sexta-feira, 16 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): DIA, LUGAR E HORA - LUAN SANTANA - COM GABARITO


Música(Atividades): Dia, Lugar e Hora
                                                Luan Santana
Se a moça do café não demorasse tanto
Pra me dar o troco
Se eu não tivesse discutido na calçada
Com aquele cara louco
E ó que eu nem sou de rolo

Se eu não tivesse atravessado aquela hora
No sinal vermelho
Se eu não parasse bem na hora do almoço
Pra cortar o cabelo
E ó que eu nem sou vaidoso

Eu não teria te encontrado
Eu não teria me apaixonado
Mas aconteceu
Foi mais forte que eu e você

Aí eu disse
Quer que eu faça um café?
Ou faça minha vida, se encaixar na sua?
Aqui mesmo na rua
Era pra ser agora
Quando é pra acontecer
Tem dia, lugar e tem hora

Se eu não tivesse atravessado aquela hora
No sinal vermelho
Se eu não parasse bem na hora do almoço
Pra cortar o cabelo
E ó que eu nem sou vaidoso

Eu não teria te encontrado
Eu não teria me apaixonado
Mas aconteceu
Foi mais forte que eu e você

Aí eu disse
Quer que eu faça um café?
Ou faça minha vida, se encaixar na sua?
Aqui mesmo na rua
Era pra ser agora
Quando é pra acontecer
Tem dia, lugar e tem hora

Eu disse
Quer que eu faça um café?
Ou faça minha vida, se encaixar na sua?
Aqui mesmo na rua
Era pra ser agora
Quando é pra acontecer
Tem dia, lugar e tem hora

Se a moça do café não demorasse tanto...

Entendendo a canção:
01 – Qual é o tema da canção?
      Um encontro por acaso entre duas pessoas.

02 – Analise os seguintes versos:
        “Quer que eu faça um café?
         Ou faça minha vida, se encaixar na sua?”

         Qual é a intenção do eu lírico quando ele faz esses questionamentos a amada?
      Ele quer ter algo mais profundo, como namorar, com a amada que acabou de conhecer.

03 – Explique em poucas palavras o enredo da canção.
      O eu lírico fala de coincidências que o fizeram encontrar um amor que aconteceu à primeira vista, ou seja, a música traz um enredo que mostra como o acaso é capaz de conspirar a favor de um encontro entre duas pessoas.

04 – Qual é a lição que a letra da música traz?
      Que não precisamos nos desesperar para encontrar um grande amor, porque quando tiver que acontecer vai acontecer no dia, no lugar e na hora certa.

05 – Analise o verso a seguir: “... se a moça do café não demorasse tanto.” A palavra destacada:
I – É um verbo que está conjugado na terceira pessoa do modo indicativo.
II – É um substantivo.
III – É um verbo que está conjugado no pretérito imperfeito do modo subjuntivo.
Está correta:
a)   I, II, III.
b)   II.
c)   III.
d)   I.

06 – “... Eu não teria me apaixonado...” Nesse verso a palavra destacada é:
I – Verbo.
II – Adjetivo.
III – Substantivo.
IV – Advérbio.
Assinale a alternativa correta:
a)   I.
b)   III.
c)   II.
d)   IV.

07 – “... Era pra ser agora...” A palavra destacada está empregada na linguagem:
a)   Coloquial ou informal.
b)   Coloquial ou culta.
c)   Coloquial ou formal.
d)   Coloquial ou padrão.

08 – Observe a palavra destacada no verso a seguir: “... Eu não teria te encontrado...” Na língua portuguesa essa palavra é classificada como:
a)   Advérbio de negação.
b)   Verbo.
c)   Substantivo.
d)   Pronome.

09 – “... Foi mais forte que eu e você...”. As palavras destacadas nesse verso são respectivamente:
a.( )advérbio, pronome, advérbio e pronome
b.( )pronome, conjunção, pronome e conjunção
c.(X) conjunção, pronome, conjunção e pronome.
d.( )pronome, conjunção, verbo de ligação e pronome.

10 – “... Se eu não parasse bem na hora do almoço...” a expressão destacada remete a:
a.(X) primeira pessoa do pretérito imperfeito do modo subjuntivo.
b.( )primeira pessoa do presente do modo indicativo.
c.( ) primeira pessoa do presente do subjuntivo.
d.( )primeira pessoa do imperativo negativo.

11 – A letra desta música tem um registro coloquial da linguagem e em uma das alternativas o pronome em próclise no início do verso confirma esse direcionamento coloquial.
Marque a alternativa em que isso ocorre.
a)   Pra me dar o troco.
b)   Quer que eu faça um café?
c)   Se encaixar na sua?
d)   Se a moça do café não demorasse tanto.
e)   Quando é pra acontecer.

12 – A relação de sentido operada por um fato, seguida da finalidade para esse fato, consta na alternativa:
a)   Se eu não tivesse discutido na calçada / Com aquele cara louco.
b)   Se eu não tivesse atravessado aquela hora / No sinal vermelho.
c)   Se eu não parasse bem na hora do almoço / Pra cortar o cabelo.
d)   Eu não teria me apaixonado / Mas aconteceu.
e)   Mas aconteceu / Foi mais forte que eu e você.

13 – Qual a alternativa traz uma oração adverbial reduzida de infinitivo:
a)   Se a moça do café não demorasse tanto.
b)   E ó que eu nem sou de rolo.
c)   Quer que eu faça um café?
d)   Aí eu disse.
e)   Era pra ser agora.

14 – Observando com atenção a letra da canção, podemos citar algumas dessas causas, SOMENTE NÃO a que consta na alternativa:
a)   Um vocabulário e uma temática triviais e de fácil percepção, principalmente, para quem curte essa modalidade de música.
b)   A recorrência a um registro de linguagem dialetal, com expressões típicas de adolescentes, às vezes, até pouco compreendidas pelas demais pessoas.
c)   A inclusão do tema de um grande encontro amoroso com final feliz.
d)   Uma variante de linguagem coloquial, típica do repertório popular e nem tão convencional como no verso: “E ó que eu nem sou de rolo”.
e)   O emprego de rimas fáceis, versos livres e inversões sintáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário