quarta-feira, 30 de agosto de 2017

SIMULADO: NATURALISMO/REALISMO - COM GABARITO

01 – (PUC-RS):
               “... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: “Fígado, rins e coração.” Era uma vendedeira de fatos de boi. (...) os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos.”
Nesse texto naturalista, Aluísio Azevedo enfatiza a:
      a) Patologia social.
      b) Brutalidade do quotidiano.
      c) despreocupação ética.
      d) Força da hereditariedade.
      e) Ação do meio social.

02 – (ITA-SP):
                        “Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “Olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. (...) deixou-se fitar e examinar. Só me perguntara o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...”
O excerto acima faz pare do romance _______, cuja personagem feminina é____________.
     a) Memórias póstumas de Brás Cubas – Virgília.
     b) Dona Flor e seus dois maridos – Dona Flor.
     c) Dom Casmurro – Capitu.
     d) O cortiço – Rita Baiana.
     e) Senhora – Aurélia.

03 – (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de O Ateneu.
     a) Devido a apresentar uma estrutura bastante eclética, não se trata de um romance que tem uma classificação rigorosa como representante de uma ou outra tendência literária.
     b) Tem um narrador em primeira pessoa, Sérgio, que relata fatos ocorridos com ele no passado.
     c) A ação deste romance transcorre no ambiente fechado de um internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados.
     d) A maioria das personagens do romance é apresentada de uma forma caricatural, realçando seus aspectos negativos.
     e) Em função de uma narrativa mais dinâmica, o autor abre mão da análise psicológica de personagens.

04 – (PUC-SP):
                         Ao leitor
        Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adorei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado.
         (...)
         ... evito contar o processo extraordinário que empreguei na composição destas Memórias, trabalhadas cá no outro mundo. Seria curioso, mas nimiamente extenso, e aliás desnecessário ao entendimento da obra. A obra em si mesma é tudo se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.
                                                                                                     Machado de Assis.
     Indique três procedimentos empregados no processo de composição de Memorias póstumas de Brás Cubas, a partir da afirmação feita pelo narrador de que se trata de uma obra difusa e marcada pela forma livre.
                 1) Narração em primeira pessoa.
2) Capítulos curtíssimos.
3) Não-obediência à linearidade.

05 – (FEI-SP) Qual a obra da qual foi extraído o seguinte fragmento e quem a escreveu?
              “Ideia só! ideia sem pernas! As outras pernas não queriam correr nem andar. Muito depois é que saíram vagarosamente e lavaram-me à casa de Capitu. Quando ali cheguei, dei com ela na sala, na mesma sala, sentada na marquesa, almofada no regaço, cosendo em paz. Não me olhou no rosto, mas a furto e a medo, ou, se preferes a fraseologia do agregado, oblíqua e dissimulada.”
       a) Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas.
       b) Raul Pompéia – O Ateneu.
       c) José de Alencar – Senhora.
       d) Machado de Assis – Dom Casmurro.
       e) Visconde de Taunay – Inocência.

06 – (MACK-SP) O romance naturalista de Aluísio Azevedo, em sua busca de verossimilhança, baseou-se, mais de uma vez, em fatos realmente ocorridos. O “caso Capistrano” foi um crime que frequentou a crônica policial carioca da época, ocorrido por questões de honra.
Tal fato teria sido explorado em:
a) O mulato.
b) Uma lágrima de mulher.
c) Casa de pensão.
d) A mortalha de Alzira.
e) O cortiço.

07 – (UCS-RS) Embora tradicionalmente se considere o ano de 1893 como data final do realismo e suas manifestações no Brasil, sabe-se que, na verdade, durante os primeiros vinte anos do século XX, essa estética desenvolveu-se paralelamente:
a) Ao Romantismo e ao Parnasianismo.
b) Ao pré-Modernismo e ao Modernismo.
c) Ao Simbolismo e ao Modernismo.
d) Ao Simbolismo e ao Pré-Modernismo.
e) Ao Parnasianismo e ao Modernismo.

08 – (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto:
               “(...) a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código.
               Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito do abastado e tísico, - uma pérola.”
a) José de Alencar – Senhora.
b) Raul Pompéia – O Ateneu.
c) Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha.
d) Jorge Amado – Jubiabá.
e) Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas.


