sábado, 1 de maio de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (II) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (I) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 D6 - Identificar o tema de um texto.

Poema: SAPATO

É MUITO CHATO,

 

mas é um fato:

em pata de pato

não cabe sapato.

Não há sapato

pra pata de gato

ou pata de rato.

E eu constato

que nem no mato

se encontra sapato

pra carrapato!

Fonte: CIÇA. Trava-Trela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

 

QUESTÃO 01 (Prova Rio, adaptada)

A palavra que retrata o tema da poesia é

(A) carrapato.

(B) sapato.

(C) gato.

(D) pato.

 

Leia o poema de Roseana Murray.

 Na minha casa de vento

tem chá de chuva

bolo de neblina

empadão de pensamento.

 

Na minha casa encantada

tem macarronada de nuvem

e pastel de trovoada.

 

A sobremesa é transparente

na minha casa de vento

sorvete de orvalho

pavê de faz-de-conta

e torta de tempo

(ruim ou bom, não importa).

Você quer jantar comigo?

(Roseana Murray)

 

QUESTÃO 02 (SAEP 2012)

O tema central desse poema é

(A) banquete

(B) casa encantada

(C) lanches

(D) casa de vento.

 

Leia este poema:

 Poema: Meu cachorro Relâmpago

Sérgio Caparelli

 

O meu cachorro Relâmpago

acordou com sarampo.

 

Veio dona Manuela:

"Deve ser varicela".

 

E depois a dona Dora:

"Para mim é catapora".

 

E a dona Fabíola:

"Mais parece varíola".

 

Por fim, o veterinário:

"Oh, que belo disparate!

O cachorro se manchou

é com molho de tomate".

 (Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995).

 

QUESTÃO 03 (SAEP 2012)

O texto trata principalmente

(A) de diferentes tipos de pessoas.

(B) de vários tipos de doenças tropicais.

(C) de cachorros.

(D) do veterinário de cães.

 

Leia o poema abaixo para responder a questão 04.

 Poema: Guaraná com canudinho

 

Uma vaca entrou num bar

e pediu um guaraná.

 

O garçom, um gafanhoto,

tinha cara de biscoito.

 

Olhou de trás do balcão,

pensando na confusão.

 

Fala a vaca, decidida,

pronta pra comprar briga.

 

 

- E que esteja geladinho

pra eu tomar de canudinho.

 

Na gravata borboleta,

Gafanhoto fez careta.

 

Responde: - vaca sem grana

Se quiser, vai comer grama.

 

- Ah, é? muge a vaca matreira,

Quem dá leite a vida inteira?

 

- Dou leite, queijo, coalhada,

Reclamo, ninguém me paga.

 

Da gravata, a borboleta

Sai voando satisfeita.

 

Gafanhoto leva um susto,

Acreditando muito a custo.

 

E serve, bem rapidinho,

Guaraná com canudinho.

 

(Sérgio Caparelli. Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM, 1998).


QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

O assunto principal tratado no texto é

(A) a discussão dos bichos.

(B) a bicharada reunida.

(C) como servir a bebida.

D) o diálogo dos animais.

 

D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

  Faça a leitura do texto abaixo.

Texto: Entenda melhor o que acontece com a natureza

Quer entender melhor o que acontece com a natureza quando as pessoas não cuidam direito dela? Então, vamos lá!

Imagine que você não gosta de escovar os dentes e, por isso, acabou com uma tremenda dor de dente. O que você faz? Bom, todo mundo sabe que a melhor coisa a se fazer é procurar logo um bom dentista pra ele descobrir o que está acontecendo. Se for uma cárie, ele vai ter que fazer um tratamento, quem sabe uma obturação. Mas se você deixar esse dente doendo sem parar e não fizer nada, pode chegar uma hora em que ele já vai estar tão prejudicado que pode acabar caindo. Ou, então, quando finalmente resolver ir ao dentista, ele pode até arrancar esse dente! E aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou direito da saúde da boca. Viu só? Funciona de forma parecida também com a natureza: ela começa a nos dar sinais de que está sendo prejudicada, de que está "sentindo dor" e, se ninguém fizer nada, os resultados podem ser os piores possíveis.

Fonte: http://criancas.uol.com.br/


QUESTÃO 05 (SAEP 2013)

O trecho em que há claramente uma opinião do autor é

(A) “aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso...”

(B) “ela começa a nos dar sinais de que está sendo prejudicada...”

(C) Quer entender melhor o que acontece com a natureza quando as pessoas não cuidam direito dela?

(D) Imagine que você não gosta de escovar os dentes e, por isso, acabou com uma tremenda dor de dente.

 

Faça a leitura a seguir e depois responda.

Todos deveriam prestar mais atenção às placas que são vistas nas casas com a frase “CUIDADO COM O CÃO”, elas servem para proteger as pessoas de ataques de cães bravos, mas também poderiam servir para lembrar a todos que animais domésticos precisam ser cuidados e não abandonados.

“É preciso ter clareza sobre o motivo de ter um bicho de estimação”, explica Dionísio Rebecca, 47 anos, veterinário. Ele também alerta para a importância de registrar o animal. “Ele ganha uma plaquinha que tem o número de registro. Se ficar perdido é possível localizá-lo mais facilmente”.

Adaptado de: Folha de São Paulo, Folhinha, sábado, 18 de junho de 2005.

 QUESTÃO 06

No texto, a frase que expressa uma opinião sobre o assunto do texto é

(A) “Cuidado com o cão!”.

(B) “É preciso ter clareza sobre o motivo de ter um bicho de estimação”.

(C) “Se ficar perdido é possível localizá-lo mais facilmente”.

(D) “Ele ganha uma plaquinha que tem o número de registro”.

 

Depois de ler o texto, responda a questão número 07.

 Texto: Entenda melhor esse fenômeno

 Primeiro o céu fica bem escuro e começa a chover. Aí vem um clarão bem forte, seguido de um barulho enorme. E a gente toma o maior susto! O nome desse fenômeno, poderoso e às vezes assustador, é raio. O raio nasce em nuvens grandes e escuras, que têm a parte de baixo lisa. Elas são conhecidas como cúmulos-nimbos e ficam bem altas, entre 2 e 18 quilômetros do chão. Quando estão cheias de gotículas de água e pequenos pedaços de gelo, caem grandes tempestades. Com o vento as pedrinhas de gelo batem umas nas outras. Essa agitação cria partículas de eletricidade na nuvem. Se uma nuvem com muitas partículas elétricas negativas encontra outra com muitas partículas positivas, elas trocam essas partículas, formando uma corrente elétrica poderosa.

Também pode acontecer de se formar uma corrente elétrica entre uma nuvem e o solo. Nos dois casos, o resultado final é o raio.

(MIÓLI, Júlia. Revista Recreio n.411. Janeiro/2008)

 QUESTÃO 07

A opinião do autor a respeito dos raios é que

(A) nascem em grandes nuvens escuras.

(B) são fenômenos poderosos e assustadores.

(C) são formados por corrente elétrica.

(D) surgem num clarão seguido de um barulho.

 

Leia o texto a seguir.

Limpeza é fundamental

A limpeza do corpo deve ser uma rotina para todas as crianças, porque desafiar a sujeira é essencial para uma boa saúde. Recomenda-se que as unhas devem estar sempre limpinhas, que não se deve roê-las, pois debaixo delas se “escondem” muitas bactérias que podem prejudicar a saúde.

Matheus Lopes, 13 anos, diz: “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja. Às vezes eu me esqueço de lavar antes de comer, mas sei que isso é muito ruim”.

Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!

Adaptado de: Diário do Pará, Diarinho, nº 355, Dom. 30/05/2010, p.04.

 

QUESTÃO 08 (SAEP 2012)

No texto, o trecho que apresenta opinião do autor é

(A) “... debaixo delas se ‘escondem’ muitas bactérias que podem prejudicar a saúde”.

(B) “Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!”

(C) “Às vezes eu me esqueço de lavar as mãos antes de comer (...)”.

(D) “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja”.

 

Leia com atenção o texto abaixo e depois responda à questão 09.

 Crônica: Alívio

 

Um homem sente que acordou, mas não consegue abrir os olhos. Tenta se mexer, mas descobre que está paralisado. Começa a ouvir vozes.

__ Coitado.

__ Olha a cara. Parece que está dormindo...

__ Sente cheiro de velas. Será que...?

Outras vozes:

__ É. Descansou.

__ Ninguém esperava. Tão saudável.

__ Coitado...

As vozes parecem conhecidas. Ele começa a entrar em pânico. Concentra toda a sua força em abrir os olhos. Não consegue. Tenta mexer uma das mãos. Um dedo! Nada. Meu Deus. Preciso mostrar que é um engano, que não morri. Vão enterrar um vivo. Ou será  que houve um engano? Morri mesmo. Estou ouvindo tudo, sentindo tudo, mas estou morto. Isto é horrível, isto é...

__ Um homem tão bom...

__ Grande caráter...

__ Que marido.

__ Vida exemplar...

O homem fica mais aliviado. Pode estar num velório. Mas definitivamente , não é o seu.

VERÍSSIMO, L. F. A Mãe de Froud. V. 43. Porto Alegre: L&PM, 1997, p. 65.

