quinta-feira, 29 de abril de 2021

NOTÍCIA: FÃS DO FESTIVAL DE PARINTINS FAZEM FILA DESDE ONTEM PARA ENTRAR NO BUMBÓDROMO - BIANCA PAIVA - COM GABARITO

 Notícia: Fãs do Festival de Parintins fazem fila desde ontem para entrar no bumbódromo

         Publicado em 30/06/2017 – 17:48 Por Bianca Paiva – Correspondente da Agência Brasil – Manaus

        As filas das galeras, como são chamados os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido, já estão dando a volta hoje (30) no bumbódromo de Parintins, no Amazonas. O festival folclórico só começa à noite, mas muita gente chegou bem antes para garantir um bom lugar para assistir às apresentações. A torcida organizada Mancha Vermelha O Louco Torcedor, do Garantido, está acampada desde as 6h de ontem. A funcionária pública Gorete dos Santos integra o grupo. Ela é parintinense e, mesmo morando atualmente em Manaus, não perde um só festival.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1082412&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1082412&o=node

        “A gente acampa um dia antes para mostrar o amor pelo nosso boi, pelo nosso brinquedo de São João que é o Garantido. É uma expressão de amor”, disse a torcedora.

        Já a paraense Auricélia Amaral, torcedora do Garantido, vai assistir pela primeira vez ao festival. “Esse ano para mim é especial. Deu para conciliar o trabalho e eu estou aqui na emoção e expectativa”, contou Auricélia.

        Os torcedores dos bois sempre enfrentam muito sol e, às vezes, chuva, aguardando o momento de entrar no bumbódromo. Neste ano, a organização do festival providenciou uma longa cobertura de lona para aliviar o calor. A novidade agradou a parintinense Cristiane Rodrigues Ferreira, de 37 anos, que há três anos consecutivos é a primeira da fila do Caprichoso.

        “Esse ano está uma energia tão frenética desde o início dos ensaios. Parece que a vitória está no nosso colo faz tempo. Tá todo mundo cheio de esperança que esse ano não tem como dar errado. O Caprichoso esse ano vai ser campeão. É só olhar para as alegorias”, afirmou a parintinense.

        Para o torcedor do Caprichoso Emanuel de Jesus, vale qualquer sacrifício por amor ao boi azul. “É o terceiro ano consecutivo. É um amor que não tem explicação. A gente já aprende a gostar desde criança”, afirmou.

        A capacidade do bumbódromo de Parintins é de 30 mil pessoas. Segundo o prefeito Bi Garcia, a cidade está cheia de turistas. “Eu tô com medo da ilha ir pro fundo. Ela tá muito lotada. A cidade está cheia realmente. Muitos turistas chegando no aeroporto. Muitos barcos chegando na ilha. Eu não tenho dúvida de que a gente vai lotar o bumbódromo e muita gente vai ficar de fora porque a capacidade do bumbódromo é restrita e, portanto, controlada pelo Corpo de Bombeiros por uma questão de segurança”, ressaltou o prefeito.

        A primeira noite de apresentações do 52º Festival Folclórico de Parintins está marcada para começar às 21h30 com o Garantido. O Caprichoso vai entrar na arena do Bumbódromo por volta de meia-noite e meia, encerrando às 3h da madrugada. Cada boi tem duas horas e meia para se apresentar.

PAIVA, Bianca. Fonte: Fãs do Festival de Parintins fazem fila desde ontem para entrar no bumbódromo. Agência Brasil, Manaus, 30 jun. 2017. Disponível em: http://bit.ly/2lnn87p. Acesso em: 14 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. P. 227-9.

Entendendo a notícia:

01 – Que fato originou a notícia?

      As grandes filas que se formaram no bumbódromo de Parintins (AM), na 52° edição do Festival de Parintins, em 2017.

02 – Releia o título da notícia:

        “Fãs do festival de Parintins fazem fila desde ontem para entrar no bumbódromo”.´

a)   Qual fato chama mais atenção no título?

O fato de as pessoas fazerem fila um dia antes para entrar no bumbódromo.

b)   O que seria o bumbódromo? Se precisar, consulte um dicionário ou a internet.

