domingo, 30 de junho de 2024

ROMANCE: ROMEU E JULIETA (FRAGMENTO) - JOÃO MARTINS DE ATAÍDE - COM GABARITO

 ROMANCE: ROMEU E JULIETA – Fragmento

                    João Martins de Ataíde

Vou contar neste romance

a desdita de Romeu

Na sua curta existência

de tudo que padeceu

foi a lenda mais tocante

que a nossa imprensa escreveu

Essa história é conhecida

em quase toda nação

no teatro e no cinema

tem causado sensação

deixando amarga lembrança

no mais brutal coração

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinl7-ytKcAbYwPJ_I7OS1CGOE5Vt63DjzcnUAUUnRZqOfOcn9-iV0TGlv08orc8SEDrxUXCv0lpaJ2GpuMRT8JIHGp71mQTCs6mCu1TxeYlRABY84ekrFFO5DWs4F8wgWxuI3qzXfQpN_Oyh_Ow-3BvJWkOiznaLkQDhO0qM9vjBlF_Q46UB6qI7WCN8k/s320/romeujulieta.jpg


O que sofreu Julieta

o ente que tiver lido

todo seu padecimento

como foi acontecido

depois de cinco ou seis anos

inda não está esquecido

Verona, antiga cidade

da província italiana

foi berço de Capuleto

aquela raça tirana

que odiava a Montéquio  

família honesta e humana

[...]

ATAÍDE. João Martins de. Romance de Romeu e Julieta. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/CordelFCRB/18036. Acesso em: 7 set. 2019.

Entendendo o romance:

01 – Qual é o tema principal do romance "Romeu e Julieta" de João Martins de Ataíde?

      O tema principal do romance é a trágica história de amor entre Romeu e Julieta, destacando o sofrimento e a desdita de Romeu durante sua curta existência.

02 – Por que a história de Romeu e Julieta é considerada uma das mais tocantes?

      A história é considerada uma das mais tocantes porque aborda o amor verdadeiro e trágico entre dois jovens que enfrentam enormes obstáculos e desavenças familiares, causando grande impacto emocional tanto no teatro quanto no cinema.

03 – Como a história de Romeu e Julieta tem sido recebida ao longo dos anos?

      A história tem sido amplamente conhecida e apreciada em diversas nações, causando sensação no teatro e no cinema, e deixando lembranças amargas até mesmo nos corações mais brutais.

04 – Qual o impacto da história de Julieta em quem a lê?

      O impacto é tão profundo que, mesmo depois de cinco ou seis anos, quem leu sobre o sofrimento de Julieta não consegue esquecer o padecimento que ela enfrentou.

05 – Qual é o cenário principal da história de Romeu e Julieta?

      O cenário principal é Verona, uma antiga cidade na província italiana, que é descrita como o berço dos Capuletos, uma família tirana que odiava os Montéquio, uma família honesta e humana.

06 – Como são descritas as famílias Capuleto e Montéquio no fragmento?

      Os Capuletos são descritos como uma raça tirana que odiava os Montequios, que são retratados como uma família honesta e humana.

07 – Qual é a importância de Verona na história de Romeu e Julieta?

      Verona é a cidade onde se desenrola a história de Romeu e Julieta, sendo o berço da família Capuleto e o local onde o conflito entre as duas famílias se intensifica, influenciando diretamente o destino trágico dos protagonistas.

 



 

PRÓLOGO: ROMEU E JULIETA - WILLIAM SHAKESPEARE - COM GABARITO

 PRÓLOGO: ROMEU E JULIETA

                    William Shakespeare

(Entra o Coro)

Coro
Duas casas, iguais em seu valor,

Em Verona, que a nossa cena ostenta,

Brigam de novo, com velho rancor,

Pondo guerra civil em mão sangrenta.

