MÚSICA(ATIVIDADES): CONSTRUÇÃO
CHICO BUARQUE
Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com sua passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E acabou no chão como um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego.
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público.
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão como um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado.
Chico Buarque (Chico ao vivo).
1 – Que visão sobre a vida do operário o texto revela?
O
texto mostra o operário como vítima do sistema social.
2 – Algumas das comparações introduzidas pela expressão “como
se fosse” são inesperadas. Por quê?
Primeiramente porque a repetição da estrutura aponta para imagens
múltiplas. Depois, porque versos, como, por exemplo, “bebeu e soluçou como se
fosse máquina” criam o “inesperado” por atribuírem ações humanas a máquinas. As
imagens formadas pelas combinações inesperadas identificam, então, o operário
com a máquina. Especialmente na segunda estrofe, existem aparentes
incompatibilidades entre as comparações propostas.
3 – Com qual finalidade você acha que o autor fez essas
comparações não convencionais?
Há
várias possibilidades de resposta. Uma poderia ser: pelo prazer de “brincar com
as ideias” e com as palavras; mas também para desestabilizar uma leitura
previsível do texto.
4 – Observe as palavras finais do texto. O que têm em comum?
Que efeito causam no leitor ouvinte?
Partes
das estruturas sintáticas são “deslocadas” para outras estruturas e sofrem um
rearranjo sintático que provoca novas significações conotativas.
5 – A forma desse poema faz lembrar um jogo de
quebra-cabeças. Como as palavras ou expressões linguísticas podem ser
deslocadas para funcionar como peças desse quebra-cabeças? Dê alguns exemplos.
Algumas situações seriam com finalidades lúdicas, com finalidades de
crítica ou protesto social, com a finalidade de recuperar as ideias de uma
época, com finalidades didáticas...
6 – Cite algumas situações sociais em que seria cantado ou
lido esse texto Com quais finalidades?
Pelo
engajamento social, o texto representa uma forma de protesto “escondido” em um
gênero poético, artístico.
7 – Escreva, em forma de prosa, algumas das informações que o
texto Construção traz.
No
geral, as informações apontam para uma crítica às situações de desigualdade
social e exploração do trabalhador.
8 – Compare sua resposta da questão anterior com texto original:
o que foi mantido igual? O que ficou diferente?
No
geral, a maneira de expressar as ideias vai ser diferente. Também as
finalidades serão diferentes. O tema deve ser mantido.
9 – Os gêneros textuais de seu texto e do texto de Chico
Buarque são os mesmos? Por quê?
Mas,
no geral, se não for escrito em forma de poema, os gêneros tendem a ser
diferentes: diferentes interlocutores, diferentes situações sócio
comunicativas, diferentes explorações das significações linguísticas.
10 – Como o tema aproxima os dois textos?
Os dois textos apresentam visões semelhantes de mundo a
respeito da exploração do trabalhador e da desigualdade social.
11 – Que opinião a respeito do trabalhador você acha que os
autores querem formar nos leitores?
Mas a
tônica das mensagens é de crítica social, de tomada de posição contra a
exploração capitalista e a desigualdade por ela gerada.
12 – Que características textuais são semelhantes nos dois
textos?
Além
de respeitarem o emprego da norma culta, os textos também empregam rimas e
métrica, figuras de linguagem, e jogo de significações nas estruturas
sintáticas.
13 – As características comuns aos dois textos são
suficientes para classifica-los como pertencentes ao mesmo gênero textual? Por
quê?
SIM. Os traços caracterizadores do gênero
poesia estão muito marcados nos dois textos.