QUESTÃO 09 (SAEP 2013)

O trecho que apresenta uma opinião é:

(A) “Começava a ouvir vozes.”

(B) “Estou ouvindo tudo.”

(C) “Tenta mexer uma das mãos.”

(D) “Um homem tão bom.”

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (I) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (I) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

D1 - Localizar informações explícitas em um texto.

Leia o texto abaixo para responder a questão 01.

 Poesia: O sanfoneiro só tocava isso!

Geraldo Medeiros e Haroldo Lobo

 

O baile lá na roça foi até o sol raiar

A casa estava cheia, mal podia se andar.

Estava tão gostoso aquele reboliço,

Mas é que o sanfoneiro só tocava isso!

 

De vez em quando alguém vinha pedindo pra mudar,

O sanfoneiro ria, querendo agradar,

Mas parece que a sanfona tinha qualquer enguiço,

É que o sanfoneiro só tocava isso!

 Fonte: http://www.poesiasefrases.com.br/o-sanfoneiro-so-tocava-isso/

 QUESTÃO 01 (SAEP 2012)

Segundo o texto, a sanfona parecia com defeito porque

(A) o sanfoneiro sempre tocava a mesma música.

(B) o sanfoneiro ria, querendo agradar.

(C) a casa estava cheia e tinha muito reboliço.

(D) o baile na roça foi até o sol raiar.

Faça a leitura do texto a seguir:

 

Fábula: A raposa e a cegonha (Fábulas de Esopo.)

 

A raposa sabida resolveu, em um belo dia, convidar a comadre cegonha para jantar em sua toca. Querendo pregar uma peça na cegonha, serviu uma suculenta sopa num prato raso.

Como era de se esperar, a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre da cegonha, com seu bico comprido, mal pode tomar uma gota. Ainda que morta de fome, a cegonha não disse nada. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas ela nada falou. Agradeceu a gentileza da raposa e ainda a convidou para um jantar no dia seguinte em sua casa. Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre raposa.

No outro dia, na casa da cegonha, assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra iria servir. O jantar veio para a mesa numa botija alta de estreito gargalo onde a cegonha podia beber sem o menor problema.

A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Com mais fome do que vergonha, ela aprendeu muito bem a lição e, enquanto ia andando para casa, pensava: “Não posso reclamar da comadre cegonha, ela me tratou da mesma maneira que a tratei”.

Moral da história: Não faça ao outro aquilo que não quer que lhe façam.

 

QUESTÃO 02 (SAEP 2013)

A disputa está clara nessa fábula. Há um momento em que a cegonha quer “dar o troco” na raposa.

 A frase que demonstra claramente essa ideia é

(A) “A raposa fingiu que estava preocupada”.

(B) “assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços...”

(C) “Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre raposa”.

(D) “O jantar veio para a mesa numa botija”.

 

Leia o texto para responder a questão a seguir:

Poesia: O elefantinho

 

Onde vais elefantinho?

Correndo pelo caminho,

Assim tão desconsolado?

Andas perdido bichinho?

Espetaste o pé no espinho?

O que sentes pobre coitado?

– Estou com um medo danado.

– Encontrei um passarinho.

 

MORAES, Vinícius de. A Arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das Letras, p.36.

QUESTÃO 03 (Prova da Cidade - 2010)

O elefante estava correndo porque

A) espetou o pé no espinho e sentia dor.

B) estava com medo de um passarinho.

C) estava procurando um bichinho perdido.

D) ficou perdido e desconsolado.


Faça a leitura do fragmento do conto abaixo

.Conto: A princesa e o grão de ervilha

 Era uma vez um príncipe que desejava para esposa uma princesa, mas devia ser uma verdadeira princesa. Viajou, pois, por todo o mundo para achá-la. Princesas é o que não faltavam, mas todas tinham os seus defeitos. Voltou para casa triste e desanimado. Desejava tanto encontrar uma verdadeira princesa!

 

Uma noite, sobreveio uma forte tempestade; relâmpagos rasgavam o céu, o trovão rolava e a chuva caía aos borbotões. Era uma coisa terrível! Foi quando alguém bateu à porta do castelo. E o próprio rei foi abrir e lá fora estava uma princesa [...]

 Autor: Hans Christian Andersen

 

QUESTÃO 04 (Prova da Cidade - adaptada)

O príncipe viajou pelo mundo para

(A) conhecer outros países.

(B) conquistar mais territórios.

(C) encontrar o grão de ervilha.

(D) encontrar a verdadeira princesa.

 

D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Faça a leitura do texto para responder a questão 05.

 

Texto: O pingo d’água (Fragmento)

 

— Parem com esse pingo d’água! – berrou a bruxa.