Dos fatais ventres desses inimigos  

Nasce, com má estrela, um par de amantes,

Cuja derrota em trágicos perigos

Com sua morte enterra a luta de antes.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8TJ9TdVX9TDIMa30SDnSGkso5Z-GMUcj-36K5odWJ7xK0cOKc3xOiBG_XVhzt9tFJTaRRx5V2qTxo4LQ_FNMquHwrbomVpHb46GsFeDDzKnTcQtBGjZHA3apOtY_dKQG7sUvJaXCpjFB6dMroMnnGYB64yska3LQ_RFiKcQTAlsMTYiADtdCBTO66fN4/s320/rOMEU.jpg


A triste história desse amor marcado

E de seus pais o ódio permanente,

Só com a morte dos filhos terminado,

Duas horas em cena está presente.

Se tiverem paciência para ouvir-nos,

Havemos de luta pra corrigir-nos. (Sai.)

SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

Entendendo o prólogo:

01 – Qual é o cenário principal onde a história de "Romeu e Julieta" se passa?

      A história se passa em Verona, uma cidade na Itália.

02 – Quantas casas (famílias) principais estão em conflito em Verona?

      Duas casas principais estão em conflito.

03 – Qual é a natureza do conflito entre essas duas famílias?

      As duas famílias estão envolvidas em uma velha rivalidade que resultou em uma guerra civil sangrenta.

04 – Qual é o destino dos amantes nascidos dessas famílias inimigas?

      Os amantes, nascidos de famílias inimigas, são descritos como tendo uma má estrela e acabam morrendo tragicamente.

05 – O que a morte dos amantes provoca nas relações entre as duas famílias?

      A morte dos amantes coloca fim ao ódio permanente entre as duas famílias.

06 – Quanto tempo a peça "Romeu e Julieta" dura em cena, segundo o Coro?

      A peça dura duas horas em cena.

07 – O que o Coro pede ao público no final do prólogo?

      O Coro pede paciência ao público para ouvir a história e sugere que a peça tentará corrigir o que é apresentado.







 

CONTO: DEPRESSA - JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA - COM GABARITO

 Conto: Depressa

            João Anzanello Carrascoza

        Eu ia correndo à vida. Aos sete, a gente é assim. Pula de um doce pra um brinquedo. De um brinquedo pra uma tristeza. Tudo rápido, no demorado da infância. O pai chegava, Olha o que eu trouxe pra você!, e abria a mão: um punhado de balas Chita! O mundo, então, era aquele sabor em minha boca, eu concentrado em mastigar, querendo outra, e mais outra, satisfeito de estar ali, fiel ao meu instante. [...]

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiFfCR1VSfBaMFJsh_Tqa1RNVNJjVB-JpVMk1j2EcKPWgoO2AL4nd7aB1vdCnw_Xduw0Zi9Kz5Z9iqvZ_i3vd17J63X3x74gmj28Yx7sqkl7f5iunSyzAqMe_OS9FJKt-_RcTDAoIAqmSQBN5DXKUY9Ds3s2CXxn4-cHIxluCKGWKD83z-uiVLQ40dmkU/s320/balas-chita-doce.png

        Assim era um dia, o outro também: eu despertava, me enfiava no uniforme e no menino que me cabia, o café da manhã vinha a mim, eu e meu irmão indo pra escola, o caminho um sobe e desce que andava em nós; na rua pensávamos no encontro com os amigos no portão; no portão já íamos rascunhando o que aprenderíamos na sala de aula; na sala de aula já recolhendo o tempo, como uma corda, pra trazer mais rápido o recreio – e nele viver pequenas alegrias. [...]

        Então, numa manhã, veio do Rio de Janeiro a tia Imaculada e com ela a prima Teresa, que eu não conhecia. Chegamos da escola, a tia na cozinha ajudava a mãe a fazer o almoço, Oi, oi, beijo em mim, beijo em meu irmão, ele já indo guardar a mochila, eu ali, e lá no quintal ela, Teresa, menina. Vi, feliz, a novidade, mas, em seguida, desvi.

