quinta-feira, 23 de março de 2017

CRÔNICA: ADOLESCÊNCIA - A PORTA DA VIDA - AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA - COM GABARITO

CRÔNICA: – ADOLESCÊNCIA: A PORTA DA VIDA
                           Affonso Romano de Sant'Anna 

               Às vezes, quando olhamos à nossa volta, cercados de amigos queridos, temos a sensação de que aquele momento é eterno e que nada poderá mudar o rumo de nossas vidas. Mas será mesmo?

                       O que será que a vida prepara para cada um de nós?

                        PORTA DE COLÉGIO

     Passando pela porta de um colégio, me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era tocante. Por isto, parei, como se precisasse ver melhor o que via e previa.
     Primeiro há uma diferença de clima entre aquele bando d adolescentes espalhados pela calçada, sentados sobre carros, em torno de carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles que transitam pela rua. Não é só o uniforme. Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário, numa bolha, resguardados do mundo. Talvez não estejam. Vários já sofreram a pancada da separação dos pais. Aprenderam que a vida é também um exercício de separação. [...]. Mas há uma sensação de pureza angelical misturada com palpitação sexual, que se exibe nos gestos sedutores dos adolescentes. Ouvem-se gritos e risos cruzando a rua. Aqui e ali um casal de colegiais, abraçados, completamente dedicados ao beijo. Beijar em público: um dos ritos de quem assume o corpo e a idade. Treino para beijar o namorado na frente dos pais e da vida, como quem diz: também tenho desejos, veja como sei deslizar carícias.
     Onde estarão esses meninos e meninas dentro de dez ou vinte anos?
     Aquele ali, moreno, de cabelos longos corridos, que parece gostar de esportes, vai se interessar pela informática ou economia; aquela de cabelos loiros e crespos vai ser dona de butique; aquela morena de cabelos lisos quer ser médica; a gorduchinha vai acabar casando com um gerente de multinacional; aquela esguia, meio bailarina, achará um diplomata. Algumas estudarão Letras, se casarão, largarão tudo e passarão parte do dia levando filhos à praia e praça e pegando-os de novo à tardinha no colégio. Sim, aquela quer ser professora de ginástica. Mas nem todos têm certeza sobre o que serão. Na hora do vestibular resolvem. Têm tempo. É isso. Têm tempo. Estão na porta da vida e podem brincar.
     [...]
     A turma já perdeu um colega num desastre de carro. É terrível, mas provavelmente um outro ficará pelas rodovias. Aquele que vai tocar rock vários anos até arranjar um emprego em repartição público. [...] Tão desinibido aquele, acabará líder comunitário e talvez político. Daqui a dez anos os outros dirão: ele sempre teve jeito, não lembra aquela mania de reunião e diretório? [...]
     Se fosse haver alguma ditadura no futuro, aquele ali seria guerrilheiro. Mas esta hipótese deve ser descartada.
     Quem estará naquele avião acidentado? Quem construirá uma linda mansão e um dia convidará a todos da turma para uma grande festa rememorativa? [...] Aquela ali descobrirá os textos de Clarice Lispector e isto será uma iluminação para toda a vida. Quantos aparecerão na primeira página do jornal? Qual será o tranquilo comerciante e quem representará o país na ONU?
     Estou olhando aquele bando de adolescentes com evidente ternura. Pudesse passava a mão nos seus cabelos e contava-lhes as últimas estórias da carochinha antes que o lobo feroz os assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e na redoma, enquanto estão n porta da vida e do colégio. O destino também passa por ai. E a gente pode às vezes modifica-lo.
  Affonso Romano de Sant`Anna. Porta de colégio e outras crônicas.
                                                          São Paulo: Ática, 1999. P. 9-11.

Entendendo o texto

1 – No 1º parágrafo, o narrador traça um paralelo entre a porta do colégio e a porta da vida.
a)   A que se refere a palavra aquilo na frase “me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida”?
Refere-se não apenas ao espaço físico (a porta de um colégio), mas a tudo o que se via: o movimento dos adolescentes, sua expressão, sua transformação e o futuro de cada um, que já começava a se anunciar.

b)   Interprete: De acordo com o texto, o que é a porta da vida?
É a porta da maturidade, da vida adulta que se abre a partir da adolescência.

