segunda-feira, 1 de outubro de 2018

FILME: GONZAGA - DE PAI PRA FILHO - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS


Filme: GONZAGA - DE PAI PRA FILHO

 Data de lançamento 26 de outubro de 2012 (2h 00min)
Direção: Breno Silveira
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

Não recomendado para menores de 12 anos
        Decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa. Lá, ele conhece uma bela mulher, Odaléia (Nanda Costa), por quem se encanta. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. Para isso, deixa o pequeno aos cuidados de amigos no Rio de Janeiro e sai pelo Brasil afora. Só não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos. Baseada em conversas realizadas entre pai e filho, essa é a história do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, também conhecido como O Rei do Baião ou Gonzagão, e de seu filho, popularmente chamado de Gonzaguinha.

Entendendo o filme:

01 – Quais os nomes dos pais de Luiz Gonzaga?
      Januário e Santana.

02 – Complete: O filme "Gonzaga - De Pai Pra Filho" se baseia na vida de Luiz Gonzaga e: Gonzaguinha.

03 – Gonzaguinha, é mandado para o colégio interno com quantos anos?
      Ele foi com 12 anos.

04 – Qual doença mãe e filho (Odaléia e Gonzaguinha) tiveram?
      Eles tiveram tuberculose.

05 – Complete: Land Vieira, Nivaldo Expedito e Adélio Lima são os três atores que interpretam Luiz Gonzaga.

06 – Qual o nome do primeiro amor de Luiz Gonzaga?
      Ela chamava-se Nazinha.

07 – Quem interpreta Odaléia Guedes dos Santos no filme "Gonzaga – De Pai Pra Filho"?
      Foi interpretado pela Nanda Costa.

08 – Onde Odaléia Guedes dos Santos trabalhava quando conheceu Luiz Gonzaga? 
      Ela trabalhava no Dancing Brasil.

09 – Quais os nomes dos pais de criação de Gonzaguinha?
      Era Dina e Xavier.

10 – Quem são os atores de Gonzaguinha, Januário, Nazinha, e Coronel Raimundo?
      São: Júlio Andrade, Claudio Jaborandy, Cecília Dassi e Domingos Montagner.

11 – Qual é o nome verdadeiro de Gonzaguinha?
      É Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior.

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CONTO: O POLVO ANIMADO - RUTH GALLOWAY - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: O POLVO ANIMADO

        No oceano, entre muitas algas marinhas e o colorido coral, morava um animado polvo.
        Ele tinha oito tentáculos que ele adorava usar para fazer cócegas. Quando o polvo fazia cócegas nos peixinhos, eles pulavam, saltitavam e se contorciam!
        Todos achavam aquela brincadeira muito divertida! Mas a maior parte dos animais marinhos achava aquela brincadeira muito entediante.
        Certa vez, o polvo fez cócegas na estrela-do-mar e ela se contorceu toda!
        – Pare com isso! – ela gritou.
        O polvo fez cócegas no siri, que tropeçou e caiu na areia.
        – Fora daqui! – ele esbravejou.
       – Mas eu sou um polvo animado e sou muito bom em fazer cócegas – disse o polvo tristemente. E nadou para junto dos pequenos peixes para brincar com eles novamente.
        Um dia, o polvo viu a ostra cochilando perto de algumas conchas. Ele não pôde resistir e fez pequenas cócegas nela. Mas a ostra acordou com um salto e deixou cair sua preciosa pérola. Ping! Póing! Póing! A pérola quicou para perto das pedras e foi levada pela correnteza.
        – Oh! Não – assustou-se o polvo. A pobre ostra ficou muito chateada.
        – Desculpe-me – disse o polvo. – Eu a trarei de volta para você. O polvo nadou bem depressa pelas águas.
        – “Uau!” – pensou o polvo. “Eu jamais imaginei que pudesse ser tão veloz” Vupt!
        O polvo seguiu a pérola, que estava caindo em direção às profundezas do mar.
        – “Uau!” – ele pensou. “Eu jamais imaginei que pudesse nadar tão fundo!”
        O polvo estava quase alcançando a pérola, mas... Ping! Póing! Póing!
        A preciosa pérola quicou nas pedras e caiu dentro de um buraco, no fundo do oceano. O polvo se contorceu, balançou-se e se espremeu ... E conseguiu passar, com seu corpo elástico, pela fenda.
        – “Oh!” – ele pensou. “Eu jamais imaginei que pudesse ser tão flexível!” Lá no fundo, brilhando na escuridão, estava a lustrosa e iluminada pérola. Mas logo atrás dela havia uma feroz enguia.
        – Aaaah! – gritou o polvo. Ele, então, rapidamente pegou a pérola e saiu daquele buraco.
        – Eu quero essa pérola! – vociferou a enguia.
        O polvo nadava ofegante enquanto a enguia o perseguia. Ele já havia nadado uma longa distância e sentia-se muito cansado. A enguia estava chegando cada vez mais perto... Com um esguicho e um espirro, o polvo lançou uma nuvem de tinta preta que fez com que a enguia não pudesse enxergar coisa alguma!
        – “Puxa! – Eu nunca imaginei que pudesse soltar essa tinta!” e foi dançando muito feliz até a ostra.
        A ostra ficou muito satisfeita por ter sua pérola de volta.
        – Eu prometo que não farei mais cócegas em você novamente – disse o polvo.
        – Descobri muitas outras coisas que sei fazer muito bem. A partir de agora, eu serei um... rápido, explorador, flexível, esguichador polvo...
        ... Mas eu ainda sou animado e posso fazer algumas cócegas também.

