quarta-feira, 25 de março de 2015

SUGESTÕES DE PROJETOS- PROJETOS INTEGRADORES

SUGESTÕES  DE  PROJETOS


Valente (2000) acrescenta: “(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p. 4). 


PROJETO: CAMINHADA DA PAZ
Demonstrar a comunidade a preocupação das escolas no combate a violência.

PROJETO: MEIO AMBIENTE
TEMA:“A questão ambiental nas zonas urbanas”

Projeto: ”Sei não, só sei que me contaram assim” - Causos

Projeto: Todos contra a Dengue


PROJETO: SÃO TANTAS EMOÇÕES


Projeto Solidariedade
O projeto objetiva sensibilizar os alunos e os professores para buscar formas de minimizar as dificuldades e carências vividas por muitas crianças e adultos e é desenvolvido por meio de visitas a creches, hospitais e entidades filantrópicas.

PROJETO: “Produtos Orgânicos: Acolha essa ideia” e “Dinossauros: mocinhos ou vilões?”, 

PROJETO: “Horta que te quero verde” aos alunos do ensino médio. 

PROJETO:  “Eu Sou uma Obra de Arte: Etnias do Mundo”, desenvolvido a iniciativa consistiu em descobrir semelhanças físicas entre alunos e pessoas famosas, incluindo até mesmo obras de arte, como a pintura clássica de Leonardo da Vinci, a Monalisa. Os estudantes foram caracterizados e fotografados tais quais os personagens.

PROJETO :“Educação – Aproveitamento Escolar, Disciplina e Frequência”. 
Serão premiados alunos dos 9º anos do ensino fundamental e dos 3º anos do ensino médio que tiveram a melhor média em todas as disciplinas. A frequência escolar foi utilizada como critério de desempate. A disciplina, por sua vez, figurou como critério de eliminação, sendo que os alunos que sofreram advertência ou suspensão perderam a oportunidade de concorrer a premiação.

PROJETO: A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO

PROJETO :DE OLHO VIVO NO MOSQUITO DA DENGUE

 PROJETO: “Fatores relevantes na manifestação da enxaqueca”.
Um dinamômetro foi utilizado para medir a quantidade de PROJETO: “Interferência de tratamentos estéticos na qualidade e resistência dos cabelos”. peso que um fio de cabelo (ruivo, loiro, castanho escuro, castanho claro e preto) consegue aguentar com ou sem chapinha, camomila, água oxigenada, tinta e babyliss.

PROJETO: “Contaminação da mosca-da-fruta  por bactérias do gênero Wolbachia”.

PROJETO: Consumo consciente de alimentos
(Abordar questões relativas à saúde e expandir em todas as áreas de estudo)

PROJETO: Astronomia
(Despertar maior interesse dos alunos nas áreas de Ciências da Natureza, estimulando o espírito investigativo dos mesmos.)



PROJETO: Chô  Cegonha  - gravidez na infância e  adolescência
(Orientar as adolescentes sobre os cuidados  na prevenção da gravidez inesperada.)

PROJETO: Antibullying- somos todos iguais nas próprias diferenças
(Promover o esclarecimento sobre o Bullying e os danos físicos e/ou morais que pode causar às vítimas dessa prática.)

PROJETO: Resgatando a história da escola
(Fazer com que os alunos e comunidade conheçam e valorizem a história da nossa Escola.)

PROJETO DE REDAÇÃO: penso, logo escrevo.
(Desenvolver a leitura, escrita e interpretação.)


PROJETO : As Vanguardas  Européias

(Mostrar a importância das Vanguardas Europeias para o surgimento da Nova Literatura Brasileira).

PROJETO: Conhecendo Programas Sociais
(Conhecer a dinâmica e perfil dos beneficiados dos Programas Sociais existentes no Município.)

PROJETO: “Livro sem Texto”
(Chamado de “livro de imagem, álbum de figuras, álbum ilustrado, história muda, história sem palavras, livro de estampas, livro mudo, texto visual”...CAMARGO, 1998.)Primam pela exploração deste elemento e tentam potencializar, não somente o poder das imagens, mas também, em muitos deles, da materialidade do livro em si.

