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domingo, 29 de agosto de 2021

TEXTO INFORMATIVO: QUAIS FORAM OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES - MUNDO ESTRANHO - COM GABARITO

 Texto Informativo: Quais foram os 12 trabalhos de Hércules

Por Redação Mundo Estranho 

        Foram tarefas que só podiam ser realizadas por alguém com força sobre-humana, como enfrentar uma serpente de várias cabeças. Na mitologia greco-romana, Hércules era filho de uma mortal com Zeus, o chefe dos deuses. Seu nascimento provocou a ira de Hera, a esposa oficial de Zeus, que mandou duas serpentes matarem o recém-nascido. Este, porém, sem grande esforço, estrangulou as cobras, mostrando desde cedo possuir uma força descomunal.

        Hércules cresceu, mas Hera continuou a persegui-lo e usou seus poderes para provocar um acesso de loucura no herói, que acabou matando a própria esposa e os filhos. Quando Hércules recuperou a razão, procurou o Oráculo de Delfos – o mais famoso templo de consulta às divindades gregas – para buscar orientação sobre como enfrentar a tragédia.

        O Oráculo mandou-o se entregar em servidão a Euristeus, rei da cidade de Micenas, que ordenou a realização das 12 famosas tarefas. “Os 12 trabalhos foram realizados para que Hércules se redimisse das mortes que cometeu e, também, para elevá-lo à condição divina ao fim de sua jornada”, diz a historiadora Renata Beleboni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Após o último trabalho, Hércules se casou com uma mulher chamada Dejanira. Numa viagem, o centauro Néssus tentou violentá-la e o herói o matou. Entretanto, antes de morrer e disposto a se vingar, Néssus disse a Dejanira que seu sangue era um elixir do amor e a aconselhou a guardar um pouco caso o marido deixasse de amá-la. Quando de fato Hércules se apaixonou por outra mulher, Dejanira mandou- lhe um manto com gotas do sangue de Néssus. Ao vesti-lo, o herói sentiu o veneno e percebeu que ia morrer.

        Segundo a mitologia, seu corpo humano foi queimado numa pira, mas sua essência ascendeu ao Olimpo – a morada dos deuses. Apesar de tudo ser um mito, alguns historiadores suspeitam que a história de Hércules possa ter sido inspirada num homem real, que seria um poderoso líder escravizado por algum reino grego.

        Tarefas colossais

        Herói enfrentou vários monstros e teve que limpar um gigantesco estábulo

1 – LEÃO DE NEMEIA

        Um leão gigantesco, quase invulnerável, devastava a região de Nemeia, próxima à cidade de Micenas.

        Hércules tentou matá-lo com sua clava e com seu arco, sem sucesso. Então, encurralou o animal e o estrangulou até a morte. Realizado o primeiro trabalho, o herói tirou a pele do leão e passou a usá-la como manto.

2 – HIDRA DE LERNA

        Na cidade de Lerna, vivia uma enorme serpente com nove cabeças, uma delas imortal.

        Hércules decepou oito cabeças e Iolau, seu sobrinho, queimou as feridas para elas não nascerem mais. A cabeça imortal foi enterrada num buraco fundo. Ao molhar suas flechas no sangue da Hidra, o herói as tornou venenosas.

3 – JAVALI DE ERIMANTO

        Um javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. Enorme e feroz, ele matava quem cruzasse seu caminho. A tarefa era capturá-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hércules.

4 – CORÇA CERINEIA

        No monte Cerineu – também próximo da região da Arcádia – havia uma corça com chifres de ouro e pés de bronze. Ela era muito veloz e tinha que ser capturada viva. Hércules a perseguiu por um ano até os confins do mundo conhecido. Finalmente a capturou durante a travessia de um rio.

