sábado, 29 de novembro de 2025

ARTIGO: CAIS DO VALONGO - RIO DE JANEIRO (RJ) - PORTAL IPHAN - COM GABARITO

 Artigo: Cais do Valongo Rio de Janeiro (RJ)

        Principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas, o Cais do Valongo, localizado no Rio de Janeiro (RJ), passou a integrar a Lista do Patrimônio Mundial da Organização da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1º de março de 2017. O Brasil recebeu perto de quatro milhões de escravos, durante os mais de três séculos de duração do regime escravagista. Pelo Cais do Valongo, na região portuária da cidade, passaram cerca de um milhão de africanos escravizados em cerca de 40 anos, o que o tornou o maior porto receptor de escravos do mundo.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaRCFXn-qzGAOn8U5deZvGPdPR4zxnhd12ufcFWJi7K-_6BNOlCWGyg2aygg3S7THrg7d6cdSwVlAFFVLQFdMFEmFxn5eGzu8pd79uVYzcO4TAXZFx2E4MrsxUomEgWIFkoBq_RqAp0D0m6ag4ZC67W6hhyphenhyphenbF49fC12kqQ0SWf5cZ1b73p6JQVzXhYvY0/s320/Cais_do_Valongo_e_da_Imperatriz.jpg


        A inclusão nessa lista representa o reconhecimento do seu valor universal excepcional, como memória da violência contra a Humanidade representada pela escravidão, e de resistência, liberdade e herança, fortalecendo as responsabilidades históricas, não só do Estado brasileiro, como de todos os países membros da Unesco. É, ainda, o reconhecimento da inestimável contribuição dos africanos e seus descendentes à formação e desenvolvimento cultural, econômico e social do Brasil e do continente americano.

        Revelado, em 2011, durante as obras do Porto Maravilha, que abrange uma área de 5 milhões de metros quadrados, o Cais foi  Rio de Janeiro. O objetivo era retirar da Rua Direita, atual Rua Primeiro de Março, o desembarque e comércio de africanos escravizados que eram levados para as plantações de café, fumo e açúcar do interior do Estado e de outras regiões do Brasil. os que ficavam na capital, geralmente eram os escravos domésticos ou aqueles usados como força de trabalho nas obras públicas.

        Em 2012, a prefeitura do Rio de Janeiro acatou a sugestão das Organizações dos Movimentos e, em julho do mesmo ano, transformou o espaço em monumento preservado e aberto à visitação pública. O Cais do Valongo passou a integrar o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na região portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.

Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ). Iphan. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1605. Acesso em: 23 jul. 2018.

Fonte: Da escola para o mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição, 2018. p. 50.

Entendendo o artigo:

01 – Qual é a importância internacional do Cais do Valongo, e em que data ele passou a integrar a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO?

      O Cais do Valongo é considerado o principal e maior porto receptor de africanos escravizados no mundo. Ele passou a integrar a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1º de março de 2017.

02 – O que a inclusão do Cais do Valongo na Lista da UNESCO representa, em termos de memória e contribuição cultural?

      Representa o reconhecimento do seu valor universal excepcional como memória da violência contra a Humanidade (escravidão) e, ao mesmo tempo, de resistência, liberdade e herança. É também o reconhecimento da inestimável contribuição dos africanos e seus descendentes para a formação e desenvolvimento do Brasil e das Américas.

03 – Qual era o objetivo da transferência do desembarque e comércio de africanos escravizados da Rua Direita (atual Rua Primeiro de Março) para o Cais do Valongo?

      O objetivo da transferência era retirar o desembarque e comércio de africanos escravizados da Rua Direita, que ficava no centro da cidade, concentrando a atividade na região portuária.

04 – Quando e durante quais obras o Cais do Valongo foi revelado?

      O Cais foi revelado em 2011 durante as obras do projeto Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

05 – Além de se tornar um monumento preservado e aberto à visitação pública, o Cais do Valongo integra um circuito histórico. Cite três outros marcos da cultura afro-brasileira que fazem parte desse circuito.

      O Cais do Valongo integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana. Outros marcos que fazem parte desse circuito são: Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.

