quinta-feira, 9 de abril de 2015

FRASES SOBRE EDUCAÇÃO

FRASES SOBRE EDUCAÇÃO

A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”. (Paulo Freire)

"O objetivo da educação é substituir uma mente vazia por uma mente aberta." (Malcolm Forbes)

"A única educação eterna é esta: estar seguro o bastante de uma coisa para dizê-la a uma criança"(Gilbert Chesterton)

"A principal função do EDUCADOR é cuidar para que ele não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade." (Maria Montessori)

"Educação é a arte de formar homens, e não especialistas."(Montaigne)

"O mais importante na construção do homem, não é instruí-lo - terá algum interesse fazer dele um livro que caminha? - mas educá-lo."(Saint-Exupéry, in "Cidadela")

"Sem a Educação das Sensibilidades, todas as Habilidades são tolas e sem sentido"(Rubem Alves)

"A escola insiste em estragar a leitura. Ela deve ser uma coisa solta, vagabunda, sem relatórios."(Rubem Alves)

"A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre. " (Içami Tiba)

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."(Rubem Alves)

"O valor se constrói com a reflexão, com a conversa interior, com o estimulo ao pensamento, ao passo que os dogmas, em geral, são construidos pela aceitação de uma verdade revelada que jamais poderia ser atingida pelo esforço racional..." (Celso Antunes)

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo."(Rubem Alves)

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." (John Dewey)

"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional".(Célestin Freinet)

“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo” ( Edgar Morin)

"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto."(Arnaldo Antunes)


"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
(Rubem Alves)

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Sir Arthur Lewis)

“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar” (Edgar Morin)

"Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação." ( LEO BUSCAGLIA )

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." (Rubem Alves)

"Habilidade todo professor ensina, mesmo quando não sabe que está ensinando.Sensibilidade é diferente de habilidade e nem todas as sensibilidades possíveis se apreende na escola." (Celso Antunes)

"Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. A educação do futuro deve enfrentar o problema de dupla fece do erro e da ilusão. O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão. O reconhecimento do erro e da ilusãao é ainda mais difícil, porque o erro e a ilusão não se reconhecem como tal."(Edgar Morin)

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." (Henry Thoreau)

"Há uma mesa cheia de maravilhas. A educação é o processo de levar as pessoas a ela. Você pode enfeitar a mesa, pode pôr nela toda a comida do mundo, mas não pode obrigar ninguém a comer." ( LEO BUSCAGLIA )

"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." (Aristóteles)

"Nos habituamos todos de tal forma a comandar as crianças e a exigir delas uma obediência passiva que não pensamos na possibilidade de haver uma outra solução paraa educação que não seja a fórmula autoritária (...)". (Célestin Freinet)

"Nenhum professor jamais ensinou alguma coisa a alguém. As pessoas aprendem por si." ( LEO BUSCAGLIA )

"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard )

" Os educadores experientes não são aqueles que estimulam a transpor as barreiras exteriores, mas os obstáculos secretos. Não são aqueles que transformam seus filhos e alunos em depósito de informações mas os que estimulam seu apetite intelectual e os animam a digerir informações". ( Augusto Cury )

"...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".
("Pais brilhantes, Professores fascinantes" - Augusto Cury)

"Não existe saber mais ou saber menos: há saberes diferentes" 
( Paulo Freire )

" Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
 ( Cora Coralina )

" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." ( Affonso Romano de Sant'Anna )

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende". ( César Coll )

"Não se pode falar de educação sem amor". ( Paulo Freire )

"O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão". ( Lauro de Oliveira Lima )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal". ( Friedrich Froebel )

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente".( Eno T. Wanke )

" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?" ( Artur da Távolla )

"Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão".( Ferreira Goulart )

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".(Anísio Teixeira )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz". ( Paulo Freire )

"A arte de ensinar é a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde".(Anatole France, escritor francês)

" Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."
 (Carl Rogers)

"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor".
 (Pe. Antônio Vieira, padre jesuíta e educador)

"A escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele". (George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês)

"A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência. A inteligência tem seus limites, a estupidez não". (Claude Charbol, escritor francês)

"A morte do homem começa no instante que ela desiste de aprender". (Albino Teixeira, poeta português)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer". (Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões." (Emil Zatopek, atleta africano)

"Aprendi muito com meus mestres, mais com meus companheiros e mais ainda com os meus alunos." (Provérbio Judaico)

"Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes e gentileza com os rudes. Ainda, estranho, sou ingrato a esses professores". (Khalil Gibran, escritor indiano)

"Aquilo que você mais sabe ensinar, é aquilo que você mais precisa aprender." (Richard Bach, escritor norte americano)

"Com o conhecimento nossas dúvidas aumentam." 
(Goethe, poeta alemão)

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples." (Ralph Waldo Emerson, filósofo e poeta norte americano)

"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras, filósofo grego)

"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que é uma coisa e, já, um avanço do conhecimento saber o que ela não é."
(Carl Jung, psicólogo austríaco)

"Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio". (Krisnamurti, místico indiano)

Para refletir...
"Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” (Paulo Freire).