5 – AVES DO ESTÍNFALE

        Num bosque às margens do lago Estínfale, no norte da Arcádia, escondiam-se aves que, além de devorar as colheitas da região, também atacavam os homens. Para matá-las, Hércules primeiro usou um címbalo (antigo instrumento de cordas) para atraí-las. Assim que as aves saíram do bosque, o herói pôde atingi-las com suas flechas venenosas.

6 – CAVALARIÇAS DE ÁUGIAS

        Áugias, rei da Élida, região a oeste da Arcádia, tinha grandes rebanhos de cavalos (ou gado, conforme a versão), mas não cuidava de seus estábulos, que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hércules conseguiu lavá-los num só dia, usando a água de dois rios, cujos cursos desviou com sua força.

7 – TOURO DE CRETA

        Por vingança, Poseidon, deus do mar, havia deixado louco um lindo touro pertencente ao rei de Creta, uma ilha grega. O animal devastava os campos da região e Hércules foi até lá para dominá-lo. Após controlar o touro, o herói precisou nadar de Creta até o continente levando a fera consigo.

8 – ÉGUAS DE DIOMEDES

        Diomedes – filho de Ares, deus da guerra – vivia na Trácia (região hoje pertencente à Turquia e à Bulgária). Ele tinha quatro éguas ferozes e carnívoras, que alimentavam com os estrangeiros que apareciam em suas terras. Hércules capturou as éguas e, notando que elas estavam famintas, serviu-lhes Diomedes como refeição.

9 – CINTO DE HIPÓLITA

        Hipólita era rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreiras que viviam perto do mar Negro. Ela tinha um belo cinto, desejado pela filha de Euristeus. A mando do rei, Hércules convenceu Hipólita a lhe entregar o objeto, mas Hera incitou as amazonas à guerra e o herói teve que matar a rainha.

10 – BOIS DE GÉRION

        Gérion, um gigante de três cabeças, vivia na ilha de Erítia (possivelmente perto de Cádiz, no sul da Espanha) e possuía um numeroso rebanho de bois. Os animais eram guardados por um pastor monstruoso, Eurítion, e seu cão, ambos com diversas cabeças. Após matar a dupla, Hércules acabou com Gérion, usando sua clava, e entregou os bois a Euristeus.

11 – POMOS DE OURO

        As maçãs de ouro ficavam num jardim desconhecido e Hércules vagou o mundo atrás delas. Segundo alguns textos mitológicos, quem finalmente encontrou os pomos para o herói foi Atlas – que havia recebido de Zeus o castigo de carregar o mundo nas costas. Enquanto Atlas foi atrás das maçãs, Hércules sustentou o mundo em seu lugar.

12 – GUARDIÃO DO HADES

        Cérbero, um cão de três cabeças e cauda em forma de serpente, guardava a entrada do Hades, o mundo subterrâneo, permitindo a entrada de todos, mas não deixando ninguém sair. Hércules o capturou e, após mostrar Cérbero a Euristeus, devolveu o cão guardião ao inferno.

Quais foram os 12 Trabalhos de Hércules. Mundo Estranho, São Paulo, 4 jul. 2018. Disponível em: https://abr.ai/1wAKhnY. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 210-4.

Entendendo o texto informativo:

01 – Releia o título do texto informativo e responda às questões a seguir:

        “Quais foram os 12 Trabalhos de Hércules?”

a)   O que é enfatizado no título?

Os 12 Trabalhos de Hércules.

b)   Que recurso é usado no título para chamar a atenção do leitor?

O título é a pergunta que o texto informativo pretende responder.

02 – O texto informativo é dividido em duas partes. Na primeira parte, é realizada a contextualização e, na segunda, explica-se cada um dos Trabalhos de Hércules. Responda sobre a primeira parte:

a)   Como o autor define os 12 Trabalhos de Hércules?

Tarefas que só podiam ser realizadas por alguém com força sobre-humana.

b)   Quais motivos o levaram a realizar os 12 trabalhos?

