terça-feira, 27 de junho de 2017

PREPOSIÇÃO - ATIVIDADES COM GABARITO - ENSINO FUNDAMENTAL

PREPOSIÇÃO

PREPOSIÇÃO: É a palavra invariável que liga dois termos.

Relações estabelecidas pela preposição: autoria, lugar, tempo, modo, causa, assunto, fim ou finalidade, instrumento, companhia, meio, matéria, posse, oposição, conteúdo, preço, origem, destino, distância, limite.

Classificação da PREPOSIÇÃO:
ESSENCIAIS: Aquelas que sempre foram preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

ACIDENTAIS: Aquelas que passaram a ser preposições, mas não provenientes de outras classes gramaticais: conforme, consoante, segundo, durante, mediante, como, salvo, fora, que, etc.

ATIVIDADES
1 – Observe as preposições destacadas abaixo e escreva qual das relações cada uma estabelece em cada frase:
       Tempo – modo – oposição – lugar – posse – assunto.
a)     A professora voltou de Belo Horizonte. = Lugar.
b)    Irei a São Paulo com muita pressa.  = Modo.
c)     Falaram de política na televisão. = Assunto.
d)    Os alunos fizeram um excelente trabalho até as 10 horas. = Tempo.
e)     A palestra foi sobre a economia de energia. = Assunto.
f)      Lutamos contra a poluição do meio ambiente. = Oposição.

2 – Construa frases com as palavras do quadro abaixo:
      A – ante – até – após – com – contra – de – durante – em – entre – para – desde – perante – por – sem – sob – sobre – trás.

3 – Identifique as preposições:
a)     Nada mais há entre mim e você.
b)    Estou com vontade de sair.
c)     As associações de bairro discutiram, em conjunto, sobre a instalação de novos postos de saúde.
d)    Desde sua volta não fiz nada.
e)     De repente senti-me perante um juiz, tantas eram as interrogações.
f)      Nada fiz por ele.

4 – Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o sentido das preposições destacadas.
(1) Origem.              (4) Não conversamos sobre política.
(2) Tempo.               (7) Esse brinco é da minha irmã.
(3) Lugar.                  (5) Juntei dinheiro para viajar.
(4) Assunto.             (8) Esse brinco é de ouro?
(5) Finalidade.         (10) Ele passou mal de tanto come.
(6) Instrumento.     (1) Eu sou de Minas Gerais.
(7) Posse.                 (9) Vou sair com minha tia.
(8) Matéria.             (6) Ele se cortou com a tesoura.
(9) Companhia.       (3) Vou ao shopping.
(10) Causa.              (2) Viajaremos em dois dias.

5 – Circule as preposições nas frases abaixo:
a)     Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos.
b)    Desculpa eu te amolar com minhas lamúrias.
c)     Sem problemas.
d)    Só não vejo necessidade da senhora ficar deitada nesse banco.

6 – Em “Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos”, a preposição desta cada indica:
a)     Modo.      b) Tempo.       c) Companhia.       d) Instrumento.

7 – Preencha os espaços com a preposição correta:
1)    Novos abalos de terra fizeram sentir-se _____ São Francisco.
2)    Os soldados agiram ______ violência.
3)    João e Manoel vivem discutindo _______ si.
4)    Estudo nesta escola ______ o ano passado.
5)    Luto ______ uma terra melhor.
a)     Por, desde, a, com, de.
b)    Perante, desde, por, com, de.
c)     Por, desde, por, com, por.
d)    Em, com, entre, desde, por.

8 – Você sabe que uma preposição pode apresentar diferente sentidos: Material de que algo e feito, conteúdo, lugar, tempo, finalidade, meio, companhia, etc.
Identifique o valor semântico das preposições em destaque.
a)     Naquela casa morava uma família sem condições financeiras. Lugar.
b)    Estou usando óculos para ver melhor. Finalidade.
c)     Fomos à escola de ônibus. Meio.
d)    Após o sinal, vou recolher as provas dos alunos. Tempo.
e)     Trabalho com seu irmão. Companhia.
f)      Perdi meu giz de cera. Material de que algo e feito.

9 – Identifique as preposições, classificando-as em essenciais e acidentais.
a)     A mãe repreendeu o filho ante os convidados. Essencial.
b)    Os ganhadores tiveram como prêmio uma medalha de ouro. Acidental/Essencial.
c)     Há quem dance conforme a música. Acidental.
d)    Agimos segundo os nossos princípios. Acidental.

10 – Informe as relações expressas pelas preposições:
a)     Voltou para ficar – finalidade.
b)    Cortou-se com a gilete – instrumento.
c)     Lutou contra todos – oposição.
d)    Apanhou de chinelo – instrumento.
e)     Escreva sobre sua vida – assunto.
f)      Chegou de trem – meio.
g)     Pagou em cheque – meio.
h)    Casa de tijolos – matéria.
i)       Saiu com o pai – companhia.
j)       Explicou com clareza – modo.
k)     Foi a Santos – destino.
l)       Sou de Florianópolis – origem.



34 comentários:

  1. Amei ,muito obrigado por esse exercício ,já que estava realmente precisando práticar antes da prova

    ResponderExcluir
  2. Quando as preposições sofrem combinações ou contrações,essas palavras ainda são chamadas de preposições? EX.em+esse=nesse.Essa nova palavra é chamada de preposição?

    ResponderExcluir
  3. Também n era pra fazer comas resposta tudo

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Em resposta ao comentário do dia 14/08 - Houve uma contração, e sim continua sendo uma PREPOSIÇÃO.

    Um abraço,
    Profa. Jaqueline.

    ResponderExcluir
  5. Mto bom. Valeu. Consegui tirar minhas dúvidas .

    ResponderExcluir
  6. me ajudou muito eu tinha que praticar para prova de hoje,acho que sair bem nessa prova, obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar, tudo muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  8. Poderia enviar gabarito?Obrigada!
    abreu.margarete@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. poderia me enviar o gabarito kauanbilieriandrade@gmail.com obrigadoo!!!!!!


    ResponderExcluir
  10. gente eu estou ferrado pois peguei segunda época preciso de ajuda em português a prova é amanhã dia 6/2/19

    ResponderExcluir
  11. Poderia enviar o gabarito? Obg
    Gmail:rivcdfgugdrth@gmail. Com

    ResponderExcluir
  12. Amei peguei a resposta toda daí da minha atividade 😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  13. Gmail: mazelemos82@gmail.com
    Gabarito pfv!

    ResponderExcluir
  14. teria como me enviar o gabarito por favor

    ResponderExcluir
  15. eoqqqqqq??????????????????????????????????????????f?f?ff?ff?f?ff?ff?f?f?f?f??f?f?f?ff?f?ff?ff??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  16. obrigada estou usando para a prova

    ResponderExcluir
  17. Muito legal! Faz mais atividades assim professora? Gostei tanto que estou usando. Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigado você me ajudou muito exercício muito bom

    ResponderExcluir
  19. Grata pela ajuda, com esses exercícios, vou utilizá-los.

    ResponderExcluir