Local onde ocorre o Festival de Parintins. Bumbódromo é um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, construído em 1988 em Parintins (AM) com capacidade para 30 mil expectadores. O nome é bumbódromo porque, nesse local, se realiza a maior festa folclórica da região Norte: a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.

c)   Por que foi usada a palavra fãs e não pessoas para designar os frequentadores desse festival?

Porque as pessoas se tornam fãs ou torcedores de um grupo ou outro, assim como ocorre com times de futebol ou escolas de samba. A palavra fã reforça a afeição e o interesse demonstrado pelas torcidas dos bois Garantido e Caprichoso.

d)   Que pessoa do discurso e tempo verbal são usados no título da notícia? Por que é feito esse uso?

A terceira pessoa do discurso e o presente do indicativo. Optou-se por esse uso para dar efeito de atualidade e de objetividade à informação.

e)   Em sua opinião, qual é a razão desse festival atrair tantos fãs?

Resposta pessoal do aluno.

03 – O festival de Parintins é uma das festas populares do Boi-Bumbá, que ocorrem em diferentes lugares no Brasil. Leia este trecho de outra notícia sobre o assunto.

        Câmara homenageia dia do Bumba Meu Boi

      04/06/2018 – 18hs522

        O festejo Bumba Meu Boi nasceu no Maranhão há mais de três séculos e depois disseminou-se por diversos outros estados brasileiros, incorporando novos elementos de dança, música e figurino. Ao migrar do litoral para o interior do Nordeste e para as regiões do país, recebeu diversas denominações de acordo com o local.

        É o Boi-Bumbá no Amazonas e no Pará; Bumba de Reis ou Reis de Boi no Espirito Santo; Boi Pintadinho no Rio de Janeiro; e Boizinho no Rio Grande do Sul, por exemplo. Nas regiões onde essa tradição está mais arraigada, a festa do Bumba Meu Boi ocorre o ano inteiro, porém, as comemorações se concentram durante os festejos juninos.

GALLI, Larissa; CHALUB, Ana. Câmara homenageia dia do Bumba Meu Boi. Agência Câmara de Notícias, Brasília, 4 jun. 2018. Disponível em: http://bit.ly/2R4qQH2. Acesso em: 27 set. 2018.

a)   Com qual dos nomes você conhece esse festejo?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Na sua cidade há festejos de Boi-Bumbá? Em caso afirmativo, como e quando ocorre esse festejo?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Explique o que você sabe sobre a lenda que originou os festejos do Boi-Bumbá. Se necessário, pesquise na internet.

Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia os trechos a seguir, extraídos da notícia “Fãs do festival de Parintins fazem fila desde ontem para entrar no bumbódromo” e marque O para opinião e F para fato.

a)   As filas das galeras, como são chamados os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido, já estão dando a volta hoje (30) no bumbódromo de Parintins, no Amazonas. F

b)   “A gente acampa um dia antes para mostrar o amor pelo nosso boi, pelo nosso brinquedo de São João que é o Garantido. É uma expressão de amor” [...]. O

c)   Os torcedores dos bois sempre enfrentam muito sol e, às vezes, chuva, aguardando o momento de entrar no bumbódromo. Neste ano, a organização do festival providenciou uma longa cobertura de lona para aliviar o calor. F

d)   “Eu não tenho dúvida de que a gente vai lotar o bumbódromo [...]”. O

e)   A primeira noite de apresentações do 52° Festival Folclórico de Parintins está marcada para começar às 21h30 com o Garantido. F

f)    “O Caprichoso esse ano vai ser campeão. É só olhar para as alegorias” [...]. O

g)   Cada boi tem duas horas e meia para se apresentar. F

F – O – F – O – F – O – F.

05 – Numa notícia, são ouvidos depoimentos de pessoas sobre o fato e esses são apresentados no texto. Nessa notícia sobre o Festival de Parintins, foram ouvidas algumas pessoas. Responda:

a)   Quem são as pessoas ouvidas na notícia?

Torcedores/fãs do Boi Garantido (Gorete e Auricélia), do Boi Caprichoso (Cristiane e Emanuel) e o prefeito da cidade de Parintins, AM (Bi Garcia).

b)   Explique a opinião apresentada por cada uma dessas pessoas sobre o evento.

