O
“IMPEACHMENT” E A AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PRESIDENCIAL
Tendo aludido ao lugar da obra de Rui Barbosa
onde se lê “mais vale, no governo, a instabilidade que a
irresponsabilidade” – essa nota dominante do presidencialismo – um dos
nossos bons constitucionalistas retratou com suma clareza e singeleza a
inoperância do impeachment, de origem anglo-saxônica, acolhido
pelas Constituições presidencialistas, ao afirmar que “sendo um processo de
‘formas’ criminais (ainda que não seja um procedimento penal ‘estrito’),
repressivo, a posteriori, seu manejo é difícil, lento, corruptor e condicionado
à prática de atos previamente capitulados como crimes”. Sobre o
impeachment, esse “canhão de cem toneladas” (Lord Bryce), que dorme “no museu
das antiguidades constitucionais” (Boutmy) é ainda decisivo o juízo de Rui
Barbosa, quando assevera que “a responsabilidade criada sob a forma do
impeachment se faz absolutamente fictícia, irrealizável, mentirosa”,
resultando daí no presidencialismo um poder “irresponsável e, por consequência,
ilimitado, imoral, absoluto”. Essa afirmativa se completa noutra passagem em
que Rui Barbosa, depois de lembrar o impeachment nas instituições
americanas como “uma ameaça desprezada e praticamente inverificável”, escreve:
“Na irresponsabilidade vai dar, naturalmente, o presidencialismo. O
presidencialismo, se não em teoria, com certeza praticamente, vem a ser, de
ordinário, um sistema de governo irresponsável”. Onde o presidencialismo se
mostra pois irremediavelmente vulnerável e comprometido é na parte relativa à
responsabilidade presidencial. O presidencialismo conhece tão-somente a
responsabilidade de ordem jurídica, que apenas permite a remoção do governante,
incurso nos delitos previstos pela Constituição. Defronta-se o sistema porém
com um processo lento e complicado (o impeachment, conforme vimos),
que fora da doutrina quase nenhuma aplicação teve. Muito distinto aliás da
responsabilidade política a que é chamado o Executivo na forma parlamentar,
responsabilidade mediante a qual se deita facilmente por terra todo o
ministério decaído da confiança do Parlamento. (BONAVIDES, Paulo. Ciência
política, p. 384)
1) Dentre as
mazelas do presidencialismo que integram a crítica de Rui Barbosa, a que o
texto mais destaca é:
a) a irresponsabilidade
b) a instabilidade
c) o absolutismo
d) a imoralidade
a) a irresponsabilidade
b) a instabilidade
c) o absolutismo
d) a imoralidade
2) Dentre as
citações do texto, a que mais se distancia dos recentes acontecimentos
políticos ocorridos no Brasil é:
a) “(…) um dos nossos bons constitucionalistas retratou com suma clareza e singeleza a inoperância do impeachment.”
b) “sobre o impeachment, esse “canhão de cem toneladas” (Lord Bryce), que dorme “no museu das antiguidades constitucionais” (Boutmy) é ainda decisivo o juízo de Rui Barbosa (…)”
c) “defronta-se o sistema porém com um processo lento e complicado (…) que fora da doutrina quase nenhuma aplicação teve.”
d) “(…) responsabilidade mediante a qual se deita facilmente por terra todo o ministério decaído da confiança do Parlamento.
a) “(…) um dos nossos bons constitucionalistas retratou com suma clareza e singeleza a inoperância do impeachment.”
b) “sobre o impeachment, esse “canhão de cem toneladas” (Lord Bryce), que dorme “no museu das antiguidades constitucionais” (Boutmy) é ainda decisivo o juízo de Rui Barbosa (…)”
c) “defronta-se o sistema porém com um processo lento e complicado (…) que fora da doutrina quase nenhuma aplicação teve.”
d) “(…) responsabilidade mediante a qual se deita facilmente por terra todo o ministério decaído da confiança do Parlamento.