09 – (FEI-SP) Observe o fragmento abaixo, pertencente à conhecida obra naturalista:
               “Uma escrava cafuza, a quitandeira Bertoleza, que lhe fornecia a comida, tendo perdido o homem com quem vivia amigada, recebe bem a aproximação de João Romão, logo tornado seu procurador e conselheiro.”
        Estamos nos referindo a:
a) Aluísio Azevedo – O cortiço.
b) Aluísio Azevedo – Casa de pensão.
c) Aluísio Azevedo – O mulato.
d) Machado de Assis – Quincas Borba.
e) Raul Pompéia – Canções sem metro.

10 – (MACK-SP) Sobre Dom Casmurro é correto afirmar que:
a) A partir dos ciúmes de Sancha, Escobar deixa de frequentar a casa de Betinho e Capitu.
b) Ezequiel, sem qualquer sombra de dúvida, apresenta semelhança física com Escobar.
c) Toda a narrativa é parcial, pois se desenvolve a parir da ótica da personagem-narrador, ou seja, Betinho.
d) Capitu, devido a seus “olhos de ressaca”, deixa claro o adultério cometido.
e) Dona Glória, mãe de Betinho, devido aos conselhos de José Dias, não chega a mandar o filho ao seminário.

11 – (MACK-SP):
               “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça e, com certeza, a mais voluntariosa.”
Virgília, descrita acima, é personagem do romance machadiano, introdutor do Realismo no Brasil:
a) Memórias póstumas de Brás Cubas.
b) Dom Casmurro.
c) Memorial de Aires.
d) A mão e a luva.
e) Nenhuma das anteriores.


12 – (PUC-RS):
                      “Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? não vos esqueçais que estava sentada de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos para ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela, rosto a rosto, mas trocados, os olhos de um na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer que estava feia; nem esta razão a moveu.”
Na fase da análise psicologia e social, a ficção de Machado de Assis salienta, como ilustra o texto transcrito, a:
a) Hipocrisia social.
b) Vaidade egoísta.
c) Ambiguidade feminina.
d) Impossibilidade amorosa.
e) Insanidade velada.

13 – (PUC-RS):
                     “Ela saltou em meio da roda, com braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça (...) numa sofreguidão (...) carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante: já correndo de barriga empinada, já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nunca se encontra o fundo.”
O vocabulário do texto salienta os traços do:
a) Romantismo.
b) Realismo.
c) Naturalismo.
d) Impressionismo.
e) Modernismo.


14 – (MACK-SP):
           Em certa casa da Rua Cosme Velho
           (Que se abre no vazio)
           Venho visitar-te; e me recebes
           Na sala trastejada com simplicidade
           Onde pensamentos idos e vividos
           Perdem o amarelo
           De novo interrogando o céu e a noite.
           (...)
           Conheces a fundo
           A geologia moral dos Lobo Neves
           E essa espécie de olhos derramados
           Que não foram feitos para ciumentos.
           (...)

No poema de onde foi extraído o trecho acima, Carlos Drummond de Andrade rende sua homenagem a um outro autor, a quem ele carinhosamente chama de bruxo.

De quem se trata?
a) Mário de Andrade.
b) Machado de Assis.
c) Oswald de Andrade.
d) Manuel Bandeira.
e) José de Alencar.

15 – (UNICAMP-SP) A conhecida ironia de Machado de Assis fica evidente na seguinte passagem do romance Memórias póstumas de Brás Cubas:
            “... Marcela amou-se durante quinze meses e onze contos de réis (..)”.
Nesse, como em muitos outros trechos de seus romances, o escritor usa com maestria as palavras, obtendo, através de sua combinação, o efeito irônico desejado. Diga qual é a ironia presente na passagem citada e explique de que maneira Machado consegue obter o efeito irônico através das relações de significação que se estabelecem entre as palavras que ele escolheu.
      Verifica-se ironia no uso do verbo “amar” significando “por dinheiro”. As relações de significado entre as palavras escolhidas: número de meses e número de contos de réis.

16 – (FGV-SP) Brás Cubas, personagem central de Memórias póstumas de Brás Cubas, reencontra, a certa altura de sua vida, um velho amigo, antigo colega de escola, outrora rico e cheio de boas maneiras, agora em lastimável estado de miséria, a ponto de ser obrigado a viver nas escadarias de uma igreja.
            a)De quem se trata?
               Quincas Borba.
b)Que aconteceu no abraço de despedida entre ambos?
Quincas Borba rouba o relógio de Brás Cubas.

17 – (FGV-SP) Em O primo Basílio, Eça de Queirós faz uma crítica severa da sociedade lisboeta, salientando os defeitos de uma classe desta sociedade.
           a)Qual a classe descrita?
A classe burguesa.
b)Indique alguns dos defeitos apontados.
     Gente que vive de aparências; pessoas que prezam o luxo; mulheres fúteis; homens luxuriosos.