Gorete: acampa um dia antes para aguardar a abertura dos portões por amor ao Boi Garantido.

Auricélia: conseguiu conciliar a festa com o trabalho e aguarda emocionada o festival, ao qual está participando pela primeira vez.

Cristiane: acredita que o Boi Caprichoso será o campeão.

Emanuel: afirma que não tem explicação o amor que sente pelo Boi Caprichoso.

Prefeito Bi Garcia: ressalta que, devido à lotação da cidade, muitas pessoas ficarão do lado de fora do bumbódromo, que tem capacidade limitada.

c)   Foram ouvidos, igualmente, torcedores dos dois grupos? Explique.

Sim. Foram ouvidas duas torcidas do Boi Garantido e dois do Boi Caprichoso.

06 – Os fatos aparecem na notícia do mais importante ao menos importante, segundo a abordagem do repórter ou da editoria.

a)   Numere os fatos pela ordem em que aparecem na notícia:

(4) A primeira noite da 52° edição começou no dia 30 de junho de 2017, às 21h30, com o Boi Garantido. O Boi Caprichoso entrou por volta da meia-noite e meia.

(1) Fãs dos grupos do Festival de Parintins fazem fila um dia antes do início do evento, para garantir um bom lugar.

(2) Torcedores falam do amor que sentem pelo seu grupo e apresentam expectativas sobre a vitória.

(3) Prefeito fala sobre a chegada de muita gente à ilha e que muitos ficarão do lado de fora, porque a capacidade dbumbódromo é restrita a 30 mil pessoas.

b)   Observe a ordem dos fatos que você numerou. Por que a autora do texto apresentou os fatos nessa ordem de importância?

Porque o enfoque da notícia é tratar sobre a fila formada um dia antes da abertura dos portões do festival. Depois, fala sobre as expectativas dos torcedores, apresenta o depoimento do prefeito e informações sobre as apresentações.

c)   O que o critério utilizado para estabelecer essa ordem pode revelar sobre a parcialidade da autora ao apresentar as informações da notícia?

A ordem dos fatos pode mostrar que houve uma escolha consciente e deliberada da repórter em não entrar no clima de disputa das torcidas, mas focar no amor pelo boi que leva as pessoas a acamparem um dia antes da abertura dos portões.

 

 

NOTÍCIA: FLORIANÓPOLIS REALIZA 1ª SEMANA DE CONTADOR DE HISTÓRIAS - DAYANE BAZZO - COM GABARITO

 Notícia: Florianópolis realiza 1ª Semana de Contador de Histórias

     Narradores debatem sobre a linguagem e a profissionalização do contador. Evento segue até quinta-feira, 22, e é aberto ao público

Arte e Cultura

19/03/2018 – 16h49

        A figura da avó sentada com os netos ao seu redor é uma das imagens mais recorrentes quando falamos em contação de histórias. Está arte é tão antiga quanto o desenvolvimento da humanidade. Qualquer pessoa pode contar uma história, mas há quem faça da narrativa um instrumento profissional. A atuação do contador é tão importante que desde 2001 ganhou uma data comemorativa. Esta terça-feira, 20, é celebrado o dia internacional do contador de histórias e em Florianópolis a recém criada sensorial da arte da contação de histórias do conselho de política cultural promove até quinta-feira, 22, a primeira semana contador de histórias, no teatro da Ubro. A programação é aberta ao público é gratuita.

        -- A contação de histórias tem a função de manter vivas algumas tradições, ensinamentos que vem de séculos atrás, as histórias populares. A contação, tanto para criança quanto para o adulto, ativa a imaginação. É uma arte da imaginação. Por mais que você usa objetos, ela é uma arte da narrativa e cumpre o mesmo papel da leitura. Cada leitor, Ao ler, imagina a cena, na contação de histórias acontece a mesma coisa. A voz é o principal instrumento do contador para manter a tradição viva – explica Lieza Neves, contadora de histórias há 10 anos.

        [...]