Os 12 trabalhos foram realizados para que Hércules se redimisse de ter matado a sua família e também para que fosse elevado à condição divina no final de sua jornada.

c)   Que informação sobre a vida de Hércules é essencial para compreender suas características e o que acontece com ele? Explique.

Hércules é um semideus de força descomunal, filho de Zeus e de uma mortal. O que gerou o ódio da deusa Hera por ele. Tudo o que ocorre com o herói tem relação com sua origem ou é consequência do ódio de Hera.

03 – O que ocorre na vida de Hércules?

      Hércules tornou-se escravo, depois do conselho do Oráculo, para se redimir por ter matado sua família.

04 – O que as informações apresentadas sobre o mito de Hércules podem revelar sobre os valores culturais e humanos dos gregos na Antiguidade?

      Percebe-se que os gregos acreditavam em deuses poderosos, mas com sentimentos humanos como o ódio, a vingança e a ira. Também pode-se perceber que, para a sociedade grega da época, um semideus como Hércules poderia matar em combate e ser visto como herói. Para eles, a vingança não é condenável, mas a base de uma sociedade que tinha como filosofia a causa e o efeito.

05 – Reproduza o esquema a seguir, para criar a linha do tempo da vida de Hércules, conforme o texto informativo que você leu.

·        Nasce Hércules, filho de Zeus com uma mortal.

·        Ira de Hera que tenta matar o recém-nascido, sem sucesso.

·        Hércules cresce, se casa e tem filhos.

·        Hera o faz matar a esposa e filhos, num acesso de loucura, provocado por ela.

·        Oráculo de Delfos o orienta a se tornar escravo do rei de Micenas para enfrentar a tragédia.

·        Para sua remissão das mortes de sua família, o rei ordena a Hércules a execução de 12 tarefas, que ele realiza com sucesso.

·        Hércules se casa com Dejanira.

·        O centauro Néssus tenta ataca-la, mas é morto por Hércules.

·        Antes de Néssus morrer, dá um pouco de seu sangue para Dejanira se vingar do herói se ele a traísse. 

        Ele a trai e Dejanira dá o sangue para Hércules, que morre. Ele ascende à morada dos deuses.

06 – Releia a Segunda parte do texto, na qual cada um dos trabalhos de Hércules é descrito. Reproduza e preencha o quadro sinóptico a seguir com as informações coletadas, os 12 Trabalhos do Hércules.

Exemplo:

Trabalho: Leão de Nemeia.

Tarefa: Matar um leão gigantesco que estava devastando a região de Nemeia.

Como realizou a tarefa: Hércules o estrangulou até a morte.

Resultado: Ele retirou a pele do animal e passou a usá-la como manto.

      Resposta pessoal do aluno.

TEXTO: OS DIREITOS DO CONSUMIDOR RELATIVOS AO SAC - O GLOBO - COM GABARITO

 Texto: Os direitos do consumidor relativos ao SAC

          Para que serve o SAC?

        O Procon-SP explica que é por meio dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) que o consumidor estabelece contato com empresas que lhe forneceram serviços ou produtos e pode abrir reclamações, solicitar informações e, até mesmo, cancelar o que foi contratado.

          Decreto e portaria

        Para melhorar essa forma de atendimento, existem o Decreto 6523/08 e a Portaria 2.014/2008, que regulamentam os SACs das empresas reguladas pelo Poder Público Federal: telefonia, TV por assinatura, instituições financeiras, planos de saúde, energia elétrica e transportes (aéreo e rodoviário – intermunicipal e interestadual). Conforme determina o Decreto, a empresa é obrigada a realizar esse atendimento gratuitamente. O SAC deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

          Falando com um atendente

        A opção de falar com um atendente deve estar presente logo no início da chamada e permanecer em todas as outras subdivisões do menu. Quando essa opção for selecionada, o tempo máximo de espera para o contato direto com o atendente é de 60 segundos, exceto nos casos definidos no artigo 1º da Portaria 2.014/2008.