18 – (FEI-SP) Observe as afirmações abaixo e assinale as alternativas corretas:
I – O Realismo teve sua origem na França e foi apenas uma renovação no campo literário.
II – O escritor realista deve estudar o exterior dos indivíduos, interroga-los, analisar o meio e depois transcrever suas observações procurando ser, rigorosamente, impessoal.
III – Para o escritor realista o que importa é o que está fora de nós, o objeto captado pelos sentidos.
IV – O Realismo é uma obra de ataque à mentalidade burguesa, à ordem social, clerical e monárquica.
Podemos afirmar que:
a) I e IV estão corretas.
b) Somente IV está correta.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
e) N. D. A.

19 – (MACK-SP) Sobre Eça de Queirós, é incorreto afirmar que:
a) Em boa parte de sua obra, tem a intenção de oferecer um variado painel da sociedade portuguesa da época.
b) Seu romance O prima Basílio narra a inquietude de um personagem que, farto de civilização, resolve assumir uma vida mais simples.
c) Sua evolução como escritor também pode ser presenciada em alguns contos, verdadeiros modelos do gênero.
d) Sua prosa coloca-se como uma espécie de divisora linguística entre a tradição e a modernidade.
e) Com a publicação de O crime do padre Amaro, inicia-se a segunda fase de sua carreira, na qual expõe o ideário da geração de 70.


20 – (FUVEST-SP) Ao criticar O primo Basílio, Machado de Assis afirmou:
“(...) a Luísa é um caráter negativo, e no meio da ação ideada pelo ator, é antes um títere que uma pessoa moral”. Títere é um boneco mecânico, acionado por cordéis controlados por um manipulador. Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são:
a) Basílio e Juliana.
b) Jorge e Justina.
c) Jorge, Conselheiro Acácio e Juliana.
d) Basílio, Leopoldina e Conselheiro Acácio.

e) Jorge e Leopoldina.

SIMULADO SOBRE O REALISMO - COM GABARITO


 REALISMO 

1 – (UNIJUÍ-RS) Aluísio Azevedo foi introdutor do Realismo no Brasil com a obra O Mulato (1881). Sobre o movimento literário pode-se afirmar que:
I – O Realismo predomina sobre o Romantismo na segunda metade do século XIX.
II – Realismo e Modernismo, no fundo, tinham as mesmas reivindicações.
III – São causas do Realismo: o progresso da Ciência e o esgotamento do Romantismo.
IV – Os escritores realistas pretendiam reformular a vida social através de seus textos.
V – Para o Realismo, o comportamento humano é determinado pelo meio.
Sobre a obra pode se dizer que:
1)    Apresenta um “tipo”, o imigrante português Dias, que chega ao Brasil disposto a tudo para enriquecer.
2)    Faz parte da composição da obra um personagem chamado Raimundo, com traços românticos: caráter, riqueza, beleza.
3)    O romance termina com Dias e Ana Rosa ricos e felizes.
4)    Bertoleza tem papel importante, mas suicida-se cravando uma faca no seu ventre.
5)    O romance ambienta-se claramente em São Luís do Maranhão.
Assinale a resposta que contiver a composição das afirmações incorretas:
a)     IV e 4.
b)    III e 4.
c)     I e 5.
d)    II e 4.
e)     II e 5.


2 – (FESP) Identifique o movimento literário, o autor e a obra que traz como dedicatória a seguinte frase:
               “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como lembrança estas...”
   a)     Realismo. Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.
   b)    Naturalismo. Aluísio Azevedo. O Mulato.
   c)  Naturalismo. Júlio Ribeiro. A Carne.
   d)   Pré-modernismo. Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
  e)    Romantismo. Álvares de Azevedo. Lembranças de morrer.

3 – (MACK-SP) A poesia metafísica portuguesa seria uma espécie de escape à angústia cultural e geográfica em que vive o homem português, num território diminuto entre o Oceano Atlântico e o continente europeu, sonhando glórias perdidas no século XVI.
        O maior representante de tal tendência, no Realismo de Portugal, foi:
a)     Cesário Verde.
b)    Antero de Quental.
c)     Guerra Junqueiro.
d)    Gomes Leal.
e)     Gonçalves Crespo.