BAZZO, Dayane. Florianópolis realiza 1ª Semana do Contador de Histórias. Hora de Santa Catarina, 19 mar. 2018. Disponível em: http://bit.ly/2xTLhhc. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 212-214.

Entendendo a notícia:

01 – Considerando as informações que esse trecho traz, responda:

a)   Qual e o assunto central da notícia em questão?

A realização de um evento em Florianópolis para falar sobre a profissionalização do contador de histórias.

b)   Em que data se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias?

No dia 20 de março.

c)   Como você entende a afirmação: “Qualquer pessoa pode contar uma história, mas há quem faça da narrativa um instrumento profissional”?

Resposta pessoal do aluno.

02 – Leia o seguinte trecho, extraído do texto:

        “-- A contação de histórias tem a função de manter vivas algumas tradições, ensinamentos que vem de séculos atrás, as histórias populares. A contação, tanto para criança quanto para o adulto, ativa a imaginação. É uma arte da imaginação.”

a)   Esse trecho traz um fato ou uma opinião da contadora de histórias Lieza Neves?

O trecho traz uma opinião da contadora de histórias.

b)   Você concorda com ela? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Observe a oração destacada abaixo.

        “Esta arte é tão antiga quanto o desenvolvimento da humanidade.”

a)   Identifique nessa oração o sujeito e o núcleo do sujeito.

Sujeito: Esta arte; núcleo do sujeito: arte.

b)   Reescreva a oração, substituindo o núcleo do sujeito pela palavra histórias.

Estas histórias são tão antigas quando o desenvolvimento da humanidade.

c)   Ao substituir o núcleo do sujeito pela palavra histórias foi necessário alterar outras palavras na oração? Explique.

Sim. Foi necessário alterar todas as palavras que fazem referência ao sujeito (esta, é e antiga) para que concordassem com ele.

04 – Na oração “A voz é o principal instrumento do contador [...]”, por que o verbo está flexionado na terceira pessoa do discurso?

      O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Desse modo, a forma verbal é está flexionada na 3ª pessoa do singular em concordância com o sujeito “a voz” (3ª pessoa do singular).

 

TIRINHA: CAUSO DE PESCADOR - FÁBIO COALA - COM GABARITO

 Tirinha: Causo de pescador

             Fábio Coala

COALA, Fábio. 21 jun. 2012.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 206-7.

Entendendo a tirinha:

01 – O conjunto dos elementos visuais e verbais dessa tira expressa um tema. Você sabe qual é esse tema?

      Os elementos visuais e verbais da tirinha remetem a histórias criadas por pescadores, isto é, a “causos” de pescadores.

02 – O que torna engraçada a história contada na tirinha?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Releia os seguintes trechos extraídos do primeiro quadrinho. Observe os verbos em destaque.

I – O peixe era tão grande que virou o barco e tive que voltar pra terra montado no lombo dele.

II – Quantos quilos tinha?

a)   As formas verbais em destaque são flexões do verbo ter no pretérito. Identifique o tempo pretérito empregado em cada uma dessas formas.

I – Tive: pretérito perfeito.

II – Tinha: pretérito imperfeito.

b)   Por que o autor utilizou essas formas verbais do pretérito?

Essas duas passagens da tira narram fatos ocorridos no passado. Na primeira, a forma verbal tive expressa uma ação concluída no momento da fala do personagem; na segunda, indica uma ação ocorrida no passado com um tempo de duração indeterminado.

04 – Releia, o segundo quadrinho. Como ficariam esses dois trechos se a história fosse narrada no tempo presenta? Reescreva os textos, prestando atenção à correlação temporal entre as orações.

      -- Não sei. Fico tão agradecido por ele me salvar que deixo o bicho ir embora.

      -- Não tira nenhuma foto?!

05 – Releia o último quadrinho e copie os verbos que expressam ações ocorridas no passado.

      Era, queria, foi.

06 – Faça o que se pede:

a)   Construa cinco frases que descrevam ações que você praticou ontem, durante todo o dia.

b)   Identifique os verbos utilizados nas frases que você elaborou.

c)   Agora, elabore um pequeno texto relatando atividades, brincadeiras e hábitos antigos seus. O que você gostava de fazer? Qual era a sua rotina?

d)   Identifique o tempo verbal que você empregou em seu relato.