          Falando com um atendente – Exceção 1

        De acordo com a portaria, nos serviços financeiros, o tempo máximo para o contato direto com o atendente será de até 45 segundos. Nas segundas-feiras, nos dias que antecedem e sucedem os feriados e no 5º dia útil de cada mês, o referido prazo máximo será de até 90 (noventa) segundos.

          Falando com um atendente – Exceção 2

        Nos serviços de energia elétrica, o tempo máximo para o contato direto com o atendente somente poderá ultrapassar o estabelecido nos casos de atendimentos emergenciais de abrangência sistêmica, assim considerados aqueles que, por sua própria natureza, impliquem a interrupção do fornecimento de energia.

          Fornecimento de protocolo

        Assim que o atendimento for iniciado, diz o Procon-SP, a empresa deve criar um número de protocolo e repassá-lo ao consumidor. Feito esse registro, não poderá ser solicitado ao usuário que repita sua demanda, assim deve usar seu número de protocolo para futuras consultas.

          [...]

          Tempo para atender as reclamações

        O tempo limite para que as reclamações sejam resolvidas é de cinco dias úteis e o consumidor pode solicitar que lhe seja enviado um comprovante desse retorno, seja por e-mail ou correspondência. Os pedidos de cancelamentos devem ser processados de imediato, mesmo que o consumidor esteja com pagamentos pendentes. Caso a reclamação seja a respeito de cobrança indevida, a mesma deve ser suspensa imediatamente, exceto se for comprovado que a dívida existe.

Os direitos do consumidor relativos ao SAC. O GLOBO. Disponível em: https://glo.bo/2qAGl7X. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 237-8.

 

01 – Releia o primeiro parágrafo e responda:

a)   Qual é a explicação dada sobre a função do SAC?

O SAC tem a função de estabelecer contato entre consumidores e empresas que lhes forneceram serviços ou produtos e de abrir reclamações, solicitar informações e até mesmo cancelar o que foi contratado.

b)   Que fonte foi usada para a formulação dessa explicação?

Procon – SP.

02 – O atendimento do SAC em empresas reguladas pelo Poder Público se baseia em legislação específica. Responda:

a)   Quais decreto e portaria regulamentam o SAC?

O Decreto n° 6.523/08 e a Portaria n° 2.014/2008.

b)   Essa legislação regulamenta o SAC de que tipos de empresas?

Telefonia, TV por assinatura, instituições financeiras, planos de saúde, energia elétrica e transportes (aéreo e rodoviário – intermunicipal e interestadual).

c)   O que o decreto obriga essas empresas?

O Decreto obriga essas empresas a realizarem o atendimento ao consumidor gratuitamente. O SAC deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

03 – De acordo com a portaria citada no texto, há regras bem específicas quanto ao atendimento telefônico do SAC. Responda:

a)   Qual é a regra geral sobre o tempo de espera para falar com um atendente? Você acha que essa regra é respeitada? Explique.

A opção de falar com um atendente deve estar presente logo no início da chamada e permanecer em todas as outras subdivisões do cardápio. Quando essa opção for selecionada, o tempo máximo de espera para o contato direto com o atendente é de 60 segundos. Resposta pessoal do aluno.

b)   Explique os casos em que há exceções à regra geral, regulamentadas pelo artigo 1° da Portaria n° 2.014/2008?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Por que o atendente deve fornecer um número de protocolo ao consumidor?

      O número de protocolo é a garantia de atendimento às solicitações e serve também para realizar futuras consultas.

05 – Reproduza o quadro e preencha-o com as informações sobre prazos para atendimento a reclamações.

Tipos de reclamações      -     Prazos e outras informações

Reclamações gerais         -      Cinco dias úteis, e o consumidor pode                                                solicitar que lhe seja enviado um comprovante desse retorno, seja por e-mail ou correspondência.

Pedido de cancelamento - Deve ser processado de imediato, mesmo que o consumidor esteja com pagamentos pendentes.

Cobrança indevida              -   Deve ser suspensa imediatamente.