GALLOWAY, Ruth. O Polvo Animado.
Ed. Ciranda Cultural, 2010 (Adaptação).
Glossário:
Enguia – peixe alongado, comestível, que pode dar choque elétrico quando atacado;
Esguicho – jato (contínuo ou não) de um líquido.
Fenda – abertura estreita e alongada numa superfície;
Flexível – que pode ser dobrado ou curvado sem quebrar;
Vociferou – proferiu palavras em voz alta, aos berros; gritar.

Entendendo o conto:
01 – Retire o trecho que mostra o lugar em que aconteceu a história.
      No oceano, entre muitas algas marinhas e o colorido coral.

02 – Toda história tem um momento de conflito. Destaque, do texto, o momento em que se inicia a complicação da história.
      O polvo nadava ofegante enquanto a enguia o perseguia. Ele já havia nadado uma longa distância e sentia-se muito cansado. A enguia estava chegando cada vez mais perto... Com um esguicho e um espirro, o polvo lançou uma nuvem de tinta preta que fez com que a enguia não pudesse enxergar coisa alguma!

03 – Por que você considera que esse trecho é a “complicação da história”?
      Porque foi o momento em que o polvo sentiu-se ameaçado.

04 – Volte ao texto, leia o desfecho da história e responda à pergunta: que final teve o polvo?
      Teve um final feliz.       
      – Descobri muitas outras coisas que sei fazer muito bem. A partir de agora, eu serei um... rápido, explorador, flexível, esguichador polvo...
        ... Mas eu ainda sou animado e posso fazer algumas cócegas também.

05 – De acordo com o texto, quem é o protagonista da história?
      O polvo.

06 – Quem são os personagens da história?
      O polvo; os peixinhos; a estrela-do-mar; o siri; a ostra; a enguia.

07 – No 3º parágrafo, “Todos achavam aquela brincadeira muito divertida! Mas a maior parte dos animais marinhos achava aquela brincadeira muito entediante”. A palavra “entediante” pode ser substituída sem alteração de sentido, por:
      Desagradável.

08 – Complete o quadro abaixo com a reação de cada um dos personagens ao serem “perturbados” pelo polvo. Volte ao texto para entender bem a história.
Personagens.                 Reações.                           Parágrafos.
Os peixinhos:                   Pulavam, saltitavam
                                         E se contorciam.                2° parágrafo.
A estrela-do-mar:             Contorceu toda.                 4° parágrafo.
No siri:                              Tropeçou e caiu.                6° parágrafo.        
A ostra:                             Salto e caiu a pérola.         9° parágrafo.




POEMA PARA SÉRIES INICIAIS - COISAS - MARIA DINORAH - COM GABARITO

Poema: Coisas
           Maria Dinorah


Coisas boas:
Bombom, bolinho, bolacha,
Pastel, pipoca, pitanga.

Coisas lindas:
Barquinho, balão, boneca,
Palhaço, pião, poema.

Coisas de todos:
Lagoa, estrada, folhagem,
Luar, estrela, farol.

Coisas de poucos:
Mel, moeda, medalha,
Milagre, amigo, amor.
                                                      
Entendendo o poema:
01 – Qual o título do poema?
      Coisas.

02 – Quem é o(a) autor(a) do texto?
      Maria Dinorah.

03 – Marque um X na opção em que as palavras foram colocadas corretamente em ordem alfabética:
A ( ) bombom, bolacha, bolinho, pastel, pipoca e pitanga.
B ( ) pastel, pipoca, pitanga, bolacha, bolinho e bombom.
C (X) bolacha, bolinho, bombom, pastel, pipoca e pitanga.
D ( ) bolacha, bolinho, bombom, pitanga, pastel e pipoca.