PROJETO: “Cuidando de mim e do outro cuidarei do mundo”
(Auxiliar os educandos na conscientização e responsabilização de cada sujeito diante do novo cenário ambiental.)

PROJETO: ENSINO MÉDIO E O MERCADO DE TRABALHO COM PARCERIA DE UMA FACULDADE
- Quatro momentos – palestras sobre cursos da área tecnológicas e exatas; palestras sobre área médica e biológica; palestra sobre área administrativa; orientações  acerca da escolha das profissões e teste vocacional por uma psicóloga.

PROJETO: “Procura-se um Coração”
(Despertar  interesse dos alunos na doação de órgãos.)

PROJETO:  Poesia fora da Estante
(Familiarizar o aluno com o universo literário, desenvolvendo habilidades comunicativas.)

PROJETO: “Estampa Áfricana”
(Conhecer e valorizar a cultura africana.)

PROJETO: Feira das Tradições (nações) 
(O Projeto prevê realizar o conhecimento cultural de diferentes países abrangendo: contexto histórico, linguagem, comidas típicas, danças, artes, trajes, musicalidade e esportes.

PROJETO: ”Click  MusicaL: UM OLHAR EM MELODIA”
(Transformar música em fotografia.)

PROGRAMA  SOLTANDO A LÍNGUA (EDUCOMUNICAÇÃO-RADIO ESCOLAR)
(Participar na programação da Rádioescola  utilizando a língua para  se expressar perante um público maior.)

PROJETO: EXPOLITERATURA

PROJETO: COCINA HISPANOHABLANTES 

PROJETO SOY CIUDADANO: TENGO QUE VER CON ESTO, ESO Y AQUELLO 

PROJETO PAELLA CON TODOS 

PROJETO DE CULTURA ESPANHOLA - “Una noche del sueños latinos”. 

O Projeto “Resgatando a Matemática” objetiva resgatar os conhecimentos básicos dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e oportunizar a esses alunos estudos dos conteúdos das séries anteriores, que lhes permitam superar as lacunas e facilitar a aprendizagem dos conhecimentos do Ensino Médio.

PROJETO ESCOLAR "PENSO, LOGO ESCREVO"
O projeto em questão permite ao aluno ser sujeito do seu discurso, interagindo por meio de seus textos, e utilizando a escrita como uma prática social em suas diferentes situações de uso. Neste caso, é necessário que o professor passe a olhar a produção escrita do aluno não à procura de “erros”, mas buscando ver o significado e as formas de construção desse significado.
             Portanto, os alunos, os professores, a equipe gestora e toda a sociedade em geral, precisam ter a consciência de que a produção textual é a possibilidade de uma comunicação verbal que, se levada a efeito com competência, é eficaz para as transformações sociais e certamente possibilitará aos discentes mecanismos evolutivos em sua vida estudantil e na sociedade.

Poesia, Memória Literária e Crônica em homenagem a  Várzea Grande
ONTEM, HOJE E AS EXPECTATIVAS DO AMANHà


PROJETO ESCOLAR "COM A MÃO NA ARTE"
Este projeto, construir um espaço para que a juventude estudantil da nossa escola, possa se manifestar através da bela arte de interpretar artistas consagrados de nosso país, sem perder suas raízes artísticas.

GINCANA CULTURAL DO ENSINO MÉDIO - 


FESTIVAL DE TEATRO DO ENSINO MÉDIO - FETEM

O Teatro é uma atividade que possibilita a liberação da espontaneidade e criatividade. Os jogos dramáticos utilizados no teatro como ferramentas para a preparação do ator, podem ser agente incentivador no Ensino de Interpretação de Texto em Língua Portuguesa, e ainda proporcionar aos educandos um maior conhecimento da História Antiga, Medieval e Contemporânea, bem como interagir intimamente com as diversas formas de Arte. Pensar em teatro, antes de tudo é pensar em Arte, em Língua Portuguesa, em História, como tal, é claro que a formação do indivíduo é medida pelas relações artístico-culturais existentes na sociedade.