 

RESENHA DE LIVROS: OS MENINOS DA RUA PAULO - FERENC MOLNÁR - COM GABARITO

 Resenha de livros: Os meninos da Rua Paulo

                Ferenc Molnár

        Resenha de Babimontec

        Boka é o adolescente inteligente, leal, honesto e correto. Não é à toa que foi escolhido como o líder dos Meninos da Rua Paulo. Csónakos (fala-se Chônacoc) tem o assobio mais alto do mundo, sabe subir em árvores como ninguém e adora dar aquela requintada nas aventuras que vive com os rivais do grupo, os Camisas Vermelhas. Géreb, por sua vez, é um menino ambicioso que busca se destacar dentro do grupo (e nem sempre da maneira mais honesta). Já Nemecsek (Nêmechesk) é menino franzino, lourinho, ingênuo e medroso, que está sempre buscando provar o seu valor.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3AzqdpOXCbSuZznSAOZkuKp_NtX3a1NJAJVfU-p4UTTCSp1PDyS3jMjAFVxKWGOprl1LFHe53clOVVOmuPX1ZppIGbgyewjC2kqMKQRGfIHhRYDjpRRu_zJ0fRiSCZntnNMHhaGLg1vJZK_uMx-w1VOZGfpAcpc4FsVukIoP_Qdcp81eTn2qBUdLcDtA/s320/LIVRO.jpg


        Eles, juntos com tantos outros integrantes dos Meninos da Rua Paulo, foram os responsáveis por mais de 40 mil exemplares vendidos e 800 reimpressões somente aqui no Brasil. Esse primeiro romance de Ferenc Molnár tornou-se um clássico da literatura húngara e conquistou os corações de muitos jovens e adultos. A história começa quando integrantes dos Camisas Vermelhas roubam as bolinhas de gude de Nemecsek, então Boka, que até aquele momento se manteve neutro, declara que chegou a hora de lutar a favor da honra dos Meninos da Rua Paulo. Essa cena do furto foi eternizada em uma escultura na Rua Práter (no bairro Jôzsefváros) em Budapeste, onde a história acontece.

        Os Meninos da Rua Paulo é uma história que adota um fundo atemporal e universal ao falar sobre a amizade, sobre os sonhos de infância, que nos remete à nostalgia representada em histórias como It – A Coisa, Stranger Things, Os Batutinhas e Os Goonies e nos apresenta o doloroso processo de amadurecimento. E apesar de a história tratar o conflito entre os Meninos da Rua Paulo e os Camisas Vermelhas com referências e estratégias de guerras, até então presenciadas pela Hungria, vemos uma Budapeste de paz, ingênua e dando início a uma urbanização mais moderna, ainda com pedaços de terra abertos a grandes aventuras, como o Grund (uma espécie de pátio abandona onde Boka, Csónakos, Géreb, Nemecsek se reúnem com seus amigos).

        Os Meninos da Rua Paulo é quele tipo de livro que a gente gosta tanto que fica torcendo para que realmente tenha sido real, não é à toa que até os dias de hoje há o mistério da existência desse grupo e evidências que confundem o leitor. O livro é quase todo escrito em 3ª pessoa, no entanto, existem três trechos que foram escritos em 1ª pessoa e deixam a dúvida: o autor fez parte dos meninos da Rua Paulo ou apenas se esqueceu que narrava a história em 3ª pessoa?

Disponível em: http://ummetroemeiodelivros.com/2017/12/os-meninos-da-rua-paulo-ferenc-molnar. Acesso em: 21 jul. 2018.

Fonte: Da escola para o mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição, 2018. p. 22.

Entendendo a resenha:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

Requintada: refinada, sofisticada, diferenciada.

Franzino: magro, frágil.

Atemporal: que não depende do tempo, que permanece significativo mesmo depois de muito tempo ter passado.

It – a coisa: filme de terror lançado em 2017 baseado no livro de mesmo nome escrito por Stephen King em 1986.

Stranger Things: série norte-americana de ficção científica e terror. Lançado em 2016, a trama acontece na década de 1980.

Os Batutinhas: filme de comédia de 1994 que aborda as aventuras de um grupo de crianças em seu bairro.

Os Goonies: filme de 1985 que mostra um grupo de jovens vivendo uma aventura após encontrar um mapa de tesouro.

02 – Quem é o líder dos Meninos da Rua Paulo, e quais qualidades o levaram a ser escolhido para essa posição, de acordo com a resenha?

      O líder escolhido é Boka, que foi escolhido por ser um adolescente inteligente, leal, honesto e correto.

03 – Qual é o evento específico que marca o início do conflito declarado entre os Meninos da Rua Paulo e os Camisas Vermelhas, segundo o texto?

      O evento que desencadeia a luta é o roubo das bolinhas de gude de Nemecsek por integrantes dos Camisas Vermelhas.

04 – Quais são as características físicas e de personalidade do personagem Nemecsek, e o que ele está constantemente buscando provar?

      Nemecsek é descrito como um menino franzino, lourinho, ingênuo e medroso, que está sempre buscando provar o seu valor.

05 – Em que cidade e bairro a história se passa? Além disso, que local físico serve como o ponto de encontro e aventuras dos meninos, e qual seu apelido?

      A história se passa em Budapeste, no bairro Jôzsefváros. O ponto de encontro para as aventuras é o Grund, descrito como uma espécie de pátio abandonado.

06 – A resenha menciona que o livro adota um fundo atemporal ao falar de amizade e sonhos. Que outro "doloroso processo" universal o livro apresenta aos leitores, comparando-o a histórias como Stranger Things e Os Goonies?