06 – Em sua opinião, quais informações apresentadas pelo texto são mais importantes em relação ao seu papel como consumidor? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.  

 

 

 

 

 

REPORTAGEM: MAIORIA DOS BRASILEIROS UTILIZOU CRÉDITO POR IMPULSO EM FEVEREIRO - LEONARDO GUIMARÃES - COM GABARITO

 Reportagem: Maioria dos brasileiros utilizou crédito por impulso em fevereiro

          Pesquisa revelou que a média para o período foi de três compras parceladas por consumidor. Levantamento também apontou o tipo de crédito mais recusado

POR LEONARDO GUIMARÃES - 14 DE MAIO DE 2018

        O crédito é uma boa opção para quem precisa parcelar ou financiar alguma compra. Porém, os cartões, cheques pré-datados ou crediários podem se tornar um inimigo para quem se perde no planejamento. Uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostrou que seis em cada dez brasileiros fizeram compras por impulso usando o crédito em fevereiro.

        Os itens mais comprados fora do planejamento foram roupas, calçados e acessórios, com 19% das aquisições. Em segundo lugar aparecem as compras em supermercados (17%). Logo em seguida na lista estão os perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%). Entre as mulheres, o destaque foi a aquisição de peças de vestuário e acessórios (23%). A compra de produtos eletrônicos ficou em primeiro lugar entre os homens (13%).

Número de parcelas

        A pesquisa mostrou que muitos consumidores não avaliam o impacto de uma compra no orçamento antes de parcelar. Cerca de 15% dividem a aquisição no maior número possível de prestações, independentemente do valor. Já 18% optam pela menor quantidade de parcelas disponíveis. Outros 31% afirmam que levam em consideração a alternativa com um número de prestações que mais se encaixa a sua realidade financeira.

        Em fevereiro, 38% dos brasileiros realizaram alguma compra parcelada. A média foi de três compras a prazo por consumidor. Entre quem dividiu, a média ficou entre cinco e seis prestações.

Rejeição

        O levantamento do SPC e da CNDL também revelou quais foram os meios de pagamento que mais foram recusados nos estabelecimentos. O primeiro do ranking é o crediário, com 33% das compras rejeitadas. Com 29% das negativas, o cheque pré-datado não ficou muito atrás. Cerca de 24% dos consumidores não tiveram sucesso ao tentar pagar com o cartão de crédito. Já 21% das rejeições aconteceram quando o cliente tentou usar o cheque à vista.

        O canal de venda que oferece mais opções de crédito é a internet, na visão dos entrevistados. Um terço (33%) dos consumidores afirmou que o e-commerce estimula novas compras por oferecer mais possibilidades de parcelamento. Os outros tipos de estabelecimentos citados pelos entrevistados como locais que facilitam a divisão do valor da compra são as lojas de departamento (23%), supermercados (13%) e shopping centers (12%).

Metodologia

        Foram ouvidos 910 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais e pessoas acima de 18 anos nas 27 capitais. A margem de erro é de no máximo 3,2 pontos percentuais.

  GUIMARÃES, Leonardo. Maioria dos brasileiros utilizou crédito por impulso em fevereiro. Consumidor Moderno, maio 2018. Disponível em: https://bit.ly/2PFuyJp. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 224-6.

Entendendo a reportagem:

01 – Releia o título e o subtítulo da reportagem.

Maioria dos brasileiros utilizou crédito por impulso em fevereiro

Pesquisa revelou que a média para o período foi de três compras parceladas por consumidor. Levantamento também apontou o tipo de crédito mais recusado

a)    Que fato pode ser identificado pelo título e subtítulo?

A impulsividade da maioria de consumidores brasileiros nas compras a crédito.

b)    Quais decorrências desse fato a reportagem parece abordar?

A média de três compras parceladas por consumidor e o tipo de crédito mais recusado.

c)    O que significa a expressão “por impulso” nesse contexto? Consulte um dicionário, se considerar necessário.