PROJETO  LEITURA NA BIBLIOTECA 
Cativar sua clientela de forma natural, através da dinamização de seu ambiente e atender ao princípio do Ensino Médio Inovador: Promover a valorização da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos.
O projeto compõe-se de várias ações e etapas materializando-se através de oficinas com propósito pedagógico interdisciplinar.


Projeto Escola e Comunidade: Um diálogo possível, necessário e urgente.
As atividades/oficinas são realizadas em turno oposto ao das aulas letivas e direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para um ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo da leitura de forma crítica e ativa desenvolvendo e/ou ampliando o seu letramento. O público alvo do projeto são, prioritariamente, os alunos das turmas do Ensino Médio estendendo-se para pessoas da comunidade entorno à escola.


PROJETO: QUEREMOS QUÍMICA PARA APRENDER...QUEREMOS ÁGUA PARA VIVER!!

Para a realização do trabalho teórico/prático no desenvolvimento deste tema, serão realizados estudos sobre classes de corpos hídricos, padrões de qualidade da água, padrões de potabilidade da água, poluentes químicos e suas fontes, poluentes biológicos e suas fontes, técnicas simples de eliminação dos poluentes biológicos e químicos, meios de combate e prevenção das doenças de veiculação hídrica além de análise química simples de amostras de água a serem realizadas na escola e outras análises mais complexas a serem realizadas com apoio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação do município com a finalidade de mapear os corpos hídricos, suas classes e padrões de potabilidade e qualidade. Serão realizadas, também, campanhas para economia de água, aproveitamento da água da chuva captada pelo sistema de calhas da escola e posterior tratamento simples para uso menos nobres (lavar salas, banheiros, regar jardim, etc...) além de conhecer os sistemas de funcionamentos das ETA e ETE e as etapas envolvidas no processo.


Temos também uma ação pedagógica voltada para os alunos com  o percurso escolar é marcado por sucessivas histórias de fracasso. Trata-se do PROJETO: RESSIGNIFICAÇÃO DA DEPENDÊNCIA que visa atender aos alunos que prosseguiram para a série seguinte com disciplinas em dependência e/ou que se encontram com baixo rendimento nas disciplinas das Áreas Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. A metodologia proposta para ressignificar o sistema da dependência em nossa escola valoriza a aprendizagem significativa e a memorização compreensiva. É uma proposta construtivista, porque considera os aspectos motivacionais (autoestima e autorrealização) e funcionais, porque questiona e respeita o significado lógico e psicológico ao valorizar a intensa atividade do aluno. Além disso, é também uma proposta psicopedagógica, porque diferencia os conteúdos e os integra em uma intenção pedagógica, simultaneamente, sempre voltada para o crescimento do ser humano.

Atentos à questão posta acima incorporamos à nossa proposta pedagógica, ações voltadas para a integração entre a escola e a comunidade, através do PROJETO: ESCOLA E COMUNIDADE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO, POSSÍVEL E URGENTE.

O Projeto está pensado para atuar junto à comunidade  e tem como perspectiva contribuir para melhoria da qualidade de vida da população local e mobilizar alunos para diferentes estratégias de aprendizagem através da pesquisa-ação. Além disso, objetiva oportunizar aos alunos a coleta, análise, interpretação de dados e intervenção no espaço de vivência no que tange aos aspectos geográficos, histórico, sociais, ambientais, e de saúde; além de apoiar a Associação de Moradores .
As atividades do Projeto contemplam a mobilização dos alunos e da comunidade local, a realização da pesquisa de campo e sistematização do diagnóstico, elaboração e implementação do plano de ação. Assim, a principal estratégia estabelecida no plano de ação terá como propósito desenvolver a noção de cooperação e participação coletiva com o intuito de formar pessoas capacitadas que se percebam como sujeitos de intervenção no seu próprio processo histórico atentos às transformações da sociedade.