      Todas são resposta pessoal do aluno.

 

RESENHA: OS CAUSOS DE ROLANDO BOLDRIN - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Resenha: Os causos de Rolando Boldrin – Fragmento

       Aos 80 anos, artista tem sua biografia lançada

21/07/2017 – 19h20

        Músico, cantor, compositor, apresentador de TV, ator de teatro, de televisão e de cinema, além de ser um grande pesquisador da cultura popular brasileira, o contador de causos Rolando Boldrin chega aos 80 anos de idade e coloca tudo o que viveu nos 58 anos de carreira no papel. Chega às livrarias a biografia “A história de Rolando Boldrin – Sr. Brasil”, escrita pelos jornalistas Willian Corrêa e Ricardo Taira.

        São 224 páginas recheadas de histórias, fotografias, lembranças das dificuldades e das conquistas, além da disposição de mergulhar em novas possibilidades de trabalho e, assim, abrir caminhos para a cultura brasileira. Estão lá nomes como o de Irene Ravache, Gilberto Gil, Armando Bogus, Hebe Camargo, Moreira da Silva, entre outros.

        Bem-humorado, Boldrin revela que “topou direto” contar sua vida ao receber o convite dos jornalistas Corrêa e Taira, já conhecidos da TV Cultura, onde hoje Boldrin apresenta o programa Sr. Brasil.

Os causos de Rolando Boldrin. R7, São Paulo, 27 jul. 2017. Disponível em: http://bit.ly/2lmwdOr. Acesso em: 27 set. 2018.

                                     Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 202-3.

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FRolando_Boldrin&psig=AOvVaw2Z2lJtVISbchr-Skp346CZ&ust=1619819495570000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLiX4f63pPACFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo a biografia:

01 – Qual fato originou a produção dessa resenha?

      A publicação e chegada às livrarias da biografia A história de Rolando Boldrin: Sr. Brasil, dos jornalistas Willian Corrêa e Ricardo Taira.

02 – Releia o título da resenha.

        “Os causos de Rolando Boldrin”. Em sua opinião, por que o autor usou o termo causos no título da resenha sobre a biografia de Rolando Boldrin?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Agora releia o subtítulo ou a linha fina da resenha:

        “Aos 80 anos, artista tem sua biografia lançada.”

a)   Qual é a relação do subtítulo com o título da resenha?

O subtítulo explica o título da resenha.

b)   Que fato é ressaltado no subtítulo?

O subtítulo apresenta, de fato, o assunto sobre o qual a resenha vai tratar: a biografia de Rolando Boldrin.

c)   Por que o autor se refere a Boldrin como artista e não como contador de causos no subtítulo?

Porque Rolando Boldrin é um artista em vários sentidos e ser contador de causos é um deles.

04 – Qual é a importância de Rolando Boldrin para a cultura Brasileira, de modo que o lançamento de sua biografia fosse destaque num portal de notícias?

      O artista tem 58 anos de carreira como músico, cantor, compositor, apresentador de TV, ator de teatro, de televisão e de cinema, pesquisador da cultura popular brasileira e contador de causos.

05 – Transcreva os trechos a seguir e marque, ao lado de cada um deles, F se for fato e O se for opinião.

·        Músico, cantor, compositor, apresentador de TV, ator de teatro, de televisão e de cinema, além de ser um grande pesquisador da cultura popular brasileira, o contador de causos Rolando Boldrin chega aos 80 anos de idade e coloca tudo o que viveu nos 58 anos de carreira no papel. (F)

·        [...] além de ser um grande pesquisador da cultura popular brasileira [...]. (O)

·        Chega às livrarias a biografia “A história de Rolando Boldrin – Sr. Brasil”, escrita pelos jornalistas Willian Corrêa e Ricardo Taira. (F)

·        [...] além da disposição de mergulhar em novas possibilidades de trabalho e, assim, abrir caminhos para a cultura brasileira [...]. (O)

06 – Ao analisar as opiniões do autor da resenha, é possível identificar a sua avaliação sobre o livro e o artista biografado? Explique.