4 – (UNAESP-SP) Romance que ilustra bem a posição crítica de Eça de Queirós em fase da sociedade lisboeta de seu tempo, O primo Basílio trata de um tema caro ao Realismo: o adultério.
        Escolha, dentre as alternativas abaixo, a que corresponde às características da personagem central, Luísa, e seu estilo de vida:
   a)   Luísa, levando uma vida de burguesa, cheia de tédios, resiste a várias investidas de seu primo, até descobrir que seu marido a trai.
   b)    Personagem dinâmica, Luísa conduz as ações de acordo com sua vontade.
   c)   Abandonada pelo marido, influenciada por leituras românticas, deixa se levar a aventuras extraconjugais.
d)    Casada com Jorge por capricho ou estouvamento, ociosa e sonhadora, é envolvida pelos galanteios de Basílio e comete adultério.
e)     Fragilizada pelo casamento infeliz, Luísa procura seu ex-namorado e tenta reconstituir sua vida amorosa.


5 – (PUC-SP) “--- Ao vencedor, as baratas!”
      A frase acima aparece num romance de Machado de Assis.
    a)     Qual o título do romance?
Quincas Borba.
    b)    Explique o significado da frase.
A frase significa que, numa sociedade de consumo, vence quem compete com mais garra.

6 – (PUC-RS) Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
   a)    Apresenta todas as características do Realismo, exceto a influência do meio sobre o comportamento do indivíduo.
   b)   Tem como matéria-prima as recordações e impressões da personagem principal.
  c)    Constitui-se num documento fotográfico da realidade objetiva.
d)    Segue uma ordem cronológica, apoiando-se no real.
e)     Não se atém a reflexões críticas em relação ao contexto social.

7 – (UNIJUÍ-RS) O Cortiço, escrito em 1890, é considerado a obra-prima de Aluísio Azevedo. Escolha nas colocações que seguem a que melhor caracteriza a obra:
a)     Um dos melhores retratos que já se levantaram do Brasil do II Império, em que a sobrevivência da estrutura colonial punha à mostra uma numerosa mostragem de portugueses enriquecidos a empolgar as posições de comando e uma região mal definida de pretos, mulatos e brancos em pleno processo de caldeamento e formação, constituindo o escalão mais inferior da sociedade.
b)    Retrata a falência da sociedade patriarcal nordestina que, tendo por base sempre a atividade econômica açucareira, pouco se modifica desde os fins do século XVIII.
c)     Reflete as transformações que afetaram a região da campanha na segunda metade do século XIX. Não há nele nenhum delineamento saudosista, ao contrário de outros textos ficcionais da época.
d)    No plano da temática, o rompimento com a tradição narrativa brasileira se dá pela inserção, ao longo dos relatos, de elementos inverossímeis.
e)     Fixando a região de campanha, a obra descreve a crise e as divisões entre os estancieiros do sul do Brasil. O protagonista tenta colocar em prática certas ideias reformistas, mas fracassa em seus objetivos.


8 – (VUNESP-SP) A carta a Castilho, intitulada Bom senso e bom gosto, que defendia os jovens escritores realistas e a poesia nova em Portugal na segunda metade do século XIX, foi escrita por:
     a)   Eça de Queirós.
      b) Ramalho Ortigão.
     c)     Antero de Quental.
    d)    Teófilo Braga.
     e)    Guerra Junqueiro.


9 – (UFV-MG) Em se tratando de Quincas Borba, romance de Machado de Assis, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
a) O Humanitismo, teoria filosófica de Quincas Borba, defende o princípio da liberdade de conservação.
b) A narrativa é lenta com abundância de detalhes.
c) As personagens são escrupulosas e despidas de egoísmo.
d) A burguesia frívola da corte constitui a sociedade ficcional machadiana.
e) Rubião, personagem central, traz as marcas da fraqueza na luta pela sobrevivência.

10 – (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:

a) Se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.
b) Pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.
c) Defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social.
d) Analisa as perversões sexuais, condenando-se em nome da moral religiosa.
e) Estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.


11 – (PUC-RS):
                         “A mais terrível das instituições do Ateneu não era a famosa justiça de arbítrio, não era ainda a cafua, asilo das trevas e do soluço, sanção das culpas enormes. Era o livro das notas.
                         Todas as manhãs, infalivelmente, perante o colégio em peso, congregado para o primeiro almoço, às oito horas, o diretor aparecia a uma porta, com solenidade tarda das aparições, e abria o memorial das partes.”
Em O Ateneu, Raul Pompéia denuncia, como exemplifica o texto, a:
   a) Perversidade do sistema educacional.
   b) Relação perigosa entre adolescentes.
   c) Brutalidade física na educação.
   d) Vontade de poder do educador.
   e) Política interesseira da escola.