"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender." (Alvin Toffler)

“Sonhar é acordar-se para dentro” (Mario Quintana).

A educação que se quer nos dias atuais requer do aluno habilidades cognitivas mais complexas do que as exploradas tradicionalmente. Nesse sentido, é fundamental para um educador saber selecionar adequadamente as estratégias e os recursos de aprendizagem que melhor ajudarão o aluno a alcançar os resultados esperados. No novo papel, o professor cria espaços de aprendizagem, de atividades e desempenha muitas funções novas como mediador, ativador, articulador, orientador e especialista da aprendizagem (Reflexões pedagógicas).

Alunos  e professores devem saber que seu maior tesouro é o diálogo, o professor deve saber que a prática de ensino é na verdade uma troca de experiências,” (Pedagogia  da Autonomia)    

                                                              
Segundo Demo (2003, p. 7), “a aula que apenas repassa
conhecimento, ou a escola que somente se define como
socializadora de conhecimento, não sai do ponto de partida, 
prática, atrapalha o aluno, porque o deixa como objeto de ensino e
instrução”.

Conforme Demo (2003, p. 2), “educar pela pesquisa tem como
condição primeira que o profissional da educação seja pesquisador,
ou seja, maneje a pesquisa como princípio científico e educativo e a
tenha como atitude cotidiana”.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

É impossível ensinar sem essa coragem de querer bem, sem a valentia dos que insistem mil vezes antes de uma desistência. É impossível ensinar sem a capacidade forjada, inventada, bem cuidada de amar. (Paulo Freire)

(...)Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades.Ao contrário,esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos.(...)  Gabriel Chalita

"Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"
(Gabriel Chalita)

"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".(Augusto Cury)

"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender".(Augusto Cury)


"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".


"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".


"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais


"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".

"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem ...""Estudar é um dever revolucionário""A escola sozinha não muda as condicões de injustiças sociais... Resta perguntar: Está fazendo tudo que pode?"

"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes,mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente".
"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando".

"Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis".

"Educar é educar-se na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem - por isso sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais."

"Crescer como Profissional, significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação".

"Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção"...
"O educador se eterniza em cada ser que educa".


""Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade. "


“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.

" Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"


" É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."

É preciso ousar, aprender a ousar , para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente" ."É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional.Nao deixe que o medo do difícil paralise você".



"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"."A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".


"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.""Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Todos educam-se entre si, mediatizados pelo mundo".(Paulo Freire )


"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" (Piaget)

"A educação deveria ser a coisa mais agradável que existe, pois envolve a construção de nossa vida, daquilo que gostaríamos de ser. É um crime a escola ter se tornado chata, enfatizando aprendizados que nada têm que ver com a vida." (Eduardo Chaves)

"Mesmo que se admita a possibilidade de que o ensino pode resultar na aprendizagem de algumas coisas, o ensino, como é entendido no contexto da educação tradicional, produz, nos alunos, a maior parte das vezes apenas um "tomar ciência", um "ficar sabendo" - não aprendizagem." (Eduardo Chaves)

Sobre o professor:
"Ele deve ser capaz de observar, analisar, tirar proveito das experiências, organizar as idéias, debater, pesquisar, questionar-se. São as competências que todo professor supostamente tem; o que falta é aplicá-las na própria ação." Perrenoud na Nova Escola

"O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente", diz Nóvoa.

"Dois elementos fundamentais na educação corporativa são a percepção e a motivação. A percepção é a primeira das qualidades a se trabalhar em um processo educacional. Após a mesma podemos criar compreensão, construir conhecimento e promover ações adaptativas a um novo mundo, aquele que agora tem esta pessoa dotada de novos conhecimentos e competências. Motivar significa mostrar o motivo para que a ação seja realizada. É clássico que o ser humano só se sente motivado para atender às suas necessidades, e que no processo de aprendizado e desenvolvimento, a motivação é prima do prazer e do sentido." - (Eugênio Mussak)

"É a escola cidadã, que forma cidadãos conscientes e por inteiro, que na busca de sua felicidade pessoal sejam também integrados à comunidade em que vivem, capazes de pensar, associar idéias, inventar e interferir, sob as mais diversas maneiras, na estrutura da sociedade, a fim de melhorá-la !" -(Vera Vaz)

"A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico à serviço da mudança ou lamentavelmente, da permanência do hoje." (Paulo Freire)


Nenhum comentário:

Postar um comentário