Sem pensar, sem reflexão, sem planejamento.

d)    Que tempo verbal é utilizado no título e subtítulo? Por que o autor da reportagem fez essa escolha?

Foi utilizado o pretérito perfeito, porque se trata de uma pesquisa sobre fato ocorrido três meses antes.

02 – Releia o primeiro parágrafo da reportagem, no qual se encontra o lide, e responda:

a)   Quem realizou o levantamento? Quando foi realizado?

O levantamento foi realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) das compras feitas em fevereiro de 2018.

b)   Quais dados a pesquisa mostrou?

A pesquisa mostrou que seis em cada dez brasileiros fizeram compras por impulso usando o crédito em fevereiro.

c)   Em sua opinião, por que foi realizada a pesquisa?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Leia atentamente alguns dados da pesquisa.

        “Os itens mais comprados fora do planejamento foram roupas, calçados e acessórios, com 19% das aquisições. Em segundo lugar aparecem as compras em supermercados (17%). Logo em seguida na lista estão os perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%). [...]”.

a)   Do que tratam esses dados?

Tratam dos itens mais comprados fora do planejamento, ou seja, por impulso.

b)   Produza um gráfico de barras, com cores diferentes e legenda, no qual se possam visualizar esses dados.

Resposta pessoal do aluno.

04 – Identifique no texto os dados de parcelamento de compras e responda:

a)   Qual a conclusão mostrada pela pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro nas compras parceladas?

A pesquisa mostrou que muitos consumidores não avaliam o impacto de uma compra no orçamento antes de parcelar.

b)   Produza um gráfico em formato de pizza, usando cores diferentes e legenda, no qual se possam visualizar os dados sobre parcelamento.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Qual foi a média de consumidores brasileiros que parcelaram as compras e a média de parcelas?

Em fevereiro, 38% dos brasileiros realizaram alguma compra parcelada. A média foi de três compras a prazo por consumidor. Entre quem dividiu, a média ficou entre cinco e seis prestações.

05 – Reproduza o quadro e preencha-o com dados sobre rejeição de crédito nas compras.

Tipos de crédito             -      Dados sobre rejeição

Crediário                          -      33% das compras rejeitadas.

Cheque pré-datado          -      29% das compras rejeitadas.

Cheque à vista                 -      21% das compras rejeitadas.

Cartão de crédito             -      24% tiveram cartão rejeitado.

06 – Reproduza o quadro e preencha-o com os dados da metodologia usada na pesquisa apresentada pela reportagem.

Consumidores entrevistados = 910 consumidores.

Gêneros = ambos os gêneros.

Classes sociais = todas as classes sociais.

Faixa etária = pessoas acima de 18 anos.

Local = 27 capitais do Brasil.

Margem de erro = 3,2 pontos porcentuais.

07 – Sobre a oferta de mais opções de crédito, a qual conclusão chegou o estudo? Você concorda com a justificativa dada pelos consumidores ouvidos? Explique.

      O canal de venda que oferece mais opções de crédito é a internet, na visão dos consumidores. Um terço (33%) dos consumidores afirmou que o e-commerce estimula novas compras por oferecer mais possibilidade de parcelamento. Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

 