      O livro apresenta o doloroso processo de amadurecimento.

 

POESIA: AS BORBOLETAS - VINÍCIUS DE MORAES - COM GABARITO

 Poesia: AS BORBOLETAS

            Vinícius de Moraes

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfGLIiXaUqPeC7M4lBOQ7Crv1kklvfH3KTUU1yWxyAuclfD21x7o6WG5rnpr8Q4JtKHr6I4kfUhZTNG-jGH_3aSbUueAsKn4MnM3OonofM_rwt6dQGkRrZoHksY7ayQ-BYcOsFibiFUy2w1PWnMIyWlOhNvM6D83i5KUNUIRIkGmRpdJ_RlFXvtCnTBBQ/s320/Borboleta_transparente_REFON.jpg



Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

MORAES, Vinícius de. As borboletas. In: ______. A arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004. p. 58-59.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 7º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 98.

Entendendo a poesia:

01 – Quais são as quatro cores de borboletas mencionadas pelo poeta na primeira estrofe?

      As cores de borboletas mencionadas são brancas, azuis, amarelas e pretas.

02 – O que as borboletas fazem na luz, conforme descrito na primeira estrofe?

      Elas "Brincam / Na luz".

03 – Qual característica emocional e de sinceridade é atribuída às borboletas de cor branca?

      Elas são descritas como "alegres e francas".

04 – Segundo o poema, qual a relação das borboletas azuis com o elemento luz?

      O poeta afirma que as borboletas azuis "Gostam muito de luz".

05 – Que sentimento ou sensação o poeta expressa ao descrever as borboletas pretas com a frase "Oh, que escuridão!"?

      Ele expressa uma sensação de tristeza, mistério ou negatividade, contrastando com a leveza e alegria das outras cores.

 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

ARTIGO: FUNÇÕES SIMBÓLICAS E COMUNICATIVAS DA ARTE GRÁFICA KUSIWA - FRAGMENTO - COM GABARITO

 Artigo: Funções simbólicas e comunicativas da arte gráfica Kusiwa – Fragmento

        [...]

        De acordo com a tradição oral, no centro da pequena terra originária havia um grande lajedo de pedra onde vivia um ser poderoso e muito temido que foi morto pelos humanos. Ao morrer, entretanto, transformou-se numa imensa cobra, a anaconda – ou moju, na língua wajãpi. Os primeiros homens abriram o cadáver e extraíram seus excrementos, que eram todos coloridos. Organizaram uma festa e disseram parra seus convidados se pintarem com as cores deixadas pela anaconda. Estes assim o fizeram e, enfeitados, dançaram e cantaram. Quando terminaram, uma parte dos convidados foi embora, voando. Eram os primeiros pássaros, com suas plumagens diferenciadas. Ao se distanciarem dos humanos que ficaram na terra, pousaram numa imensa árvore sumaumeira, de onde se espalharam por todas as direções, levando consigo as águas que correm nos rios e igarapés da terra.

 
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXzXc8XFQGpCEVd809aCogpEP-q64Jm6dbeH52UhrxS_G5jaY_mPFsvrKJPREQpMpGN4dVIyW1yE8ORD6e6NkMS2EiZLP_zE7WxcopbqMeahS8x5TPspvh5h4v7jgcBy3nXbjJSXkQQI_EpJlihEVMh45QXGJbpSB9WWQbmZFtxviGvd8nxgg9VnOyEtE/s1600/ARTE.jpg

        Já os homens, que ficaram no centro da terra, aprenderam as danças dos peixes e os cantos dos pássaros, além dos nomes das cores, que designam as plumagens variadas das aves. Ao observarem a ossada e a pele da anaconda morta, viram as espinhas dos peixes que ela havia comido e assim descobriram os padrões com os quais continuam até hoje a decorar seus corpos e seus artefatos, em composições infinitas.

        [...]

Dossiê Iphan 2 – Wajãpi. Iphan. P. 12-13. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PatlmDos_PinturaCorporalArteGraficaWajapi_m.pdf. Acesso em: 24 jul. 2018.

Fonte: Da escola para o mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição, 2018. p. 55.

Entendendo o artigo:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

-- Simbólicas: que utilizam símbolos, representações que, em determinada cultura, apresentam valor místico.

-- Lajedo: leito de rocha de um regato.

-- Excrementos: resíduos sólidos (fezes) ou líquidos (urina, suor, etc.) expelidos pelo organismo humano ou animal.

-- Plumagens: conjuntos de penas de ave.

-- Sumaumeira: árvore de grandíssimo porte, nativa da África e da América do Sul.

-- Igarapés: pequenos rios ou canais estreitos que só dão passagem a igaras ou pequenos barcos; riachos.