3) Das referências
ao impeachment feitas abaixo, a única que não se encontra no
texto é:
a) trata-se de um instituto criado por constitucionalistas brasileiros.
b) pode ser incluído entre as falhas do sistema presidencialista.
c) carece, enquanto processo, de presteza e simplificação.
d) constitui um instrumento constitucional ultrapassado.
a) trata-se de um instituto criado por constitucionalistas brasileiros.
b) pode ser incluído entre as falhas do sistema presidencialista.
c) carece, enquanto processo, de presteza e simplificação.
d) constitui um instrumento constitucional ultrapassado.
4) A referência explícita
ao parlamentarismo, no texto, ocorre:
a) somente no primeiro parágrafo
b) nos dois primeiros parágrafos
c) somente no último parágrafo
d) nos dois últimos parágrafos
a) somente no primeiro parágrafo
b) nos dois primeiros parágrafos
c) somente no último parágrafo
d) nos dois últimos parágrafos
5) ”(…) atos
previamente capitulados como crime”; o adjetivo sublinhado corresponde a:
a) acatados
b) condenados
c) lastreados
d) enumerados
a) acatados
b) condenados
c) lastreados
d) enumerados
6) O primeiro
parágrafo do texto revela que a alusão à máxima “mais vale, no governo, a
instabilidade que a irresponsabilidade” se deve a:
a) uma crítica de Rui Barbosa
b) um estudioso das Constituições
c) autores de origem anglo-saxônica
d) alguns críticos do presidencialismo
a) uma crítica de Rui Barbosa
b) um estudioso das Constituições
c) autores de origem anglo-saxônica
d) alguns críticos do presidencialismo
Boa seleção de textos que tanto pode ser aplicado ao ensino médio como a outras finalidades como diversos preparatórios.Parágrafos bem divididos,linguagem apropriada que facilita a apropriação adequada do texto.Parabéns.
ResponderExcluirFico feliz com sua opinião, obrigado!!!
ExcluirMuito bom poder tar um anjo que nos ajude a testar nossos conhecimentos.
ResponderExcluirMuito obrigada, obrigada duas vezes, tem muitos como vc que adora reter para si tudo o que sabe!
Sou professora de L Portuguesa e me ajudou bastante.
ResponderExcluirBons textos!
Gostaria que postasse mais.
Assinale a alternativa em que a oração sem sujeito
ExcluirSou professora de L Portuguesa e me ajudou bastante.
ResponderExcluirBons textos!
Gostaria que postasse mais.
Sou professora de L Portuguesa e seu blog me ajudou bastante.
ResponderExcluirBons textos!
Gostaria que postasse mais. Parabéns!!
Sou professora de L Portuguesa e seu blog me ajudou bastante.
ResponderExcluirBons textos!
Gostaria que postasse mais. Parabéns!!
gostaria de uma ajuda no texto " Anúncios sutis como elefantes " (Marcelo Coelho. Folha de S.Paulo , 9-4-2010)
ResponderExcluirEstá gabaritado no Blog.
ExcluirUm abraço.
Amei os exercícios! Aplicarei nas minhas turmas... Obrigada!
ResponderExcluirMuito Obrigada. Parabéns pelo belo trabalho.
ResponderExcluirMuito Obrigada. Parabéns pelo belo trabalho.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirParabéns. Muito bom. Parabéns pelo trabalho!!!!!!!!!.
ResponderExcluirParabéns. Muito bom. Parabéns pelo trabalho!!!!!!!!!.
ResponderExcluirnossa que maravilha,,,,,,.....
ResponderExcluirExcelentes textos!
ResponderExcluirBons textos! Espero que continue com esse excelente trabalho!
ResponderExcluirDeus abençoe!
EXCELENTE. PARABÉNS.
ResponderExcluirEXCELENTE. PARABÉNS.
ResponderExcluirObrigada !!!!! Ajudou muito.
ResponderExcluirerrei 5
ResponderExcluirBons textos...
ResponderExcluirBons textos...