O Saci deu uma risada de escárnio.

— Parar? Tinha graça! Já arrumei tudo, de modo que o pingo

pingue durante cem anos.

— Parem com esse pingo que está me pondo louca! Tenha dó de

uma pobre velha...

— Pobre velha! Quem não a conhece que a compre, bruxa de uma

figa! Só pararemos com a água se você nos contar o que fez de Narizinho.

— Hum! – exclamou a bruxa.

— Pois se sabe, desembuche. E nada de tentar enganar-nos. É ir dizendo onde está a menina o mais depressa possível.

— Farei o que quiserem, mas primeiro hão de desviar de minha testa este maldito pingo que me está deixando louca.

 LOBATO, Monteiro. O Saci. São Paulo: Globo, 2007.

 

QUESTÃO 05 (Prova Rio 2010)

A expressão “Quem não a conhece que a compre” quer dizer que a bruxa é

(A) esquecida.

(B) traiçoeira.

(C) bondosa.

(D) confiável.

 

 Texto: Das coisas difíceis

 Cada coisa difícil tem o seu grau de dificuldade. Outro dia descobri que também existe o difícil fácil. Na verdade, é um fácil com jeito de difícil. Amarrar o tênis é fácil, mas com jeito de difícil. Na verdade tem um monte de coisas assim: andar de bicicleta, pular corda cruzada, ler um livro de muitas páginas. É só pegar o jeito. Daí vira uma moleza.

Adaptado de: TAVANO, Silvana. Das coisas difíceis. In Folha de São Paulo, Folhinha, sábado, 13 de junho de 2005.

 QUESTÃO 06 (Prova Rio 2010)

No texto, a expressão “vira uma moleza” significa que

(A) fica fraco.

(B) fica fofo.

(C) fica complicado.

(D) fica fácil.

 

Observe a propaganda do Bombom Garoto e leia todas as informações.


QUESTÃO 07 (SARESP 2010)

Uma pessoa de mau humor é uma pessoa que está

(A) irritada.

(B) tranquila.

(C) sossegada.

(D) despreocupada.

 

Faça a leitura do texto atentamente:

 Notícia: Fauna brasileira pode perder muitas espécies de animais

 Má notícia para a fauna brasileira: tem um montão de bichos brasileiros ameaçados de extinção. E bota montão nisso... Muitas espécies animais podem sumir do mapa se não forem sumir do mapa se não forem muito bem protegidas!

Olha só que situação: dez bichinhos brasileiros já foram para o beleléu, e duas espécies de aves bem bonitas – a ararinha-azul-de-spix e o mutum-de-alagoas – somente são encontradas em cativeiro. Coisa superchata, né?

Mas tem mais chatice por aí... Atualmente o Brasil tem mais de 600 animais ameaçados de extinção, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio  Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Se continuar desse jeito, no futuro, as pessoas só vão saber o que é um bicho se forem ao museu de história natural! Ou seja, a situação dos bichos do Brasil não está boa, né?

 Texto baseado em pesquisas feitas em algumas fontes sobre meio ambiente. Sites consultados:

www.mma.gov.br; www.ibama.gov.br; www.cnpma.embrapa.br;

www.jornaldomeioambiente.com.br. Acesso em: 12 jan 2012

 

QUESTÃO 08 (SAEP 2012)

O texto trata de um “montão de bichos brasileiros ameaçados de extinção” e menciona que “dez bichinhos brasileiros já foram para o beleléu” . O que significa “ir para o beleléu?”

(A) Ir para outra região, longe do seu habitat.

(B) Se esconder dos predadores.

(C) Fugir do meio da destruição.

(D) Desaparecer para sempre.

 Leia o texto abaixo.

 Poema: A invenção do futebol

 

Antes, muito antes

do futebol,

inventaram a bola.

Podia ser

uma cebola

ou qualquer

coisa que rola.

A diversão era passar a bola

de mão em mão.

Mas sempre tinha

um mão furada,

quer era motivo

de gozação.

Até que um dia

o mão furada

dos mãos furadas

bolou de devolver

a bola com o pé.

Foi uma surpresa,

uma sensação,

a invenção do primeiro boleiro.

Mais tarde,

os que não abriram mão

de jogar com a mão

viraram goleiros.

 

Silvestrin, Ricardo. É tudo invenção. São Paulo: Ática, 2003.

 

QUESTÃO 09

Leia novamente os versos abaixo.

“Mas sempre tinha

um mão furada,

quer era motivo

de gozação.”

 

Nesses versos, a expressão “mão-furada” significa

(A) defendia a bola com a mão aberta.

(B) deixava a bola cair facilmente.

(C) jogava a bola para outro colega.

(D) tinha um furo no meio da mão.