        la pegar a direção do quarto, quando a tia disse, Vai falar com a sua prima, e a mãe, Deixa de ser bicho do mato, e aí eu fui, meio resignado, meio à vontade. A Teresa estava lá, calada, à sombra da mangueira. Tão calada que eu pensei, mesmo sem sermos íntimos, Ela tá triste. Eu nem sabia ler a tristeza nas pessoas. Eu ainda errava no meu olhar. Mas aí eu me acerquei, no máximo de meu quieto, como se dizendo, Oi, eu tô aqui. Ela mirava o chão, sincera com as formigas. Ergueu a cabeça. Sorriu. Na minha impaciência, eu ia correr com as palavras, oferecendo um assunto pra nós. Mas, estranhamente, senti uma calmaria, quase de sono. Olhei bem pra ela. Pra ver tudo, nos detalhes. A cor dos olhos, o nariz arrebitado, a boca bonita, os dentes brancos clarinhos, tudo o que, pra mim, era o jeito dela. E, foi aí, de repente, que eu perdi toda a pressa do mundo.

 CARRASCOZA, João Anzanello. Depressa. Em: Aos 7 e aos 40. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016. p. 7-10. 

Entendendo o conto:

01 – Qual é a principal característica da infância retratada no início do conto?

      A principal característica da infância retratada é a rapidez e a constante mudança de interesses, pulando de uma atividade para outra, como de um doce para um brinquedo.

02 – Como o narrador descreve a rotina matinal dele e de seu irmão?

      O narrador descreve a rotina matinal dele e de seu irmão como algo repetitivo: acordar, vestir o uniforme, tomar café da manhã e ir para a escola, onde já pensam nos amigos e nas atividades do dia.

03 – Quem são as novas personagens introduzidas na história e qual é a reação inicial do narrador?

      As novas personagens introduzidas são a tia Imaculada e a prima Teresa. A reação inicial do narrador à chegada de Teresa é de curiosidade seguida por um desvio, indicando uma certa hesitação ou desconforto.

04 – Qual foi a reação da tia Imaculada e da mãe do narrador ao perceberem sua hesitação em falar com Teresa?

      A tia Imaculada e a mãe do narrador encorajaram-no a falar com Teresa, com a tia dizendo para ele ir falar com a prima e a mãe pedindo para ele deixar de ser "bicho do mato".

05 – Como o narrador descreve a prima Teresa quando ele finalmente se aproxima dela?

      O narrador descreve Teresa como uma menina calada, à sombra da mangueira, olhando para as formigas, com uma expressão que ele interpretou como tristeza, embora ele não soubesse ao certo como ler as emoções das pessoas.

06 – Qual mudança ocorre no narrador quando ele começa a observar Teresa de perto?

      Quando o narrador começa a observar Teresa de perto, ele sente uma calma inesperada, quase como se estivesse sonolento, e perde toda a pressa que normalmente sentia.

07 – Qual é o significado do título "Depressa" no contexto do conto?

      O título "Depressa" reflete a rapidez com que o narrador vivia sua infância, sempre apressado em suas atividades. No entanto, ao conhecer Teresa, ele experimenta um momento de calma e desaceleração, contrastando com sua pressa habitual.

 

CRÔNICA: ONDE JÁ SE VIU? TATIANA BELINKY - COM GABARITO

 Crônica: Onde já se viu?

               Tatiana Belinky

        Uma tarde de inverno, estava eu lá, na Rua Barão de Itapetininga, mexendo nas estantes de uma livraria. (Não consigo passar por uma sem entrar pra fuçar no meio dos livros. Desde que eu tinha quatro anos de idade – o que já faz muito tempo – livro para mim é a coisa mais gostosa do mundo. A gente nunca sabe que surpresa vai encontrar entre duas capas. Pode ser coisa de boniteza, ou de tristeza, ou de poesia, ou de risada, ou de susto, sei lá. Um livro é sempre uma aventura, vale a pena tentar!)


