TEXTO– HÁ INCERTEZA
NA MUDANÇA
O FILÓSOFO
Bertrand Russel, ao afirmar que “a mudança é indubitável” mas o processo é uma
questão controversa”, nos apresenta uma certeza e uma dúvida. A certeza se
refere ao caráter dinâmico do universo no qual vivemos e a dúvida nos atinge
quando questionamos se tal mudança será benéfica ou não.
Vivemos num
universo dinâmico e as mudanças climáticas, junto aos ciclos dos movimentos
aparentes dos astros, criando dias e noites, talvez sejam as provas mais
evidentes disso. É interessante perceber como este dinamismo permeia a vida do
homem, não só individualmente, mas também socialmente. Impérios são criados,
conhecem seu apogeu e depois são destruídos, cedendo lugar a outros. As formas
de vida também sofrem alterações através do tempo (teoria da evolução das
espécies, de Darwin) e até mesmo os minerais, sujeitos à erosão e à ação
oxidante da nossa atmosfera, se transformam em outras substâncias.
Correto está o filósofo, ao afirmar que “a
mudança é indubitável”. Porém a questão do progresso, ou seja, uma mudança
positiva, deve ser analisada com mais cuidado. A partir da definição de
progresso como mudança positiva, podemos nos perguntar “positiva sob qual ponto
de vista?”. Manuel Bonfim, em seu texto “A América Latina: males de origem”,
associa o progresso social a uma sociedade continuamente mais justa. Por outro
lado, a revolução industrial, período de significativo progresso tecnológico, condenou
mulheres e crianças a jornadas de trabalho desumanas, em troca de salários
miseráveis. O progresso, nesse caso, representa uma mudança positiva apenas
para o capitalista.
Passando da
sociologia para a ecologia, podemos perceber, pelo texto “Bad evolution” de
Alamma Mitchell, como o equilíbrio entre as espécies de uma lagoa pode ser
alterado em função do aumento da temperatura. Entretanto, um ligeiro aumento na
temperatura média do planeta pode reduzir o rigor do inverno em países “frios”,
aumentando a capacidade de produção agrícola desses países. Nesse caso o
aumento da temperatura média do planeta deve ser considerado uma mudança
positiva ou negativa?
Deve ficar
claro que, muitas vezes, o ser humano não tem condições de avaliar o impacto
causado por suas atividades. Sabemos que a instalação de uma usina
termoelétrica provoca o aumento da acidez nas chuvas da região onde se
encontra, mas qual o impacto sobre o meio ambiente devido a todas as outras
atividades humanas? A aplicação de um determinado projeto social pode melhorar
a vida de algumas pessoas em detrimento de outras. Como avaliar se isso é
benéfico ou maléfico?
As palavras
de Bertrand Russel, publicadas em 1959, continuam atuais e talvez nunca percam
a atualidade. Talvez a humanidade deva continuar mudando sempre, sem nunca
saber qual o próximo passo. Talvez estejamos condenados a continuar mudando,
sem saber se caminhamos em direção à perpetuação da vida ou ao seu extermínio.
Talvez
Herbert Spencer esteja certo... e o progresso seja apenas parte da natureza
humana.
Aldebaran
L. do Prado Júnior. In: Vestibular Unicamp -
Redações
2003. Campinas: Editora da Unicamp, p. 51.
INDUBITÁVEL: sobre o que não pode haver dúvida;
incontestável.
1 – O texto dissertativo escolar geralmente apresenta uma
estrutura organizada em três parte: a introdução, na qual é apresentada a ideia
principal ou tese, o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia
principal, e a conclusão.
a) Identifique os parágrafos que
constituem essas partes:
A introdução é constituída
pelo 1º parágrafo; o desenvolvimento, pelos 2º, 3º, 4º e 5º parágrafos; a
conclusão, pelo 6º parágrafo.
b) Qual é a ideia principal, ou a tese,
defendida pelo autor na introdução?
A ideia de que o mundo em
que vivemos muda com certeza, mas não temos como saber se essa mudança é ou não
benéfica.
2 – O desenvolvimento é construído em quatro parágrafos.
a) Que aspecto da tese é desenvolvido no
primeiro desses quatro parágrafos?
O dinamismo é
característica do universo, do planeta e da vida humana.
b) Que aspecto é abordado nos outros
três parágrafos?
A dificuldade de saber se a
mudança é benéfica ou não.
3 – Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem
ser de diferentes tipos: exemplos, comparações, dados históricos, dados
estatísticos, pesquisas, causas sócio econômicas ou culturais, depoimentos –
enfim, tudo o que possa demonstrar que o ponto de vista defendido pelo autor
tem consistência. Quais desses tipos de argumento o autor utilizou em cada um
dos parágrafos do desenvolvimento?
No 1º
parágrafo do desenvolvimento, o autor utilizou exemplo e alusão histórica; no
2º, citação e alusão histórica (revolução industrial); no 3º, citação e exemplo
(a lagoa); no 4º, exemplo e relações de causa e efeito.
4 – Observe a conclusão do texto. Trata-se de uma conclusão
do tipo síntese ou do tipo proposta?
Uma conclusão do tipo síntese.
5 – Observe o título do texto. Você o considera adequado ao texto?
Por quê?
Resposta pessoal.
6 – Observe a linguagem do texto:
a) Que variedade linguística foi
empregada?
Uma variedade de acordo com
a norma-padrão.
b) Que pessoa gramatical dos verbos e
pronomes predomina?
A 3ª pessoa do singular.
c) A linguagem tende à pessoalidade ou à
impessoalidade? Tende à objetividade ou à subjetividade?
Tende à impessoalidade e à
objetividade.
Nossa vocês são demais adorei vocês nota 💯
ResponderExcluirMuito obrigada, me ajudaram muito
ExcluirMuito obrigada me ajudaram bastante
ResponderExcluirSão nota 1000
ExcluirParabens pra vcs
ResponderExcluirvaleu
ResponderExcluirObrigado a todos que deus abençoe sempre , isso me ajudou muito
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