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terça-feira, 9 de maio de 2017

CONJUNÇÃO/ENEM – COM GABARITO

CONJUNÇÃO – COM GABARITO

1 – “Se tu me convidares para jantar e tocares uma de minhas canções para me agradar, juro que vou embora”.
As relações de sentido estabelecidas pelas conjunções Se e e são, respectivamente, de:
a)    Causa e adversidade.
b)    Condição e adição.
c)    Modo e adição.
d)    Tempo e alternância.
e)    Condição e consequência.

2 – “Por sua reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País, a educação é apresentada como prioridade nos diferentes programas de candidatos a cargos executivos e legislativos”.
Iniciando-se o período acima por A educação é apresentada como prioridade o segmento grifado terá o mesmo sentido original, com outras palavras, em:
a)    Para que fosse reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
b)    Caso seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
c)    Devida à sua reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
d)    Conquanto seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do País.
e)    Embora seja reconhecida importância estratégica para a vida das pessoas e do país.

3 – “Como a economia dependia da agroexportação, o problema consistia simplesmente em ligar as regiões produtores aos portos marítimos”.
As duas afirmativas do período acima transcrito denotam relação de:
a)    Finalidade e conclusão.
b)    Consequência e condição.
c)    Conclusão e ressalva.
d)    Condição e finalidade.
e)    Causa e consequência.

4 – “O aparelho de televisão está na sala, no quarto, na cozinha de pelo menos 92% dos lares brasileiros, segundo dados do Ibope. Se a criança é educada por essa mídia, a melhora na qualidade da programação se impõe como obrigação ética de toda a sociedade.”
No contexto em que surge a frase em destaque, deve ser compreendida como:
a)    A fim de que a criança seja educada por essa mídia.
b)    Ainda que a criança fosse educada por essa mídia.
c)    No caso de a criança vir a ser educada por essa mídia.
d)    Quando a criança for educada por essa mídia.
e)    Uma vez que a criança é educada por essa mídia.

5 – “Um importante aspecto da experiência dos outros na vida cotidiana é o caráter direto ou indireto dessa experiência. Em qualquer tempo é possível distinguir entre companheiros com os quais tive uma atuação comum de situações face a face e outros que são meros contemporâneos, dos quais tenho lembranças mais ou menos detalhadas, ou que conheço simplesmente de oitiva. Nas situações face a face tenho a evidência direta de meu companheiro, de suas ações, atributos, etc. o mesmo não acontece no caso de contemporâneos, dos quais tenho um conhecimento mais ou menos digno de confiança.”
A palavra “” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a)    Entretanto.
b)    Como.
c)    À medida que.
d)    Se.
e)    Quando.

6 – “Todas as tarefas foram cumpridas, por conseguinte o professor deu um longo intervalo para os alunos descansarem.” A conjunção que substitui o termo sublinhado é:
a)    Conquanto.
b)    Porquanto.
c)    Logo.
d)    Entretanto.

7 – “Aridez no Nordeste pode levar a uma migração em massa e redistribuição de doenças”. (O Estado de São Paulo, 07.04.2007).
No trecho acima, observa-se uma relação de causa e consequência entre os fatos. Assinale a alternativa que estabelece essa relação e reescreva o trecho, de acordo com a norma culta.
a)    Quando houver aridez no Nordeste, poderá haver migração em massa e redistribuição de doenças.
b)    Como há aridez no Nordeste, poderá haver migração em massa e redistribuição de doenças.
c)    Há aridez no Nordeste com migração em massa e redistribuição de doenças.
d)    À medida que houver aridez no Nordeste, haverá também migração em massa e redistribuição de doenças.

8 – Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, de acordo com o sentido do período, o trecho em destaque: Não há dúvidas de que haverá esse impacto na população, mas quando, onde e como não se sabe.
a)    Não há dúvida de que haverá esse impacto na população, entretanto não se sabe quando, onde e como.
b)    Não há dúvida de que haverá esse impacto na população porque não se sabe quando, onde e como.
c)    Não há dúvida de que haverá esse impacto na população e com isso não se sabe quando, onde e como.
d)    Não há dúvida de que haverá esse impacto na população, dessa forma não se sabe quando, onde e como.
e)    Não há dúvida de que haverá esse impacto na população, logo que souber quando, onde e como.

9 – Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, a oração em destaque, de acordo com o sentido do contexto: - Ao espremer uma pessoa com alto teor da vaidade, obtém-se um suco de nada.
a)    Por ter se espremido uma pessoa com alto teor de vaidade, obtém-se um suco de nada.
b)    Assim que se espremeu uma pessoa com alto teor de vaidade, obter-se-á um suco de nada.
c)    Quando se espreme uma pessoa com alto teor de vaidade, obtém-se um suco de nada.
d)    Por mais que se espremeu uma pessoa com alto teor de vaidade, obter-se-á um suco de nada.
e)    Quanto mais se espremer uma pessoa com alto teor de vaidade, mais se obteve um suco de nada.

10 – Assinale a alternativa na qual as partículas de relação completam, adequadamente e na ordem de ocorrência, as lacunas do seguinte período:
...............tenham se deparado com vários tipos de preconceito, os jovens do Grupo Cultural Azulim lutam................alcançar seus ideais,..................suas convicções são mais firmes que os obstáculos.
a)    Embora – porquanto – porque.
b)    Se bem que – porquanto – porque.
c)    Ainda que – para – pois.
d)    Porque – a fim de – pois.
e)    Mesmo que – por – portanto.


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