Fonte:https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fsaopaulo-40s-50s-60s.blogspot.com%2F2017%2F01%2Frua-barao-de-itapetininga.html&psig=AOvVaw0hkA3QRH-GuMW7FQWPmMM7&ust=1719869126581000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBEQjRxqFwoTCOiZt_mhhIcDFQAAAAAdAAAAABAE

    Pois bem, estava eu ali, muito entretida, examinando os livros, quando de repente senti que alguém me puxava pela manga. Olhei para baixo e vi um menino – um garotinho de uns nove ou dez anos, magrelo, sujinho, de roupa esfarrapada e pé no chão. Uma dessas crianças que andam largadas pelas ruas da cidade, pedindo esmola. Ou, no melhor dos casos, vendendo colchetes ou dropes, essas coisas. Eu já ia abrindo a bolsa para livrar-me logo dele, quando o garoto disse:

        -- Escuta, dona... (Naquele tempo, ninguém chamava a gente de tia: tia era só a irmã do pai ou da mãe.)

        -- O quê? – perguntei. – O que você quer?

        -- Eu... dona, me compra um livro? – disse ele baixinho, meio com medo.

        Dizer que fiquei surpresa é pouco. O jeito do menino era de quem precisava de comida, de roupa, isso sim. Duvidei do que ouvira:

        -- Você não prefere algum dinheiro? – perguntei.

        -- Não, dona – disse o garoto, mais animado, olhando-me agora bem nos olhos. – Eu queria um livro. Me compra um livro?

        Meu coração começou a bater forte.

        -- Escolha o livro que você quiser – falei.

        As pessoas na livraria começaram a observar a cena, incrédulas e curiosas. O menino já estava junto à prateleira, examinando ora um ora outro livro, todo excitado. Um vendedor se aproximou, meio desconfiado, com cara de querer intervir:

        -- Deixe o menino escolher um livro – falei. – Eu pago.

        As pessoas em volta me olhavam admiradas. Onde já se viu alguém comprar um livro para um molequinho maltrapilho daqueles?

        Pois vou lhes contar: foi exatamente o que se viu naquela tarde, naquela livraria. O menino acabou se decidindo por um livro de aventuras, nem me lembro qual. Mas me lembro bem da minha emoção quando lhe entreguei o volume e vi seus olhinhos brilhando ao me dizer um apressado "obrigada, dona!" antes de sair em disparada abraçando o livro apertado ao peito.

        Quanto aos meus próprios olhos, estes se embaçaram estranhamente, quando pensei comigo: "Tanta criança rica não sabe o que perde, não lendo, e este pobre menino – que certamente não era um pobre menino – sabe o valor que tem essa maravilha que se chama livro!"

        Isso aconteceu há vários anos. Bem que eu gostaria de saber o que foi feito daquele menino...

BELINKY, Tatiana. Onde já se viu? Em: Olhos de ver. São Paulo: Moderna, 2015. p. 19-21. (Coleção Veredas).

Entendendo a crônica:

01 – Onde a autora estava quando encontrou o menino?

      A autora estava na Rua Barão de Itapetininga, em uma livraria.

02 – Qual era a primeira reação da autora quando o menino puxou sua manga?

      A primeira reação da autora foi pensar em abrir a bolsa para dar dinheiro ao menino e livrar-se logo dele.

03 – O que o menino pediu à autora?

      O menino pediu para a autora comprar um livro para ele.

04 – Como a autora se sentiu ao ouvir o pedido do menino?

      A autora ficou surpresa e seu coração começou a bater forte.

05 – Qual foi a resposta da autora ao pedido do menino?

      A autora disse ao menino para escolher o livro que ele quisesse, e que ela pagaria.

06 – Como as pessoas na livraria reagiram à situação?

      As pessoas na livraria observaram a cena incrédulas e curiosas, admiradas com a situação.

07 – Qual foi a reflexão final da autora sobre o acontecimento?

      A autora refletiu que muitas crianças ricas não sabem o que perdem por não lerem, enquanto o menino pobre sabia o valor que um livro tem. Ela também expressou curiosidade sobre o que teria acontecido com aquele menino nos anos seguintes.

