terça-feira, 31 de março de 2015

PROJETO SALA DE LEITURA "LER É SABER"

PROJETO  SALA DE LEITURA "LER É SABER"

APRESENTAÇÃO

          A leitura é essencial para o conhecimento humano, através dela é que crescemos culturalmente, e esta deve ser uma prática constante para que possamos formar bons leitores e por outro lado auxiliar a produção de texto. A escola é o único veículo de interação de alunos com textos, cabendo a ela oferecer leituras de qualidade, diversidade de textos, modelos de leitores e práticas de leitores competentes.
A leitura é, certamente, uma atividade
humana. E como atividade especificamente
humana, ela constitui um trabalho simbólico.
É esse trabalho simbólico da leitura que eu
gostaria de destacar como núcleo das minhas reflexões.
(Zilberman,2001.p.24)
           Ela fornece  experiência, abre horizontes, desenvolve a imaginação,  incita à reflexão, desafia a sensibilidade, o questionamento e desperta para  a compreensão de muitos problemas que se enfrentam na vida. Através dela o aluno é levado a observar o comportamento dos personagens e as situações que os envolvem, e isto o estimula a argumentar.

JUSTIFICATIVA

        É necessário um momento de conscientização do aluno, da necessidade em ampliar seu horizonte. A sala de leitura dará essa prática. Ele estará se apropriando de um conhecimento mais amplo e mais  consistente. O trabalho isolado do professor na sala de aula, não é  suficiente.
        É necessário um desenvolvimento maior de forma concisa que oportunize uma prática de leitura que venha caracterizá-lo como bom leitor e consequentemente torna-lo independente sabendo posicionar-se  frente algo novo.

OBJETIVO

"Formar um leitor competente supõe
formar alguém que compreenda o que lê; 
possa aprender a ler também o que não 
está escrito, identificando elementos implícitos;
que estabeleça relações entre o texto que lê
e outros textos já lidos; que saiba que vários
sentidos podem ser atribuídos a um texto[...] BRASIL,1998,p.36

  E, é pensando em expor os leitores 
a estes diversos contextos e de criar o hábito da leitura que devemos:
Colocar à disposição dos alunos, a sala de leitura da escola, com todo e qualquer material que possa ser um convite prazeroso para o ato de ler: revistas, jornais, livros, etc.
Promover uma prática constante de leitura organizada em torno de uma diversidade de textos e gêneros textuais proporcionando ao educando um convívio estimulante com a leitura, sensibilizando-o para o livro.
Considerar que a sala de leitura será também um espaço privilegiado para questões relacionadas ao desenvolvimento intelectual do educando e à ampliação de sua visão de mundo.

METODOLOGIA

       A princípio receberão orientação sobre manuseio  dos livros, jornais ou revistas da sala de leitura; o cuidado e a conservação dos mesmos. Em seguida terão acesso aos mesmos inteirando do assunto, o tipo de leitura que gosta, estabelecendo relações intertextuais, comparações, extrapolando seus conhecimentos de mundo, sendo capazes  de refletir, explorar os conteúdos, desenvolver sua habilidade de captar as informações.
        Procurar em todas as aulas, despertar o interesse e a participação ativa, fazendo com que procurem cada vez mais a sala de leitura como um recanto de prazer aprimorando sua habilidade e seu conhecimento.

AVALIAÇÃO

         Os alunos responderão uma ficha, demonstrando que as visitas à sala-de-leitura foi produtiva, que houve assimilação das leituras feitas e se  despertou realmente o interesse do leitor.
          Terão sempre o acompanhamento do professor que estará presente em todos os momentos observando-os de uma maneira avaliativa.

CRONOGRAMA

1º SEMESTRE
Realizar-se-á  uma campanha com a comunidade para adquirir livros, revistas e jornais para enriquecer a sala de leitura.

2º SEMESTRE
Realizaremos um Bingo para aquisição de novos materiais.

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