02 – De acordo com a tradição oral wajãpi, que ser poderoso e temido vivia no centro da terra originária, e em que ele se transformou após ser morto pelos humanos?

      O ser poderoso e temido vivia em um grande lajedo de pedra. Ao morrer, ele se transformou em uma imensa cobra, a anaconda (ou moju, na língua wajãpi).

03 – Qual foi a origem das cores usadas na primeira pintura dos convidados, e o que aconteceu com a parte dos convidados que foi embora voando após a festa?

      As cores foram extraídas dos excrementos coloridos do cadáver da anaconda. A parte dos convidados que foi embora voando transformou-se nos primeiros pássaros, que tinham plumagens diferenciadas.

04 – Para onde os primeiros pássaros se dirigiram após deixarem os humanos, e o que eles levaram consigo ao se espalharem?

      Os pássaros pousaram em uma imensa árvore sumaumeira e, ao se espalharem por todas as direções, levaram consigo as águas que correm nos rios e igarapés da terra.

05 – Como os homens que permaneceram na terra descobriram os padrões gráficos (Kusiwa) que utilizam até hoje para decorar seus corpos e artefatos?

      Eles observaram a ossada e a pele da anaconda morta e viram as espinhas dos peixes que ela havia comido, descobrindo assim os padrões.

06 – Além dos padrões de decoração, o que mais os homens que ficaram no centro da terra aprenderam?

      Eles aprenderam as danças dos peixes, os cantos dos pássaros e os nomes das cores, que designam as plumagens variadas das aves.

 

TEXTO: O SOLO - LEPSCH I. F. - COM GABARITO

 Texto: O solo

        O solo é fundamental para vida no planeta Terra.

        A composição do solo

        O solo é resultante da transformação da camada mais superficial da crosta terrestre. Na linguagem popular é chamada de terra.

        Ele é composto de materiais orgânicos e materiais inorgânicos.

        -- Os materiais orgânicos do solo são organismos vivos (insetos, minhocas, bactérias, fungos e outros) e matéria em decomposição, como restos de plantas (folhas, frutos, galhos, entre outros) e de animais (fezes, entre outros). Juntos, eles formam um material de coloração escura, o húmus, que é um fertilizante importante para o desenvolvimento das plantas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgh_UFWlkSirZIq5ZRoXjW0_YbK9Bq3POxT_m6wB4j9s0BD_pLlAhwYgJHO02GgM5AlVIIhN_rjR95rCjAeLtW1mQc6VglJY-INTkJU8Z1etfZL_dLR6x6lh6GP6Y3k4_hzeSXuXVjYPLMjGxMLUZ_BlgHKGT7n9IcuUWA8crFA8vMFW0-oBMZvO-au6qE/s320/SOLO.jpg


        -- Os materiais inorgânicos do solo são a água, o ar e os minerais.

        Os fragmentos minerais são resultado do desgaste sofrido pelas rochas ao longo dos anos. De acordo com o tamanho, eles são classificados em areia, silte e argila.

        Como o solo sustenta a vida

        No solo são encontrados nutrientes formados principalmente por nitrogênio, fósforo e potássio.

        Esses elementos são alguns dos que formam os corpos dos seres vivos. Com a morte e a decomposição desses seres, os elementos são liberados no solo e dissolvidos na água. As raízes das plantas absorvem esses nutrientes. Quando outros seres vivos se alimentam das plantas, os nutrientes se transferem ao seu organismo.

        A formação do solo

        A formação do solo ocorre de forma gradual, ocasionada pelo intemperismo que, ao longo do tempo, desgasta as rochas. O clima, as variações de temperatura, e inclinação do terreno (relevo), a quantidade de chuvas e o seres vivos são considerados agentes do intemperismo e atuam na formação do solo.

        O intemperismo transforma uma rocha dura, chamada de rocha-mãe, em um material menos resistente, que se desintegra facilmente em partículas. Esses fragmentos vão se sedimentando e formam o solo. Esse processo geralmente se estende por centenas ou milhares de anos.

        O intemperismo pode ser classificado em físico, químico e biológico. Os intemperismos geralmente acontecem ao mesmo tempo.

        -- Intemperismo físico: também chamado de fragmentação das rochas, ocorre quando agentes físicos quebram as rochas. Por exemplo, com o calor do Sol, as rochas se dilatam. À noite, quando esfriam, elas se contraem. Esse fenômeno, repetido durante longos períodos, faz com que as rochas se quebrem em pequenos fragmentos. Outro exemplo é a fragmentação provocada pelo gelo, que ocorre em locais em que as temperaturas ficam muito baixas. Nesses casos, a água infiltra-se nas fraturas das rochas e, ao se transformar em gelo, aumenta de volume, forçando essas rachaduras. Com a repetição desse processo, as rochas se desagregam.