 

 

NOTÍCIA: GRAFITEIRO CRIA "CASINHA" DE LIVROS PARA CRIANÇAS DE SUA COMUNIDADE NA PB - FELIPE RAMOS - COM GABARITO

 Notícia: Grafiteiro cria “casinha” de livros para crianças de sua comunidade na PB

          Ele disse buscar mudar a realidade social encontrada na região. Casa foi feita com um sofá reciclado e livros usados.

             Felipe Ramos, Especial para o G1 PB

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYvkfk_Ux73aZCKDSLJnjbaxewWmq3OGiFaYxGRSD4wZo_OuC5MpivTb7mzvDJIUbTNTDBlwEyQ7gLuC5xPbRvRwjTOIldE89KyE5_Dlhq5-8y8g0wzB1Epoq3jiX3iGrBleI9VvXWwBV6t2sWvsvq9lkYuBjzNUZulesnl8bbv7d_yANwxNJTADyX9VA/s320/projetooo.jpg

 


Projeto 'Casa dos Contos' é promovido na frente da casa do grafiteiro (Foto: Marcos Cristiano/Acervo pessoal)

        Com o sonho de combater a estatística de violência e outros problemas sociais da Comunidade Renascer I, no barro do Varadouro, em João Pessoa, o grafiteiro e estudante de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Marcos Cristiano, conhecido como “Perfect”, morador do local, criou um projeto literário para crianças utilizando um sofá reciclado e livros usados por seus filhos.

        O grafiteiro então usou dessas duas “armas” para lutar pela garotada. Com as peças do sofá e os livros ele construiu na frente da sua própria casa uma espécie de “casinha de bonecas” onde são guardados diversos livros para a livre leitura das crianças. E assim nasceu o projeto batizado de “Caso dos Contos”, há pouco menos de um ano.

        A ideia surgiu, segundo ele, após uma inquietação ao presenciar, diariamente, a sua comunidade se deteriorar com os diversos problemas sociais, entre eles: tráfico, prostituição, violência, falta de cultura, lazer e esporte. “Vejo jovens e adolescentes sendo arrastados por eles, até hoje. Então me utilizei do conhecimento que tenho pra tentar combater essa realidade”, explicou ele.

        Marcos detalha que o material fica sempre disponível dentro da casinha onde os meninos e meninas podem utilizar numa praça, em frente a sua residência, ou até mesmo para ler em casa. O material também é arrecadado por meio de doações.

        “A proposta do projeto é criar um espaço onde as crianças possam se sentir livre para cuidarem e praticarem não só a leitura, mas a cidadania, a coletividade, o companheirismo, e muitas outras coisas”, contou Marcos, que acrescenta “A leitura é até os dias de hoje a janela mais concreta para obter conhecimento, sem contar que a leitura é algo que o indivíduo se utilizará para o resto de sua vida. Acredito que esta contribuição será valiosa paras estas crianças que participam do projeto com o passar dos anos”.

        O desejo dele é que o projeto seja realizado também em outras localidades da cidade de João Pessoa, futuramente.

        Conto dos desafios

        Para desenvolver o projeto, o grafiteiro e universitário encontrou forças justamente nos desafios apresentados pela realidade social e educacional que enxergava. Segundo ele, uma das realidades que o motivou foi perceber que muitas crianças ficavam na frente de sua casa e dos vizinhos roteando o seu sinal de internet para utilizar as redes sociais e outras opções da internet.  “Aquilo foi me causando uma inquietação”, confessou Marcos.

        Outro fator externo motivador do projeto, conforme Marcos, foi a burocracia nas bibliotecas de escolas onde trabalhou como educador.

        Após a motivação inicial de enfrentar estes desafios, ele precisa, agora, enfrentar outros. Desta vez, na manutenção da “Casa dos Contos”. Entre eles, conforme o grafiteiro, está a falta de apoio financeiro instituições privadas e até mesmo do poder público, há uma grande dificuldade, também, segundo ele, para conseguir a matéria prima: os livros, e como o material fica exposto na rua, às vezes os livros acabam não voltando para a casinha.

