quarta-feira, 24 de maio de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): DOMINGO NO PARQUE - GILBERTO GIL- COM GABARITO

 MÚSICA(ATIVIDADES):  DOMINGO NO PARQUE
GILBERTO GIL


O rei da brincadeira
Ê, José!
O rei da confusão
Ê, João!
Um trabalhava na feira
Ê, José!
Outro na construção
Ê, João!...

A semana passada
No fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde
Saiu apressado
E não foi prá Ribeira jogar
Capoeira!
Não foi prá lá
Pra Ribeira, foi namorar...

O José como sempre
No fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo
Um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio...

Foi no parque
Que ele avistou
Juliana
Foi que ele viu
Foi que ele viu Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João...

O espinho da rosa feriu Zé
(Feriu Zé!) (Feriu Zé!)
E o sorvete gelou seu coração
O sorvete e a rosa
Ô, José!
A rosa e o sorvete
Ô, José!
Foi dançando no peito
Ô, José!
Do José brincalhão
Ô, José!...

O sorvete e a rosa
Ô, José!
A rosa e o sorvete
Ô, José!
Oi girando na mente
Ô, José!
Do José brincalhão
Ô, José!...

Juliana girando
Oi girando!
Oi, na roda gigante
Oi, girando!
Oi, na roda gigante
Oi, girando!
O amigo João (João)...

O sorvete é morango
É vermelho!
Oi, girando e a rosa
É vermelha!
Oi girando, girando
É vermelha!
Oi, girando, girando...

Olha a faca! (Olha a faca!)
Olha o sangue na mão
Ê, José!
Juliana no chão
Ê, José!
Outro corpo caído
Ê, José!
Seu amigo João
Ê, José!...

Amanhã não tem feira
Ê, José!
Não tem mais construção
Ê, João!
Não tem mais brincadeira
Ê, José!
Não tem mais confusão
Ê, João!...

Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!

Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!

 VOCABULÁRIO
01. Observe as palavras  no texto:
“Foi no parque que ele avistou
Juliana, foi que ele viu
Juliana na roda com João”

Apresente o significado dessas palavras e explique por que o autor usou primeiro avistou e depois viu.
RESPOSTA: Primeiro José avistou (viu de longe) Juliana com João, depois ele viu (teve a visão mais aproximada) os dois e pôde ter a certeza de que eram eles mesmos e de que estavam juntos.

02. Leia atentamente estes versos:
“O espinho da rosa feriu Zé
E o sorvete gelou seu coração”
Agora responda:
a) Os verbos gerir e gelar foram usados em sentido próprio ou em sentido figurado?
RESPOSTA: Em sentido próprio.

b) Qual o significado desses verbos nos versos?
RESPOSTA: Ferir: magoar, fazer sofrer/ Gelar: deixar aflito, a espera de uma reação.

03. Leia atentamente estes versos:
O sorvete e a rosa (Ô, José!)
A rosa e o sorvete (Ô, José!)
Foi dançando no peito (Ô, José!)
Do José brincalhão (Ô, José!...)
O sorvete e a rosa (Ô, José!)
A rosa e o sorvete (Ô, José!)
Oi girando na mente (Ô, José!)
Do José brincalhão (Ô, José!...)

Agora responda:
a) Os verbos dançar e girar foram empregados em sentido próprio ou em sentido figurado?
RESPOSTA: Em sentido figurado.

b) Qual o significado desses verbos nos versos?
RESPOSTA: Dançar: provocar uma reação; Girar: confundir.

c) Como podem ser entendidas as seguintes combinações: dançando no peito; girando na mente?
RESPOSTA: Provocando uma reação emocional, mexendo com seus sentimentos; confundindo seus pensamentos, sua razão.

 RELEITURA DO TEXTO
O texto de leitura desta lição é a letra de uma música que contém uma narração. Assim, podemos encontrar nela os elementos: personagens, enredo, espaço, tempo e foco narrativo. Vamos verificar isso.
04. Quem são os personagens principais?
RESPOSTA: José, Juliana e João.

05. O que sabemos a respeito de cada um deles?
RESPOSTA: José – brincalhão, feirante; João – rei da confusão, trabalhador na construção, lutador de capoeira; Juliana, amada de José, mas passeando com João.

06. Onde se passam os principais acontecimentos narrados?
RESPOSTA: Num parque de diversões de diversões.

07. Quando se passam os acontecimentos narrados?
RESPOSTA: Num domingo à tarde.

08. Qual é a sequência das ações das personagens que compõem o enredo?
RESPOSTA: João resolve não jogar capoeira e vai a um parque de diversões. José guarda sua barraca de feirante e vai ao mesmo parque de diversões. Lá José vê João e Juliana juntos. Cheio de ciúmes ele acaba matando os dois.