12 – (PUCCAMP-SP):
        Texto I
                             “Iaiá mostrou-se tão expansiva naquela noite e nos seguintes dias, derramou de tal modo a vida que a enchia que Estela compreendeu tudo o que se passava entre a enteada e Jorge. Há uns amores, aliás verdadeiros, a que precedem muitas contrafações; primeiro que a alma os sinta, tem despendido a virgindade em sensações íntimas.”
        Texto II
                              “Mas não é este propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Mata-cavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente.”
Os fragmentos acima representam obras que permitem afirmar corretamente sobre Machado de Assis:
  a) Em romances iniciais, o autor se apresenta bastante comprometido com a herança romântica; nos posteriores, preocupa-se especialmente com a construção da trama, acompanhando fielmente as personagens em suas peripécias.
b) Os romances de um primeiro grupo revelam um escritor ainda esperançoso quanto à natureza humana, por isso preocupado em desvendar-lhe os mistérios; os de um segundo grupo denotam o pessimismo de quem nada mais espera do seu semelhante.
c) No início de sua carreira, o escritor mais se comporta como cronista de sua sociedade e de sua época; com a maturidade artística, opta por estruturar as narrativas segundo a forma mais frequente no século XIX.
d) Numa primeira etapa, o escritor ainda se preocupa com a apresentação de aspectos pitorescos do meio em que vivem as personagens; numa segunda, omite a apresentação do meio ambiente, fixando-se no retrato da condição solitária do homem.
e) Num primeiro momento, ainda preso às características mais gerais do romance do século XIX, o romancista preocupa-se muito com a construção da trama romanesca; num segundo, o romance se constrói em torno da análise dos caracteres, buscando aprender-lhes a natureza mais profunda.


13 – (UnB-DF) De Machado de Assis pode-se afirmar que:
      a) Em sua prosa, o homem quase desaparece e sobreleva a descrição das paisagens.
      b) Seu romance Ressurreição, de 1872, inicia a segunda fase do autor, a qual se caracteriza pela dimensão intimista.
      c) Na trilogia Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, o autor explora o tema do adultério, elaborando uma tela de suspeitas que se sustentam na dissimulação feminina.
      d) Como ficcionista inicia-se como romântico e evolui para o Realismo.
      e) Como poeta seus primeiros poemas são de caráter simbolista.
      f) Em seus primeiros livros de versos, vêem-se influências de Gonçalves Dias, Lamartine e Baudelaire.
      g) Sua prosa romântica caracteriza-se pelo transbordamento sentimental.
      h) Reproduz nos diálogos de suas personagens e linguagem popular.

14 – (VUNESP-SP):
                 “E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. A sua casa perdeu aquele ar sombrio e concentrado que a entristecia; já apareciam por lá alguns companheiros de estalagem, para dar dois dedos de palestra nas horas de descanso, e aos domingos reunia-se gente para o jantar. A revolução afinal foi completa: a aguardente de cana substituiu o vinho; a farinha de mandioca sucedeu à broa; a carne-seca e o feijão-preto ao bacalhau com batatas e cebolas cozidas; a pimenta-malagueta e a pimenta-do-reino invadiram vitoriosamente a sua mesa (...)”.
O trecho, que faz parte de um romance, ilustra uma das teses caras a certa escola literária vigente no Brasil no fim do século XIX e começo do século XX. No caso, essa tese só se compreende bem se o quadro de referências incluir uma personagem feminina como causa da transformação do português Jerônimo. Considerando esses pontos, assinale a alternativa correta:
a) O romance é A carne; a escola, o Naturalismo; a tese, a influência determinante do momento, e a personagem feminina, Lenita.
b) O romance é Casa de pensão; a escola, o Realismo-Naturalismo; a tese, a influência determinante da raça, e a personagem feminina, Bertoleza.
c) O romance é O cortiço; a escola, o Naturalismo; a tese, a influência determinante da raça; e a personagem feminina, Rita Baiana.
d) O romance é O cortiço; a escola, o Naturalismo; a tese, a influência determinante do meio, e a personagem, Rita Baiana.
e) O romance é O mulato; a escola, o Realismo; a tese, a determinação causal do meio, e a personagem, Ana Rosa.