        Mas estas não são as únicas. Mais uma barreira precisa ser encarada. "É preciso enfrentar também a falta de entendimento de alguns da comunidade sobre importância deste projeto", ressaltou.

        Para superá-las, Marcos disse ter criado uma página no Facebook onde começou a pedir doações de material literário a amigos, pois o projeto, atualmente, funciona por meio de doações. Quem quiser ajudar pode procurar nas redes sociais o “Projeto literário Casa dos Contos”.

RAMOS< Felipe. Portal G1, 13 ago. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/08/grafiteiro-cria-casinha-de-livros-para-crianças-de-sua-comunidade-na-pb.html. Acesso em: 24 jul. 2019.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é o nome do grafiteiro que criou a "casinha" de livros para crianças na Comunidade Renascer I?

      Marcos Cristiano, conhecido como "Perfect".

02 – Qual é o nome do projeto literário criado por Marcos Cristiano?

      O projeto é chamado "Casa dos Contos".

03 – Com que materiais Marcos Cristiano construiu a "casinha" de livros?

      Ele usou um sofá reciclado e livros usados.

04 – Qual é o principal objetivo do projeto "Casa dos Contos"?

      Combater a estatística de violência e outros problemas sociais na comunidade, além de promover a leitura e cidadania entre as crianças.

05 – Onde a "Casa dos Contos" está localizada?

      Em frente à residência de Marcos Cristiano, no bairro do Varadouro, em João Pessoa.

06 – O que motivou Marcos Cristiano a criar o projeto?

      A inquietação causada pelos problemas sociais da comunidade, como tráfico, prostituição, violência, falta de cultura, lazer e esporte, além de ver crianças usando o sinal de internet na frente de sua casa.

07 – Quais são alguns dos desafios enfrentados pelo projeto "Casa dos Contos"?

      Falta de apoio financeiro, dificuldade em conseguir livros, livros não retornarem para a casinha e a falta de entendimento da importância do projeto por parte da comunidade.

08 – Como Marcos Cristiano arrecada os livros para a "Casa dos Contos"?

      Por meio de doações, solicitadas através de uma página no Facebook.

09 – Quais são alguns dos benefícios que Marcos espera proporcionar às crianças com o projeto?

      Incentivar a leitura, a cidadania, a coletividade e o companheirismo, além de proporcionar uma janela para obter conhecimento.

10 – Quais são os planos futuros de Marcos Cristiano para o projeto "Casa dos Contos"?

      Expandir o projeto para outras localidades da cidade de João Pessoa.

 

 

sexta-feira, 28 de junho de 2024

POEMA: POR QUE DEIXAMOS TUDO PARA DEPOIS? - AUTOR DESCONHECIDO - COM GABARITO

 POEMA: Por que deixamos tudo para DEPOIS?

Depois eu ligo.

Depois eu faço.

Depois eu falo.

Depois eu mudo.

Deixamos tudo para depois, como se depois fosse o melhor. O que não entendemos é que...

Depois o café esfria,

Depois a prioridade muda,

Depois o encanto se perde,

Depois o cedo fica tarde,

Depois a saudade passa,

Depois tanta coisa muda,

Depois os filhos crescem,

Depois a gente envelhece,

Depois o dia anoitece,

Depois a vida acaba.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjId2UW3FWkh_rrv1Dwe-DAEr29utzCOnLVbGVPowx3iTktsN7uc6Ys9G902CIIJYve8r_F0CFXDTPrLsRVRoVxRbGsGeMPIPo129QJh0_DdbzXGYhSXUzlDCLEhNYlgPrUIOfBJEqWQZZBZ5ePxh5v0OpKHeZGbZlCbFguddaq9gxFuAPd_6ubdVZxRt8/s320/VIDA.jpg


Não deixe nada para depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, os melhores amigos, os maiores amores, e todas as bênçãos que Deus tem para você. Lembre-se que o depois pode ser tarde demais. O dia é hoje.