        -- Intemperismo biológico: é a fragmentação de rochas causada por plantas, animais, fungos e microrganismos. O intemperismo biológico muitas vezes causa alterações na rocha que permitem a ação de agentes físicos e químicos. A ação humana também causa grandes transformações nas rochas e no solo.

        -- Intemperismo químico: também chamado de decomposição das rochas, acontece quando seus minerais sofrem alterações químicas causadas por substâncias presentes, por exemplo, na água e no ar. Essas transformações podem alterar a composição das rochas e fragilizar sua estrutura, facilitando a sua fragmentação.

        Os usos do solo

        No Brasil, fatores como a grande extensão do território e a variedade de tipos de solo possibilitam usos distintos do solo.

        Grande parte dos solos brasileiros é usada na agricultura para o cultivo tanto de alimentos como de plantas para a produção de combustível e de matérias-primas para a indústria.

        A criação de animais também tem destaque no uso dos solos. Os animais podem ser criados soltos ou confinados em espaços menores, como currais ou galpões.

        Outra atividade importante relacionada ao uso do solo é o extrativismo, que consiste na retirada de recursos naturais do meio ambiente com o objetivo de obtenção de renda. Diferentes formas de extrativismo têm relação com o solo, como a extração de minerais e de recursos vegetais como madeira, frutos e sementes.

Fonte: LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 6º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 239-243.

Entendendo o texto:

01 – O que é o solo e o que o termo popular "terra" costuma designar?

      O solo é o resultado da transformação da camada mais superficial da crosta terrestre. Na linguagem popular, ele é chamado de "terra".

02 – Quais são os dois principais tipos de materiais que compõem o solo?

      O solo é composto por materiais orgânicos e materiais inorgânicos.

03 – O que são materiais orgânicos do solo e qual material de coloração escura eles formam que é importante para as plantas?

      Os materiais orgânicos são organismos vivos (como insetos, minhocas, bactérias, fungos) e matéria em decomposição (restos de plantas e animais). Eles formam o húmus, que é um fertilizante importante para o desenvolvimento das plantas.

04 – Quais são os três principais fragmentos minerais classificados no solo, de acordo com o seu tamanho?

      De acordo com o tamanho, os fragmentos minerais são classificados em areia, silte e argila.

05 – Quais são os três nutrientes principais (elementos) encontrados no solo que são vitais para a transferência de matéria na cadeia alimentar?

      Os nutrientes são formados principalmente por nitrogênio, fósforo e potássio.

06 – Como a formação do solo ocorre e quais são alguns dos agentes do intemperismo que atuam nesse processo?

      A formação do solo ocorre de forma gradual, causada pelo intemperismo, que desgasta as rochas ao longo do tempo. Agentes do intemperismo incluem o clima, as variações de temperatura, a inclinação do terreno (relevo), a quantidade de chuvas e os seres vivos.

07 – Descreva o que é o intemperismo físico e o intemperismo químico.

      Intemperismo físico (ou fragmentação) ocorre quando agentes físicos, como a variação de temperatura (dilatação e contração) ou o congelamento da água em fraturas, quebram as rochas. Intemperismo químico (ou decomposição) acontece quando os minerais das rochas sofrem alterações químicas causadas por substâncias presentes na água e no ar, o que altera a composição e fragiliza a estrutura da rocha.

 

 

NOTÍCIA: APLICAÇÕES DA ENERGIA SOLAR - PORTAL DA ENERGIA - COM GABARITO

 Notícia: Aplicações da energia solar

        Conheça as principais formas de aplicação da energia solar:

        Microgeração urbana

        Uma das aplicações da energia solar que mais estão em pauta atualmente é a microgeração urbana, que significa utilizar a energia solar para consumo próprio do imóvel onde as placas fotovoltaicas estão instaladas.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7Wl6EjaX5vC7Hb-G44757fqfeAd4rtrEKL8CiChnhQwAfKJVccfeLI4B1yNzo9L7YXdwkq0ZG_uSMYJoqqahb_maBxWuoypGQ53fvdHT2kmp5y8WQRmgBvM29vdrtWlvqiIU9Why3_Ol6Sb7XIDqXQ7Z1FunzA9OCFYomfPuHzpTXiebJS4JKl5JRKHg/s320/SOLAR.jpg

        As placas solares não apenas proporcionam energia elétrica para o consumo residencial, como podem estar diretamente ligadas à rede de distribuição energética e injetar eletricidade nesta rede. Esta possibilidade gera novos modelos e oportunidades para a microgeração urbana.

        No caso brasileiro, regulamenta-se a utilização de créditos de carbono, que permitem que o usuário troque a energia que sobrou durante os picos de produção por abatimentos em sua conta, nos momentos em que seu uso é maior que a produção de suas placas.

        Outros modelos de negócio colaborativos entre o microgerador e a rede inteira podem ser formulados, no futuro, o que torna esta possibilidade um dos grandes pontos fortes entre todas as aplicações da energia solar.