15 – (FUVEST-SP):
               “Saímos à varanda, dali à chácara, e foi então que notei uma circunstância. Eugênia coxeava um pouco, tão pouco, que eu cheguei a perguntar-lhe se machucara o pé. A mãe calou-se; a filha respondeu sem titubear:
               --- Não, Senhor, sou coxa de nascença.”
Trecho fundamental do romance, não só dá título a um capítulo, como  serve para definir, com bastante nitidez, o caráter da personagem central.
De que obra se trata?
a) Amor de perdição.
b) Fogo morto.
c) São Bernardo.
d) Memórias póstumas de Brás Cubas.
e) O primo Basílio.

16 – (UFRS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo.
        Os perfis femininos criados por Machado de Assis revelam, por exemplo, mulheres preocupadas em ascender socialmente e em manter as aparências.
Assim, hipócrita e dissimulada, _________, de _________, assemelha-se à inescrupulosa __________, ávida pelo dinheiro de Rubião, em_________.
a) Conceição – Quincas Borba – Marcela – Uns braços.
b) Marcela – A cartomante – Flora – Dom Casmurro.
c) Virgília – Memórias póstumas de Brás Cubas – Sofia – Quincas Borba.
           d) Capitu – Memorial de Aires – Genoveva – Missa do Galo.
           e) Sofia – Esaú e Jacó – Virgília – O alienista.

17 – (USF-SP):
               “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos das sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
O fragmento acima, de Memórias póstumas de Brás Cubas, exemplifica a seguinte característica de seu autor:
a) O pessimismo com que trata as personagens que ocupam papéis privilegiados na sociedade burguesa, diferentemente do modo como lida com indivíduos socialmente carentes.
b) O uso da ironia como arma de combate às tendências estéticas do Romantismo, de que nunca sofreu influência.
c) A fixação nos problemas sentimentais, entendidos como única causa da conduta humana.
d) A tendência à idealização das personagens, herança do Romantismo.
e) A tentativa de compreender a natureza humana naquilo que tem de universal.


18 – (ITA-SP) Assinale o texto que, pela linguagem e pelas ideias, pode ser considerado como representante da corrente naturalista.
a) ”... essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada; divina! Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade! Também cantou. E cada verso que vinha de sua boca [...] era um arrulhar choroso de pomba no cio. E [...], bêbado de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano com línguas finíssimas de cobra.”
b) “Na planície avermelhada dos juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos, [...] fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.”
c) “Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia.”
d) “Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno [...] Ao erguer a cabeça para tirar o braço de sob o lençol, descera um nada a camisinha de crivo que vestia, deixando nu um colo de fascinadora alvura, em que ressaltava um ou outro sinal de nascença.”
e) “Hercules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para tocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela.”

19 – (UFSC) A(s) citação(ões) extraída(s) do livro O Ateneu é(são):
        a) ”Na repartição, os pequenos empregados, amanuenses e escreventes, tendo notícia desse seu estudo do idioma tupiniquim, deram não se sabe por que em chama-lo – Ubirajara.”
        b) “... chegou a senhora do diretor, D. Ema. Bela mulher em plena prosperidade dos trintas anos de Balzac, formas alongadas por graciosa magreza, erigindo, porém, o tronco sobre quadris amplos, fortes como a maternidade...”
        c) “Aristarco todo era um anúncio. Os gestos calmos, soberanos, era um rei – o autocrata excelso”.
        d) “Ralf pega a velha maleta do Homing, abre-a devagarinho, como quem abre uma gaiola de pássaro, para pegá-lo mansamente.”
        e) “Entrei apressado, atravessei o corredor do lado direito e no meu quarto dei com algumas pessoas soltando exclamações. Arredei-as e estaquei; Madalena estava estirada na cama, branca, de olhos vidrados, espuma nos cantos da boca”.

20 – (UFGO) Com relação a Machado de Assis, podem-se fazer as seguintes afirmações:
     a) Literariamente, sua obra inclui contos, poesias e romances;
     b) Os seus romances da fase realista incluem Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas, Helena e Quincas Borba;
     c) Machado de Assis dá muita importância à paisagem natural da cidade do Rio de Janeiro, onde suas narrativas transcorrem, descrevendo-a com colorido e detalhe;
     d) Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado o livro-marco na obra machadiana, a partir do qual inicia sua fase mais profunda e madura;
     e) A visão de mundo de Machado, como se depreende da leitura de seus romances e contos, é irônica, pessimista e crítica;

     f) Com respeito ao estilo, Machado de Assis introduz um elemento pouco comum na literatura de sua época, que é a conversa que o autor/narrador mantém a todo momento com o leitor.