Autor Desconhecido

Entendendo o texto

01. No texto-discurso acima faz-se uma crítica a um dado comportamento social. Qual comportamento social está sendo criticado?

a-   o comportamento de priorizar determinadas ações importantes;  

b- o comportamento de não priorizar determinadas ações importantes;

c- o comportamento social da distração;

d- o comportamento social do egoísmo.

02. A quem ou a que se referem as palavras e as expressões sublinhadas no texto-discurso?

          As palavras e expressões sublinhadas no texto se referem a ações e situações cotidianas que as pessoas tendem a adiar.

03. Qual a tese defendida pelo autor do texto?

a- Deve-se pensar que o melhor está depois;                                                                                                                                                                   b- Deve-se pensar que o melhor nunca está depois;

c.Deve-se pensar que não se pode ficar adiando para viver a vida;

         d- Deve-se aprender esperar as boas oportunidades.

 

04. Qual o tema central que está em debate no texto lido?

a-   o melhor momento para se viver é hoje;

b-   o pior momento para se viver é o depois;

c-   o ser e o futuro; 

d- o ser e o tempo

05. O adjetivo “melhores” foi usado no último parágrafo do texto caracterizando três substantivos diferentes. Quais foram esses três substantivos? A caracterização foi positiva ou negativa?

          Os três substantivos são: momentos, experiências e amigos. A caracterização foi positiva.

06. O substantivo “amores” no último parágrafo do texto foi qualificado/caracterizado por qual adjetivo? A caracterização foi positiva ou negativa?

          O substantivo “amores” foi qualificado pelo adjetivo “maiores”. A caracterização foi positiva.

   08.A palavra “depois” foi empregada no texto no sentido de? 

          a- Lugar 

b-   Modo              

c-   Tempo 

d-   Adversidade

09.As reticências foram empregadas no trecho “o que não entendemos é que...” para sugerir ao leitor que:  

    a- o argumento foi concluído 

    b- dar uma pausa no argumento. 

    c-indicar que ainda falta uma série de argumentos a serem elencados. 

   d-  fazer uma crítica.

10. -Interprete o trecho “O que não entendemos é que... Depois o café esfria”

     Significa que, se deixarmos as coisas para depois, o momento oportuno pode passar, assim como o café que esfria e perde seu sabor.

11. -Interprete o trecho “Depois a prioridade muda”

    Indica que, ao adiar ações ou decisões, outras questões podem surgir e mudar a importância daquilo que foi deixado para depois.

12- Interprete o trecho “Depois o encanto se perde”

     Sugere que, ao adiar experiências ou momentos especiais, a magia e o prazer desses momentos podem desaparecer.

13- Interprete o trecho “Depois o cedo fica tarde”

       Quer dizer que, ao adiar ações que deveriam ser feitas no momento certo, pode-se perder a oportunidade e o momento adequado passa.

14- Interprete o trecho “Depois tanta coisa muda”

       Ressalta que, ao adiar, as circunstâncias e condições podem se alterar significativamente, muitas vezes de forma irreversível.

15- Interprete o trecho “Depois a gente envelhece”

       Indica que, com o passar do tempo, envelhecemos e muitas oportunidades que tínhamos na juventude podem não estar mais disponíveis.

16- O ponto final foi usado no final do trecho “Depois a vida acaba.” para sugerir ao leitor que:

a-   trata-se do argumento mais fraco dentre a série de argumentos apresentados 

b-   trata-se do argumento mais conclusivo dentre a série de argumentos apresentados  

c-   trata-se de um argumento mediano dentre a série de argumentos apresentados  

d-   trata-se de um argumento ainda incompleto dentre a série apresentada

 17-A vírgula foi usada no final do trecho “Depois o café esfria,” para demarcar que:

a-   trata-se de um argumento conclusivo;

     b- trata-se um argumento que ainda será acrescido por outros argumentos;

e-   trata-se de um argumento fraco;

f-     trata-se de um argumento que indica crítica

  18-Qual o gênero textual? 

a-   notícia

b-   artigo de opinião;

c-   discurso de aconselhamento;

d-   artigo de divulgação científica