Blog e Plataforma
O Projeto de Blog
Justificativa:
Nos dias atuais não é exagero dizer que a máxima: "vale o escrito", está sendo substituído por: "vale o que é divulgado", ou "publicado", ou "fotografado", ou "filmado". Como o senso de existência ou de ser tivesse atrelado a sua devida divulgação. Devido os avanços das tecnologias da informação e comunicação está sendo legitimado o ser ou o existir pela sua divulgação/publicação. E a World WideWeb que significa em português "rede de alcance mundial", mais comumente conhecida como www ou simplesmente web é o canal de divulgação e publicação mais avançado e acessível da atualidade. Então, para existir ou ser tem que está na web. Para não ser tão radical, digamos assim: "se tiver na web está divulgado" ou "se tiver na web não está escondido, está acessível". As empresas criaram hipertextos, que são hoje o que chamamos de sites para mostrar a sua existência  ou  melhor divulgar seus produtos a  âmbito, agora, mundial. Que maravilha! E as pessoas? Que querem também se divulgarem/socializarem: suas ideias, seus projetos, seus gostos, encontrar outras pessoas, etc. Depois surgiram a redes sociais que permitiram a divulgação/socialização individual. E a escola onde entra nisso?Ou fica fora de tudo isso? Será que daria para escola ficar fora de tudo isso? Como se você alheia a essa sociedade da informação! Segundo Pozo, 2001, "as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que, seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização (literária,  gráfica,  informática,  científica,  etc.)". Portanto, a escola como a instituição educadora, alfabetizadora da sociedade é que não pode ficar fora desse cibercultura. Obviamente, se a escola acompanhar os avanços informacionais da sociedade, ela poderá continuar a prestar os seus serviços formativos para os membros da nossa sociedade.
O blog é uma forma sistêmica simples e interativa de hipertextos, hiperlinks, ciberespaço que pode ser facilmente utilizada por professores  e alunos como viés para divulgação de todas as atividades ocorridas na escola. Um canal na web que alimente a relação escola-sociedade, que a escola divulgue o que realiza, mas a sociedade interaja, ou seja, acesse a escola e opine, participando assim da vida escolar e da construção da Proposta Pedagógica da Escola

Objetivos geral:

Viabilizar a interação escola-sociedade.

Objetivos específicos:
Construir um blog para Escola.....................................
Motivar os professores que tenham projetos no Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi a publicar todos as ações de seus projetos;
Divulgar as ações/eventos pedagógicos para sociedade;
 Motivar os alunos, juntamente com os professores, a alimentares o blog com atividades pedagógicas no intuito de trabalhar a autonomia do aluno;
Facilitar o acesso a comunidade escolar de serviços administrativos e ações pedagógicas da escola.

Metodologia:
As  atividades  envolverá professores e/ou alunos das turmas de Ensino Médio Inovador no Laboratório de Informática da Escola postando as atividades realizadas do Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi no blog da escola.

Meta:
Alcançar todos os professores, juntamente com seus alunos, envolvidos em seus respectivos Projetos do Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI.  Postando textos, fotos, vídeos, conteúdos, artigos, orientações, etc, no blog da escola, criando, assim, uma página para cada professor envolvido.

Cronograma:
 - Criar o blog, suas estruturas, páginas, etc;
 - Alimentar o blog com fotos, textos, vídeos, etc, das atividades dos projetos dos professores da escola envolvidos com o Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi.
- Avaliação com os professores envolvidos no ProEmi.


O  projeto,  interdisciplinar mas com a predominância do inglês, chama-se "Independence of  Brazil X Independence of the USA and Great Britain" e se encontra dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange à abordagem da pluralidade cultural, uma vez que isso é algo que se cobra muito do professor de inglês - proporcionar ao aluno o conhecimento de outras culturas comparando-as com a nossa, até mesmo para que possamos nos entender melhor.