ResponderExcluirGostei muito dos textos. Você teria para sétimo e oitavo anos? Desculpe o abuso. Bjks.
ResponderExcluirÓTIMA SELEÇÃO DE TEXTOS PARA USAR EM DEBATES NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO. PARABÉNS!
ResponderExcluirTextos ótimos .Gostei muito vou usar,com indicação da fonte.Obrigada
ResponderExcluirExcelentes textos. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pela escolha dos texto e, também, pelas atividades com gabarito. Muito Obrigado!!!
ResponderExcluirÓtimos textos.
ResponderExcluirGostaria de agradecer por compartilhar atividades tão interessantes conosco. Sou professor dessa extraordinária língua e certamente que utilizarei estas atividades para com os meus alunos. Sempre me ajuda, e muito. Abraço.
ResponderExcluirQual seria a parte sublinhado na questão 6 do texto País do futuro?
ResponderExcluirGostei muito.Obrigada.
ResponderExcluirGostei muito! Obrigada.
ResponderExcluirobrigada são texto maravilhosos,sou professora e estava precisando de uns texto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém explica a questão 2 do texto ''Xenofobia e Racismo'', o porquê a correta é a 'E' ?
ResponderExcluirAcredito que a resposta E está correta, pois o preconceito sofrido pelos imigrantes abrange a sua cultura, sua economia, como os países pobres da África e a própria idéia de que os imigrantes estão nesta condição por serem pobres, ou o preconceito político pelo fato dos imigrantes saírem de seus países por conflitos internos, como as guerras civis africanas ou as guerras israelitas/palestinas.
ExcluirO aumento dessas migrações internacionais estão geralmente ligadas a fatores de repulsão e de atração. Os primeiros são aqueles que contribuem para a saída rápida do migrante, seja por razões econômicas, por falta de recursos naturais, por crises humanitárias ou ocorrências de guerras ou guerrilhas. Já os fatores de atração são aqueles que se relacionam às condições oferecidas pelos lugares de destino, como uma economia estável ou uma grande oferta de emprego, melhor qualidade de vida, entre outros elementos.
No caso da Europa, há a combinação de ambos os fatores. De um lado, a população de países subdesenvolvidos busca no “velho continente”, além de emprego, melhores condições de vida, fugindo da realidade econômica de seus locais de origem. Com isso, há uma grande quantidade de estrangeiros vivendo na Europa, com uma estimativa de seis milhões de pessoas, entre migrantes legais e ilegais.
Assim, aumenta-se a intolerância para com os grupos estrangeiros, motivada pelas diferenças culturais e sociais, com inúmeros casos de intolerância social, racial e religiosa. Não obstante, a população européia também se considera ameaçada pelos estrangeiros, com o receio de que eles diminuam a oferta de emprego e atrapalhem os rumos da economia, enviando dinheiro ao exterior (geralmente, seus lugares de origem) e diminuindo a circulação econômica interna. Tais medos intensificaram-se durante a recente crise econômica financeira.
Outra questão que se relaciona com o aumento da xenofobia na Europa é o crescimento de grupos partidários e políticos de extrema-direita que costumam alimentar uma linha ideológica baseada no antissemitismo, no conservadorismo e outros ideais fascistas, como a “pureza” dos povos europeus. A emergência de posições desse tipo intensificou, inclusive, medidas de Estado envolvendo atitudes xenófobas na Europa, como a construção do Muro de Ceuta, construído pelos espanhóis na África para separar a cidade de Ceuta do território marroquino, dificultando assim a entrada de migrantes.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Profa Jaqueline.
Ótimos textos. Obrigada por compartilhar. Um abraço.
ResponderExcluirEu amei. Tão de parabéns 👍
ResponderExcluirFiz tudo certo e se bem que demorei
Parabéns pela dedicação e a disponibilidade de nos ajudar a enriquecer nosso trabalho principalmente diante de tanta instabilidade e necessidade de nos manter criativos para atender nossos jovens. Obrigada!
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