e III são corretas.
d)    Somente I é correta.
e)     I, II e III são corretas.

11 – (CESUPA) – Assinale a frase que contém verbo abundante.
a)     Vamos alimentar o que é maldade.
b)    Vamos machucar o coração.
c)     Vamos cantar juntos o Hino Nacional.
d)    Está tudo morto...
e)     A lágrima é verdadeira.

12 – (UNICID) – A forma verbal destacada não é infinitivo em:
a)     Só mesmo entrando na faca para ver o que há comigo.
b)    Se um mosquito pousar nesse cuspe, morre envenenado.
c)     E por falar em língua, vive a mostra-la como um troféu.
d)    Minha alma não tem segredo para ninguém arrancar.
e)     Essa tosse, essa excitação toda, uma febre capaz de arrebentar o termômetro.

13 – (FATEC) – Assinale a alternativa gramaticalmente correta.
a)     Se compor outra canção, no lugar desta, deixa-o feliz, está autorizado a fazê-lo.
b)    Se compuser outra canção no lugar desta lhe deixa feliz, está autorizado a fazê-lo.
c)     Se compor outra canção, no lugar desta, o deixa feliz, estás autorizado a fazê-lo.
d)    Se compuser, outra canção no lugar desta, deixa-lhe feliz, está autorizado a fazer-lhe.
e)     Se compuseres outra canção no lugar desta te deixa feliz, estás autorizado a fazê-lo.

14 – (MACKENZIE) – Escolha a alternativa que preenche, respectivamente, os períodos abaixo, flexionando, no pretérito perfeito do indicativo, os verbos entre parênteses.
I – O professor _______ na briga dos alunos. (Intervir).
II – Ele ________ um atestado. (Requerer).
III – Eles __________ de lugares diferentes. (Provir).
IV – Ela _________ a joia roubada. (Reaver).
V - _________ muitos acidentes durante a viagem. (Sobrevir).

a)     Interviu, requereu, proviram, reaveu, sobreviram.
b)    Interveio, requeriu, proviram, reouve, sobreviram.
c)     Interveio, requereu, provieram, reouve, sobrevieram.
d)    Interviu, requereu, provieram, reaveu, sobrevieram.
e)     Interveio, requeriu, proveram, reaverá, sobrevirá.

15 – (SANTA CASA) – Sem que ninguém tivesse _________, o próprio menino _____________-se contra os falsos amigos.
a)     Intervindo – precaviu.
b)    Intervindo – precaveio.
c)     Intervido – precaveu.
d)    Intervido – precaveio.
e)     Intervindo – precaveu.

16 – (SANTA CASA) – Se eu conseguir ___________ as pessoas no lugar assim que elas ___________ tudo estará em ordem.
a)     Manter – chegarão.
b)    Manter – cheguem.
c)     Mantiver – chegarem.
d)    Manter – chegariam.
e)     Mantiver – chegam.

17 – (SANTA CASA) – Não __________ preguiçoso: ____________ os livros nessa mesa e ___________ logo começar o trabalho.
a)     Sê – ponha – vem.
b)    Sê – põe – venha.
c)     Sejas – põe – vem.
d)    Sejas – ponha – venha.
e)     Seja – põe – vens.

18 – (SANTA CASA) – Caso ___________ realmente interessado, ele não ___________de falar.
a)     Estiver – haja.
b)    Esteja – houve.
c)     Estivesse – houvesse.
d)    Estivesse – havia.
e)     Estiver – houver.

19 – (FUVEST) – Se em vez do tratamento na 2ª pessoa do singular o poeta empregasse a 2ª pessoa do plural, as formas voltes, parte, supõe seriam substituídas por:
a)     Voltais – partide – suponde.
b)    Volteis – parti – suponde.
c)     Volteis – parti – suponhais.
d)    Voltai – partis – supondes.
e)     Voltai – partis – suponde.

20 – (UNIP) – Complete com a forma verbal correta __________tranquilo se esta pasta ___________ todos os documentos.
a)     Ficaria – contivesse.
b)    Ficaria – continha.
c)     Ficaria – contesse.
d)    Ficava – continha.
e)     Ficaria – conter.

21 – (FUVEST) – Escreva na folha das respostas as formas dos verbos indicados que preencham corretamente as lacunas.
a)     Quando eu reouver os livros, nunca mais os emprestarei. (Reaver).
b)    Os alienados sempre se mantiveram neutros. (Manter-se).
c)     As provas que contivessem mais erros seriam comentadas. (Conter).
d)    Quando ele compuser uma canção de paz, poderá descansar. (Compor).

22 – (FUVEST) – Modelo:
Se ele voltou cedo, eu também voltei.
Se ele voltar cedo, eu também voltarei.

Reescreva as frases abaixo, obedecendo ao modelo.
a)     Se ele viu o filme, eu também vi.
Se ele vir o filme, eu também verei.
b)    Se tu te dispuseste, eu também me dispus.
Se tu te dispuseres, eu também me disporei.