        Aquecimento solar

        A utilização do aquecimento solar não corresponde, necessariamente, à geração de energia elétrica, mas é uma das formas mais populares de utilização da energia solar. Neste caso, utiliza-se a energia térmica do Sol para aquecer água – geralmente de uso residencial.

        São diferentes tipos de sistema que circulam os fluidos através de placas que captam a energia e aquecem a água presente neles, sem gastar energia elétrica no processo.

        Usinas solares

        As usinas solares são versões em grande escala da utilização de placas fotovoltaicas, que reúnem grandes quantidades de placas com a intenção de gerar alta tensão e altos níveis energéticos disponíveis na rede elétrica.

        Além das usinas de placas fotovoltaicas, há o modelo de usina heliotérmica, que funciona basicamente como usinas tradicionais que utilizam calor e vapor para movimentar turbinas que acionam geradores. Neste caso, o calor é recebido em diversas placas de captação solar, que concentram a captação destes diversos pontos em uma única central de aquecimento do fluido, que faz as turbinas funcionarem.

        Dispositivos autônomos

        Outra forma interessante de utilização da conversão solar em energia elétrica é a instalação de dispositivos autônomos, também chamados de autogeradores. Esses dispositivos podem ser bombas elétricas, irrigadores, postes de iluminação, ou qualquer outro aparelho exposto à luz solar, cuja demanda de eletricidade consiga ser suprida por placas solares.

        No caso de um poste de iluminação autônomo, o funcionamento é igual ao de um poste regular, com a adição de uma placa fotovoltaica sobre ele e, se desejado, uma bateria de 12 V para suprimento autônomo em momentos que não houver sol.

        Geração de energia em locais remotos

        Entre as aplicações da energia solar que mais apresentam vantagens, está a geração de energia elétrica em locais remotos. Zonas rurais ou de habitação em florestas muito distantes de sistemas de distribuição energética podem ser supridas pela instalação de placas fotovoltaicas em locais apropriados, garantindo energia de baixo custo de manutenção por cerca de 30 anos após a instalação.

PORTAL DA ENERGIA. Aplicações da energia solar: conheça as principais. Disponível em: http://portaldaenergia.com/aplicacoes-da-energia-solar-conheca-as-principais. Acesso em: 17 set. 2018.

Fonte: Da escola para o mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição, 2018. p. 32-33.

Entendendo a notícia:

01 – O que caracteriza a microgeração urbana e qual é o benefício do sistema brasileiro de compensação para os usuários?

      A microgeração urbana é a utilização da energia solar para consumo próprio do imóvel onde as placas fotovoltaicas estão instaladas. O benefício do sistema brasileiro é a regulamentação dos créditos de carbono, que permitem ao usuário trocar a energia que sobrou nos picos de produção por abatimentos em sua conta de luz, quando o uso for maior que a produção.

02 – A utilização do aquecimento solar corresponde, necessariamente, à geração de energia elétrica? Explique a função principal desta aplicação.

      Não, a utilização do aquecimento solar não corresponde, necessariamente, à geração de energia elétrica. Sua função principal é utilizar a energia térmica do Sol para aquecer água (geralmente para uso residencial), fazendo circular fluidos através de placas que captam o calor, sem gastar eletricidade no processo.

03 – Quais são os dois modelos de usinas solares descritos na notícia, e qual deles funciona de maneira semelhante às usinas tradicionais que usam calor e vapor?

      Os dois modelos são as usinas de placas fotovoltaicas (versões em grande escala da microgeração) e as usinas heliotérmicas. O modelo heliotérmico funciona de maneira semelhante às usinas tradicionais, pois utiliza o calor concentrado por diversas placas para aquecer um fluido e gerar vapor, que movimenta turbinas para acionar geradores.

04 – O que são os dispositivos autônomos (ou autogeradores) e quais são alguns exemplos citados de aparelhos que podem se utilizar dessa tecnologia?

      Dispositivos autônomos são aparelhos expostos à luz solar cuja demanda de eletricidade consegue ser suprida por placas solares instaladas neles. Exemplos citados incluem bombas elétricas, irrigadores e postes de iluminação.

05 – Por que a geração de energia em locais remotos é considerada uma das aplicações da energia solar com mais vantagens?

      Ela apresenta grandes vantagens porque permite suprir a demanda de eletricidade em zonas rurais ou de habitação em florestas que estão muito distantes dos sistemas de distribuição energética. Isso garante energia com baixo custo de manutenção por cerca de 30 anos após a instalação.

06 – Qual a relação entre as placas solares de um imóvel de microgeração urbana e a rede de distribuição energética?

      As placas solares podem estar diretamente ligadas à rede de distribuição energética e são capazes de injetar eletricidade nessa rede.