09. Como é o narrador:
a) Apenas um observador ou ele é também uma personagem?
RESPOSTA: Apenas um observador.

b) O narrador sabe dos pensamentos e sentimentos dos personagens?
RESPOSTA: Sim.

 COMPREENSÃO DO TEXTO

Como já vimos, o texto Domingo no Parque é a letra de uma música e contém uma narração. Mas essa narração é feita de uma maneira especial, pois está composta sob a forma de poesia e não de prosa.
A poesia trabalha com versos. Verso é cada linha escrita no poema.
Como poesia, a narração apresenta pequenas sequencias, cortes e figuras de linguagem. Todos esses recursos mais sugerem impressões ao leitor do que possibilitam a descrição detalhada de uma cena ou a narração fiel de uma sequência de ações.
Para esse trabalho com as emoções do leitor, o texto poético explora os significados das palavras. Não os que o dicionário apresenta, mas os significados que as palavras ganham no texto, e que, portanto, permitem muitas interpretações.

Essas interpretações dependem ainda das emoções que as palavras e seus significados despertam no leitor. Por isso o poeta pode dizer:

“O sorvete e a rosa (Ô, José)
A rosa e o sorvete (Ô, José)
Oi, dançando no peito (Ô, José)
Do José brincalhão (Ô, José)
O sorvete e a rosa (Ô, José)
A rosa e o sorvete (Ô, José)
Oi, girando na mente (Oi, José)
Do José brincalhão (Oi, José)”
Aos leitores cabe interpretar, segundo suas emoções, os significados que as expressões dançar no peito e girar na mente ganham nesse texto.

10. Vamos identificar as pequenas sequencias do texto. Indique em que verso começa e em que verso termina cada uma das sequencias seguintes:
a) apresentação de José e de João; R: 1 – 4
b) os momentos anteriores da ida de João ao parque; R: 5 – 10
c) os momentos anteriores da ida de José ao parque; R: 11 – 14
d) o momento em que José vê Juliana com João; R: 15 – 20
e) os sentimentos de José; R: 21 – 38
f) a reação de José movido pelo ciúme; R: 39 – 43
g) o futuro cheio de negação para João e José; R: 44 – 47

11. Observe que entre a segunda e a terceira sequencia existe um corte, isto é, não é dado nenhum aviso ao leitor que depois de falar sobre João vai se falar sobre José. O leitor percebe isso por si só. Indique um outro corte na narração.
RESPOSTA: Entre os versos 38 e 39, quando se deixa de falar do mundo interior de José e é narrado o crime.

12. Um outro recurso usado para não se fazer uma narração muito direta são os índices, isto é, as pistas que são dadas ao leitor para que ele vá suspeitando do que pode acontecer. Se o texto é poético, os índices são mais dirigidos as emoções do leitor do que ao seu raciocínio lógico. Em Domingo no Parque, ficamos sabendo José está com ciúme de Juliana. A certa altura começamos a suspeitar de que haverá sangue, que José vai ferir ou mesmo matar Juliana e João. Que índices nos despertam essa suspeita?
RESPOSTA: A cor vermelha do sorvete e da rosa e a faca.

13. Existem no texto algumas antíteses, isto é, algumas oposições. Por exemplo, um domingo no parque de diversões sugere um momento de alegria e descontração; entretanto, o que acontece é uma tragédia. Indique outras duas antíteses do texto que dizem respeito às personagens.
RESPOSTA: José era brincalhão, mas é ele que acaba cometendo um assassinato. João era briguento, mas é ele que acaba sendo morto.

14. Um outro recurso literário que chama atenção neste texto é a presença das palavras entre parênteses ao final de cada verso. Quando a letra dessa música é cantada, a parte que está entre parênteses é interpretada pelo coro. Na Antiguidade, existia, nas apresentações teatrais, um coro cuja função principal era questionar ou destacar alguns fatos que aconteciam na sequência da história encenada. Podemos dizer que no texto Domingo no parque ocorre a mesma coisa? Justifique a sua resposta.
RESPOSTA: Sim, porque a parte cantada pelo coro, indicada pelos parênteses, vai destacando personagens, ações, índices da narração.

15. Por que o poeta repete insistentemente a palavra girando entre os versos 29 e 38, que antecedem o momento da ação de José?
RESPOSTA: Para provocar a imagem da progressiva confusão de sentimentos e de raciocínio de José.

16. Explique esta metáfora de Domingo no parque: “Juliana, seu sonho, uma ilusão”.
RESPOSTA: José identifica Juliana como seu ideal(sonho) e sua esperança de felicidade.

17. Indique outras quatro metáforas presentes no texto.
RESPOSTA: O espinho da rosa feriu Zé/ E o sorvete gelou seu coração/ A rosa e o sorvete/ Oi, dançando no peito/ A rosa e o sorvete/ girando na mente.



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