04 – Das coisas lindas apontadas no poema, qual você realmente acha linda?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Quantas estrofes tem o poema?
      Possui 04 estrofes.

06 – Quantos versos aparecem?
      Aparecem 12 versos.

07 – Qual a estrofe que você mais gostou? Copie:
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Da última estrofe, o que mais você gostou?
      Resposta pessoal do aluno.



TEXTO: A FILHA - SAMIR MESERANI - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


TEXTO: A filha
                           Samir Meserani

        A filha é uma mulher que quando é criança é uma gracinha. Uns dizem que nasceu com a cara da mãe. Outros acham que é do pai. Houve alguma discussão para escolher seu nome: Ana, Andrea, Apoena, Carla, Carmem, Dalva, Georfiana, Leila, Lúcia, Marisa, Marta, Míriam, Nádia... Tudo, menos um nome composto, como alguém gritou. E ela acabou se chamando...
        Em pequena vestia-se de cor-de-rosa, usava roupinhas bonitas, fitinhas e flores no cabelo. Brincava de boneca e casinha.
        Chegou uma fase, lá pelos doze anos em diante, em que a filha começa a deixar de ser criança, porém não chega a ser uma moça. Não sei como dizer. Os humanos usam uma expressão para a fase em que ela vai entrar, “menina-moça”. É uma mistura de duas palavras, como beija-flor, peixe-boi, guarda-chuva e outras misturas parecidas. Mas dá para entender. Nessa fase a filha tem coisas de criança, como dormir abraçada com um ursinho de pelúcia que ganhou quando tinha três anos. Ao mesmo tempo, como uma moça, sonha estar abraçada com um colega de classe de que gosta, mas não quer que ninguém perceba, principalmente ele. Qual a vantagem de ele não perceber, também não sei. Creio que é medo dele não gostar dela.
        A filha é filha do pai e da mãe. Mas quando faz alguma coisa que a mãe não gosta, ela diz ao pai:
        --- Veja o que sua filha fez. Também, mimada como é...
        A mãe acha que o pai mima demais a filha. Mimar quer dizer agradar, fazer as vontades e desejos, dar muito carinho. A pessoa mimada acaba fazendo tudo o que quer. Entretanto, a filha sabe que “tudo tem seus limites”, como diz o próprio pai. Não pode, por exemplo, chegar em casa tarde da noite, como o filho. Mas, às vezes, quando tem uma festa, chega. Não pode ficar quase uma hora no telefone falando com uma amiga que viu de manha na escola sobre coisas fúteis, mas todo dia fica.
        
Os estranhos seres humanos. São Paulo: FTD, 1999, p. 31-32. In SOARES, Magda. Português: Uma proposta para o letramento - 6º ano. 1a ed. São Paulo: Moderna, 2002, p. 59-60.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      A filha.

02 – Quantos parágrafos possui o texto?
      Possui 06 parágrafos.

03 – Quem é o autor? E de onde foi tirado o poema?
      Samir Meserani. Foi tirado de Os estranhos seres humanos.

04 – A finalidade principal do texto é:
a)   Convencer.
b)   Relatar.
c)   Divulgar.
d)   Informar.

05 – “Chegou uma fase, lá pelos doze anos em diante, em que a filha começa a deixar de ser criança, porém não chega a ser uma moça. Não sei como dizer.” O termo destacado no texto indica:
a)   Oposição.
b)   Conclusão.
c)   Negação.
d)   Explicação.

06 – “E ela acabou se chamando...”, a expressão destacada está substituindo no texto a palavra:
a)   Mãe.
b)   Criança.
c)   Mulher.
d)   Filha.

07 – Os humanos usam uma expressão para a fase em que ela vai entrar, “menina-moça”, a expressão destacada tem o mesmo sentido de:
a)   Infância.
b)   Adolescência.
c)   Idade adulta.
d)   Pré-adolescência.


MENSAGENS ESPÍRITAS - PÁGINAS - O LIVRO DOS ESPÍRITOS - ESPAÇO UNIVERSAL - PARA REFLEXÃO


Páginas

        “Mas a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” – (Tiago, 3:17.)