07 – Por que a microgeração urbana é citada como um dos grandes pontos fortes entre todas as aplicações da energia solar em termos de futuro?

      A microgeração urbana é promissora porque, no futuro, podem ser formulados novos modelos de negócio colaborativos entre o microgerador e a rede de distribuição inteira.

 

CORDEL: HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS - FRAGMENTO - JARID ARRAES - COM GABARITO

 Cordel: Heroínas negras brasileiras – Fragmento

           Jarid Arraes

Maria Firmina dos Reis

De mulata foi chamada

Mas renego esse termo

Pra gente miscigenada

Reconheço-a como negra

Sendo assim bem nomeada.

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9AoWhgTIPR4ug25tqxJ5ZSZtaemfLYLgMfjLhh07in6myrX304xIaVjxS8vyYLIwFdsxG_GmEsso3h0y3uvL3X9VPt8w53ixBiaOLGE-RoiBaiMSLCGfL-NCUk0SEtpk80Bk5TcnTPTuvXuyMQ0uJ4E0M1I3WTJnS2h2OP_kQMPe41Z9OSiQrNF3i-58/s1600/NGRAS.jpg

Foi nascida em São Luís

No estado Maranhão

Dia onze de março

No país, a escravidão

Mil oitocentos e vinte e dois

No Nordeste da nação.

 

Apesar do seu registro

De bastarda carimbada

Sofreu muito preconceito

Por não ser endinheirada

E foi na dificuldade

Que se fez iluminada.

 

Para ter vida melhor

Coma tia foi morar

Sempre muito esforçada

Conseguiu se educar

Pois sabia da importância

Que existe em estudar.

 

Tinha assim vinte e dois anos

Quando ela foi aprovada

Para vaga numa escola

Onde muito dedicada

Excelente professora

Foi por todos registrada.

[...].

ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017. p. 107-108.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 7º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 90.

Entendendo o cordel:

01 – No início do cordel, a autora, Jarid Arraes, faz um comentário sobre a classificação racial de Maria Firmina dos Reis. Qual termo ela rejeita e qual termo ela escolhe usar, e por quê?

      A autora rejeita o termo "mulata" para se referir à Maria Firmina dos Reis. Ela escolhe usar o termo "negra" e o faz por reconhecer e valorizar a ancestralidade africana da escritora, nomeando-a de forma clara e assertiva, renegando classificações que historicamente foram usadas para minimizar ou desviar a identidade racial de pessoas miscigenadas.

02 – De acordo com o fragmento, em que ano e em que contexto social Maria Firmina dos Reis nasceu?

      Maria Firmina dos Reis nasceu em mil oitocentos e vinte e dois (1822), em São Luís, no estado do Maranhão, na região Nordeste do Brasil. O cordel ressalta que esse nascimento ocorreu em um contexto social de "escravidão" no país.

03 – Quais foram os principais obstáculos sociais e pessoais que Maria Firmina dos Reis enfrentou em sua vida, conforme narrado no cordel?

      Os principais obstáculos sociais e pessoais citados são:

      O registro de "bastarda carimbada".

      O preconceito que sofreu.

      A condição de "não ser endinheirada", ou seja, a falta de recursos financeiros.

      Apesar dessas dificuldades, o cordel afirma que foi "na dificuldade / Que se fez iluminada."

04 – Qual foi a atitude de Maria Firmina dos Reis para melhorar de vida e qual era o valor que ela atribuía a essa atitude?

      Para ter uma vida melhor, Maria Firmina foi morar com a tia e se mostrou "muito esforçada" para conseguir se educar. Ela atribuía um grande valor à educação, pois "sabia da importância / Que existe em estudar."

05 – Em que idade e em qual área Maria Firmina dos Reis começou a se destacar profissionalmente, de acordo com o texto?

      Maria Firmina dos Reis começou a se destacar profissionalmente aos vinte e dois anos de idade. Ela foi aprovada "para vaga numa escola," onde se tornou uma "Excelente professora" por ser muito dedicada.

 

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

TEXTO: ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA - TEIXEIRA, W. - COM GABARITO

 Texto: Estados físicos da água

        Na Terra, a água se apresenta em estado sólido, líquido e gasoso.

        A água pode ser encontrada na natureza em três diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Veja, a seguir, alguns exemplos.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8INztxbzZ543XgYsVKfY2nAABXKrc-LL7O3lLOYIHWadKoXpJzM_MtfPvxEO_71n7tdg3K57DjIN8w_QYDpVMitQSoOrvaKDlMEgu0I2wfL6Kuehe5PN7lyML5m07T_r0iIGs2sD5cxKA-BxQNnXm3xzSDV6T7sQq4Nz3LAI0Le8FVTbl1xFInFA1jMA/s320/1-001.jpg


        -- No granizo, nas geleiras e nos icebergs, a água está no estado sólido (gelo). A neve é composta de cristais de gelo microscópicos.

        -- Em oceanos, mares, rios e lagos, a água está no estado líquido.

        -- O ar que respiramos contém grande quantidade de vapor-d’água, que é água no estado gasoso. O vapor-d’água não é visível.

        -- As nuvens são visíveis, pois são principalmente compostas de pequenas gotículas de água líquida ou cristais de gelo formados pelo resfriamento do vapor-d’água.

        A maior parte da água na Terra está no estado líquido, como em oceanos, lagos e rios. Mas há água também no estado sólido, em forma de neve, por exemplo. Esse recurso natural é tema presente em diferentes expressões artísticas.

        As mudanças de estado físico da água

        Na natureza, a água muda constantemente de um estado físico para outro. Isso ocorre quando a água passa por processos de aquecimento ou resfriamento. Veja alguns exemplos.

        -- Quando a água líquida é resfriada e passa para o estado sólido (gelo), essa mudança de estado físico é denominada solidificação.

        -- Ao aquecer o gelo até fazê-lo passar para o estado líquido, a mudança de estado físico que ocorre é denominado fusão.

        -- Quando a água líquida é aquecida e passa para o estado gasoso (vapor), ocorre a vaporização, que pode ser lenta ou rápida. A vaporização lenta, como acontece com a roupa que seca no varal, recebe o nome de evaporação. A vaporização rápida, com formação de bolhas no interior do líquido, como ocorre com a água numa panela levada ao fogo, é chamada de ebulição.

        -- No processo denominado condensação ou liquefação, o vapor-d’água é resfriado e passa para o estado liquido. A condensação do vapor-d’água é resfriado e passa para o estado líquido. A condensação do vapor-d’água é um dos processos envolvidos na formação de nuvens na atmosfera.

        -- Além dessas mudanças de estado físico, a água pode passar do estado sólido diretamente para o gasoso ou do estado gasoso para o sólido, sob determinadas condições ambientais. Esses processos são denominados sublimação e ressublimação, respectivamente.

        O ciclo da água

        A água muda continuamente de estado físico e de ambiente, em um processo chamado ciclo da água.

        Uma das hipóteses para a origem da água no nosso planeta é que, em certa época do processo de formação da Terra, a hidrosfera e a atmosfera surgiram pela liberação de vapor-d’água e de outros gases do manto terrestre, por meio de atividades vulcânicas, com o resfriamento do planeta, parte do vapor-d’água se condensou, originando os oceanos, mares, rios, lagos e outros reservatórios naturais de água no estado líquido.

        A quantidade de água da hidrosfera praticamente não varia. Entretanto, a água está continuamente mudando de estado físico e de ambiente. Esse processo é denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico.

        O Sol é a principal fonte de energia que mantém o ciclo da água: ele está envolvido com a evaporação da água dos oceanos, mares, rios, lagos e do solo, e também está relacionado à liberação da água durante o processo de transpiração dos seres humanos.

Fonte: TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 6º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 203-206.

Entendendo o texto:

01 – Em quais três estados físicos a água pode ser encontrada na natureza e cite um exemplo de cada, de acordo com o texto.

      A água se apresenta em estado sólido (ex.: granizo, geleiras, icebergs), líquido (ex.: oceanos, mares, rios, lagos) e gasoso (ex.: vapor-d'água no ar).

02 – Qual é o estado físico em que se encontra a maior parte da água na Terra?

      A maior parte da água na Terra está no estado líquido, como em oceanos, lagos e rios.

03 – Como são denominados os processos de mudança da água do estado líquido para o sólido e do estado sólido para o líquido?

      A mudança do líquido para o sólido é chamada de solidificação. A mudança do sólido para o líquido é chamada de fusão.

04 – Quais são os dois tipos de vaporização mencionados no texto e qual a diferença entre eles?

      Os dois tipos são evaporação (vaporização lenta, como a roupa secando no varal) e ebulição (vaporização rápida, com formação de bolhas no interior do líquido, como a água numa panela no fogo).

05 – O que é condensação ou liquefação e qual é o papel desse processo na atmosfera?

      Condensação ou liquefação é o processo em que o vapor-d'água é resfriado e passa para o estado líquido. A condensação do vapor-d'água é um dos processos envolvidos na formação de nuvens na atmosfera.

06 – Quais são os nomes dados aos processos de mudança direta do estado sólido para o gasoso e vice-versa?

      A passagem do estado sólido diretamente para o gasoso é denominada sublimação. A passagem do estado gasoso diretamente para o sólido é denominada ressublimação.

07 –  O que é o ciclo da água (ou ciclo hidrológico) e qual a principal fonte de energia que o mantém?

      O ciclo da água é o processo em que a água muda continuamente de estado físico e de ambiente. O Sol é a principal fonte de energia que mantém esse ciclo.