POEMA: A FAMÍLIA DE OLHOS - MARSHALL BERMAN - COM GABARITO

 Poema: A FAMÍLIA DE OLHOS

Era a tarde de um longo e adorável dia em que eles passaram juntos. Sentaram-se no terraço em frente a um novo café, na esquina de um novo bulevar. O bulevar estava ainda atulhado de detritos, mas o café já exibia orgulhoso seus infinitos esplendores. [...] Enquanto se mantêm sentados e felizes, olhos nos olhos, o casal é surpreendido pelos olhares de outras pessoas. Uma família de pobres, vestida de andrajos – um pai de barba grisalha, um filho jovem e um bebê – para exatamente em frente a eles e observa, embevecida, o brilhante mundo novo lá dentro. As três faces eram extraordinariamente sérias, e aqueles seis olhos contemplavam fixamente o novo café com a mesma admiração, que diferia apenas em função da idade. [...] Os olhos do pai pareciam dizer: “Como isso é belo! Parece que todo o ouro do mundo foi se aninhar nessas paredes”. Os olhos do filho parecem dizer: “Como isso é belo! Mas é um lugar que só pode ser frequentado por pessoas que não são como nós”. Os olhos do bebê estavam demasiado fascinados para expressar qualquer coisa de alegria, estupidez e intensidade. A fascinação dos pobres não tem qualquer conotação hostil; sua visão do abismo entre os dois mundos é sofrida e resignada. Por causa disso, um dos enamorados (o rapaz) começa a sentir-se incomodado e até um pouco envergonhado. Surpreende-se tocado por essa “família de olhos” e sente alguma afinidade com eles. Porém, no momento seguinte, quando volta a olhar para os olhos de sua querida, tentando ler neles os seus próprios pensamentos ela diz: “Essas pessoas de olhos esbugalhados são insuportáveis! Você não poderia pedir ao gerente que os afastasse daqui?” O incidente o deixou triste; agora vê “como é difícil as pessoas se compreenderem umas às outras, como o pensamento é incomunicável, mesmo entre pessoas apaixonadas”. Marshall Berman


       Nossa primeira cena primordial emerge em "Os olhos dos pobres" (Spleen, de Paris, nº26).

        Esse poema assume a forma da queixa do apaixonado: o narrador explica à mulher que ama porque ele se sente distante e amargo em relação a ela. Lembra-lhe a experiência que ambos há pouco partilharam. Era a tarde de um longo e adorável dia que eles passaram juntos. Sentaram-se no terraço em frente a um novo café, na esquina de um novo bulevar. O bulevar estava “ainda atulhado de detritos”, mas o café “já exibia orgulhoso seus infinitos esplendores”. O mais alto desses esplendores era um facho de luz nova: “O café estava deslumbrante. Até o gás queimava com o ardor de uma iniciação; com toda a sua energia, iluminava a cegante brancura das paredes, a extensão dos espelhos, as cornijas e as molduras douradas”. Menos deslumbrante era o interior decorado, iluminado pela luz do gás: uma ridícula profusão de Hebes e Ganimedes, sabujos e falcões; “ninfas e deusas arranjando pilhas de frutas, gamos e guloseimas sobre suas cabeças”, uma mistura de “toda a história e toda mitologia, incitando à gula”. Em outras circunstâncias o narrador recuaria diante dessa grosseria comercializada; apaixonado, porém, sorri com afeição e desfruta do seu apelo vulgar – nossa era chamaria a isso Acomodação.

        Enquanto se mantêm sentados e felizes, olhos nos olhos, os amantes são surpreendidos pelos olhares de outras pessoas. Uma família de pobres, vestida de andrajos — um pai de barba grisalha, um filho jovem e um bebê — para exatamente em frente a eles e observa, embevecida, o brilhante mundo novo, lá dentro. “As três faces eram extraordinariamente sérias, e aqueles seis olhos contemplavam fixamente o novo café com a mesma admiração, que diferia apenas em função da idade”. Nenhuma palavra é proferida, todavia o narrador tenta ler os olhos deles. Os olhos do pai parecem dizer: "Como isso é belo! Parece que todo o ouro do mundo foi se aninhar nessas paredes". Os olhos do filho parecem dizer: "Como isso é belo! Mas é um lugar que só pode ser frequentado por pessoas que não são como nós". Os olhos do bebê “estavam demasiado fascinados para expressar qualquer coisa além de alegria, estupidez e intensidade”. A fascinação dos pobres não tem qualquer conotação hostil; sua visão do abismo entre os dois mundos é sofrida, não militante; não ressentida mas resignada. A despeito disso, ou por causa disso, o narrador começa a sentir-se incomodado, “um pouco envergonhado de nossos copos e garrafas, grande demais para a nossa sede”. Surpreende-se “tocado por essa família de olhos" e sente alguma afinidade por eles. Porém, no momento seguinte, quando “eu voltei a olhar para os seus olhos, minha querida, para ler neles meus pensamentos” (o grifo é de Baudelaire), ela diz: "Essas pessoas de olhos esbugalhados são insuportáveis! Você não poderia pedir ao gerente que os afastasse daqui?"