      O autor da resenha apresenta frases elogiosas ao biografado e não indica qualquer ressalva negativa ao livro. Por isso, pode-se verificar que a sua crítica é positiva em relação ao livro.

07 – Rolando Boldrin é conhecido por contar causos de amigos e conhecidos. Qual é a relação entre esse artista e os jornalistas que escreveram sua biografia?

      Os jornalistas Willian Corrêa e Ricardo Taira conheciam Boldrin da TV Cultura, onde hoje ele apresenta o programa Sr. Brasil.

 

 

CAUSO: DOIS CABOCLOS NA ENFERMARIA - ROLANDO BOLDRIN - COM GABARITO

 Causo: Dois caboclos na enfermaria

                  Rolando Boldrin

       Lá na minha terra tinha um caboclo que vivia reclamando de uma dor na perna. E, coincidentemente, um compadre dele tinha também a mesma dor na perna, e também estava sempre reclamando da danada.

        Só que nenhum deles tinha coragem de ir ao médico. Ficavam mancando, reclamando da dor, mas não iam ao hospital de jeito nenhum. Até que um deles teve uma ideia:

        Caboclo 1 – Ê, cumpadi, nóis véve sofrendo muito com a danada dessa dor na perna... Por que é que nóis num vamu junto no dotô? Vamos lá. A gente faz a consulta, e tal, se interna no mesmo quarto... Daí fazemo o tratamento e vemo o que acontece. Se curar, tá bom demais!

        O compadre gostou da ideia, tomou coragem e lá se foram os dois.

        Quando chegaram ao hospital, o médico pediu para o primeiro deitar na cama e começou a examinar. Fez algumas perguntas e foi apertando a perna do caboclo:

        Doutor – Dói aqui?

        Caboclo 1 – Aiiii...

        Doutor – E aqui, como é que está?

        Caboclo 1 – Aii, aii, aii! ... Dói demais!

        E o outro só olhando. Quando chegou a vez dele, o médico foi cutucando, apertando, mas nada de ele gemer. Ficou quieto o tempo todo. Aí o médico foi embora e o compadre estranhou:

        Caboclo 1 - Mas, cumpadi... a minha porta doeu demais da conta com os aperto do hômi... Como é que a sua não doeu nadica de nada?

        Caboclo 2 – E ocê acha que eu vou dá a perna que dói pro hômi apertá?!?!?!


              Rolando Boldrin. Dois caboclos na enfermaria. In: ANDREATO, Elifas. Brasil – Almanaque de cultura popular. 2017.

                                  Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 197-9.

Entendendo o causo:

01 – O causo é iniciado com a expressão: “Lá na minha terra”. Responda:

a)   Por que narrador inicia o causo dessa forma?

Porque ele está se apresentando como contador de causo e utiliza essa expressão para dar uma ideia de veracidade ao fato, por ter acontecido em sua terra.

b)   O foco narrativo está em primeira ou em terceira pessoa? Explique.

Embora o narrador use o pronome em primeira pessoa minha, o foco narrativo está em terceira pessoa, porque ele não participa dos fatos que conta.

02 – Releia os dois primeiros parágrafos do causo e responda:

a)   Como o narrador apresenta os personagens?

Um caboclo que sentia dor na perna e, coincidentemente, um compadre dele, outro caboclo, com a mesma dor, mas que não procuravam um médico.

b)   Vivendo uma situação em comum, o que os dois personagens decidem?

Ir até o hospital juntos procurar um médico.

c)   Pesquise no dicionário o significado da palavra caboclo.

Indivíduo mestiço, filho de branco com indígena; indivíduo simples do sertão, com pele bronzeada de sol e cabelos lisos; pessoa da área rural; caipira.

d)   Qual(is) desses significados pode(m) relacionar-se ao causo?

Indivíduo simples do sertão; pessoa da área rural; caipira.

03 – Releia o trecho a seguir:

        “Ficavam mancando, reclamando da dor, mas não iam ao hospital de jeito nenhum.”

a)   Que características dos personagens o narrador está enfatizando nesse trecho? Explique.