        Toda página escrita tem alma e o crente necessita auscultar lhe a natureza. O exame sincero esclarecerá imediatamente a que esfera pertence, no círculo de atividade destruidora no mundo ou no centro dos esforços de edificação para a vida espiritual.
       Primeiramente, o leitor amigo da verdade e do bem analisar-lhe-á as linhas, para ajuizar da pureza do seu conteúdo, compreendendo que, se as suas expressões foram nascidas de fontes superiores, aí encontrará os sinais inequívocos da paz, da moderação, da afabilidade fraternal, da compreensão amorosa e dos bons frutos, enfim.
        Mas, se a página reflete os venenos sutis da parcialidade humana, semelhante mensagem do pensamento não procede das esferas mais nobres da vida. Ainda que se origine da ação dos Espíritos desencarnados, supostamente superiores, a folha que não faça benefício em harmonia e construção fraternal é, apenas, reflexo de condições inferiores.
        Examina, pois, as páginas de teu contato com o pensamento alheio, diariamente, e faze companhia àquelas que te desejam elevação. Não precisas das que se te figurem mais brilhantes, mas daquelas que te façam melhor.



Mensagens Espírita: O livro dos Espíritos
ALLAN KARDEC – Tradução Matheus R. Camargo
Perguntas e respostas

ESPAÇO UNIVERSAL

35 – O espaço universal é infinito ou limitado?
     Infinito. Supõe limites para ele, o que haveria além? Isto confunde a tua razão, bem o sei, e, no entanto, a razão te diz que não pode ser de outro modo. O mesmo ocorre com o infinito, em todas as coisas; e não é na vossa pequena esfera que podereis compreendê-lo.
      Supondo-se um limite para o espaço, em qualquer distância que o pensamento possa concebê-lo, a razão diz que, após esse limite, há alguma coisa, e assim pouco a pouco, até o infinito; pois essa alguma coisa, mesmo que fosse o vazio absoluto, seria ainda espaço.

36 – O vazio absoluto existe, em alguma parte, no espaço universal?
      Não, nada é vazio. O que te parece vazio está ocupado por uma matéria que escapa aos teus sentidos e aos seus instrumentos.

TEXTO: JOGO DE XADREZ - COM GABARITO


Texto: Jogo de Xadrez

        O jogo dos reis, surgiu há 1500 anos.
        Peões, bispos, torres, cavalos, rainha e rei. Peças brancas e pretas organizadas num tabuleiro quadriculado. Dois jogadores bem atentos e concentrados. Jogadas calculadas, captura das peças do adversário e... xeque-mate! Você já deve saber do que estamos falando, né? De um jogo que encanta cada vez mais crianças mundo afora: o xadrez.
        Faz pouco mais de 20 anos que o xadrez se tornou popular no Brasil. Mas o jogo é muito antigo! De acordo com informações do site do Centro de Excelência de Xadrez, o jogo surgiu há aproximadamente mil e quinhentos anos, na Índia, com o nome de Chaturanga, e pouco a pouco se transformou no atual jogo de xadrez.
        As muitas guerras e a busca por novas rotas comerciais fizeram com que o xadrez fosse introduzido nos países ocidentais. Na Idade Média, o jogo passou por algumas mudanças que o conduziram à forma atual. Naquele tempo, o xadrez era praticado pela elite europeia (pelas pessoas mais ricas e poderosas da Europa), sendo chamado "jogo dos reis e rei dos jogos".
        Com a criação da prensa móvel por Gutenberg, no século XV, tornou-se possível a impressão de livros de xadrez. Com a multiplicação desses livros, ocorreu a primeira democratização significativa do jogo. Sua segunda fase de popularização ocorreu na Europa do Leste, já no início do século XX, quando a União Soviética adotou o xadrez como complemento à educação, tornando-se uma potência nesse esporte.
        A terceira democratização iniciou-se com a revolução dos computadores e o aparecimento da Internet, na segunda metade do século XX. A partir da década de 50, ciências como a Psicologia e a Inteligência Artificial, buscando construir máquinas inteligentes, apresentaram estudos que aceleraram a produção de enxadristas (jogadores de xadrez) eletrônicos. Hoje muitos enxadristas (ou xadrezistas) de alto nível usam esses programas para treinar e se aperfeiçoar.

                                                  Disponível em: http://www.ebc.com.br
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Jogo de Xadrez.

02 – Identifique o assunto do texto lido:
a) as regras do jogo de xadrez.
b) a democratização do jogo de xadrez.
c) a história do jogo de xadrez.
d) o uso do jogo de xadrez na educação soviética.

03 – Segundo o texto, a Chaturanga surgiu:
a) “há aproximadamente mil e quinhentos anos”.
b) “no século XV”.
c) “já no início do século XX”.
d) “na segunda metade do século XX”.