        Eis por que, diz ele, hoje ele a odeia. E acrescenta que o incidente o deixou triste e enraivecido: agora vê "como é difícil para as pessoas se compreenderem umas às outras, como o pensamento é incomunicável” – assim termina o poema – “mesmo entre pessoas apaixonadas". [...]

                           BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 160-2.

Entendendo o poema:

01 – Qual o significado da palavra Andrajo, no texto?

      Significa trapo, roupa muito velha e rasgada.

02 – Você já presenciou alguma situação semelhante à retratada no poema e enfocada pelo autor da análise? Se a resposta for positiva, comente com os colegas.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – No texto que você leu, trechos do poema analisado são intercalados à análise propriamente dita.

a)   De que forma é possível perceber quais partes do texto são trechos do poema?

Os trechos do poema aparecem entre aspas e a linguagem se diferencia um pouco das sequências de análise.

b)   De que maneira o autor retextualiza algumas partes do poema? Explique.

O autor realiza citações, com o texto entre aspas, e faz paráfrases, de forma que a leitura fica mais compreensível para o leitor.

c)   Quais aspectos do poema foram destacados pelo filósofo? Justifique sua resposta.

O preconceito e a exclusão ilustrados pelo poema. Isso pode ser justificado pelo trecho: “Essas pessoas de olhos esbugalhados são insuportáveis! Você não poderia pedir ao gerente que os afastasse daqui?”

d)   De que forma o autor faz referência ao poema ao criar o título para seu texto? Explique-o.

O nome do poema é “Os olhos dos pobres”. Fazendo alusão a esse nome, o texto de Berman é “A família de olhos”, pois é quem usa os olhos para apreciar o belo.

04 – Releia o trecho do texto:

        [...] Sentaram-se no terraço “em frente a um novo café, na esquina de um novo bulevar” [...]. Responda:

a)   Você sabe o que é “bulevar”? Procure o significado dessa palavra no dicionário e registre-o.

Bulevar é uma avenida larga e arborizada.

b)   O que esse cenário revela sobre a condição social do casal do poema?

As avenidas largas e arborizadas em grandes cidades são frequentadas por pessoas de poder econômico mais alto.

05 – Pelo texto “A família de olhos”, é possível determinar o tempo e o espaço em que ocorre a ação relatada no poema analisado?

      Podemos perceber que a história se passa em frente a um elegante café, em um bulevar, e dura apenas alguns minutos.

06 – O poema narrativo analisado retrata dois mundos, duas realidades diferentes.

a)   Explique que realidade são essas e a quais personagens do poema se referem.

A realidade da pobreza, representada pela família que observa o café, e a do conforto material, representada pelo casal de namorados que está na parte interna do café.

b)   Pode-se afirmar que o poema trata de uma situação de discriminação social? Explique.

Sim, porque a mulher queria ver a família humilde fora dali, pois se sentia incomodada com aquelas pessoas de “olhos esbugalhados”. Isso é uma violência e um ato extremo de discriminação social.

07 – De acordo com a análise de Berman, qual foi o sentimento do rapaz e da namorada ao perceberem que estavam sendo observados por uma família de pobres?

      O rapaz se sentiu incomodado e envergonhado, demonstrando compaixão por aquelas pessoas. Já a namorada sentiu outro tipo de incômodo: sentiu-se agredida pelo olhar da família, considerando que aquelas pessoas não deveriam estar ali.