2 – Ainda no 1º parágrafo, o narrador percebe que a sensação que teve pode ser alvo da crítica de seu leitor.
a)   Que frase evidencia essa consciência?
Banal, direis.

b)   Por quê a sensação que o narrador teve poderia ser qualificada dessa forma?
Possivelmente porque a ideia de que o período escolar é uma preparação para a vida, assim como a adolescência é um estágio para a vida adulta, seja comum ou já desgastada.

3 – O narrador para diante da cena com o objetivo de “ver melhor o que via e previa”.
a)   Que parágrafo do texto descreve o que ele via?
O 2º parágrafo.

b)   Que parágrafos descrevem o que ele previa?
Do 4º ao 7º parágrafos.

4 – Ao reparar no que vê, o narrador distingue dois grupos: um “bando de adolescentes espalhados pela calçada” e “aqueles que transitam pela rua”.
a)   Qual desses grupos já atravessou a porta da vida?
O dos que transitam pela rua.

b)   Além do uniforme e da idade, o narrador percebe uma diferença mais sutil entre os dois grupos. O que caracteriza o grupo dos que ainda vão entrar pela “porta da vida”?
Um clima, uma atmosfera, “como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário, numa bolha, resguardados do mundo”.

5 – Situados entre a infância e a vida adulta, alguns adolescentes que começam a entrar pela “porta da vida” já sofrem os primeiros impactos da vida.
a)   Que palavras ou expressões empregadas no 2º parágrafo, de sentidos opostos entre si, mostram a fase de transição vivida pelos adolescentes?
A expressão “pureza angelical”, de um lado, e, de outro, “palpitação sexual”, “gestos sedutores”, “beijar em público”.

b)   Que exemplo de impacto é mencionado no texto, no 2º parágrafo?
A separação dos pais.

c)   Interprete a frase: “Aprenderam que a vida é também um exercício de separação”.
Professor: Sugerimos abrir a discussão com a classe, pois pode haver mais de uma interpretação. Sugestão: Na vida, nos deparamos com muitas situações de separação: a morte de parentes e pessoas queridas, separações amorosas, separação de amigos de quem nos distanciamos por diferentes razões, separação de filhos que se casam, etc.

6 – Observe como é o futuro que o narrador prevê para cada um dos adolescentes.
a)   As previsões são todas otimistas?
Não, pois há os que vão morrer precocemente.

b)   O que ele prevê para esses jovens é diferente daquilo que são os adultos hoje?
Não, pois as previsões dele correspondem aos diferentes tipos de pessoas que vivem na sociedade atual.

c)   De acordo com a visão do narrador, esses jovens, no futuro, vão transformar o mundo? Por quê?
Não, pois eles vão repetir aquilo que os adultos de hoje fazem. Sugestão: abra a discussão com a classe.

7 – No último parágrafo, o narrador faz uma reflexão final sobre a cena que vê na frente da escola.
a)   Que sentimento ele revela ter pelos adolescentes que se preparam para entrar pela “porta da vida”?
Um sentimento de ternura.

b)   Que imagem ele utiliza para representar a chegada da vida futura? Ela é positiva ou negativa? Por quê?
A imagem de um “lobo feroz”; ela é negativa, pois devora os sonhos ingênuos da infância.

c)   Na visão do narrador, a vida é uma fatalidade ou ainda há esperança para cada um dos adolescentes? Explique.
De acordo com o texto, é possível mudar o destino; logo, há a esperança de que cada adolescente aprenda a enfrentar o lobo que o aguarda na esquina.

45 comentários:

  1. Ameiii esse textooo. Interessantissimoooo

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  2. Muito obrigada!
    Me ajudou muito mesmo.

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  3. muito bom me ajudou demais
    estava precisando urgentemente

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  4. Vc é dez cara muito obrigado mesmo

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  5. Obrigado valeu pela ajuda e a resposta

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  6. Tres grades com o verbo Na primeira pessoa do singular

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  7. Obrigado, já fiz minha tarefa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  8. Obrigado de todo meu coração tava precisando

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  9. Muitooooo Obgdaaa Ajudou Muito😍😍😍

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  10. Texto muito bom para o desenvolvimnto juvenil.

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  11. Faz a tarefa de leitura do texto preciso urgente

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  12. Obrigada me ajudou muito♥️🤗🙃

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  13. gostei muito me ajudou bastante🤗

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. não creio que encontrei o dever todo kkkkk

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