sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CRÔNICA : TRÁGICO ACIDENTE DE LEITURA - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

    CRÔNICA: TRÁGICO ACIDENTE DE LEITURA
             
                          Mário Quintana

         Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mágico, num trenó, num sonho.
Nem lia: deslizava. Quando de súbito a terrível palavra apareceu, apareceu e ficou, plantada ali diante de mim, focando-me: ABSCÔNDITO. Que momento passei! ... O momento de imobilidade e apreensão de quando o fotógrafo se posta atrás da máquina, envolvidos os dois no mesmo pano preto, como um duplo monstro misterioso e corcunda... O terrível silêncio do condenado ante o pelotão de fuzilamento, quando os soldados dormem na pontaria e o capitão vai gritar: Fogo!

                                    QUINTANA, Mário. Nova antologia poética. 5. ed. São Paulo: Globo, 1995.
Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa: 8º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.19.


Entendendo a crônica

1 -     O que o narrador considerou um acidente de leitura?
          O fato de alguém ter encontrado uma palavra desconhecida no meio do livro que ele estava lendo.

2 -     Releia o trecho a seguir:
          Tão comodamente que eu estava lendo, como quem viaja num raio de lua, num tapete mágico, num trenó, num sonho. Nem lia: deslizava.
a)       Que ideia é apresentada pelo narrador nesse trecho?
Que estava envolvido na leitura, distante da realidade.

b)       As palavras foram empregadas no sentido literal ou figurado? Justifique sua resposta.
Em sentido figurado: um exemplo é o emprego da expressão “Nem lia: deslizava”, que dá a ideia da suavidade e desenvoltura com que vivia aquele momento.

c)       Podemos afirmar que o ato de ler dá prazer ao narrador? Explique sua resposta.
Sim, ele declara que lê comodamente como quem viaja, quem vive um sonho.

3 -     No texto, o que está sendo comparado ao ato de ser fotografado?
          O fato de um leitor se ver diante de uma palavra desconhecida e parar estático diante dela, como se fosse ser fotografado por alguém.

4 -   Quem fala no texto relata o aparecimento da palavra “abscôndito” no meio de sua leitura. Para você, ela é desconhecida?
          Abscôndito: invisível, escondido, secreto.

5 -     Por que a palavra “abscôndito” aparece em letra maiúscula no texto?
         Porque escrito dessa maneira, ela se destaca, salta aos olhos do leitor, assim como saltou aos olhos do narrador da crônica.

6 -     Localize o emprego de reticências no texto e explique que efeito de sentido elas criam.
         Elas servem para marcar a pausa e indicar a perplexidade do leitor diante da palavra nova. Elas também são usadas para indicar a suspensão da narração, permitindo ao leitor imaginar os sentimentos do narrador.

7 -     É possível imaginar uma cena relacionada com o que está sendo relatado no texto?
          Sim. Ao descrever o momento de perplexidade diante da palavra, o autor usa recursos que nos permitem criar imagens com base no que está sendo relatado.
          



56 comentários:

  1. Nossaaaa mi ajudou muito faz mais coisas assim pós vc é muito inteligente Jaqueline

    ResponderExcluir
  2. obrigada me ajudou mt, que Deus abençoe❤

    ResponderExcluir
  3. Ajudo munto obrigado me ajuda em uma coisa a responder a 8

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado me ajudou muito parabéns ❤🤙

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada me ajudou bastante muito agradecida❤❤❤beijos😙😙😙😙

    ResponderExcluir
  6. Obrigado mim ajudo muito e tirarão minhas duvidas

    ResponderExcluir
  7. Me Ajudou Muito Obrigado . Grata 😉

    ResponderExcluir
  8. Eu estava precisando muito mesmo muito Intifada❤❤😘

    ResponderExcluir
  9. Terminei meu tema de casa, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Nossa me ajudou muito,obrigado,parabéns vc e muito inteligente.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada genti me ajudo muito💕💕

    ResponderExcluir
  12. Quais as 3 palavras monossílabas
    3 palavras dessilabas
    3 palavras trissílabas
    3 palavras polessilabas

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por vocês ter mim ajudado 😘😘

    ResponderExcluir
  14. Ai muito obrigado me ajudou bastante Beijos😘

    ResponderExcluir
  15. Mim ajudou muito obrigado eu tô no 8 ano aí nos acabamos de fazer essa atividade

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada, me ajudou muito 🤩

    ResponderExcluir
  17. Me ajudou muito obrigada 🤩🤩😎

    ResponderExcluir
  18. Obrigada me ajudou de mais 😍☺️

    ResponderExcluir
  19. Me salvou hoje,🤩 muito obrigada❗ 💗

    ResponderExcluir
  20. Obgddddddd meu deus mim salvou muitoooo

    ResponderExcluir