04 – Aponte os fatos que levaram à introdução do jogo de xadrez, oriundo da Índia, nos países ocidentais.
      “As muitas guerras e a busca por novas rotas comerciais”.

05 – No segmento “Naquele tempo, o xadrez era praticado pela elite europeia [...]”, a expressão verbal sublinhada indica um fato:
a) previsível na vida da elite europeia naquele tempo.
b) hipotético na vida da elite europeia naquele tempo.
c) constante na vida da elite europeia naquele tempo.
d) esporádico na vida da elite europeia naquele tempo.

06 – De acordo com o texto, o xadrez começou a se popularizar:
a) “com a criação da prensa móvel por Gutenberg”.
b) “com a multiplicação dos livros de xadrez”.
c) “quando a União Soviética adotou o xadrez como complemento à educação”.
d) “com a revolução dos computadores e o aparecimento da Internet”.

07 – Localize a passagem do texto em que o autor dialoga diretamente com o leitor:
      “Você já deve saber do que estamos falando, né?”

08 – Em “Xadrez, o jogo dos reis, surgiu há 1500 anos”, a parte grifada tem a função de:
a) interpelar
b) explicar
c) complementar
d) caracterizar.

09 – No período “Peões, bispos, torres, cavalos, rainha e rei.”, as vírgulas sinalizam:
a) a enumeração de termos que se intercalam.
b) a enumeração de termos que se alternam.
c) a enumeração de termos que se opõem.
d) a enumeração de termos que se correlacionam.

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TEXTO: PEIXE ELÉTRICO - COM GABARITO


Texto: PEIXE ELÉTRICO

        Peixe-elétrico é o nome dado às espécies de peixe, quer de água doce, quer de água salgada, de espécies diversas que, dotados de células especiais, são capazes de produzir descargas de alta voltagem. 
        O poraquê é o nome popular do electrophorus electricus, espécie que vive nos rios do Brasil (na Amazônia), da Colômbia, da Venezuela e do Peru.
        Pode atingir 2 metros de comprimento e pesar até 20 quilos. Possui hábitos noturnos, respira o ar atmosférico, alimenta-se de outros peixes e pertence ao grupo dos gymnotiformes, cujas espécies possuem cargas elétricas de intensidade variada.
        Você sabia que os choques produzidos pelo peixe elétrico são tão fortes que podem atordoar as presas, matar um cavalo e dariam para ligar um aparelho de TV?
        Fonte: Texto elaborado a partir do artigo publicado pela Universidade Federal de Pernambuco na coluna “De Olho na Ciência”, do Caderno Cidades que integra o Jornal do Comércio e do Guia dos Curiosos de autoria de Marcelo Duarte. Editora Panda Books. São Paulo, 2005.

Entendendo o texto:
01 – O texto que você acabou de ler serve para:
( ) Contar a história da vida do peixe elétrico.
( ) Noticiar um fato sobre o peixe elétrico.
( ) Contar um causo sobre o peixe elétrico.
(X) Informar sobre as características do peixe elétrico.

02 – Leia a afirmação abaixo:
        “Peixe Elétrico” é o nome dado às diversas espécies de peixe que, dotados de um dispositivo eletrônico inserido no peixe por meio de uma cirurgia, são capazes de produzir descargas de alta voltagem”.
Esta afirmação é falsa ou verdadeira? Por quê?
      É falsa. Porque eles são dotados de células especiais, são capazes de produzir descargas de alta voltagem. 

03 – Releia o trecho abaixo:
        “Peixe-elétrico é o nome dado às espécies de peixe, quer de água doce, quer de água salgada, de espécies diversas que, dotados de células especiais, são capazes de produzir descargas de alta voltagem”. E responda:
( ) “Peixe elétrico” é o nome dado à uma espécie de peixe que vive na água doce.
( ) “Peixe elétrico” é o nome dado à uma espécie de peixe que vive na água salgada.
( ) “Peixe elétrico” é o nome dado à diversas espécies de peixes que vivem tanto na água doce, quanto na água salgada”.
(X) “Peixe elétrico” é o nome dado à uma espécie de peixe que vive tanto na água doce, quanto na água salgada.

04 – Preencha o quadro abaixo de acordo com as informações contidas no texto:
·        Poraquê: é o nome popular do electrophorus electricus.
·        Habitat: nos rios do Brasil (na Amazônia), da Colômbia, da Venezuela e do Peru.  
·        Comprimento: pode atingir 2 metros de comprimento.
·        Peso: pode chegar a 20 quilos.
·        Alimentação: alimenta-se de outros peixes.

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