São enfatizadas a teimosia e a desconfiança dos personagens.

b)   Em sua opinião, o que a atitude dos personagens pode revelar sobre o comportamento de muitas pessoas em relação a procurar um médico?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Para prender a atenção e criar expectativa no leitor/ouvinte, o contador relata os mínimos detalhes da ida dos dois personagens ao médico. Responda:

a)   Quais detalhes são descritos da consulta do caboclo 1?

O médico pediu que se deitasse na cama, fez perguntas e apertou a perna dele, que sentiu muita dor, enquanto seu compadre olhava.

b)   Quais detalhes são descritos da consulta do caboclo 2?

O médico foi cutucando, apertando, mas nada de ele gemer.

05 – Releia o diálogo entre o médico e o caboclo 1.

        “Quando chegaram ao hospital, o médico pediu para o primeiro deitar na cama e começou a examinar. Fez algumas perguntas e foi apertando a perna do caboclo:

        Doutor – Dói aqui?

        Caboclo 1 – Aiiii!

        Doutor – E aqui, como é que está?

        Caboclo 1 – Aii, aii, aii! ... Dói demais!”

a)   Embora o texto lido seja um causo, com que outro gênero textual ele se assemelha? Explique as semelhanças.

As semelhanças se apresentam pelo nome dos personagens antecedendo suas falas e pela forma como as frases estão colocadas, como se o personagem estivesse dramatizando.

b)   Que recursos linguísticos são usados para expressar a sensação do personagem que está sob cuidados médicos?

Uso da interjeição “Aiiii” e da pontuação expressiva com os pontos de exclamação.

c)   Que efeito de sentido o autor promove ao usar esses recursos na fala do personagem?

Para tornar a história interessante, o contador usa diferentes recursos expressivos de linguagem, como o recurso do uso de interjeição e do ponto de exclamação.

d)   É possível observar, no trecho destacado acima, que, além do discurso direto, o autor utiliza o discurso indireto. Transcreva os trechos em que isso ocorre.

“[...] o médico pediu para o primeiro deitar na cama [...]”; “[o médico] Fez algumas perguntas.”

06 – Leia o quadro a seguir sobre o gênero textual causo.

        Os causos são histórias de tradição oral, contadas, geralmente, em uma linguagem espontânea, que registra o jeito de falar típico de determinada região ou localidade. Envolvem fatos pitorescos (inusitados, curiosos, surpreendentes), reais, fictícios ou ambos; e podem ou não envolver o narrador.

        Os contadores de causos apresentam vários recursos que costumam prender a atenção de seus ouvintes, como entonação, gestos, suspense, efeitos de surpresa, humor, etc. Características como sotaque e vocabulário da região são naturais a muitos deles.

Responda:

a)   Que fato pitoresco é contado no causo?

Dois “caboclos” que sentiam uma dor danada na perna resolveram ir juntos ao médico. Um deles foi examinado e sentiu uma dor horrível quando o médico apertou a perna dele. O outro não demonstrou nenhuma reação no momento do exame. Ao ser questionado pelo companheiro se a perna não tinha doido quando foi examinada, ele disse que não mostrou a perna que doía, para o médico não apertar.

b)   Segundo o contador, essa história é real ou fictícia? E você, o que acha?

De acordo com o contador, a história é lá da terra dele, então, para ele, é real. Resposta pessoal do aluno.

c)   Que fato provoca efeito de humor no leitor ou ouvinte do causo?

É o fato de o caboclo ter mostrado a perna boa para o médico não apertar a perna que doía.

07 – Nos diálogos, os caboclos e o médico representam de forma diferente os modos de falar dos personagens. Responda:

a)   Qual variedade linguística é usada para representar o modo de falar dos caboclos?

A variedade regional do português brasileiro.

b)   Na fala dos caboclos, que efeito de sentido o uso dessa variedade linguística pode provocar?

O modo de falar possibilita caracterizar melhor os personagens e inferir seus valores humanos e sociais.

c)   Qual é a variedade linguística usada para representar o modo de falar do médico?

O modo de falar do médico emprega a variedade urbana de prestígio, de acordo com a norma-padrão da língua.

d)   Na fala do médico, que efeito de sentido o uso dessa variedade linguística pode provocar?

Resposta pessoal do aluno.