Língua Inglesa e Consciência Negra
Como novembro é o mês da consciência negra, no projeto  abordar esse assunto. Depende da  faixa etária e nível lingüístico, a língua inglesa é usada apenas para a capa, o cabeçalho e títulos que abrem os assuntos e encerram o trabalho. Mas nem em por isso o projeto é menos importante, uma vez que novamente será abordada a pluralidade cultural americano-brasileira. Vou explicar.
- 1ª folha: School/ Date (por extenso, em inglês)/ Names/ Numbers/ Class/ English Work;

- 2ª folha: o início da pesquisa propriamente dita: Martin Luther King Junior X Zumbi dos Palmares X Princesa Isabel/Lei Áurea (após cada personagem intercala-se uma folha com ilustrações a respeito dos mesmos);

- por fim, propus como questionamento e comparação as seguintes ideias:
Considerando nascimento, origem e vida de Luther King e Zumbi, qual é a diferença entre eles (apesar de ambos terem vivido em épocas e sociedades bem distintas)? Minha intenção é que o aluno se refira ao fato de que um foi pobre e sem maiores oportunidades - pois era escravo e conhecido como bravo guerreiro - enquanto o outro pôde estudar, constituir família, enfim levar uma vida sem privações (este, por sua vez era conhecido como um líder pacifista).

b) Considerando os ideais e lutas de Luther King e Zumbi, o que eles tinham em comum? Minha intenção é que o aluno responda argumentando sobre a luta pela liberdade da raça negra, basicamente.

c) Em comparação com as lutas de Luther King e Zumbi, que papel teve a Princesa Isabel e a Lei Áurea? O que/quem teve mais valor? Por quê? Minha intenção é que o aluno conclua pela luta de Luther King e Zumbi, ao invés de um simples ato de governo.
- última folha: Conclusion (comentários gerais do grupo sobre o trabalho) e Bibliography.
Numa próxima oportunidade de desenvolvimento deste trabalho, para trazê-lo um pouco mais próximo da língua inglesa, vou acrescentar as letras de música Black or White (Michael Jackson), Ebony and Ivory (Paul McCartney) e Um sorriso negro (D. Ivone Lara) para que os alunos façam a leitura e interpretação das mesmas comparando-as com a situação dos negros na realidade brasileira (o que é e o que poderia ser).

Independence Of Brazil x Independence Of The Usa And Great Britain
O projeto, também interdisciplinar mas com a predominância do inglês, chama-se "Independence of Brazil X Independence of the USA and Great Britain" e se encontra dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange à abordagem da pluralidade cultural, uma vez que isso é algo que se cobra muito do professor de inglês - proporcionar ao aluno o conhecimento de outras culturas comparando-as com a nossa, até mesmo para que possamos nos entender melhor.
Supermarket List x Educação para o Consumo
No projeto sobre Supermarket List X Educação para o consumo, ressalto aqui o gosto pelo uso/manuseio do dicionário manifesto pelos alunos em atividades como esta. É sempre um componente/ingrediente a mais num ambiente de escola pública em que há carência de material diversificado para o ensino de línguas.

Língua Inglesa x Preservação Ambiental
Para trabalhar o tema "Preservação Ambiental", usei o filme "Procurando Nemo". Os alunos assistiram ao filme. Logo em seguida, iniciou-se uma discussão sobre meio ambiente, pois no filme observamos que o ambiente em alto mar era bem mais limpo que o ambiente próximo à praia. O próximo passo foi pedir aos alunos que tentassem fazer uma lista de todos os animais marinhos que viram (primeiro em Português e depois vertendo para o Inglês). Juntos nós fomos formando o vocabulário básico. Como parte da observação do meio, os alunos foram levados ao Bosque dos Jequitibás,


11 comentários:

  1. Muito, muito obrigada pelas dicas de projetos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, ajudou bastante

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!vai mim ajudar bastante.obg!

    ResponderExcluir
  4. Amei bastante as dicas de projetos mais gostaria de ter algo dentro da disciplina de metodologia do estudo pro fundamental ll

    ResponderExcluir
  5. dicas ótimas, vou aplicá-las em meu colegio objetivo zona norte SP gostei, parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as sugestões todas.
    Aproveitarei as ideias para da um up nos meus propósitos.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada!
    Sua contribuição foi valiosíssima!!

    ResponderExcluir